Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018
Educação

A um mês das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. O texto com a decisão será publicado no Diário Oficial da União. A data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.

Nas redes sociais, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, comemorou a mudança. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes.”

O pedido para mudar o início do horário de verão foi encaminhado pelo Ministério da Educação à Presidência da República. As provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro em todo o país. A previsão é de que 5,5 milhões de estudantes participem.

Locais

No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Normalmente, a mudança de horário ocorre em outubro, mas no final do ano passado, o presidente Michel Temer assinou decreto adiando o início para novembro. Também houve uma discussão em torno da mudança de datas em decorrência do período eleitoral – o primeiro turno é no próximo domingo, 7, e o segundo dia 28.

Fonte: Veja



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
Educação

Exposições, apresentações dos projetos estruturantes de arte e cultura, oficinas, salas temáticas e trilha na caatinga. Estas e outras atividades estão sendo promovidas ao longo desta semana pela comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê. As diferentes ações pedagógicas antecipam, na unidade escolar, a realização, na sexta-feira (21), do #TransformaÊ: virada educacional Bahia, que envolverá 12 horas seguidas de arte, cultura, esporte, empreendedorismo, ciência e inovação, em todas as escolas estaduais. Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, que é realizado pela Secretaria da Educação do Estado, para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil e cujo tema central será “Escola que Acolhe”.

No CETEP de Irecê, a programação envolve estudantes dos 13 cursos técnicos de nível médio ofertados e está dividida em projetos  como: 4º Setembro Amarelo, 3º ano com reflexão sobre o Dia Internacional da Paz, 3ª Feira do Empreendedor, ICOM-VIDA: Comissão de meio ambiente e qualidade de vida, Escritório Territorial Criativo e o #Grafitaê, projeto promovido pela Secretaria da Educação que fomenta a arte da grafitagem nas escolas, além de apresentações de projetos de arte, cultura, ciência, empreendedorismo e inovação.

Neste contexto, muitos serviços estão sendo prestados gratuitamente pelos estudantes à comunidade do entorno do Centro, sendo uma oportunidade para que os futuros técnicos de nível médio vivenciem situações próximas às das suas futuras profissões. Dentre os serviços, muitos são da área de Saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação nutricional. A turma da estudante Brenda Santos, 16, 2º ano do curso técnico em Nutrição, está à frente das oficinas de ‘Higiene dos alimentos’ e de ‘Aproveitamento integral dos alimentos’. “Estamos apresentando o que aprendemos em sala de aula na busca de soluções para melhorar a vida da sociedade”, explicou Brenda.

Já Ricardo Ferreira, 28, do 2º ano de Agroecologia, demonstra, junto com sua equipe, soluções sustentáveis para a lida com a terra. “Estamos demonstrando técnicas de produção de húmus, que é um excelente adubo para a atividade agrícola, e distribuindo sementes da abóbora crioula, uma espécie da abobora jacarezinho muito encontrada aqui na região. Também quero participar das palestras e conhecer as produções de outros colegas”, contou. Márcio de Jesus, 30, que está no 4º semestre, reta final do curso de Agroecologia, falou sobre este momento de partilha com os colegas. “Como minha turma já está finalizando, ficamos com o auxílio à turma do 1º ano, na organização das atividades. Também vamos apresentar a horta que criamos e faremos uma exposição de como controlar formigas na plantação”, comentou.

O professor José Vieira Júnior disse que todas as iniciativas fomentam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Esta é uma ação de valorização do protagonismo estudantil e o retorno que eles estão dando ao Centro. Trata-se de um aprendizado divertido e prazeroso”, pontua. 

Fonte: Central Notícia com informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Educação

A Faculdade Pitágoras de Irecê está com uma oferta imperdível. Para o segundo semestre de 2018, o candidato tem bolsa de estudo de até 50% durante todo o curso. Além disso, o centro de estudo está isentando os pagamentos dos meses de agosto e setembro. Para isso, o candidato precisa fazer o vestibular e efetivar sua matrícula. As inscrições podem ser realizadas por meio do portal pitágoras. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 98104-9218.

Os aprovados no vestibular que efetivarem a matrícula passam a contar com o Canal Conecta, uma plataforma gratuita que tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e o mundo corporativo. Por meio da plataforma, as empresas postam suas vagas e os alunos completam seus currículos. O sistema promove o cruzamento de dados dos candidatos mais indicados para cargos das empresas inscritas, sugerindo aos empregadores quais participantes melhor se adequam às habilidades requisitadas. Dessa forma, o Conecta permite a consolidação de vagas de emprego para quem cursa graduação, pós-graduação e também para egressos da instituição.

Fonte: Ascom/Pitágoras



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018
Educação

Esta semana está sendo de novos aprendizados e troca de experiências para a estudante Valterluci Amado Felix, 29, que faz o 2° ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), a 481 km de Salvador. Ela está representando a Bahia e o Brasil na Argentina, juntamente com sua professora e orientadora Érica Messias Paiva, no XX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até esta sexta-feira (14), em Bueno Aires. Valterluci apresenta, nesta quarta-feira (12), durante o XI Fórum Educadores para a Era Digital, o projeto “Campanha educativa para impulsionar o reuso da água”, desenvolvido com a sua colega Iaciara Gama, 23, que não pôde viajar para participar do evento.

Segundo a estudante, o projeto foi motivado devido à escassez de água existente na região. “O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do reuso das águas cinzas provenientes de pias, chuveiro e máquina de lavar das residências, uma vez que a água é um bem de todos e que pode acabar. Para isso, propomos que se faça filtros de baixo custo utilizando areia fina e grossa, carvão e brita para filtrar a água a ser reutilizada”, explicou a estudante.

A futura técnica também falou sobre a experiência de participar do encontro internacional. “Esta é a primeira vez que saio do meu território e viajo de avião, ainda mais para outro país. Estou muito feliz com esta oportunidade de poder compartilhar o nosso trabalho e representar o CETEP e a minha cidade em um dos mais importantes eventos internacionais da área de Educação. Além disso, é uma forma de conhecer outra cultura e obter novos conhecimentos com estudantes e educadores de diferentes países”, acrescentou.

Para Érica Paiva, que foi responsável pela orientação, a participação no Virtual Educa da Argentina enriquecerá ainda mais a proposta do projeto. “Trata-se de um trabalho enriquecedor relacionado a todos os eixos pedagógicos e que desperta o interesse pela preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A experiência obtida neste evento será compartilhada com os demais estudantes do CETEP com o intuito de inspirá-los a criar outros projetos de iniciação científica”, afirmou a educadora, que também participou do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, ocorrido entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), em Salvador.

Sobre o Virtual Educa – É um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação e que promove o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Em cada país que é sediado, a programação inclui palestras, fóruns e conferências com a participação de educadores, estudantes e profissionais da área da Educação de diferentes países. Na Bahia, o Virtual Educa se consolidou como mais uma ação estratégica para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual.  Durante o evento, cerca de 29 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e escritores do Brasil, da América Latina e da África, participaram de fóruns, palestras e oficinas.

Fonte: Central Notícia com informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018
Educação

Comece estudar ainda este ano! O Educa Mais Brasil está inscrevendo estudantes interessados em bolsas para faculdades. Em todo o Brasil são ao menos 500 mil oportunidades disponíveis, o auxílio chega a 70% de desconto.

As vagas abrangem cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (EAD), em faculdades como Estácio, Unopar, Unip, Anhanguera, Uniasselvi, entre outras. Na Bahia são mais de 55 mil oportunidades. Há bolsas para Irecê.

“A bolsa de estudo é uma forma viável de formação e preparação para o mercado de trabalho, justamente porque traz mais segurança financeira: ao ser contemplado o estudante utiliza o desconto concedido sem ter que acumular dívidas futuras”, explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do programa.

Os interessados nas vagas devem acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher o nível de escolaridade pretendido, buscar pela cidade de interesse, modalidade, curso ou instituição. A diretora ainda ressalta: “Para concorrer à bolsa não é necessário ter feito o Enem, nem comprovar renda ao programa”.

A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno, no site do programa ou na central de atendimento: para Capitais e Regiões Metropolitanas 4007-2020 ou para demais localidades 0800 724 7202 (também disponível para WhatsApp).

Programas do Governo

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional privado, onde os estudantes também podem obter informações sobre outras alternativas de ingresso no ensino superior, como os programas do governo: Enem, Sisu, Prouni e FIES.

Fonte: Ascom/Educa Mais Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Setembro de 2018
Educação

As políticas públicas prioritárias da Educação que estão sendo desenvolvidas na rede estadual de ensino da Bahia forma apresentadas, nesta segunda-feira (10), pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, durante a XX edição do Encontro Internacional Virtual Educa, que está sendo realizado em Buenos Aires, na Argentina. A última edição do Virtual Educa foi promovida pelo Estado da Bahia, no mês de junho, em Salvador, e marcou a reinauguração do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), após ampla reforma.

O Virtual Educa é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.

Na Bahia, o Virtual Educa se consolidou como mais uma ação estratégica para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual.  Durante o evento, cerca de 29 mil visitantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e escritores do Brasil, da América Latina e da África, participaram de fóruns, palestras e oficinas. Na Argentina, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, agradeceu pela oportunidade de a Bahia sediar o evento e disse que o Encontro deixou legados para a Educação. “A Bahia pautou este desafio de fazer o Virtual Educa, pela primeira vez, numa escola, e alcançamos o nosso objetivo de contextualizar, cada vez mais a Educação no século XXI, onde nossos estudantes foram protagonistas, apresentando mais de 400 projetos de iniciação científica de alta qualidade”, destacou.

Entre as ações destacadas, Pinheiro falou do e-Nova Educação, desenvolvido em parceria com o Google, projeto que utiliza a tecnologia como ferramenta pedagógica por meio do uso de chromebooks conectados a Internet banda larga e que está sendo implantado em mais de 500 escolas da rede estadual. Ele também citou o programa Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), que garante que estudantes moradores de áreas remotas da Bahia façam e concluam o Ensino Médio estudando em localidades próximas aos locais onde moram. As aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, chegando a 414 localidades.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018
Educação

Campus Xique-Xique oferece 80 vagas para os cursos de Meio Ambiente e Agropecuária

Começa na última segunda-feira, 3 de setembro, o período de inscrições para o Processo de Ingresso 2019 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). São 2.895 vagas em cursos técnicos de nível médio, distribuídas em campi localizados em 14 municípios baianos.

A oportunidade é para estudantes que concluíram o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio juntamente com um curso técnico (Integrado) ou para quem já concluiu o ensino médio e deseja fazer um curso técnico (Subsequente).

Interessados em estudar no Campus Xique-Xique podem se inscrever para os cursos de Meio Ambiente (40 vagas) e Agropecuária (40 vagas).

A maioria das vagas oferecidas, 70%, é reservada para os estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública de ensino. As demais vagas são destinadas a ampla Concorrência, 25%, e para Pessoas com Deficiência, 5%. Para selecionar os aprovados, o Instituto adota a análise de desempenho escolar dos candidatos em anos anteriores.

As vagas são para os cursos de Agroindústria, Agroecologia, Agricultura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Alimentos, Técnico em Química, Técnico em Agrimensura, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Zootecnia, Técnico em Floresta, Técnico em Hospedagem, Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Meio Ambiente.

Como se inscrever?

A inscrição para o processo de ingresso acontece em duas etapas. Interessados devem preencher o cadastro online, acessando o site ingresso.ifbaiano.edu.br, ou se dirigir até um dos campi do IF Baiano, até 3 de outubro. O segundo passo é apresentar a documentação comprobatória no campus de escolha.

O que é o IF Baiano?

O IF Baiano, desde suas origens, é uma instituição de ensino gratuito, 100% agrícola, especializada em educação profissional e tecnológica, atendendo às demandas de capacitação para o mundo do trabalho.

Mais informações: ingressos@ifbaiano.edu.br

Fonte: Ascom/IF Baiano



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Educação

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 avaliou a educação de municípios da região de Irecê. A pesquisa levanta por município do Brasil o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB das Redes Federal, Estadual, Municipal e Pública.

Na região de Irecê, os municípios que tiveram o melhor desempenho em 2017, segundo o Ideb, foram Barra do Mendes e Souto Soares, com média de 5,9. Em seguida vem Irecê com 5,5. O município de Central que em 2015 teve a pior nota, comparado a outros municípios vizinhos (3,8), subiu no ranking e, em 2017 obteve 4,5 – mesmo assim não alcançou a meta projetada pelo Ideb que foi 4,8 para 2017.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. A média do sistema educacional dos países desenvolvidos é de 6 pontos.

Municípios da região e adjacentes (Ideb 2017)

América Dourada 4.9

Barra 4.2

Barra do Mendes 5.9

Barro Alto 5.1

Bonito 5.0

Central 4.5

Canarana 4.4

Gentio do Ouro 5.4

Ibipeba 4.8

Ibititá 4.3

Iraquara 5.6

Irecê 5.5

Itaguaçu da Bahia 4.4

João Dourado 4.7

Jussara 4.8

Lapão 4.6

Mulungu do Morro 4,3

Morro do Chapéu 4.4

Presidente Dutra 5,1

São Gabriel 5.0

Seabra 5.8

Souto Soares 5.9

Uibaí 4.6

Utinga 4.7

Xique-Xique 4.6

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 01 de Setembro de 2018
Educação

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia (IFBA) Campus Irecê, lança edital de abertura de Processo Seletivo Simplificado – 2018.2 para o preenchimento de Vagas Remanescentes nos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Manutenção Industrial.

No total serão ofertadas 33 vagas assim distribuídas: 20 para Tecnologia em Manutenção Industrial e 13 Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

INSCRIÇÃO

As inscrições serão gratuitas e ocorrerão até o dia 21/09/2018. O candidato deverá efetuar sua inscrição exclusivamente pela internet através do endereço  ou diretamente através do link. 

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Poderão inscrever-se no Processo Seletivo os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:

Ter concluído o Ensino Médio, a ser comprovado no ato da matrícula.

Não estar matriculado em outro curso de graduação de qualquer instituição pública de ensino superior, quando da matrícula do curso.

Ter realizado obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas edições dos anos de 2015 ou 2016 ou 2017.

 Maiores informações através do site portal.ifba.edu.br/irece ou pelos telefones (74) 3688-6731 / 3688-6723 / 3688-6701, ou pessoalmente no IFBA Campus Irecê. E-mail: prosel.irece@ifba.edu.br.

Fonte: Ascom/IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 01 de Setembro de 2018
Educação

A Secretaria da Educação do Estado autorizou, na noite desta sexta-feira (31), a implantação do curso técnico de nível médio em Agroecologia, no Colégio Estadual José de Souza Machado, no município de Central (512 km de Salvador), na região de Irecê. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, também vistoriou a estrutura física da unidade e participou de um diálogo com diretores e professores sobre a implantação de outros cursos.

"A ideia é esse debate com os gestores e professores escolares para compreender as necessidades da escola, no aspecto de novas ofertas de ensino, entendendo a cultura e as características socioeconômicas da região, que podem proporcionar ensino e renda para os alunos. Portanto nos foi apresentada a necessidade de alguns cursos, onde o de Agroecologia se tornou o mais viável para implantação até o fim do ano. Por isso, a escola que tem apenas o Ensino Médio ganhará um curso técnico para movimentar o aprendizado dos alunos, dando uma nova perspectiva para a comunidade", disse.

Pinheiro ainda ressaltou que este tipo de oferta de cursos da Educação Profissional em unidades de Ensino Médio regular já vem ocorrendo em boa parte das escolas e que a meta da secretaria é implantar em todas as unidades que ofertam o Ensino Médio. "Já temos autorização para que todas as escolas da Bahia promovam as ofertas de ensino que mais se identifiquem com a região. Queremos fortalecer o Ensino Médio dando diversas oportunidades para os alunos.  Se ele quiser ir para a universidade, para o curso técnico ou para o mundo do trabalho, ele terá a chance de escolher dentro das diversas áreas de atuação, seja na indústria, na cultura ou saúde," exemplificou.

A diretora, Rita de Cássia Carvalho, destacou a importância de uma nova proposta para a unidade. "Temos mais de 500 estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). E essa nova proposta da escola de oferecer novas ofertas de ensino é fundamental. É isso que chamo de escola viva, porque conseguimos realizar uma integração pedagógica que fortalece o ensino na região ouvindo as demandas dos estudantes, onde foi realizada uma enquete para saber que cursos eles gostariam, entre eles estavam  Enfermagem, Agroecologia e Análises Clínicas", destacou.

Fonte: Central Notícia com informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp