Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
MUNDO

País levou o título de grande campeão na modalidade de 9 a 16 anos

O Brasil conquistou o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levou mais sete prêmios técnicos, em todas as categorias, no Mundial de Robótica que começou quarta-feira (17) e terminou neste sábado (20) em Houston, nos Estados Unidos.

O Mundial de Robótica da FIRST ocorre anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de dez estados.

Os oito integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), garantiram o primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos. “Sem dúvida, essa foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”, comemorou Ana Clara Simionatto.

Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor. Os sete competidores e a técnica Monica Marques celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

“O prêmio representa a equipe inspiradora que foi bem em todas as áreas, então é o prêmio mais importante da competição. Estamos muito felizes!”, afirmou Otavio Andrade. Os brasileiros levaram mais seis prêmios técnicos: projeto de inovação, time estreante, espírito de equipe, inspiração, controle do robô e apresentação do pôster.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
ITAGUAÇU DA BAHIA

Encontro reuniu representantes importantes, incluindo assessores do Senador Jaques Wagner e líderes do PT estadual – Foto: Divulgação

No último sábado, dia 20 de abril, o prefeito Adão Alves Carvalho Filho, conhecido como Adãozinho, recebeu em sua residência em Itaguaçu da Bahia visitantes de destaque para um almoço produtivo. Entre os presentes estavam Lucas Reis, Chefe de Gabinete do Senador Jaques Wagner; Éden Valadares, Presidente Estadual do PT; Jacó, Ex-Deputado Estadual; Jabes Soares, Assessor do Senador Jaques Wagner; Jazon, Diretor Geral da Embasa; e Diogo Rocha, Assessor de Jacó.

Durante o encontro, houve debates intensos sobre o futuro da cidade. O prefeito Adãozinho destacou que juntos esboçaram planos concretos para melhorias na comunidade, demonstrando um compromisso genuíno com o desenvolvimento de Itaguaçu da Bahia.

Além dos convidados ilustres, estiveram presentes a mãe do prefeito, dona Aurenilda, e o secretário de agricultura do município, Joelson Santos. Os temas discutidos incluíram a importante contribuição de Itaguaçu da Bahia para projetos coletivos liderados pelo presidente Lula em nível nacional e pelo Governador Jerônimo na Bahia.

O prefeito reiterou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo bem-estar da sociedade itaguaçuense. Este encontro, marcado por trocas importantes ideias, reflete o empenho conjunto das lideranças políticas presentes em direção a um futuro mais promissor para a região e seus habitantes.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Economia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Fazenda estima que o governo conseguirá uma receita adicional de R$ 6 bilhões com a distribuição de dividendos extraordinários da Petrobras aos acionistas, informa o jornal “O Globo”. A União é acionista majoritária da empresa, por isso, também ganha uma parcela do pagamento.

Na sexta-feira (19), o Conselho de Administração da empresa decidiu liberar do pagamento de 50% dos dividendos extraordinários. O pagamento de metade dos dividendos fará a Petrobras distribuir quase R$ 22 bilhões ao mercado caso seja aprovado em assembleia

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Esporte

Foto: Victor Ferreira/EC Vitoria

No quinto clássico do ano, Vitória e Bahia empataram por 2 x 2, desta vez, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (21), o Tricolor começou melhor e não cedeu espaços ao Rubro-Negro, mas após pressão na saída de bola, Zeca cruzou na medida para Matheuzinho cabecear e, no rebote, abrir o placar para o Leão.

Na segunda etapa, o Vitória voltou melhor após a entrada de Mateus Gonçalves e Wagner Leonardo ampliou a vantagem. Porém, o Esquadrão não desistiu e foi buscar o empate. Em quatro minutos, Biel e Everaldo deixaram tudo igual no marcador.

Com o resultado, a equipe rubro-negra pontuou pela primeira vez na Série A e saiu da zona de rebaixamento. Já o Tricolor foi a quatro e pulou para a nona posição.

O próximo desafio do Vitória é no domingo (28) contra o Cruzeiro no Mineirão. A partida está marcada para 16h, pela quarta rodada do Brasileirão. Antes, o Bahia recebe o Grêmio no sábado (27), às 21h, na Arena Fonte Nova.Fonte: Metro 1

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Abril de 2024
Notícias

Evento promove conexão entre mídia e empreendedorismo com palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho – foto: Laércio Lacerda

Com o tema “Mídia e Empreendedorismo Fora da Caixa”, o Sebrae Unbox chega à cidade de Irecê, no dia 7 de maio, a partir das 19h, no auditório do Hotel Copa 70 em Irecê. Exclusivo para profissionais da imprensa, formadores de opinião e comunicadores, o evento ressalta a importância da comunicação para o fomento do empreendedorismo, além de ser uma iniciativa do Sebrae que traz para o público a palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho, que vai explorar as conexões entre o jornalismo e a atividade empreendedora.

O gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, destaca a importância de promover um encontro focado na imprensa e formadores de opinião que também vai dar visibilidade às estratégias do Sebrae na região.

“Estamos ansiosos com esse momento de diálogo e troca de experiências entre esses profissionais tão importantes para difundir as pautas empreendedoras do Sebrae. Tenho certeza que será um evento muito inovador e com muito aprendizado para todos”, afirmou o gerente.

O Sebrae Unbox é gratuito e exclusivo para comunicadores, jornalistas e formadores de opinião convidados. Mais informações: (75) 98112-7436

Sobre a Palestrante

Jornalista e professora, Thaic é mestra em Estudos Literários. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radiojornalismo e Assessoria de Comunicação

Fonte: Ascom - Sebrae/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Abril de 2024
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Abril de 2024
BRASIL

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino intimou os presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados para que se manifestem sobre um suposto descumprimento da decisão da Corte que considerou inconstitucional o chamado orçamento secreto. No despacho, Dino pede esclarecimentos sobre as chamadas "emendas pix", nas quais o valor é enviado por parlamentares a prefeituras e estados sem um fim específico.

O ministro também pede informações sobre a falta de publicidade da autoria de indicação de recursos do antigo Orçamento Secreto. Na decisão em que o STF declarou o mecanismo ilegal, em 2022, a Corte exigiu a transparência sobre a destinação das chamadas "emendas de relator".

O despacho de Dino cita o trecho de um pedido das Associações Contas Abertas, a Transparência Brasil e a Transparência Internacional. As entidades falam da "alta opacidade e baixo controle" das emendas Pix, que teriam uma lógica semelhante à do orçamento secreto.

Segundo a decisão, Luiz Inácio Lula da Silva, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira terão 15 dias para prestar explicações sobre o caso, se quiserem. A decisão foi tomada em "arguição de descumprimento de preceito fundamental" proposta pela PSOL.

O orçamento secreto, que tinha como base as emendas de relator ou RP-9, era o instrumento por meio do qual parlamentares destinavam recursos das União sem serem identificados. Os políticos agraciados com a verba eram escolhidos pelo governo, sem critérios claros de seleção, em troca de apoio no Congresso.

"Intimem-se o requerente, Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, bem como os interessados, Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados, para, querendo, no prazo de 15 (quinze) dias, se manifestarem acerca do noticiado pelos amigos da Corte", diz a decisão de Flávio Dino.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp