Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Publicidade



Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Notícias

O Santander estreia suas operações em Irecê, município do Centro Norte baiano. A população da cidade e da região já podem realizar suas transações bancárias na agência localizada na Praça Góes Calmon, 33, no centro.

O novo local em Irecê faz parte do movimento de interiorização do Banco no País. A nova agência é a 57ª do Santander na Bahia. “O Estado é muito importante para nós e queremos expandir mais nossa presença. Irecê, nossa eterna capital do feijão, cresce muito a cada dia. Hoje, também é conhecida como polo de vestuário, abriga campus de universidades importantes e têm se destacado na economia baiana. Nosso propósito é sermos agentes de prosperidade tanto para os clientes pessoas físicas quanto para os empreendedores ireceenses”, afirma Thiago Mendonça, superintendente executivo da Rede Base do Santander Brasil.

Na agência, serão ofertados produtos e serviços bancários desde os mais simples - como abertura de conta, pagamentos, saques e depósitos – até os mais estruturados – como operações de créditos e investimentos. “O time dessa nova agência está preparado para contribuir com soluções inovadoras para quem necessita de crédito e também realizar investimentos. Também observamos, por exemplo, uma oportunidade para as soluções de meios de pagamento em cartões com a nossa Getnet. Os microempreendedores e empresas de pequeno e médio porte da região poderão ter acesso à tecnologia para impulsionar os seus negócios”, ressalta Mendonça.

A agência de Irecê conta com uma equipe de cinco pessoas, que possuem conhecimento sobre o mercado e das excelentes oportunidades locais.

Fonte: Ascom - Santander



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Região

No final da tarde da última segunda-feira (11), por volta das 17h30, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido recebeu uma informação anônima sobre um plantio e armazenado de drogas em uma propriedade rural denominada Toca do Rio Verde, em Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.

Após verificação in loco, os miliares encontraram 01 pé (aproximadamente 1,20m) de maconha e 02 sacos da mesma droga (aproximadamente 400g).

Segundo a corporação, um suspeito que estava no local conseguiu fugir pela caatinga ao perceber a presença da polícia.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itaguaçu da Bahia.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Publicidade

Último dia do Mega aniversário de dois anos da Center Móveis e Eletros em Irecê.

Você não pode perder as ofertas especiais que preparamos para você nosso cliente amigo!!! Você que ta aí agora, aproveita que ainda dá tempo!

Não perca! ofertas até hoje, quarta-feira. Mega aniversário de dois anos da Center Móveis e Eletros em Irecê.

O aniversário é nosso, mas o presente é seu.

Localizada na Rua Augusto Pereira Nunes

Número: 173

Em frente ao Boticário ao lado do shopping Fiesta no coração de Irecê

Center Moveis e Eletros a loja que vende mais barato na Bahia!

Com entrega e montagem grátis em Irecê e Região

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Notícias

Prof. Erivelton à esquerda e alunos à direita recebendo as premiações.

É campeão!! Com alcance de 210,6 m, os discentes Rodrigo Alberto Sousa, Andjise Araújo e Werlys Oliveira, 3º ano do curso de Informática, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, foram campeões na 22ª Jornada Nacional de Foguetes.

A Jornada aconteceu no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 01 de novembro de 2019, na cidade de Barra do Piraí, e teve participação de 48 instituições de ensino de várias regiões do país.

A competição é integrada às atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) na qual participam alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Durante a Jornada os estudantes são avaliados em suas capacidades de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, cujo combustível é o gás carbônico proveniente da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

O coordenador local e professor de Física do Campus Irecê, Erivelton Façanha, fala da importância da conquista. “Foi a primeira vez que o IFBA Campus Irecê participou do evento e já obtivemos um excelente resultado. Esta olimpíada é de fundamental importância, pois, nela os alunos aplicam conhecimentos teóricos numa atividade prática. Nesse momento, o conteúdo de Física visto em sala de aula transforma-se num foguete que pode fazer um voo belíssimo, resultando em diversão e aprendizado” destaca o professor. “Certamente teremos uma equipe do IFBA Campus Irecê na mostra de foguetes do ano que vem. Nosso objetivo é melhorar o projeto desenvolvido este ano e obter um alcance ainda maior”, finaliza animado o docente.

Para Andjise “a Jornada de Foguetes lhes proporcionou de forma admirável uma ampliação de conceitos físicos passados anteriormente de forma teórica, não só despertando o interesse, mas também a criatividade na elaboração e execução de um projeto genuinamente próprio, capaz de ir cada vez mais longe”.

Werlys se diz “honrado em participar de um evento nacional no qual há interação entre o estudante e a ciência, como é o caso da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), e por ter conseguido o título de campeão”. “Agradeço às pessoas que puderam me proporcionar isso, e sinto-me alegre em saber que muitos alunos do IFBA poderão também participar deste evento em edições futuras", conclui o discente.

Rodrigo também fala da sua experiência em participar da 22ª Jornada de Foguetes. “Na minha concepção, foi um evento inspirador, que expôs uma nova perspectiva de aprendizagem, mostrando que o conhecimento, seja ele físico, químico ou astronômico, podem perfeitamente trabalhar em conjunto, e não estão presos a apenas suas ramificações teóricas”. “Toda a bagagem que adquiri com as palestras, oficinas e experimentações práticas, certamente, levarei para o futuro", finaliza.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Publicidade

A empresa é especializada em embalagens,  produtos descartáveis variados, artigos para festas e bomboniere.

A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.

Nesse período de final de ano, temos à disposição da população, lindas árvores e enfeites de natal com preços de inauguração.

A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Notícias

O Município de Canarana, localizado na região de Irecê, ganhou, na manhã da última quinta-feira (7), uma unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC).

No prédio do Fórum da Comarca de Canarana funciona o Cejusc, unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos, que tem a função de agilizar processos e oferecer amplo acesso à Justiça, de forma gratuita, ágil e sem formalidades, beneficiando todos os envolvidos.

A ação é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Canarana, Prefeitura Municipal de Barro Alto, a Faculdade Irecê (FAI) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio de Termo de Cooperação Técnica.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada pela Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, Presidente de honra do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que representou o Desembargador Presidente Gesivaldo Britto no ato.

A solenidade foi acompanhada também pela Coordenadora do Nupemec e Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos; pelo Gestor do Nupemec, Walter Nogueira; pelas Servidoras Cláudia Bandeira, da Assessoria de Comunicação do TJBA, e Giovana Filgueiras, da Universidade Corporativa (Unicorp); além de membros da Policia Militar e autoridades e representantes locais.

O Prefeito Ezenivaldo Alves Dourado, conhecido como o Prefeito Poeta, em seu discurso, agradeceu aos presentes e enfatizou que Canarana entrava para a história. “Tenho certeza absoluta, de que esse Órgão irá ajudar os Municípios de Canarana e Barro Alto. Então, eu só resto a agradecer as autoridades do Tribunal de Justiça. Estou feliz e satisfeito. A Prefeitura de Canarana, dentro das possibilidades e dificuldades que enfrenta, tem o objetivo de ajudar aquelas pessoas que não têm condições de pagar um advogado, que não tem condições de fazer um exame de DNA”, afirmou. Ao final, o Chefe do Poder Executivo recitou a poesia Lição de Vida, um resumo da sua trajetória.

Por sua vez, o Prefeito do Município de Barro Alto, Orlando Amorim Santos, pontuou que os cidadãos têm enfrentado dificuldades na resolução dos problemas referentes às pequenas causas relacionadas à Justiça. “Eu creio que, a partir deste momento, com a parceria que se cria entre os Poderes e voltados com o mesmo interesse de resolvê-los principalmente com as pessoas de baixa renda. Todos nós sairemos ganhando com esta situação e a resolução dos problemas virá de forma mais satisfatória e mais rápida. Estou muito feliz por esse evento, por essa iniciativa, pela implantação do Cejusc aqui”, afirmou o Prefeito.

A Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus abordou que o trabalho de fazer Justiça é da própria comunidade em resolver os seus próprios conflitos. “Fazer Justiça sempre foi uma prerrogativa de todos nós. Todos nós sabemos o que é justo, o que é certo e o que é conveniente para cada um. Nos casos onde há disparidade, há a necessidade da intervenção judicial e o juiz continua presente para dirimir esses conflitos onde não há igualdade entre as partes. Vamos resolver os conflitos na resolução, na pacificação. O conflito é necessário, a sociedade é beligerante, nós precisamos resolver os nossos conflitos e assegurarmos nossos direitos, mas isso vai ser resolvido na perspectiva do consenso entre as partes.”

A Desembargadora enfatizou ainda a importância dos Mediadores, os novos operadores do Direito, que são treinados pelo TJBA, através da Unicorp, neste processo de pacificação social.

Na oportunidade, a Juíza Rita Ramos falou sobre o conceito do Cejusc. “Será a casa onde haverá conciliação. Aqui nós realizaremos acordos, transações que serão homologadas pelo Juiz Titular da Comarca e Coordenador do Cejusc. São processos que farão parte de acordos, de acordo com a alegação da parte autora, a alegação da parte reclamada e aí sim nós faremos uma autocomposição. O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e também do Conselho Nacional de Justiça lançou como um dos objetivos das Metas a Conciliação”.

A Magistrada agradeceu aos Prefeitos parceiros e ao Coordenador da FAI pela aceitação da proposta do TJBA ao realizarem o Termo de Cooperação através do Nupemec, sendo um dos destaques da atual gestão do Presidente Gesivaldo Britto. Por fim, afirmou que os servidores são o baluarte da justiça, de fundamental importância para os Magistrados, na efetividade da prestação jurisdicional.

A nova unidade tem como Coordenador o Juiz José Onofre Alves Júnior, Titular da 2ª Vara do Juizado da Comarca de Irecê. Na solenidade, o Magistrado cumprimentou as autoridades presentes, saldando os cidadãos de Canarana e Barro Alto.

“Sinto-me honrado em presidir a cerimônia de inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito, serviço que trará relevantes benefícios a comunidade. O Cejusc revela-se como forte instrumento de ampliação e pacificação do acesso à justiça. Oferecendo serviços inteiramente gratuitos, com a importante missão de promover a pacificação social, por meio de métodos adequados na resolução de conflitos. Assim, estimula-se a autocomposição entre as partes, fortalecendo o diálogo, a fim de evitar litigiosidade e conflito”, disse o Magistrado.

“As orientações jurídicas, conciliações e mediações judiciais são disponíveis a toda a população. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Justiça vem fomentando a utilização das práticas consensuais de conflito em todos os Tribunais do país, sendo este um dos norteadores do novo Código Processual Civil”, completou.

Ao final do seu pronunciamento, enfatizou o empenho da Gestão do Presidente Gesivaldo Britto, da Juíza Rita Ramos, do Nupemec e dos servidores pelo sucesso da iniciativa da ação.

Atuação da Faculdade Irecê –Parceira do Cejusc nas unidades da região do Município de Irecê, a FAI, de acordo com o Professor Marcos Batista de Carvalho, Diretor Geral da Instituição, tem a intenção de somar e ajudar a população na resolução dos seus conflitos através da metodologia da Mediação. Além disso, há também uma abordagem para quem já judicializou ações na Justiça com a finalidade de tentar mediar uma solução para estes conflitos.

O Docente enfatizou que foram realizadas campanhas importantes, tais como: a Fazendária onde os municípios com déficit de pagamento de IPTU e de outras taxas tiveram a oportunidade de regularizar a situação de uma forma bastante interessante tanto para a Prefeitura quanto para o devedor. A instituição trabalha com os alunos dos Cursos de Direito, Psicologia, Farmácia e Enfermagem para atuarem no funcionamento do Cejusc.

Ao final do evento, os Prefeitos dos Municípios de Canarana e Barro Alto receberam das mãos da Desembargadora Joanice Guimarães o Livro lançado em comemoração aos 410 anos do Tribunal mais antigo das Américas. Na ocasião, também recebeu uma medalha comemorativa à referida data o Juiz José Onofre Alves Júnior, Titular da 2ª Vara do Juizado da Comarca de Irecê

CEJUSC – Concebidos originariamente pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 125/2010 e regulamentados, no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia, pela Resolução TJBA nº 24/2015, modificada pela Resolução TJBA nº 09/2019, os Cejusc’s são instalados pelo NUPEMEC.

Fonte: Ascom - TJ/BA



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
BRASIL

Ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) voltou a criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o petista deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde o ano passado. Em entrevista a jornalistas ontem (11), antes de uma palestra na universidade FMU, em São Paulo, o pedetista disse que o líder político “não tem escrúpulos”.

“Lula é um encantador de serpentes. A presunção dele é que as pessoas são ignorantes e que pode, usando fetiches, intrigas e a absoluta falta de escrúpulos que o caracteriza, navegar nisso. O mal que Lula está fazendo ao Brasil é muito grave e extenso”, afirmou o ex-presidenciável, que apoiou Lula pela primeira vez na eleição presidencial de 1989, quando era prefeito de Fortaleza, e no 2º turno da eleição de 2002 em também nas eleições de 2006, quando foi ministro da Integração Nacional.

No ano passado, Ciro rompeu com o PT e, desde então, passou a criticar de forma dura o partido. “O lulopetismo virou uma bola de chumbo amarrando o Brasil ao passado. Ele (Lula) está fazendo de conta que é candidato e que foi inocentado”, disse ex-ministro, ressaltando que nunca mais vai andar “com a quadrilha que hegemoniza o PT”.

Fonte: As informações são do Metro1



Compartilhar no Whatsapp