Terça-feira, 29 de Abril de 2025
BRASIL

Foto: Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que a aprovação de recursos para o Plano Safra 2024-2025 chegou a R$ 29,7 bilhões. Esse montante é direcionado a 125 mil operações de crédito para cooperativas, produtores rurais e agricultores familiares.

A informação foi divulgada na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, interior paulista, na segunda-feira (28). A feira é um dos principais eventos de tecnologia do agronegócio na América Latina e vai até sexta-feira (2).

O banco público de fomento é um dos patrocinadores da feira, que prevê o recebimento de 195 mil visitantes.

As operações de financiamento de crédito do Plano Safra são feitas por meio de agentes financeiros credenciados, ou seja, os tomadores de empréstimo não precisam assinar o contrato diretamente com o BNDES. Dessa forma, há uma descentralização de recursos, chegando a mais de 90% dos municípios brasileiros.

Plano Safra é uma das principais iniciativas do governo para financiamento aos produtores rurais, com a disponibilização de empréstimos com juros mais baixos que os cobrados pelos bancos privados.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o apoio do banco ao setor agropecuário chegou a R$ 53,2 bilhões em dois anos, valor recorde.

“Temos fomentado o agronegócio de ponta, que respeita as regras ambientais e que investe em inovação tecnológica”, afirmou Mercadante.

Os recursos do Plano Safra são para custeio da produção, investimentos e comercialização.

Safra 2024/2025

O Brasil se prepara para uma safra 2024/2025 recorde. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a safra está estimada em 330,3 milhões de toneladas, crescimento de 10,9% ante o ciclo 2023/24.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Publicidade






Terça-feira, 29 de Abril de 2025
BRASIL

Foto: Reprodução

A prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, na região da cabeça do cachorro, no Amazonas, decretou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos. A medida, anunciada na última sexta-feira (25), foi tomada em razão do aumento nos casos de covid-19 no município.

A ação atende uma recomendação da Defensoria Pública do Amazonas. De acordo com o órgão, somente em abril, o município, distante a 852 km de Manaus, havia registrado quase 400 casos positivos de covid-19 de 897 suspeitos. Em março, de 197 casos suspeitos, foram registrados 87 casos positivos. Em dezembro do ano passado, o número de casos registrados foi 14.

“A alta procura pelos testes revelam outra informação: mesmo os casos negativos para covid-19 indicam que outras viroses respiratórias estão circulando na cidade, colocando em risco a saúde da população”, diz ofício encaminhado pelo defensor público Marcelo Barbosa à Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira (23), recomendando a medida.

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, a prefeitura também restringiu o acesso às áreas indígenas para pessoas que não apresentem caderneta de vacinação contra a covid-19 atualizada ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas. O decreto permanecerá vigente enquanto houver recomendações das autoridades sobre o uso de máscaras.

Segundo a prefeitura, a medida visa proteger a população local, especialmente as comunidades indígenas, que representam cerca de 90% dos habitantes do município.

Em nota, a prefeitura anunciou o adiamento do evento de lançamento do Festival Cultural dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), que ocorreria no sábado. “Informamos que nova data será divulgada em tempo oportuno”, diz aviso da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está realizando testes rápidos de covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS), para pessoas que apresentarem sintomas gripais.

A fiscalização para o cumprimento das determinações do decreto ficará a cargo de órgãos e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que poderão solicitar documentação comprobatória, no caso da entrada em áreas indígenas.

O descumprimento das medidas determinadas poderá resultar em sanções administrativas, além de outras medidas cabíveis conforme a legislação vigente. 

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Notícias

Nesta segunda-feira, 28 de abril, Dia Internacional da Educação, a cidade de Jussara tem motivos de sobra para comemorar.

O prefeito Tacinho Mendes destacou, em suas redes sociais, os avanços conquistados na área: mais escolas, aumento no número de matrículas, investimentos na formação de professores, inclusão escolar e melhorias na qualidade do ensino.

Essas conquistas refletem o compromisso da gestão em construir um futuro melhor para as novas gerações.

Tacinho Mendes vem transformando Jussara não apenas na educação, mas também na saúde, na infraestrutura e em outras áreas, com ações que estão mundando município. 

“Com fé, trabalho e dedicação, estamos escrevendo uma nova história para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A população pode esperar ainda mais novidades, pois a administração segue firme no propósito de fazer de Jussara um exemplo de desenvolvimento e oportunidades.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Publicidade

Em João Dourado e Central, o Grupo Potiguar Móveis tem tudo para o seu lar!

Qualidade, conforto e design para transformar sua casa no ambiente dos sonhos! Venha conferir nossas opções e aproveite entrega e montagem GRÁTIS para toda a região de Irecê!

Onde encontrar:

João Dourado – Av. José Alves de Andrade, 286

Central – Praça do Mercado

Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Notícias

Hoje, 28 de janeiro, o país comemora o Dia Nacional da Caatinga, em homenagem ao nascimento do ecólogo João Vasconcelos Sobrinho, um grande defensor da conservação deste bioma. Apesar da importância, a região situada, no semiárido do Nordeste e do norte de Minas Gerais, sofre com a seca. A Comissão Especial sobre Prevenção de Calamidades e Desastres Naturais da Câmara esteve em Irecê (BA), área atingida pela forte escassez de chuvas. O presidente da comissão, deputado Leo Prates (PDT-BA), diz que a seca afeta principalmente os produtores rurais, que tomaram empréstimos e agora não conseguem pagar. Na região, predominantemente agrícola, planta-se tomate e cebola – além, da criação e animais.

Leo Prates disse que os integrantes da Comissão e produtores se reúnem amanhã com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para discutir uma solução, sobretudo para esses financiamentos. Outro tema em pauta são os investimentos no Baixio de Irecê, maior projeto de irrigação da América Latina, localizado na região do Médio São Francisco, entre os Xique-Xique e Itaguaçu, na Bahia. Com uma área total de 105 mil hectares, 48 mil dos quais são irrigáveis, o projeto visa impulsionar a agricultura irrigada, especialmente a fruticultura tropical, para o mercado interno e externo.

Leo Prates falou que a seca está “dizimando economicamente” a região da Caatinga. “Sem produção não há emprego e aumenta a fome”, resume. “Graças a Deus existem programas como o Bolsa Família”, exclama. O parlamentar diz que os produtores já se conscientizaram sobre a importância de se preservar a região, não só economicamente, mas culturalmente. “O cerrado gerou padrões de cultura e de identificação, que se espalharam por todo o país”, exemplifica. Leo Prates, que vai participar de painel na ONU sobre desastres climáticos, representando a Câmara, pretende chamar a atenção para a ameaça de desertificação da caatinga brasileira.

Ao visitar a região, Leo Prates se mostrou preocupado também com a saúde mental dos produtores. Ele relata ter conversado com um desses produtores, que reclamou: “peguei todas as minhas economias e botei na agricultura. Minha cabeça não está boa”. O deputado apresentou, inclusive, projeto para cuidar da saúde mental desses produtores. “Precisamos olhar várias vertentes para reduzir o sofrimento dessas pessoas”, diz.

Fonte: Câmara dos Deputados



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Esporte

Foto: Oli Scarff | AFP

O atual técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, deve deixar o clube espanhol e assumir o cargo de técnico da seleção brasileira em um contrato inicial de um ano, até o final da Copa do Mundo de 2026. A informação foi cravada pelo jornalista Mário Cortegana, do New York Times.

Ancelott teria dito ‘sim’ à CBF e que faltava apenas detalhes contratuais, como a duração do vínculo entre Ancelotti e o Brasil, e que o técnico estaria à disposição assim que a temporada europeia for finalizada, no meio do mês de maio.

O namoro entre CBF e Ancelotti vem de longa data e segundo o jornal The Athletic, representantes da CBF teriam viajado a Madrid na semana passada com o objetivo de conversar com o treinador após a eliminação do Real para o Arsenal nas quartas de final da Champions League.

Com a negociação se concretizando, Ancelotti pode comandar o Brasil já no dia 04 de junho, em compromisso contra o Equador. No momento, a seleção ocupa a 4ª posição nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com apenas um ponto à frente da Colômbia, 6º colocada.

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Notícias

Foto: Reprodução

Um homem, identificado como Reinan Santos da Silva, foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (28), no município de Lapão. Segundo informações da Polícia Militar, o principal suspeito do crime é um vizinho da vítima.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas, ao chegar ao local, apenas constatou o óbito. Reinan foi atingido por um disparo de espingarda.

A Polícia Civil também esteve no local para realizar a perícia. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê para os procedimentos necessários.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil. As circunstâncias do crime ainda estão sendo apuradas.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
BRASIL

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira (28), a partir das 11h, o julgamento se mantém Fernando Collor preso. O ex-presidente está detido desde a última sexta-feira (25). O plenário virtual analisa a decisão do ministro Alexandre de Moraes e a Corte já formou maioria com o placar de seis a zero para que o ex-presidente siga preso. A sessão está prevista para ser encerrada às 23h59.

Os votos pela manutenção da prisão de Collor foram dos ministros Alexandre de Moraes, Flavio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

O julgamento havia sido interrompido no último sábado (26) após o ministro Gilmar Mendes retirar um pedido de destaque, que é, na verdade, uma solicitação para que o caso fosse analisado de forma presencial pelos ministros. Além de Gilmar, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça ainda não votaram no sistema eletrônico da Corte. A expectativa é que abra divergência sobre o caso.

Fernando Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão, em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Supremo. As investigações apontam que o ex-presidente participou de um esquema de propina em contratos da BR Distribuidora, atual Vibra. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele recebeu R$ 26 milhões entre 2010 e 2014 por ter “intermediado” os acordos. A defesa nega irregularidades e afirmou que vai recorrer da decisão.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp