Sábado, 25 de Julho de 2020
Política

Hermenito Amaral - Foto: CN

O ex-vereador Hermenito Amaral (Avante) desistiu da pré-candidatura à Prefeitura de Central nas eleições municipais, que neste ano, serão realizadas em novembro devido à pandemia do novo coronavírus.

Em um grupo de WhatsApp, Hermenito escreveu:  “Oi meus amigos e minhas amigas  do nosso grupo, é com muita tristeza que me despeço de vocês em relação a minha pré-candidatura a prefeito. Por motivos de ‘força maior, agradeço muito a todos vocês pela amizade que juntos construímos. Agradeço ao senhor Osmar Torres pela confiança que a mim ele dedicou”.

A reportagem entrou em contato com Hermenito, que ratificou a informação. Ele ainda agradeceu o apoio da família, das comunidades onde estão centrados seu reduto político e de todo o município. ‘ Desejo felicidades para todos os pré-candidatos’, disse.  

Neste domingo (26), o grupo liderado pelo ex-prefeito Osmar Torres realizará uma reunião para definir os novos rumos na política local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Julho de 2020
Notícias

Vítima dormia em quadra esportiva abandonada, quando teve corpo incendiado — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem identificado por Jonatan Rodrigues dos Santos, de 35 anos, natural de Irecê, teve 70% do corpo queimado enquanto dormia em uma quadra esportiva abandonada na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado.

Segundo o portal G1, o suspeito de atear fogo na vítima foi preso na quinta-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, Luís Carlos Bispo, conhecido como “Salvador”, foi preso no Terminal Rodoviário de Luís Eduardo Magalhães, quando tentava fugir para Irecê.

À polícia, o suspeito disse que cometeu o crime por vingança já que, segundo ele, a vítima havia tentado contra a vida dele em 2018.

A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste, em Barreiras. Familiares disseram na imprensa que o estado de saúde de Jonatan é estável.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 25 de Julho de 2020
Notícias

Cento e vinte e cinco trouxinhas de maconha e uma balança de precisão foram apreendidas durante diligências  da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê, nesta sexta-feira (24).

A droga estava com um adolescente, no bairro Fundação Bradesco, naquela cidade. O garoto será encaminhado ao Ministério Público (MP), para que sejam tomadas as medidas socioeducativas.

O material, localizado a partir de investigações realizadas pela equipe da especializada, seguirá para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: Ascom - DTE



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 25 de Julho de 2020
BRASIL

Número é superior à quantidade de casos ativos, ou seja, pessoas que estão em acompanhamento médico. Informações foram atualizadas às 18h30 desta sexta-feira (24/7)

Nesta sexta-feira (24/7) o Brasil registrou 1.592.281 pessoas recuperadas da doença. No mundo todo, estima-se que cerca de 7,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram. O número de pessoas curadas é superior à quantidade de casos ativos (655.847), que são pacientes que estão em acompanhamento médico. O registro de pessoas curadas já representa mais da metade do total de casos acumulados (67,9%). As informações foram atualizadas às 18h30 e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já enviou mais de R$ 63,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 16,1 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos mais de 15,9 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 208,5 milhões de EPIS, mais de 12,5 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus.

O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares, sendo que já entregou 8.449 equipamentos para todos os estados brasileiros.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade.

Neste momento, o Brasil tem 2.343.366 casos confirmados da doença, sendo 55.891 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h.

Em relação aos óbitos, o Brasil possui 85.238 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 1.156 mortes nos sistemas oficiais, a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Assim, 410 óbitos, de fato, ocorreram nos últimos três dias. Outros 3.741 seguem em investigação.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Até o fechamento do último Boletim Epidemiológico (18/7), o Brasil ocupava a segunda posição em relação ao número de casos (2.074.860) e registro de óbitos (78.772). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 10ª posição em relação aos casos (9.873) confirmados e a 10ª colocação no que se refere ao número de óbitos (374). A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países.

Fonte: Ministério da Saúde



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Julho de 2020
Notícias

Uibaí é um dos municípios que está na lista estabelecida pelo Governo da Bahia

Mais 22 cidades baianas terão toque de recolher a partir do próximo domingo (26). Destas, 18 estão localizada na Região de Irecê. A medida passa a vigorar em América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí. Integram a lista, as cidades de Bonito, Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e Presidente Jânio Quadros e Tapiramutá, de acordo com publicação que será feita no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25).

Fica estabelecida, das 18h às 5h, a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. A medida adotada pelo Governo do Estado nessas cidades tem validade até 2 de agosto e visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia.

Também nessas 22 cidades fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Toque de recolher em outros 23 municípios

Neste momento, outras 23 cidades baianas estão com toque de recolher em vigor. Com decreto válido até o domingo (26), a restrição inclui Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, Ibirataia, Conde e Terra Nova.

Em Juazeiro, Cachoeira, Coribe, Correntina, Poções, Santa Maria da Vitória e São Félix, decreto estadual estabelece a restrição de locomoção noturna até o dia 29 de julho. Já em Cocos e Feira da Mata, a medida do Governo do Estado está vigorando até 30 de julho.

Todas as medidas adotadas nessas 55 cidades estão em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 24 de Julho de 2020
Esclarecimento

Foto: Reprodução/ Rede Social

Nota de Esclarecimento

No último domingo (19) fui surpreendido com a informação que meu nome estava na relação de beneficiários do Auxilio Emergencial.  Inicialmente imaginei que pudesse ser fake News, mas, consultando o site de Transparência do Governo Federal verifiquei a autenticidade das informações. 

Desta forma e considerando que nunca realizei nenhum cadastro para recebimento deste recurso, tampouco foi creditado em minha conta bancária qualquer valor fiquei indignado com o fato aviltando 3 possibilidades:

1. Erro da Caixa Econômica Federal;

2. Ação de Criminosos que estão fraudando o recebimento de recursos em todo o Brasil;

3. Ação Política com intenção de me prejudicar, considerando que sou pré-candidato à Prefeito na minha cidade.

Assim, no dia seguinte, acompanhado de meu advogado, procurei a Agência da Caixa Econômica Federal pra buscar esclarecimentos do fato e lá fui informado que fora creditado os valores referentes à 3 parcelas do auxílio emergencial numa Conta Digital criada especificamente para o programa, porém, sem nenhum registro de saque ou transferência. Ou seja, o recurso permanecia lá desde 06 de junho de 2020.

Diante das informações constatadas determinei que o recurso fosse devidamente devolvido à União de forma legal e transparente, procedimento que está em curso. Da mesma forma fui à Delegacia de Polícia denunciar o uso indevido dos meus dados pessoais para cadastro no Programa de Auxílio Emergencial, certamente, com objetivos obscuros.

Com a honestidade e transparência de quem se propõe ser um homem público digno faço um apelo às autoridades para que possam aprofundar as investigações e chegar aos criminosos, independente das motivações que o levaram ao delito: fraude ou política.

Fica aqui a minha indignação por este fato lamentável.

Thiago Mendes Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Thiago Mendes



Compartilhar no Whatsapp