O governo do estado apresentou aos deputados estaduais o Plano Pluri Anual (PPA) com todas as metas e diretrizes da administração estadual para o quadriênio de 2020-2023. De forma inédita, o PPA foi esmiuçado pelo secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, durante uma sessão especial nesta terça-feira (01).
A deputada Fabíola Mansur (PSB) ouviu atentamente cada item do plano e fez uma defesa das 11 emendas que ela apresentou ao PPA para incrementar o projeto com mais investimentos e iniciativas em diversas áreas, sobretudo na Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Infraestrutura e implementação de políticas para as mulheres.
Aeroporto de Irecê e mais cursos para Campus XVI da Uneb
Representante da região de Irecê na Assembleia Legislativa, a deputada Fabíola Mansur inseriu no PPA duas emendas específicas que podem beneficiar o território de identidade de Irecê. A parlamentar sugeriu que seja inserido no Planejamento do Estado a elaboração do projeto executivo de engenharia para a construção do Aeroporto de Irecê, uma pauta que a parlamentar já vem defendendo intensamente ao lado do prefeito de Irecê, Elmo Vaz. “O Aeroporto de Irecê é estratégico para a região e para toda Bahia. Fica no centro do Estado e será vital para a economia baiana. Essa é uma reivindicação do povo ireceense, do prefeito Elmo Vaz e toda região. Defendo que a cidade tenha o plano executivo para que, posteriormente, esse assunto seja retomado no governo federal”, defendeu Fabíola.
Além disso, Fabíola apresentou uma emenda que sugere a ampliação da oferta de cursos de alta demanda e performance no Campus XVI da UNEB, localizado em Irecê. A medida atende uma reivindicação regional, para garantir a permanência dos estudantes na região, evitando que eles precisem se deslocar para regiões mais distantes como Feira de Santana e Salvador. “Irecê é sede do território de identidade, localizado em posição estratégica da zona semiárida, composta por 20 municípios. Com a ampliação de novos cursos vai estender o acesso à educação pública na região, gerar novos empregos, qualificar a população regional e, consequentemente, impactar positivamente nos índices sociais do território”, destaca a deputada.
Fonte: Ascom - Fabíola Mansur
Dinheiro recuperado pela Policia Militar após furto em casa lotérica de Ubajara — Foto: Reprodução
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido informou que recuperou mais de R$ 2600 mil furtados de uma casa lotérica por um criminoso em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, na madrugada de terça-feira (01).
Ainda segundo a corporação, a Cipe Semiárido em conjunto com o policiamento local identificou o suspeito Joel Eduardo Lacerda Filho em sua residência. Ele teria confessado o crime e se colocou à disposição para recuperar o valor furtado. Joel disse à polícia que gastou parte do dinheiro com droga, guardou uma quantia dentro do colchão de sua casa e o restante entregou a Manoel Batista da Silva para guardar.
O dinheiro apreendido e os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
Uma onça-parda foi atropelada na Avenida Senador José Ermírio de Morais, na região do Tremembé, Zona Norte de São Paulo. Imagens que circularam em redes sociais mostram o animal deitado na via, mas quando as equipes especializadas chegaram a onça já havia retornado para a mata.
A prefeitura disse que equipes tentaram localizá-la por três horas, mas não a encontraram. De acordo com a Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o chamado ocorreu às 9h40.
Três equipes da Guarda Civil Metropolitana Ambiental e um veterinário da Secretaria foram acionados para fazer as buscas ao animal na Zona Norte. O objetivo, segundo a Prefeitura, era sedar a onça-parda e encaminhá-la para o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres.
Lá, o animal deveria receber o tratamento, e dependendo do quadro de saúde, seria devolvido ao habitat natural. Os órgãos não esclareceram as circunstâncias do acidente nem a gravidade dos ferimentos decorrentes do atropelamento.
Fonte: Revista Veja
Na ultima sexta-feira, o município de Presidente Dutra, na região de Irecê, foi balançado pela notícia de que o prefeito Silvio Mário de Almeida, conhecido por Silvão, teria sido multado pelo Ministério Público (MP) em quase um milhão e meio de reais, por descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o município e o MP de Irecê, em 2017.
A assessoria jurídica do município informou que “na verdade, o Ministério Público solicitou ao Poder Judiciário, a execução da multa. Portanto, não há multa cobrada. Vamos apresentar a defesa e demonstrar a boa fé do município no cumprimento de uma série de procedimentos, visando honrar o acordo com o Ministério Público, mas que, infelizmente, em razão das sucessivas crises financeiras que tem prejudicado mais de 93% dos municípios brasileiros, ainda não foram cumpridas todas as etapas. A realização do concurso é uma bandeira do governo e não há dúvidas que será realizado, uma vez dispondo dos recursos orçamentários necessários”, salientou o jurídico do município.
A cobrança do MP, para a execução do TAC , ocorreu a partir de solicitação apresentada pela oposição, liderada por Pedro Rocha (PSB) e pela a APLB Sindicato de Presidente Dutra, apontando contratações sem a realização de concurso público. De acordo com levantamento do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, são 394 servidores nesta situação, que o município agora será forçado a demitir.
Segundo o secretário de finanças, Vailton Mendes, “as demissões irão trazer reflexo direto na qualidade dos serviços públicos, especialmente na manutenção das estruturas e no atendimento, bem como vai afetar diretamente a qualidade de vida de quase 400 servidores e o comércio local, que tem nos servidores do município uma fonte certa de bons negócios”, salientou o secretário.
Fonte: Cultura & Realidade
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Muitos dos veículos recuperados pela PRF são clones de outros com mesmas características, marca e modelo. Desse modo, associado aos crimes de roubo ou furto, são identificados outros como uso de documento falso e receptação. Em 2019, já foram recuperados mais de 350 veículos furtados, roubados ou adulterados nas rodovias federais do estado.
Um caminhão VW/24.250 CNC, com ocorrência de roubo registrada em 2014, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira (01), em Seabra, região da Chapada Diamantina.
Abordado pelos policiais durante fiscalização de rotina no KM 408 da BR 242, o veículo era conduzido por um homem de 51 anos.
Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no caminhão. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.
Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar na realidade de um caminhão roubado em setembro/2014, no estado de São Paulo. Para não levantar suspeitas e ‘burlar’ fiscalizações, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes.
O veículo apreendido e o motorista foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local.
Como ocorre o crime de adulteração
Na adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.
A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Fonte: PRF/BA
A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) tem recebido muitas críticas na internet desde que votou a favor da reforma da Previdência. O PDT colocou a parlamentar “na geladeira” sob a alegação de que Tabata votou contra a orientação da sigla. Os principais ataques foram feitos pela liderança mais conhecida da legenda, o ex-governador do ceará Ciro Gomes (PDT). Tabata rebateu as declarações do ex-presidenciável em entrevista ao Congresso em Foco e afirmou que ele tem espalhado fake news para ganhar as eleições de 2022.
Segundo a deputada, o Ciro Gomes que se apresenta hoje não é o mesmo que concorreu em 2018 nem o que governou o Ceará na década de 90. “O Ciro Gomes que foi governador do Ceará é o Ciro Gomes que eu votei para presidente no ano passado. Agora, o Ciro Gomes que fica falando um monte de mentira, espalhando fake news pra garantir a eleição, pra mim não é tão diferente assim do que ele tá criticando”, disse. Em julho, por exemplo, o ex-presidenciável afirmou ao Estadão que a jovem parlamentar tem postura liberal e deveria aderir ao Movimento Brasil Livre (MBL).
“Nós não queremos representar os neoliberais. Tem aí o MBL. Por que ela não vai para o MBL?”, disse Ciro. Diante do cenário de polarização política que o país tem vivido desde as eleições, muita gente tem jogado a culpa no PT por tentar se manter no poder e ter se recusado a apoiar a candidatura de Ciro Gomes nas eleições do ano passado. Para a jovem parlamentar, que se identifica como progressista, não é correto culpar apenas o Partido dos Trabalhadores.
Na sua avaliação, Ciro e petistas travam uma “guerrinha de poder”. “Agora, quando a gente olha para o que acontece hoje, pra mim é uma grande guerrinha de poder que não leva a lugar nenhum. É claro que o PT foi irresponsável na campanha ao não apoiar o Ciro”. A parlamentar afirmou que Ciro Gomes era o único que tinha chance de derrotar Bolsonaro. Para Tábata, Ciro não foi justo com ela na reforma da Previdência. A deputada afirma que ele chegou a referendar sua posição e dizer a ela que compreendia seus motivos para votar a favor da proposta.
“Agora, nessa discussão nos últimos meses, o Ciro tampouco se mostrou responsável para o restante do país. Ele sempre apoiou a reforma da Previdência. Ele me disse no dia da votação que entendia a minha decisão. A proposta que ele apresentou foi muito próxima a que a gente votou depois de todos os ajustes”, revelou. Passados 11 meses da eleição, Amaral coloca Ciro Gomes no mesmo patamar do PT e afirma que ele tem priorizado discursar para a base apenas para ganhar a eleição de 2022. “Então ele não se mostrou muito diferente do PT quando ele prioriza falar para a base dele e garantir a próxima eleição ao invés de se por como uma liderança diferente do PT, que é fiscalmente irresponsável”, afirmou.
“Muito do que está acontecendo com o Brasil hoje é de responsabilidade dos dois lados. De um PSDB que não formou liderança e foi mais para a direita para se opor ao PT. De um PT que também não formou liderança e não admite que a gente tenha nenhuma outra liderança de outros partidos. Então a culpa não está só com a esquerda, acho que ela está com os partidos da pós-democracia”, disse a parlamentar.
Fonte: Congresso em Foco
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Foto: Google Street View O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores rede...
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Comércio, o Procon vai atender moradores de Irecê e da região, que...
Foto: Google Street View Os moradores de Irecê terão a oportunidade de ...
Rodovia BA-148 em Ibipeba — Foto: Reprodução Na manhã desta quinta-feira...