Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que uma pessoa a cada 10, na população de todo o planeta, passou fome no ano passado. O número totaliza 821,6 milhões de pessoas. Se consideradas as pessoas em condição “moderada” de insegurança alimentar, o total chega a 2 bilhões ou 26,4% da população mundial. Conforme o documento Estado da Insegurança Alimentar e Nutricional no Mundo, desde 2015, a taxa de prevalência de desnutrição em todo mundo parou de cair e manteve-se em 11%.

“A prevalência da insegurança alimentar moderada ou grave é baseada na escala de experiência de insegurança alimentar. Esse indicador vai além da fome e fornece uma estimativa do número de pessoas sem acesso estável a alimentos nutritivos e suficientes durante todo o ano”, diz o relatório. O estudo destaca a gravidade da situação infantil. É o caso dos 20,5 milhões de bebês que nasceram abaixo do peso (um em cada sete nascidos); dos 148,9 milhões de crianças menores de 5 anos com estatura baixa para a idade (21,9%); e dos 49,5 milhões menores de 5 anos com peso baixo em relação à altura (7,3%).

Continentes

Segundo o relatório, no ano passado, a Ásia (especialmente o sul do continente) teve o maior número absoluto de pessoas com fome: 513,9 milhões no total. Na África, 256,1 milhões de indivíduos estavam nessa situação e na América Latina e no Caribe, 42,5 milhões. Em termos proporcionais, a situação é mais grave no lado oriental da África, onde uma de cada três pessoas (30,8%) está subnutrida.

A ONU aponta como causas os conflitos locais, fenômenos climáticos e a retração econômica. “Juntos, a África e a Ásia têm a maior parcela de todas as formas de desnutrição, sendo responsáveis por mais de nove entre 10 crianças com atraso no crescimento e mais de nove entre 10 crianças com debilitação em todo o mundo”, assinala a nota da ONU.

Lusófonos

Apesar de identificar fome, a nota da ONU faz destaque positivo entre os países lusófonos (falantes da língua portuguesa), em especial do Brasil. “Nos últimos 12 anos, vamos dizer, a prevalência da subalimentação em Angola caiu pela metade, de 55% para 25% da população e em Moçambique também, a prevalência da subalimentação caiu no mesmo período, de 37% para 28%. Ou seja, em ambos os países, a tendência é positiva, porém, a situação continua preocupante. Em Cabo Verde e no Brasil, a situação é melhor. Em Cabo Verde, a fome atingiu 13% da população e menos de 2,5% da população no Brasil”, descreve o relatório.

O documento foi lançado por cinco agências da ONU: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); a Organização Mundial da Saúde (OMS); a Agência da ONU para Refugiados (Acnur); o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Programa Mundial de Alimentação (PMA; e o Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária (Ocha). Além dos problemas de fome e desnutrição, o relatório da ONU aponta para o problema de obesidade. “Em 2018, a estimativa é de que 40 milhões de crianças menores de 5 anos estavam acima do peso”, diz a nota da ONU.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou ontem (16) o edital do Processo Seletivo para cursos técnicos, nas formas integrada e subsequente, com ingresso em 2020.

São oferecidas 5.594 vagas, disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. Metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas, e 5% para candidatos com deficiência. Para Irecê são ofertadas um total de 160 vagas na forma integrada, assim distribuídas: 60 para Biocombustíveis, 50 para Eletromecânica e 50 para Informática.

As inscrições já podem ser realizadas e vão até o dia 20 de setembro, exclusivamente pela internet, através da página do Processo Seletivo. Para se inscrever, o candidato deve preencher os dados solicitados e gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35. Caso o candidato tenha cursado todo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano, antiga 5ª a 8ª série) em escola pública poderá solicitar, até o dia 22 de agosto, a isenção parcial da taxa de inscrição, pagando o valor de R$ 3,50, correspondente a 10% da taxa de inscrição.

O quadro de vagas do Processo Seletivo 2020 é composto por 3.030 vagas para 19 cursos da forma integrada e 2.564 para a forma subseqüente, em 17 cursos. Em Irecê só ofertamos os cursos na forma integrada.

Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de quatro anos, os candidatos devem ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. A seleção será através da aplicação de prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática). Assim como no ano anterior, a prova não terá redação.

As provas do processo seletivo acontecerão no dia 24 de novembro, das 9h às 12h30.

Mais informações:

Contatos no campus Irecê: 3688-6701/ 3688-6731

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias

Uma mulher identificada por Patrícia Mota dos Santos, 30 anos, foi presa na tarde desta quarta-feira (17) por policiais civis da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Irecê.

Em março deste ano, na residência de Patrícia, policiais encontraram 250 gramas de cocaína de alto grau de pureza, balança de precisão e várias embalagens comumente utilizadas para acondicionar drogas. As informações são da DTE.

A mulher, segundo a DTE, é apontada como integrante de uma organização criminosa responsável pela distribuição de cocaína na região de Irecê. Ela estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

A suspeita foi encaminhada à 14ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin/Irecê), onde está presa em uma das celas.

Atualização às 13h49 do dia 18/07/2019

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias

Em virtude de exploração equivocada por meio de redes sociais referentes ao óbito ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Irecê, a Secretaria Municipal de Saúde informa que lamenta profundamente pelo ocorrido e se solidariza com os familiares, bem como reitera à população seu compromisso em oferecer atendimento digno e humanizado aos pacientes e usuários dos serviços públicos de Saúde.

Em respeito à família e aos profissionais envolvidos, nos colocamos inteiramente à disposição dos órgãos legalmente constituídos, como Conselhos de Medicina e Enfermagem, para prestar todas e quaisquer informações, e contribuir para evitar a disseminação de informações equivocadas a respeito dessa lamentável ocorrência.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera seu empenho em oferecer sempre o melhor serviço à população, e destaca que continuará na jornada interminável de atenção à Saúde, recebendo a todos ininterruptamente e da melhor forma possível.

Irecê, 16 de julho de 2019

– Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Política

Em entrevista ao jornalista Evilásio Júnior no programa Café das 6 (Rádio Globo FM) desta terça-feira (16), o deputado estadual Jacó (PT) descartou a chance de se candidatar a prefeito de Irecê em 2020. Admitiu que o sonho de administrar o município que é a sua base eleitoral – foram 2.552 votos no ano passado – existe, mas que o momento é de manter o apoio a Elmo Vaz (PSB) e cumprir o mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia. “Estamos ajudando a governar Irecê, hoje uma cidade moderna e um polo regional”, disse Jacó, que elogiou a capacidade do atual prefeito Elmo Vaz em reverter a realidade de um município endividado e as críticas da oposição em obras estruturantes.

Deputado de primeiro mandato e vice-líder da bancada do PT na Alba, Jacó, que completa 54 anos nesta quarta-feira (17), também fez um balanço do primeiro semestre na Casa do Povo: minimizou os embates com a oposição – “faz parte da democracia” – e a falta de pagamento de emendas parlamentares para a base governista, inclusive – “sei das dificuldades, mas ainda não causou impacto”. Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento na Alba, o deputado petista rebateu ainda as acusações de que o governo do estado teria sido negligente por conta do rompimento com a barragem do Quati, em Pedro Alexandre. “É fácil querer culpar alguém. Centenas de barragens foram feitas no estado ao longo dos anos. Infelizmente, o que aconteceu foi em função do volume de chuva. O governador Rui Costa está empenhado e vai refazer essa barragem”.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou, na sessão desta terça-feira (16), as contas do Consórcio do Portal da Chapada Diamantina (COPCHAD), da responsabilidade de Luzinar Gomes Medeiros (PSD), relativas ao exercício de 2015. As contas não foram prestadas voluntariamente pelo gestor, razão porque foram tomadas por técnicos do TCM. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa.

O gestor foi multado em R$3 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas. E, terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$5,8 mil, com recursos pessoais, em virtude da ausência de comprovação da despesa. As contas do Consórcio, com sede no município de Mundo Novo, relativas ao exercício de 2014, foram igualmente tomadas em razão da ausência de prestação de contas mensal referente aos meses de julho a dezembro, o que caracteriza a reincidência na prática da irregularidade.

O gestor não comprovou a aplicação de recursos oriundos de repasses dos entes consorciados, e, ainda, não colocou as contas em disponibilidade pública. Também não foi apresentado o Estatuto Social, o Protocolo de Intenções e o Contrato de Rateio do Consórcio, nem as leis que ratificaram tanto o protocolo quanto o contrato. O gestor não inseriu os dados exigidos no sistema SIGA do TCM, nem encaminhou o orçamento da entidade, as demonstrações financeiras e a sua declaração de bens. Ainda cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp