Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019
BAHIA

Líder nacional no número de parques, são 160 em operação, e na comercialização de projetos, a geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% no primeiro semestre de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A produção, entre janeiro e junho deste ano, foi de 7.262 Gigawatt/hora (GW/h), enquanto no mesmo período de 2018 foi de 4.844,2 GW/h. Além de registrar a maior taxa de crescimento, graças aos novos parques em funcionamento, os números fizeram o estado liderar nacionalmente na produção energética.

Segundo o Panorama de Energias Renováveis de setembro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), a geração de energia produzida no primeiro semestre deste ano, no estado, pode abastecer 9,6 milhões de residências/mês e até 28,8 milhões de habitantes. O estado apresentou os melhores aproveitamentos do vento para a geração de energia do país, no período. Os ventos baianos têm velocidade superior a necessária para a geração de energia, é unidirecional e constante. A região onde os parques estão instalados possui fatores de capacidade superior a 50% e atinge picos de 85% em meses mais produtivos.

“Nossos parques estão em ebulição. Somos o maior gerador de energia eólica, em uma região de semiárido, onde o povo está sendo beneficiado com a energia a partir dos ventos. Nós ainda temos muitos locais para instalar energia limpa e a Bahia será o futuro do Brasil na questão energética. Até 2024, o estado irá acrescentar mais de 1,5 GW na sua capacidade instalada”, afirma vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE).

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), até o final de 2019, outros cinco parques eólicos devem entrar em funcionamento. Os empreendimentos são Acauã, Arapapá, Papagaio, Teiú 2 e Tamanduá Mirim 2 e estão localizados no município de Pindaí, na região do Sertão Produtivo.

“Estimular a eficiência energética baiana tem sido foco do Governo do Estado nos últimos anos e os números correspondem. Além do crescimento em energias renováveis, com a atração de novos parques e ampliação da cadeia produtiva do setor, estamos diversificando as matrizes energéticas e em breve poderemos nos tornar ainda mais competitivos no país”, afirma Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

Em dezembro, o Brasil completa 10 anos do primeiro leilão competitivo exclusivo para energia proveniente de fontes eólicas, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em uma década, a Bahia assumiu o protagonismo, tanto em número de usinas quanto na capacidade de geração de energia. Já foram investidos cerca de R$ 16 bilhões nos 160 empreendimentos em operação, que conta com um potencial instalado de 3,99 GW e a geração de mais de 29 mil empregos diretos, na construção dos parques.

Energia Solar

A geração solar fotovoltaica centralizada na Bahia, gerada nos parques, cresceu 88% no primeiro semestre de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Foi produzido 745,3 GW/h em comparação aos 396,3 GW/h gerados entre janeiro e junho de 2018. Quanto à potência instalada, o estado registrou um crescimento de 1,46 vezes a capacidade instalada nesse período.

O estado apresenta os melhores níveis de irradiação solar para a geração de energia do país. O estado possui excelentes aproveitamentos com fatores de capacidade superior a 25%. A geração de energia produzida no primeiro semestre pode abastecer cerca de 1 milhão de residências/mês, beneficiando 3 milhões de habitantes.

São 24 parques solares fotovoltaicos em operação na Bahia, nos quais já foram investidos R$ 3,2 bilhões e gerados mais de 19,5 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção das usinas, o que representa um potencial instalado de 652 MW.

Fonte: Ascom-SDE/SEINFRA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Política

Município localizado às margens do Rio São Francisco, na região Nordeste da Bahia, Xique-Xique tem entre suas principais atividades a agricultura familiar, que impulsiona a economia e a geração de emprego e renda para a população local e da região. Tendo em vista a importância deste município para o estado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Bahia, apresentou uma proposta de mudança e melhorias com prioridade novamente na pré-candidatura a prefeito de Eduardo Pessoa, para as eleições em 2020.

Ele foi o segundo mais votado nas eleições de 2016 e a cúpula da legenda, sobretudo na pessoa da presidente e deputada federal Lídice da Mata, acredita que este é o melhor nome para as transformações políticas, econômicas e sociais que precisam acontecer neste município, que tem cerca de 46 mil habitantes.

Além de Lídice, a deputada estadual Fabíola Mansur; o ex-deputado federal e suplente de senador, Bebeto Galvão e todos componentes do PSB na Bahia apoiam e reforçam a importância dessa nova proposta para Xique-Xique.

“Meus amigos e amigas de Xique-Xique, vocês que desejam uma qualidade de vida boa, nesta cidade tão maravilhosa, o PSB quer lhe apresentar uma proposta de organização e de melhoria da condição de vida. Para este desafio, temos um nome como pré-candidato à prefeitura de Xique-Xique, que é o nosso companheiro Eduardo. Estamos juntos nessa caminhada em favor de uma nova Xique-Xique”, reforçou a importância desta pré-candidatura, Lídice da Mata.

Fabíola Mansur também validou a força do apoio do partido para esta nova “agenda política”. “Estaremos juntos em Xique-Xique para debatermos uma nova agenda para a cidade. Em Xique-Xique, o PSB terá nome, e esse nome é Eduardo”, enfatizou a parlamentar.

Em sua fala, Bebeto Galvão destaca e enfatiza o nome de Eduardo Pessoa como a mudança para o município. “A candidatura de Eduardo representa a mudança para melhor de Xique-Xique. Cuidar da economia rural, dos pequenos agricultores, do comércio e do turismo. Por isso, nós, os deputados do PSB, da Assembleia, apoiar a candidatura de Eduardo. Vamos todos, juntos, Xique-Xique para melhor”, concluiu o ex-deputado.

Fonte: Ascom - PSB/Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Publicidade

Mês das crianças na Center Móveis e Eletros tem ofertas que é um presentão para você também. Confira:

  • Fogão 4 bocas, 39,90 mensais
  • Fritadeira sem óleo, 29,90 mensais
  • Lavadora 10kg, 33,90 mensais
  • Smart tv aoc 32, 89,90 mensais

Corra até uma loja Center Móveis e Eletros e compre pagando barato com entrega e montagem grátis em toda região!

Center Móveis e Eletros, localizada na Rua Augusto Pereira Nunes, número 173, Centro - em frente o Boticário, no coração de Irecê.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Política

O ex-prefeito da cidade de Irecê, Luizinho Sobral (Podemos), que na semana passada havia sido condenado pela instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira – o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por crime eleitoral cometido nas eleições de 2012, quando disputou a Prefeitura de Irecê, ainda, mesmo que inelegível, tinha a esperança de poder participar das eleições do próximo amparado no Projeto de Lei 5029/19 que tem como uma das finalidades, alterar regras eleitorais.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro tinha vetado na última sexta-feira (27) trechos da proposta, inclusive sobre Inelegibilidades, prejudicando em cheio, Sobral.  Já nesta quarta-feira (02), o Congresso Nacional adiou a análise dos vetos do presidente.

Caso os vetos fossem mantidos, ficariam arquivados. Se fossem rejeitados, os trechos vetados por Bolsonaro voltariam a constar no projeto – favorecendo o ex-prefeito de Irecê. O próximo passo seria a promulgação, que formalizaria a lei, com a publicação no Diário Oficial da União.

Mas com o adiamento, partes do projeto que alteram regras eleitorais não poderão ser aplicadas nas eleições de 2020, porque precisariam estar em vigor até um ano antes do pleito – ou seja, precisariam ser analisadas até esta sexta-feira (04).

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Região

Um detento que estava custodiado na carceragem da Delegacia de Barra do Mendes, na região de Irecê, fugiu após serrar uma grade da cela, na última terça-feira (01).

De acordo com informações da polícia, Gledson Mello de Oliveira, saiu da delegacia, após serrar uma grade e fugir da cela. Ainda segundo polícia, Gledson havia sido preso por tentativa de homicídio contra Jaíne Rosa Santos Barreto, em março deste ano, durante o carnaval da cidade.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga. Além disso, uma perícia foi feita na cela.

Policiais militares realizam diligências com a finalidade de recapturar Gledson.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Notícias

Irecê - Na madrugada da última terça-feira (01), uma marcenaria localizada na rua Teotônio Otacílio Marques Dourado, no bairro Copirecê, foi furtada.

Segundo informações da polícia, os suspeitos arrombaram a porta dos fundos para terem acesso ao estabelecimento. Câmeras de monitoramento registraram parte da ação dos ladrões.

Ainda conforme a polícia, a dupla levou furadeiras, parafusadeiras e várias  máquinas de pequeno porte. Ninguém foi preso. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019
Notícias

Com o objetivo de elaborar a nova política estadual do setor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza a IV Conferência Estadual de CT&I. Antes disso, entre os dias 21 e 31 de outubro, 11 cidades baianas recebem as conferências macroterritoriais, também chamadas de conferências regionais, quando será possível discutir ideias, iniciar debates, entender as demandas locais, bem como eleger os delegados para o evento estadual.

A IV Conferência Estadual de CT&I será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador, com o tema ‘Bahia: Sociedade 5.0’. De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, o evento é necessário em razão do impacto das mudanças tecnológicas que fazem parte da contemporaneidade. “A conferência acontece em um momento de novo paradigma, com a reestruturação das relações produtivas, tanto no âmbito do crescimento econômico como de vida social”, afirma.

As transformações citadas pela secretária são estruturantes e precisam ser incorporadas no dia a dia para potencializar o desenvolvimento do estado. “Neste cenário, a Bahia e o Nordeste têm um déficit que precisa ser sanado para não ampliar a distância entre nossa região e os demais estados do país”, acrescenta.

Antecedendo a IV Conferência Estadual, os municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis, Vitória da Conquista, Seabra, Irecê, Barreiras, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Salvador e Serrinha recebem as conferências regionais, a fim de eleger 20 delegados para cada macroterritório, a partir de grupos formados por 4 integrantes. Os escolhidos ficarão responsáveis por apresentar as demandas de cada região, representando os segmentos empresarial, institutos de ciência e tecnologia (universidades, centros de pesquisa), poder público, sociedade civil organizada e entidades de representação setorial, como Fieb, Sebrae, Ibametro, dentre outros.

Entre os temas que serão discutidos estão: integração do ecossistema estadual de CT&I; temas estratégicos para pesquisas cientificas e tecnológicas; infraestrutura de CT&I; formação de pessoal para a sociedade 5.0; inovação tecnológica; financiamento de CT&I; tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável; e difusão de conhecimento e popularização da ciência. Detalhes como abertura das inscrições serão divulgadas em breve no site da Secti.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019
Notícias

Imagem ilustrativa

O vice-governador João Leão (PP) anunciou, durante encontro do partido nesta terça-feira (1) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), que o financiamento para construção de mais uma ponte sobre o Rio São Francisco foi aprovado.

A nova ponte ligará os municípios de Barra e Xique-Xique. Em anúncios feitos ainda no ano passado, o governo do Estado falou em um projeto de mil metros de extensão.

O financiamento será dado pelo Banco do Nordeste. Na ocasião, ele também anunciou a construção de 10 usinas de açúcar na região. Ele não deu detalhes sobre as obras, mas disse que a primeira já teve início.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp