Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Publicidade



Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Notícias

Foto:reprodução

Concorrendo com alunos/as de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, 23 estudantes do primeiro ano dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Irecê, conquistaram medalhas na primeira edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). Os resultado foram divulgados no último dia 7 de novembro no sítio da olimpíada.

A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF é uma iniciativa nacional que visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica.

É uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC) de uma Olimpíada com inscrições gratuitas, em que alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio podem aprender mais sobre educação financeira e se prepararem para o futuro.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Publicidade

Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:

✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.

✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.

 Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!

 Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .

 Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!

Fonte: Informe Publicitário

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Esporte

Foto: Getty Images

Mesmo tendo deixado o PSG há mais de um ano, Neymar continua a ser um dos assuntos mais comentados pelo clube francês. Lewis Bryon, ex-jogador de futebol, revelou que o brasileiro tinha uma cláusula curiosa no PSG: bater palmas para os torcedores parisienses nos estádios. A informação foi divulgada durante uma entrevista ao podcast Ball Talk.

Byron, de 23 anos, disse que a informação foi passada para ele por um funcionário do PSG, que não teve a identidade revelada, enquanto o jovem fazia um curso de treinador.

"Ele disse que o Neymar tinha uma cláusula em seu contrato que toda vez que ele ia e batia palmas para os torcedores após uma partida, ele recebia um bônus de 200 mil euros. Ele disse que isso acontecia porque Neymar tinha uma fama de não se envolver com o clube", afirmou Byron na entrevista ao podcast.

Assim, Neymar recebia cerca de R$ 1,2 milhão de reais a cada vez que saudava os torcedores do PSG com palmas. O jogador chegou França em 2017, sendo a maior transferência da histórias do futebol mundial: 222 milhões de euros (aproximadamente R$ 821 milhões na cotação da época). Em agosto de 2023, o camisa 10 deixou oficialmente o clube para assinar com o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Fonte: Notícias ao Minuto



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Cidade

Obra no povoado de Queimada do Floriano destaca compromisso da gestão Elmo Vaz, afirma Magno Dourado

Nos quase oito anos à frente da Prefeitura de Irecê, o prefeito Elmo Vaz transformou a cidade com várias obras de infraestrutura e investimentos na saúde e educação. Durante este período, o município se destacou pelo salto no desenvolvimento, abrigando grandes obras e melhorias em diferentes setores. 

Nesta quarta-feira, 27 de novembro de 2024, o vereador Magno Dourado acompanhou a execução de mais uma obra de pavimentação asfáltica, a da estrada que dá acesso ao povoado de Queimada do Floriano, zona rural do município.

Ele destacou o ritmo de trabalho da administração municipal, mesmo perto do encerramento do segundo mandato de Elmo. "Parabenizo a todos que mais uma vez chancelaram nosso grupo com mais uma vitória. O companheiro Murilo vai suceder Elmo Vaz e tenho certeza de que serão mais quatro anos de prosperidade para nossa cidade", afirmou o vereador.

Irecê se consolidou como um polo educacional, sendo sede de diversas faculdades que oferecem cursos como Direito, Medicina, Engenharia, entre outros. O comércio da cidade também se tornou referência na Bahia, com a presença de grandes redes e a constante inauguração de novos empreendimentos. 

A estrada de acesso à Queimada do Floriano, uma reivindicação antiga da população, está prestes a ser concluída. "Agradeço ao prefeito Elmo Vaz por atender nosso pedido em nome da comunidade", completou Magno Dourado.

Vídeo:

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Região

Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens

O depósito de diamantes de Santo Inácio, situado em Gentio do Ouro, na Região de Irecê, será leiloado nesta quarta-feira, 27 de novembro, em Brasília.

O evento, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), conta com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. 

Com um volume estimado de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, o projeto abrange cinco áreas de mineração, totalizando 2.400 hectares, o equivalente a mais de 3.400 campos de futebol. Estudos indicam que o depósito possui recursos de 1,8 milhão de quilates, com teor médio de 0,58 cpht. 

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, destaca a relevância do leilão. “Trata-se de uma oportunidade de agregar valor à Chapada Diamantina, uma região com tradição diamantífera, por meio de regulamentação e parcerias que atraiam investimentos iniciais e fomentem o setor mineral”, afirmou. 

O leilão permitirá a participação de empresas nacionais e estrangeiras, além de fundos de investimento e entidades de previdência complementar. A empresa vencedora firmará um contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários. 

O objetivo do certame é alavancar o setor mineral brasileiro, trazendo benefícios econômicos para Gentio do Ouro, a Região de Irecê e o país.

Leia mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Notícias

Foto: reprodução

Com o compromisso de sensibilizar e conscientizar sobre a questão do nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebês e de suas famílias, a equipe da UTI Neonatal do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), trouxe uma pauta especial em apoio à campanha Novembro Roxo, com café da manhã e roda de conversa com as mamães dos bebês, e encontro científico voltado para a equipe multidisciplinar da unidade hospitalar.

Assuntos como “O impacto na formação de vínculos saudáveis entre equipe e família no cuidado ao recém-nascido prematuro” e “O que fazer quando eu levar meu bebê para casa”, foram abordados pela equipe interdisciplinar durante o café da manhã com as mães dos bebês internados e egressos. A ação aconteceu na manhã de terça-feira (19), no Solário da Pediatria. Maria Aparecida, mãe da bebê Maria Antonella Lopes França, agradeceu o empenho da equipe. “Com base em tudo o que vivi em tão poucos dias na UTI Neo, a roda de conversa me deu ainda mais confiança na equipe que está trabalhando pelo melhor para minha filha. Tudo que foi dito aliviou o meu coração; ouvi o que eu precisava naquele exato momento. Estou vivendo para ver o milagre acontecer também em minha vida”, relata.

Os temas “Manejo da gestante hospitalizada sob risco de parto prematuro” e “Manejo do recém-nascido na sala de parto e transporte seguro intra-hospitalar” foram ministrados pela obstetra Sara Lélis e pela pediatra Ana Paula Queiroz, respectivamente, para a equipe multidisciplinar da Alcon, Centro Cirúrgico, UTIs Neonatal e Centro Obstétrico, na terça-feira (21), no auditório da unidade hospitalar.

“Em todos esses anos, em cada evento que promovemos sobre prematuridade sou tomada pela emoção e fé enraizadas nessas mães que esperam tão bravamente o dia de levar seus bens mais preciosos para casa. São lições de amor, fé e de esperança. Nosso desafio de todas as campanhas é manter o acolhimento à família hospitalizada, mas também promover momentos de discussões técnicas para que possamos identificar as nossas fragilidades e seguir seguros na direção do aperfeiçoamento e do trabalho de excelência”, compartilha Priscila Mendes, enfermeira coordenadora do Bloco de UTIs Neonatal.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Região

Evento reuniu autoridades regionais e destacou a importância da unidade para municípios atendidos — Foto: reprodução

Na manhã desta terça-feira (26), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a cerimônia de reinauguração do Escritório de Representação e Apoio Técnico em Irecê.

A unidade, vinculada à 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, passou por reformas para oferecer um ambiente de trabalho mais moderno, seguro e confortável.

As melhorias incluíram reforma estrutural, pintura, troca de móveis e equipamentos, e a demolição de um antigo muro. Dom Antônio Ederaldo, bispo diocesano da Paróquia São Domingos de Gusmão, conduziu a cerimônia de bênção.

Entre os presentes estavam Harley Xavier Nascimento, chefe da 2ª Superintendência; Luiz Alberto Barbosa, gerente do escritório de Irecê; Murilo Franca, prefeito eleito de Irecê; Kel de Valdereis, presidente da Câmara de Vereadores; e representantes de municípios vizinhos, como Oberdan Machado e Pedro Nelson, vice-prefeito e chefe de gabinete, respectivamente, de Presidente Dutra. Também participou Joaquim Dourado Primo, em homenagem aos ex-funcionários da instituição.

O escritório de Irecê presta assistência direta aos seguintes municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, Souto Soares, Xique-Xique, entre outros.

O escritório de Irecê tem a função de coordenar e supervisionar as atividades da Codevasf, que abrangem os projetos de irrigação do Perímetro de Mirorós, em Ibipeba, e do Baixio de Irecê, em Xique-Xique.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Notícias

Realizado por alunos de Direito da Faculdade Ages, levantamento aponta falta de conhecimento sobre requisitos e documentos necessários ao acesso - foto: Ages/Jacobina

Um estudo realizado por estudantes do curso de Direito da Faculdade Ages Jacobina, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, expôs os obstáculos enfrentados por trabalhadores e trabalhadoras rurais da região para acessar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como Auxílio Doença e Aposentadoria por Idade Rural.

Planejado durante os últimos três meses, o Projeto de Extensão Acadêmico ‘Desvendando Direitos’ busca mostrar como a desinformação afeta os trabalhadores rurais no que tange o acesso a benefícios do INSS. Para isso, os alunos estiveram na Feira Livre de Jacobina e ouviram 40 trabalhadores e trabalhadoras rurais. 

De acordo com a escuta, o maior desafio para o acesso aos benefícios do INSS é a falta de conhecimento sobre os direitos previdenciários. Os dados indicam que 62,5% dos entrevistados não são alfabetizados ou não concluíram os estudos; 55% requereram algum benefício previdenciário, mas apenas 35% conseguiram; 67,5% têm dúvidas sobre a documentação necessária para comprovar atividade rural; e 90% delas nunca participaram de campanhas de conscientização sobre os documentos necessários para acessar benefícios do INSS.

Para a coordenação de grande área do curso de Direito da Ages, Sílvia Manoela, esse é mais um projeto que enche a instituição de muito orgulho e levará à transformação da sociedade que os estudantes estão inseridos diretamente.

“Desde o primeiro semestre, integramos nossos estudantes à prática e o reflexo disso se estende por todo o percurso acadêmico. A motivação para a aprendizagem é ainda maior quando há essa aproximação da realidade. Parabéns ao professor pela condução e aos estudantes pelo excelente envolvimento e trabalhos realizados”, ressaltou.

Aluna do 1º semestre de Direito da Ages e integrante do projeto, Saffira Santos explica que a falta de conhecimento sobre os requisitos necessários para acessar os benefícios é o principal obstáculo: “Percebemos que muitos trabalhadores rurais não sabem como comprovar sua atividade rural junto ao INSS, o que leva à negação de benefícios. Essa falta de conhecimento é ainda mais preocupante considerando que dentro deste público a taxa de analfabetismo é maior”, destacou a graduanda.

“Esses dados são alarmantes’, destacou Quesia Mesquita, outra estudante integrante do projeto. “É fundamental realizar ações para conscientizar e orientar esses trabalhadores sobre os seus direitos”, pontua.

O material foi apresentado para graduandos de Direito e, de posse do levantamento, o próximo passo é realizar uma campanha que será veiculada em emissoras de rádio da cidade com o objetivo de passar informações relevantes a este público.

Fonte: As informações são Jornalista Tamara Leal



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Publicidade