Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
BAHIA

Foto: Eudes Benício/GOVBA

No Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues foi um dos convidados do primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções. Diante da plateia de executivos, lideranças empresariais e especialistas do mercado, o desempenho expressivo da Bahia e o potencial que o estado possui para ampliação da geração de energias limpas foram destacados pelo governador.

Além de abordar o papel social e econômico que os empreendimentos de geração de energia possuem, Jerônimo ressaltou o cenário baiano e números que expressam a capacidade do estado no setor. “Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia. E uma das respostas mais importantes que precisamos dar a momentos como esse fórum é o nosso interesse em construir uma agenda, uma pauta favorável à transição energética. É fundamental a nossa responsabilidade nesse processo.”

Com o tema “Transição Energética e COP 30 – O que os Estados podem oferecer?”, o painel foi moderado por Marcelo Moraes, CEO Fórum Brasileiro de Líderes em Energia e contou também com a participação da governadora do Rio Grande de Norte, Fátima Bezerra e de Felipe Peixoto, secretário estadual de Energia e Economia do Mar, do Rio de Janeiro.

A governadora do Rio Grande do Norte destacou o papel decisivo da Região Nordeste no cenário de geração de energia de fontes renováveis no Brasil. “O Nordeste cumpre uma função do ponto de vista econômico e social que é, inclusive, de suprir a escassez de energia de outras regiões”, disse Fátima Bezerra.

Cerca de 200 CEOs das maiores empresas de energia do Brasil devem estar reunidos no evento que segue até a sexta-feira (12), discutindo e incentivando investimentos robustos em energia renovável, principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde. Parlamentares e governadores de outros estados também estão entre os convidados para a sequência de painéis.

Expansão

A Bahia é um dos estados líderes na geração de energia das fontes eólica e solar, com quase 10GW de eólica instalados e mais de 2GW de solar. Com a projeção dos empreendimentos já em implantação, em breve o estado chegará aos 50GW de capacidade instalada dessas duas fontes.

A matriz elétrica da Bahia já é 93% renovável em termos de capacidade instalada, sendo a maior participação de fonte eólica, com 49%. Na geração de energia, a contribuição das fontes renováveis chega a ultrapassar 95% entre os meses de abril e setembro, período com ventos mais fortes.

Fonte: GOVBA/Eudes Benício



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 11 de Abril de 2024
Região

Foto: Divulgação/ Google

Gentio do Ouro, Bahia - Esta quinta-feira, dia 11 de abril, marca o último dia para inscrição no curso técnico em eletrotécnica oferecido gratuitamente pelo SENAI em parceria com a ENGIE Brasil Energia, a Vestas e o apoio da Secretaria de Educação Municipal. O curso tem como público-alvo os moradores de Gentio do Ouro e visa capacitar profissionais para atuarem no setor de energia eólica.

O programa oferece 30 vagas, com preferência para candidatos negros (pretos e pardos) e reserva de metade das vagas para mulheres. As aulas estão programadas para o período noturno, das 19h às 22h, com início em maio de 2024 e término em dezembro de 2025.

Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Educação, localizada na Rua Mãe Sancha, no centro de Gentio do Ouro, durante o horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os requisitos incluem residir no município, ter completado 18 anos e possuir ensino médio completo ou estar cursando, no mínimo, o 2º ano.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (74) 3614-4800.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 11 de Abril de 2024
Notícias

Proposta de redução de 20% para 8% visa aliviar a carga financeira sobre os municípios

O prefeito de Jussara, BA, Tacinho Mendes, marcou presença na Mobilização Municipalista organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília, DF, nessa terça-feira, 9 de abril. Centenas de prefeitos de todo o país se reuniram para discutir pautas cruciais para os municípios brasileiros.

O principal tópico em debate foi a proposta de redução da alíquota de pagamento da folha dos municípios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), buscando redução de 20% para 8%. Essa medida tem sido amplamente discutida entre o Congresso Nacional e o Executivo como uma forma de aliviar os encargos financeiros dos municípios, permitindo investimentos em outras áreas prioritárias.

O prefeito Tacinho Mendes expressou seu engajamento na causa por meio das redes sociais, afirmando estar em defesa de Jussara. Em seu Instagram, declarou: “Em Brasília, participando da Mobilização Municipalista na Confederação Nacional dos Municípios que tem, dentre outras pautas, a discussão sobre a desoneração da folha de pagamento. Sempre em defesa da nossa cidade.”

Essa mobilização representa um esforço conjunto dos gestores municipais para buscar soluções que fortaleçam a autonomia e a capacidade financeira dos municípios brasileiros.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 11 de Abril de 2024
PRESIDENTE DUTRA

Evento cultural promete reunir a população nos dias 12, 13 e 14 de abril com atrações especiais

O prefeito de Presidente Dutra, BA , Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão convida a população da região para a aguardada Festa Rainha da Pinha 2024. O evento acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, no coração de Presidente Dutra.

Com diversas atrações confirmadas, a Festa Rainha da Pinha 2024 não celebrará apenas a cultura local, mas também será uma oportunidade para reunir amigos e familiares em um ambiente festivo e acolhedor.

Além do convite à população para prestigiar a festividade, o prefeito Robertão estará presente nesta sexta-feira (12), às 17h, na Vila de Campo Formoso, onde assinará mais uma importante ordem de serviço para pavimentação em intertravado na Vila de Campos Formoso e na sede do município. Este projeto faz parte do compromisso contínuo da gestão municipal de melhorar a infraestrutura e proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos.

Robertão tem se destacado como um prefeito dedicado e comprometido com o desenvolvimento de Presidente Dutra. Sua administração é reconhecida por diversos investimentos em setores essenciais como infraestrutura, saúde, educação, esporte e agricultura. Sob sua gestão, o município tem visto um progresso sucessivo, com obras concluídas e em andamento.

Portanto, é com alegria e orgulho que o prefeito Robertão convida a todos para participar da Festa Rainha da Pinha 2024 e reafirma seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento de Presidente Dutra.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 11 de Abril de 2024
BAHIA

Foto: Matheus Pereira/GOBA

Foram assinados, nesta terça-feira (9), em Salvador, 21 contratos do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade leite (PAA Leite). Resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a iniciativa fortalece a agricultura familiar leiteira no estado ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Serão investidos R$ 20 milhões para que, ao longo de 12 meses, cooperativas, associações e laticínios distribuam, gratuitamente, 29,7 milhões de litros de leite integral de cabra e vaca.

Ao todo, serão atendidos 173 municípios de 24 territórios de identidade baianos. O ato de assinatura aconteceu na presença do governador Jerônimo Rodrigues e da titular da Seades, Fabya Reis, dentre outras autoridades e beneficiários do programa.

O governador falou sobre a importância da parceria com o Governo Federal, da participação das prefeituras na execução do programa e sobre a ampliação da assistência. “Vamos chegar aos 417 municípios”, garantiu Jerônimo.

Por dia, serão distribuídos 87.500 litros de leite para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além daquelas atendidas pela rede socioassistencial; pelos equipamentos públicos e sociais de alimentação e nutrição; pelas redes públicas e filantrópicas de ensino e de saúde; pessoas que estejam sob custódia do estado e ou em unidades de internação do sistema socioeducativo; e pessoas atendidas por ações de alimentação e nutrição, conforme estabelecido pelo grupo gestor do PAA.

“É significativo porque a gente está falando de um marco que mostra que as políticas públicas estão sendo retomadas, sendo fortalecidas. A agricultura familiar, os produtores, eles estão de volta ao centro da agenda governamental. E o PAA Leite, é uma política pública que traz dignidade, que mexe com vários polos, trabalha com o fortalecimento da agricultura familiar, com as pessoas que recebem o alimento, com a segurança alimentar e funcional e, também, com o fortalecimento do setor produtivo, destacou o assessor do MDS, Sávio Costa.

Dentre as 21 entidades contratadas, estão cooperativas, associações e laticínios que atendem aos requisitos necessários para a expansão do PAA Leite no estado. Com isso, a ação promove a geração de renda e o desenvolvimento rural sustentável entre os agricultores familiares, incentivando a permanência e sobrevivência das famílias no campo.

Ação integrada

“Através do sistema Infoleite, o recurso é repassado ao produtor, que entrega o laticínio e recebe, portanto, o valor para fazer o ensacamento e a distribuição desse produto na rede socioassistencial”, explicou Fabya Reis.

A secretária destacou, também, que o PAA Leite é integrado ao PAA Alimento e ao programa estadual Bahia Sem Fome (BSF): “o BSF atua com as ações emergenciais, como a distribuição de alimentos, e com programas estruturantes, enfim, outras ações que envolvem tanto a Seades como outras secretárias, pensando na ação emergencial e em uma ação de médio e longo prazo”.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 11 de Abril de 2024
Esporte

Pedro comemora gol do Flamengo contra o Palestino na Libertadores Wagner Meier/Getty Imagens

O Flamengo venceu a primeira na CONMEBOL Libertadores ao bater o Palestino por 2 a 0, nesta quarta-feira (10), no Maracanã.

Com um golaço de Pedro e outro de Léo Ortiz, estreante da noite, o Rubro-Negro assumiu provisoriamente a liderança do grupo E.

Com o resultado, a equipe de Tite chegou aos 4 pontos no topo da chave.

Logo atrás do time carioca está o Bolívar, com 3, que enfrenta o Millonarios nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília).

Já o Palestino segue na lanterna sem pontuar.

O jogo

Depois do empate amargo em 1 a 1 com o Millonarios na estreia, o Flamengo entrou em campo buscando a 1ª vitória na competição. E conseguiu!

No 1º tempo, o Rubro-Negro dominou do início ao fim, enquanto a equipe chilena sequer esboçou reação.

De tanto pressionar, a equipe de Tite abriu o placar com 20 minutos com um verdadeiro golaço de Pedro. No lance, o atacante deu um lençol no goleiro e cabeceou para o fundo das redes.

Depois disso, o Flamengo seguiu empilhando chances, mas Rigamonti fez grandes defesas para evitar o segundo.

O time chileno voltou para o 2º tempo querendo jogo. Primeiro, Abrigo só não deixou tudo igual, porque Rossi apareceu para espalmar. Depois, Linares cabeceou por cima do travessão.

Aos poucos, o Rubro-Negro foi retomando o domínio da partida e até chegou a balançar as redes aos 31 novamente com Pedro, mas o VAR marcou impedimento.

Até que aos 39, Lorran levantou a bola na primeira trave, e Léo Ortiz desviou para fazer 2 a 0 para o Flamengo.

Fonte: ESPN



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Abril de 2024
Esporte

Marcelo Pereira é homenageado por defesa Incrível contra Juazeirense

O goleiro da Jacuipense, Marcelo Pereira, foi homenageado durante a premiação dos melhores do Campeonato Baiano 2024, promovida pela TV E Bahia, pelo que foi considerado o lance mais espetacular da temporada. Uma importante defesa de Marcelo contra a Juazeirense conquistou o coração dos torcedores e dos jurados, garantindo-lhe o título de "Defesa Mais Difícil" do campeonato.

Marcelo, que tem 28 anos e é natural de Irecê, se destacou como um dos principais jogadores da competição. Ele é filho do radialista José Bastos. Durante o evento, Marcelo expressou sua gratidão e emoção ao receber o prêmio, destacando a importância deste reconhecimento em sua carreira.

"É uma honra participar da premiação dos melhores do Baianão 2024, especialmente sendo reconhecido por uma defesa tão significativa. Este prêmio é fruto de muita dedicação, trabalho árduo e da colaboração dos meus colegas de equipe e treinadores. Para mim, isso significa muito, considerando de onde vim. Agradeço a Deus por tudo, ao Jacuipense pelas oportunidades e a todos que torcem por mim", disse Marcelo em suas redes sociais.

Marcelo Pereira continua a se destacar como uma promessa no cenário esportivo baiano, demonstrando não apenas habilidades profissionais como goleiro, mas também uma atitude humilde e determinada que o torna um exemplo inspirador para outros jovens atletas em todo o estado.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Abril de 2024
BAHIA

Foto: Manu Dias/GOVBA

Em fevereiro de 2024, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou aumento de 1,8% frente ao mês imediatamente anterior, após ter registrado avanço em janeiro com taxa de 1,9%. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 6,1%. No primeiro bimestre de 2024, o setor cresceu 7,1% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses teve acréscimo de 0,6%, em relação ao mesmo período anterior. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Na comparação de fevereiro de 2024 com igual mês do ano anterior, o crescimento de 6,1% teve contribuição de nove das 11 atividades pesquisadas. O setor de Derivados de petróleo (7,9%) registrou a maior contribuição positiva, graças ao aumento na produção de gasolina, querosene de aviação e parafina. Outros segmentos que registraram crescimento foram: Extrativa (54,6%), Produtos alimentícios (8,2%), Borracha e material plástico (14,0%), Couro, artigos para viagem e calçados (13,7%), Produtos químicos (2,4%), Bebidas (7,6%), Celulose, papel e produtos de papel (1,7%) e Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,6%). Por sua vez, o segmento de Metalurgia (-25,8%) exerceu a principal influência negativa no período, explicada especialmente pela menor fabricação de barras, perfis e vergalhões de cobre; ouro; e ferrocromo. Outro resultado negativo no indicador foi observado no segmento de Minerais não metálicos (-10,5%).   

No primeiro bimestre do ano de 2024, em comparação com igual período do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 7,1%, com nove das 11 atividades pesquisadas assinalando crescimento da produção. O setor de Derivados de petróleo (14,7%) registrou a maior contribuição positiva, graças ao aumento na produção de gasolina, óleo diesel e querosene de aviação.

Outros segmentos que registraram crescimento foram: Extrativa (41,0%), Borracha e material plástico (9,1%), Produtos alimentícios (2,4%), Bebidas (7,5%), Produtos químicos (1,5%), Couro, artigos para viagem e calçados (8,1%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,0%) e Celulose, papel e produtos de papel (0,4%). Por sua vez, o segmento de Metalurgia (-18,3%) exerceu a principal influência negativa no período, explicada especialmente pela menor fabricação de barras, perfis e vergalhões de cobre e ferrocromo. Outro resultado negativo no indicador foi observado no segmento de Minerais não metálicos (-8,3%). 

No indicador acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a produção industrial baiana registrou acréscimo de 0,6%. Quatro segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para Derivados de petróleo (6,7%), que registrou a maior contribuição positiva no indicador.

Outros segmentos que registraram aumento foram: Produtos alimentícios (10,7%), Couro, artigos para viagem e calçados (7,8%) e Bebidas (1,0%). Por outro lado, os resultados negativos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos químicos (-8,9%), Extrativa (-11,6%), Metalurgia (-6,6%), Celulose, papel e produtos de papel (-5,7%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-15,7%), Minerais não metálicos (-6,7%) e Borracha e material plástico (-0,2%).

Comparativo regional

O crescimento da produção industrial nacional, com taxa de 5,0%, na comparação entre fevereiro de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, foi acompanhado por 15 dos 17 estados pesquisados, destacando-se as principais taxas positivas assinaladas por Rio Grande do Norte (67,3%), Rio Grande do Sul (18,3%), Amazonas (17,2%) e Ceará (14,3%). Por outro lado, apenas Maranhão (-0,5%) e Pará (-0,1%) registraram variações negativas nesse mês.

No primeiro bimestre de 2024, todos os locais pesquisados no país registraram taxa positiva, com destaque para os avanços mais acentuados em Rio Grande do Norte (71,5%), Amazonas (14,0%) e Goiás (10,4%).

Fonte: Ascom/SEI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Abril de 2024
Publicidade