Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Publicidade



Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Notícias

Foto: Reprodução/Vakinha

A mulher do policial federal Wladimir Matos Soares, preso suspeito de envolvimento na trama golpista para matar o presidente Lula, abriu uma “vaquinha” online para ajudar a pagar a defesa do marido. Segundo o jornal Correio, o agente é baiano.

Vanessa Isaac de Oliveira Monteiro pede “apoio de todos os amigos com qualquer valor”. Ela diz que, até o momento, não tinha informações sobre as acusações contra o agente, a quem chama de “Mike Papa”. “Teremos custos muito altos com advogado”, escreveu ela.

Vanessa também diz que Wladimir sempre foi solícito e sempre se colocou à disposição para ajudar quem precisasse. “Nesse momento, nós pedimos ajuda para ele. Obrigada a todos! Deus no comando sempre!

 

Até por volta das 12h30 desta quarta (20), a vaquinha em nome do policial já havia arrecadado mais de R$ 10 mil, por meio de 76 apoiadores. A meta de Vanessa é arrecadar R$ 100 mil.

Segundo a Polícia Federal, Wladimir é suspeito de repassar informações sobre a segurança de Lula durante a transição de governo para pessoas ligadas a Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com as investigações, o policial federal enviou dados pessoais de um agente de proteção do petista e afirmou a aliados de Bolsonaro que estava à espera da “canetada” do então presidente para auxiliar no golpe de Estado.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024
Notícias

Foto: João Júnior

O Cine Eldorado, em Irecê, foi palco da palestra “Black Friday de Sucesso: Venda e Lucre Mais”, ministrada pelo especialista em vendas João Laurentino, na última quarta-feira (13). O evento, que contou com cerca de 150 participantes, abordou estratégias de vendas voltadas para o aumento de faturamento e superação de metas, com foco na preparação e gestão das promoções de Black Friday. O palestrante apresentou aos empresários ferramentas e estratégias práticas para potencializar as vendas, além de destacar a importância de garantir descontos reais, enfatizando a necessidade de selecionar produtos que estejam realmente com preços atrativos para os clientes.

Com o compromisso de promover acessibilidade, o Sebrae disponibilizou ainda intérpretes de Libras durante toda a palestra, garantindo que as informações chegassem a mais pessoas, inclusive aquelas com deficiência auditiva. Esse cuidado reforça o compromisso do Sebrae em proporcionar acesso inclusivo, essencial para promover a participação de toda a comunidade em eventos como esse.

A gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, agradeceu a participação dos presentes e reforçou a relevância de buscar inovações para fortalecer os negócios. “É essencial que empresários e gestores estejam atentos a estratégias inovadoras para se destacarem no mercado e eventos como este são fundamentais para alcançar esse objetivo. É essencial que empresários e gestores estejam atentos a estratégias inovadoras para se destacarem. Fico especialmente feliz, em ver que o Sebrae, além de promover eventos valiosos para o desenvolvimento de negócios, também prioriza a acessibilidade, permitindo que todos possam ter acesso ao conhecimento de forma igualitária”, afirmou a gestora.

O empresário Joziel Melquíades, da empresa Palácio das Essências, destacou a importância do tema abordado e o impacto direto que ele pode ter em sua empresa. “Foi uma palestra enriquecedora e já vou começar a aplicar imediatamente as estratégias discutidas. As ferramentas apresentadas são realmente úteis para quem quer bater recordes de vendas durante esse período tão concorrido”, destacou.

Para a gerente adjunta do Sebrae em Irecê, Ediléa Cerqueira, eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento dos negócios locais. “Esse tipo de evento motiva, orienta e proporciona muitos insights positivos que podem ser implementados de forma imediata. A troca de experiências e o acesso a novas práticas são essenciais para fortalecer o comércio da região”, concluiu.

Fonte: Sebrae/Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024
Notícias

O prefeito eleito de Irecê, Murilo Franca, apresentou nesta terça-feira (19) o primeiro nome que integrará sua equipe de governo: Léo da Unibel será o novo Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). Com 45 anos de idade, Léo traz no currículo uma ampla experiência no setor comercial e uma trajetória política sólida, tendo atuado como vereador por dois mandatos. O anúncio foi feito durante uma reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), que avalizou sua indicação.

A escolha de Léo da Unibel reflete a aposta do novo governo em qualificar ainda mais a gestão municipal e priorizar ações voltadas ao fortalecimento econômico da cidade. Murilo, que venceu as eleições no último dia 6 de outubro com 21.628 votos, elogiou a trajetória do novo secretário. “Léo é um grande quadro que chega para trazer qualidade e experiência ao nosso governo. Tem o aval da CDL e, sem dúvida, fará um grande trabalho”, afirmou. Durante o encontro, diretores da entidade elogiaram a postura da gestão em promover o diálogo para chegar à apresentação do nome do novo secretário. 

Léo, por sua vez, demonstrou gratidão pela confiança depositada e destacou que sua gestão será pautada no compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Vamos trabalhar para potencializar o empreendedorismo local e projetar ainda mais o crescimento econômico de Irecê”, declarou o futuro secretário.

O anúncio marca o início do processo de montagem da equipe do prefeito eleito, que terá o desafio de suceder a gestão de Elmo Vaz, aprovada por mais de 80% da população ireceense. A escolha de Léo da Unibel, com o respaldo da CDL, sinaliza uma gestão comprometida em fortalecer as parcerias com o setor comercial e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico da cidade.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024
Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

O 2º Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina é um festival de cinema totalmente voltado às questões socioambientais que estão em evidência na atualidade. O festival vai acontecer de 21 a 30 de novembro de 2024 em 15 localidades da Chapada Diamantina, com exibições e debates de 52 filmes socioambientais brasileiros, nordestinos, baianos e chapadeiros e 2 internacionais, além da realização de 3 oficinas de audiovisual e 1 plantio e criação de mudas nativas.

O festival têm os objetivos de difundir e promover a produção audiovisual brasileira de temática socioambiental; formar público para o audiovisual nacional; estimular a educação ambiental através do cinema; e sensibilizar o olhar do público para as questões socioambientais atuais. O Facine terá formato híbrido, com sessões presenciais seguidas de debates em 15 localidades da Chapada Diamantina: Andaraí, Barra da Estiva, Capão, Ibicoara, Igatu, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra e Utinga; e com exibições online nas plataformas de streaming Bombozila e Ubu Play.

Os filmes do festival estão divididos em 6 Mostras: Nacional, com obras representativas da riqueza atual da produção audiovisual brasileira de temática socioambiental; Nordeste, que reconhece a potência do cinema nordestino; Chapada Diamantina, que valoriza e dá visibilidade à produção audiovisual do território chapadeiro; Indígena, com filmes que revelam a força do cinema indígena na atualidade; Direitos Humanos e da Natureza, com obras que sensibilizam para a questão dos direitos humanos e para o reconhecimento crescente da natureza como sujeito de direitos; e Educação Ambiental, com filmes infantis que vão divertir e sensibilizar a criançada.

O Facine vai oferecer também 3 oficinas de audiovisual: Oficina de Cinema Socioambiental, com o cineasta e ativista André D´Elia, nos dias 21 e 22 de novembro na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis; Oficina de Audiovisual com Celular, com a cineasta Lara Beck, de 27 a 29 de novembro no CETI Iraquara; e Oficina de Animação e Sessão de Cinema para Crianças com o Mirá – Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes da UFBA, nos dias 28 e 29 de novembro na Escola Comunitária Brilho do Cristal e no Colégio Municipal de Primeiro Grau de Caeté Açu, no distrito de Caeté Açu, município de Palmeiras.

O evento terá sua abertura oficial no dia 21 de novembro às 19h na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, com a exibição do filme Cinzas da Floresta, de André D´Elia, que reconhece o valor das brigadas voluntárias de combate a incêndios florestais no Brasil, e que na Chapada Diamantina têm uma importância fundamental para a preservação ambiental do território. A sessão será seguida de uma roda de conversa com a participação do diretor do filme, da professora Marjorie Nolasco e de um representante da BRAL – Brigada de Resgate Ambientalista de Lençóis.

O Facine terá sua sessão de encerramento no dia 30 de novembro às 19h no Território Indígena Payayá, em Utinga, com a exibição do filme A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que faz uma imersão na cultura dos Povos Yanomami. A sessão será seguida de uma roda de conversa com a participação do Cacique Juvenal Payayá, escritor e líder indígena, e Edilene Payayá, cineasta e líder indígena.

O Festival terá uma atividade especial em sua programação, que é o Plantio e Criação de Mudas no dia 30 de novembro, às 9h, no Território Indígena Payayá, em Utinga, em parceria com o MAIP – Movimento Associativo Indígena Payayá.

O evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é realizado pela Araçá Cultura e Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal. O Facine também recebe patrocínio do Festival Movies that Matter e conta com o apoio do MAIP – Movimento Associativo Indígena Payayá, além do Estúdio Caetê.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Novembro de 2024
Irecê

 Foto: Ascom /  Prefeitura Municipal de Irecê

Em Irecê, 33 pontos da rede distribuidora são monitorados à distância, via telemetria. O monitoramento remoto acontece por meio de sensores instalados em zonas estratégicas, permitindo identificar, em tempo real, a pressão e a vazão da água que está passando pela tubulação, bem como possíveis vazamentos.

Na tela do computador, a equipe técnica da Embasa pode visualizar também o histórico da pressão e vazão na tubulação.

“Esta também é uma ferramenta de gestão operacional e de controle de perdas, já que é possível identificar, remotamente, pontos com sobre ou subpressões, e direcionar a equipe de forma mais assertiva para corrigir”, informa o gerente da Divisão de Operação Água, Thiago Vasconcelos.

A telemetria, já utilizada em diversos sistemas de abastecimento de água, na região metropolitana de Salvador e no interior, é feita por meio da instalação de um dispositivo eletrônico nas válvulas de controle das redes de água e em outros pontos estratégicos do sistema. O aparelho mede a pressão e vazão da água naquele local e envia as informações para um centro de controle informatizado.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Novembro de 2024
Esporte

Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vilavelhense à elite do futebol capixaba.

Vilavelhense garantiu sua volta à primeira divisão do Campeonato Capixaba após um empate contra o Castelo por 2 a 2, nesta segunda-feira (18).

A partida, válida pela semifinal do Estadual Série B, consolidou a classificação do time Canela-Verde, que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0. A equipe agora disputará o título contra o Capixaba, mas já comemora o acesso.

Rebaixado na última rodada do Estadual de 2023, o Vilavelhense reescreveu sua história com determinação. Um dos grandes destaques da partida foi o goleiro Marcelo Pereira, que realizou defesas importantes para segurar o resultado.

Natural de Irecê, na Bahia, Marcelo, de 28 anos, teve uma temporada marcante defendendo a Jacuipense no Campeonato Baiano deste ano. Ele foi premiado pela TV E Bahia com o título de "Defesa Mais Difícil" do torneio, graças a uma intervenção espetacular contra a Juazeirense, que encantou torcedores e especialistas. 

Filho do radialista José Bastos, Marcelo demonstrou seu talento também no futebol capixaba, ajudando o Vilavelhense a alcançar a classificação. Agora, o clube e sua torcida aguardam com expectativa a grande final, onde podem coroar a temporada com o título da Série B.

Vídeo:

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Novembro de 2024
Esporte

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Arena Fonte Nova será palco do clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai na noite desta terça-feira (19), a partir das 21h45, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O duelo entre brasileiros e uruguaios vale a vice-liderança da tabela de classificação. O time Canarinho é o quarto colocado com 17 pontos, dois a menos do que a Celeste, que é a segunda. A terceira posição é ocupada pela Colômbia também com 19, enquanto a ponta está com a Argentina que soma 22. No entanto, em caso de derrota do selecionado do técnico Dorival Júnior permitirá a aproximação de equatorianos e paraguaios estão logo atrás, com 16 pontos, completando o G-6.

A Seleção Brasileira tem o desfalque do lateral-direito Vanderson, que recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão automática. Para a vaga, Dorival escolheu Danilo para ser o substituto. A ideia do treinador é das sequência ao time que teve bons momentos na vitória sobre o Peru na Data Fifa de outubro, e no empate com a Venezuela, na última quinta (14).

Uruguai

O Uruguai visita o Brasil vindo de importante vitória sobre a Colômbia, na última sexta (15), que o colocou na vice-liderança da tabela. No entanto, o técnico Marcelo Bielsa não poderá contar com o lateral-direito Nández, que está suspenso pelo terceiro amarelo. A vaga deverá ficar com Guillermo Varela, do Flamengo. Outra mudança é por opção do treinador. Herói do triunfo sobre os colombianos, o volante Ugarte ganhou a posição de Rodrigo Aguirre.

FICHA TÉCNICA

Brasil x Uruguai

Eliminatórias da Copa – 12ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

Data: 19/11/2024 (terça-feira)

Horário: 21h45

Árbitro: Piero Maza (CHI)

Assistentes: Claudio Urrutia e Jose Retamal (ambos do CHI)

VAR: Juan Lara (CHI)

Transmissão: TV Globo e SporTV

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães e Raphinha; Vini Jr, Igor Jesus e Savinho. Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Novembro de 2024
Publicidade