Segunda-feira, 10 de Junho de 2024
Notícias

Na manhã desta segunda-feira (10), por volta das 6h10, uma Guarnição da CIPE/Semiárido, juntamente com uma guarnição da 5ª CIA/Xique-Xique do 7ºBPM/Irecê, receberam uma denúncia de que haveria um foragido da justiça hospedado em uma pousada na cidade de Xique-Xique e que o mesmo estaria praticando golpes na cidade.

De pronto, os policiais militares se deslocaram até o local para verificar a denúncia, onde foi mantido contato com o proprietário da pousada que franqueou a entrada das guarnições.

Ao chegar em frente ao quarto onde suspeito estava, o mesmo foi chamado, abriu a porta e atendeu a guarnição sem oferecer qualquer resistência.

Procedendo a abordagem policial ao suspeito que não teve o nome reveledo, após consulta no Banco Nacional de mandados de prisão, foi constatado que haviam 3(três) mandados de prisão em aberto contra si, expedidos  pela 2ª Vara Criminal,Júri e Execuções Penais de Irecê e pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por incursão no Crime de Estelionato, Furto e Homicídio (Arts. 171,155 e 121, respectivamente, todos do Código Penal).

O homem foi conduzido a delegacia de Xique-Xique/BA, onde foi apresentado a autoridade policial, para o cumprimento dos referidos mandados.

Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 10 de Junho de 2024
BAHIA

Foto: Reprodução/TV Globo

A definição de um selo de sustentabilidade para o cacau produzido no sul da Bahia deve valorizar o produto e, por consequência, também elevar o valor de mercado do chocolate. A avaliação é de Gerson Marques, presidente da Associação Cacau Sul Bahia (ACSB).

O selo verde em questão é o “Cacau Cabruca”, proposto em lei pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e sancionado pelo governo federal na quarta-feira (5), ocasião em que se celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para Marques, a certificação que reconhece os métodos usados para a produção da fruta na região terá impacto a médio e longo prazo. A expectativa é de que o produto local seja melhor posicionado nacional e internacionalmente.

“O mercado valoriza sustentabilidade, então obviamente esse posicionamento tende a ser ainda mais valorizado. (…) O chocolate se encaminha para ser um produto de luxo”, aposta o produtor.

A técnica de cabrocar

O termo “Cacau Cabruca” faz referência ao modo de extração e cultivo da fruta, com baixo impacto ao bioma de Mata Atlântica. Marques explica que a expressão é antiga e vem do verbo português “cabrocar”, entendido como furar ou penetrar sob a sombra das árvores.

“Era uma determinação de trabalho dada no passado: ‘Amanhã vocês vão cabrocar aquela floresta lá da beira do rio, depois a gente planta cacau na área cabrocada’. É tirar as árvores baixas do primeiro andar e deixar as árvores altas”, esclarece.

Regularização da lei

Com a sanção da lei, a valorização apontada por Marques não vai acontecer da noite para o dia. O produtor lembra que ainda é preciso regularizar os termos, estabelecendo as certificações e os responsáveis por avaliar se os produtos têm direito ao selo verde.

“São coisas a serem definidas, mas [a lei] sinaliza para uma questão importante, que é a própria posição do Brasil nas discussões climáticas”.

A lei em questão criou também o selo verde “Cacau Amazônia”, em reconhecimento aos métodos de produção da fruta na floresta amazônica. As duas certificações poderão ser concedidas ao cacauicultor de ambas as práticas que:

Obedecer às leis ambientais e trabalhistas vigentes;

Explorar a atividade de maneira sustentável, desde que não descaracterize a cobertura vegetal existente e não prejudique a função ambiental da área.

A concessão será feita pelo órgão federal competente, com validade de dois anos e possibilidade de renovação constante, mediante nova avaliação e vistoria. De acordo com o Senado Federal, caso o produtor de cacau descumpra os critérios que autorizam a liberação da certificação durante seu uso, o benefício será cassado.

Fonte: As informações são do site G1



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 10 de Junho de 2024
ELEIÇÕES 2024

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O atual prefeito de Ipupiara, Alcir Leite (PP), conquistou maioria de aprovação em seu segundo mandato consecutivo no município e emplaca o sobrinho, Emiliano Neto, o Mimi (PP), como candidato à sucessão. É o que aponta o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto a empresa Séculus Análise e Pesquisa.

Com relação à avaliação do mandato, a gestão de Alcir Leite foi avaliada como “ótima” por 26,75%, 27,01% como “boa” e 15,32% dos eleitores responderam “regular”. 7,53% dos munícipes responderam “ruim” e outros 14,29% responderam “péssimo”. 9,09% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 385 eleitores entre os dias 27 a 28 de maio de 2024 e tem margem de erro de 4,90% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n° BA-02917/2024.

Em pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o candidato indicado por Alcir, Emiliano Neto, foi citado nominalmente por 27,27% dos ipupiarenses e, pelo apelido, “Mimi”, por outros 24,42%. O principal candidato da oposição, Marcos Vinícius (PSD), o Babaco, foi citado nominalmente por 23,64% dos entrevistados e, pelo apelido, por outros 9,87%. 1,04% dos cidadãos não votariam em nenhum candidato e 13,77% não souberam, não opinaram.

Em cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Emiliano/Mimi apareceu com 52,73% das intenções de votos. Marcos Vinícius/Babaco apareceu com 32,99%. Outros 2,60% dos eleitores não votariam em nenhum e 11,69% não souberam responder.

Quando perguntados sobre o candidato que deve ganhar a eleição, independente das intenções de voto, 49,35% dos munícipes responderam o nome do progressista, Emiliano Neto. 34,81% apostaram na vitória de Marcos Vinícius e 15,84% não opinaram.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 10 de Junho de 2024
BRASIL

Está previsto o avanço de frente fria na região — Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesse domingo (9) aviso sobre a possibilidade de novas chuvas no estado entre a próxima sexta-feira (14) e a segunda-feira da semana seguinte (17). De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria.

A previsão, de acordo com os modelos da Sala de Situação nesse domingo, é que os volumes acumulados para o período de 14 a 17 sejam de 50 a 120 milímetros (mm) nas regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos.

Em Porto Alegre e na região metropolitana, nos Vales e Serra, a previsão é de volume menor: entre 45 e 75 mm.

“Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informa a Defesa Civil.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 10 de Junho de 2024
Publicidade



Segunda-feira, 10 de Junho de 2024
BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir nesta segunda-feira (10) com reitores de universidade e institutos federais para tentar avançar nas negociações com professores que estão em greve. O encontro acontece no Palácio do Planalto e contará ainda com a presença do ministro da Casa Cívil, Rui Costa, e dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Ainda durante a reunião, o mandatário deve apresentar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de universidades e hospitais universitários, que deve contemplar obras em infraestrutura. No entanto, não há previsão de anúncio sobre o reajuste salarial para professores.

A estimativa é que ao menos 52 universidades federais e outros 79 institutos estão em greve. Entre as reivindicações dos professores, estão a recomposição do orçamento universitário, do salário dos trabalhadores da educação, reajuste das carreiras e revocação do Novo Ensino Médio e arcabouço fiscal.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 09 de Junho de 2024
Notícias

Evento foi ministrado por Rapha Falcão, maior especialista em Marketing para MPEs do Brasil

Estratégias e técnicas avançadas de marketing, ferramentas digitais e gestão de campanhas publicitárias. Esses foram os principais conteúdos apresentados pelo curso Turbo Marketing, realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Caraíbas Hall, em Irecê. Promovido pelo Sebrae, o encontro contou com a presença de Rapha Falcão, maior referência de marketing para micro e pequenas empresas (MPEs) do Brasil, que apresentou insights valiosos sobre a importância do marketing e das ferramentas de inovação para o sucesso da empresa.

O evento reuniu dezenas de participantes ávidos por conhecimento e inovação. Durante dois dias, Rapha Falcão compartilhou suas estratégias e técnicas mais eficazes para impulsionar negócios de pequeno e médio porte, destacando a importância da capacitação contínua e da utilização das ferramentas de inovação nas plataformas digitais.

“Investir em marketing não é mais uma opção, é uma necessidade. As empresas precisam estar atualizadas com as melhores práticas para se destacarem no mercado competitivo de hoje,” ressaltou o palestrante.

Para a gestora de projetos do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, é importante o empresário buscar esse tipo de capacitação, na qual um dos maiores especialistas do Brasil pôde passar feedbacks e apresentar soluções inovadoras na área de marketing e planejamento. “Entendemos a importância de trazer palestrantes de renome como Rapha Falcão para capacitar os empresários locais. Nosso objetivo é fornecer as melhores ferramentas e conhecimentos para que nossos empreendedores possam crescer e se destacar. A presença do Rapha Falcão trouxe um novo fôlego para nossos empresários, e vai permitir que eles alcancem novos patamares de sucesso”, concluiu a gestora.

Os participantes saíram do evento com uma nova perspectiva sobre como gerir suas estratégias de marketing. Henniel Stracci, proprietário da empresa Casa Rural, comentou: “A palestra do Rapha foi reveladora. Conheci novas técnicas e ferramentas importantes para a utilização nas redes sociais e na gestão da empresa. Foi um momento de muito aprendizado”.

Monalisa Alecrim, sócia-proprietária da empresa PontocomTintas, em Irecê, também destacou a relevância do encontro. “Aprendi a importância de conhecer meu cliente e como usar as redes sociais de forma mais eficaz. Foi uma experiência muito enriquecedora”, destacou.

O evento com Rapha Falcão em Irecê foi um sucesso absoluto, proporcionando aos participantes um vasto conhecimento em marketing e fortalecendo o papel do Sebrae como facilitador do desenvolvimento empresarial. A iniciativa demonstra o compromisso do Sebrae em promover o crescimento das MPEs, preparando-as para enfrentar os desafios do mercado atual com inovação e estratégias eficazes.

Fonte: Ascom - Sebrae



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 09 de Junho de 2024
BRASIL

Foto: Reprodução/Redes sociais

A deputada federal Andreia Siqueira (MDB) destinou 100% das emendas à cidade chefiada pelo marido dela, Alexandre Siqueira (MDB). O município paraense de Tucuruí, localizado a cerca de 480 Km da capital do estado, receberá mais de R$ 37,8 milhões em emendas individuais indicadas pela parlamentar ao Orçamento de 2024. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

O Metrópoles aponta que cada deputado federal pôde escolher o destino de mais de R$ 37,8 milhões em emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. No caso de Andreia, até o momento, já foram pagos R$ 21 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Tucuruí, e outros R$ 16,7 milhões aguardam liberação por parte do governo federal.

Ainda segundo o Metrópoles, o valor ainda a ser liberado, de R$ 16.771.585, é composto por transferências especiais, as conhecidas emendas Pix. A modalidade permite a transferência direta entre as contas do governo federal para os cofres das prefeituras, sem finalidade definida. Os parlamentares costumam indicar a destinação das emendas para as prefeituras em que possuem bases eleitorais. A operação não é ilegal. No entanto, chama a atenção, nessa questão em particular, que a deputada tenha direcionado 100% das emendas para a cidade em que o marido dela é prefeito e deve disputar a reeleição. Vale lembrar que o Pará possui 144 municípios.

Andreia Siqueira foi eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2022. Na Casa Legislativa, ela é titular da Comissão de Minas e Energia e suplente nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. Alexandre Siqueira foi eleito prefeito de Tucuruí em 2020, com 32,15% dos votos válidos. Atualmente, ele é cotado como um dos principais candidatos ao governo municipal da cidade paraense, onde deve disputar a reeleição, acrescenta o Metrópoles.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 08 de Junho de 2024
Notícias

Investimentos na educação levam município ao topo do SABE 2023 — Foto: Reprodução

Ipupiara se consolida como referência em educação de qualidade na região de Irecê. Sob a liderança do prefeito Ascir Leite, o município alcançou a primeira posição no Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) 2023, destacando-se entre os 20 municípios da região.

O SABE, criado para monitorar a qualidade das redes públicas de educação, tanto estaduais quanto municipais, está em desenvolvimento desde 2007. Este sistema é crucial para a elaboração de diagnósticos e para a indicação de estratégias que melhorem o desempenho das escolas.

Dentre os projetos desenvolvidos pelo SABE, destacam-se a Avaliação Externa do Ensino Médio e a Avaliação Externa da Alfabetização. Esses projetos permitem uma análise aprofundada dos níveis de ensino, orientando intervenções pedagógicas e administrativas para a melhoria contínua da educação.

Os investimentos em educação pela gestão de Ascir Leite têm sido fundamentais para esse desempenho exemplar. A administração municipal tem priorizado a formação de professores, a infraestrutura escolar e a implementação de metodologias inovadoras. Esse compromisso com a educação reflete-se nos resultados obtidos, colocando Ipupiara como um modelo a ser seguido na região.

Os avanços alcançados são motivo de orgulho para a população ipupiarense, que vê na educação um pilar essencial para o desenvolvimento e a prosperidade do município.

A matéria também foi publicada no site O Cristal.

Leia AQUI.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp