Quarta-feira, 12 de Junho de 2019
Concursos

IF Baiano em Xique-Xique — Foto: Reprodução

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) divulgou na última sexta-feira, 31, editais para provimento de 72 vagas de técnico-administrativos e docentes em qualquer uma das 15 unidades da instituição localizadas na Bahia. São 36 vagas para professor da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e 36 para técnico-administrativo em educação nos níveis médio e superior.

Os campi do IF Baiano ficam em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Salvador, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

As inscrições podem ser realizadas entre 17 de junho e 16 de julho de 2019, exclusivamente via internet, através de link que será disponibilizado na página da instituição.

As vagas para docente são para o regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva, para as áreas de: Administração, Agrimensura, Agroindústria, Agronomia, Arte, Biologia, Filosofia, Informática, Letras/Libras, Educação Física, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia, Química, Nutrição, Sociologia e Zootecnia.

Já no caso dos cargos de técnico-administrativo, o regime de trabalho é de 40 horas semanais, exceto para o cargo de jornalista, com carga horária de 25 horas. As vagas são para Administrador, Contador, Jornalista, Odontólogo, Pedagogo, Técnico em assuntos educacionais, Assistente em administração, Técnico de laboratório (Biologia), Técnico de laboratório (Informática), Técnico em audiovisual, Técnico em artes gráficas, Técnico em enfermagem, Técnico em tecnologia da informação e Técnico em segurança do trabalho.

Sobre a seleção

A aplicação das provas para ambos os cargos está prevista para o dia 22 de setembro de 2019. Para o cargo de docente, a seleção inclui prova objetiva; prova discursiva nas áreas de Língua Portuguesa, Legislação do Serviço Público e Educacional e Conhecimentos Específicos; prova de desempenho didático e prova de títulos.

Candidatos à carreira de Técnico-administrativo farão apenas prova objetiva com as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Legislação no Serviço Público e Conhecimentos Específicos.

Saiba mais – Para mais informações sobre os editais, os candidatos devem consultar a página Concurso e Seleções no portal do IF Baiano. Outras dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail concurso@reitoria.ifbaiano.edu.br.

Fonte: Ascom - IF Baiano



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Junho de 2019
Notícias

O material apreendido – Foto: Divulgação/Polícia Militar

Dois homens foram presos com drogas, balança de precisão, duas espingardas de ar comprimido e um celular na manhã de terça-feira (11) na cidade de Irecê.

A Polícia Militar chegou ao local após denúncia de que no bairro Vida Bela, uma casa estaria funcionando como ponto de tráfico de drogas.

O material foi apreendido em várias residências. Kesley da Silva Nery e Paulo Sérgio Alves de Lima – ambos com 22 anos, foram presos e encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Junho de 2019
Esporte

O jovem do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, Ulan Bastos Galinski, de apenas 20 anos, vem se destacando como uma das principais promessas do mountain bike nacional. Atualmente ele mora em Governador Valadares, mas sua infância contribuiu muito para o atleta que tem se tornado. “O que sou hoje é graças ao lugar de onde eu vim. Nasci no Vale do Capão, um pequeno povoado na Chapada Diamantina com cerca de 2,5 mil habitantes. É um lugar muito livre que chamamos de ‘Vale Encantado’, rodeado de montanhas e muita natureza”, contou o ciclista.

“Tive uma infância muito livre. Como lá não tem violência, desde os 5 anos já saía sozinho na rua, então já fiz muitas loucuras. Nadava na enchente, pulava das cachoeiras, subia em árvores e também descia com jaca nos dentes e roubava frutas dos vizinhos”, afirmou rindo enquanto rememorava o passado. “Sou muito grato à minha infância, acho que uma das maiores dádivas de Deus é a parte da infância, já que ela é muito importante para a formação de um ser humano”.

Como era de se esperar, tamanha liberdade colocou Ulan em contato com a bicicleta desde muito cedo, principalmente porque ela era seu maior meio de transporte. A magrela era utilizada para fazer obrigações como ir para a escola e também nos momentos de diversão, como visitar os amigos ou jogar futebol.

Inspirações

A vida de competidor de mountain bike de Ulan começou apenas no final de 2013, quando ele tinha cerca de 14 anos. Logo de cara, a inspiração veio de dois exemplos da Bahia: Alexandre Arthur e Anilton Marques, os melhores mountain bikers do estado naquela época. “Eles eram campeões e aquilo virou febre! Todos os meus amigos começaram a competir! Inclusive, fui o último a começar. Então, fui fazer uma coisa em conjunto com meus amigos e foi assim que fui parar na minha primeira etapa do Campeonato Baiano”, relembrou.

Animado, Ulan passou a levar as coisas mais a sério, procurou um treinador e mergulhou de cabeça nas planilhas. A dedicação rapidamente gerou frutos e, em 2016, ele já colecionava dois títulos baianos de mountain biking, o que rendeu para o atleta um bom destaque local.

Saindo do Capão

A verdade é que um país do tamanho do Brasil certamente está repleto de grandes talentos esportivos que jamais serão descobertos. Para piorar, o mountain bike está longe de ser um esporte barato, não só pelo equipamento, mas também pelo custo envolvendo treinamento e as constantes viagens para competir. Por isso, em uma primeira fase de sua carreira, Ulan precisou trabalhar como garçom para poder sustentar sua vida competitiva.

Obviamente, dividir as atenções entre treinos, estudos e trabalho está longe de ser a melhor opção para um atleta. Por isso, o projeto Adote um Atleta da TSW, sua atual patrocinadora, caiu como uma luva na vida da jovem revelação – o exemplo de Ulan mostra a importância deste tipo de projeto que visa encontrar jovens que têm talento e precisam de apoio.

“É um projeto muito bacana para incentivar o pessoal em nível estadual. Nele, cada lojista adota dois ou três atletas, e foi aí que apareceu o cara que eu chamo de ‘anjo da guarda’, o ‘Maurício TSW’, representante da marca na Bahia. Ele me convidou para fazer parte da TSW Team Bahia em 2016”, contou.

Com o apoio para pagar inscrições e hospedagens, Ulan pode focar 100% em sua carreira de ciclista, primeiramente com objetivos estaduais e depois nacionais. Mais uma vez, o empenho gerou bons resultados, com ele conquistando a vitória na terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike na categoria Junior.

“Foi então que me descobriram em nível nacional. Em 2017, a TSW me fez uma proposta: caso conseguisse bons resultados naquela temporada, no próximo ano seria contratado como atleta na equipe oficial. Tive bons resultados e consegui manter uma constância, e aí fechamos este contrato. A partir de 2018, passei a ser atleta profissional da TSW Racing Team, a equipe oficial da marca”, contou.

Segundo o jovem atleta, uma de suas missões como esportista é justamente incentivar o maior número possível de jovens, usando sua própria trajetória para mostrar que atingir seus sonhos é possível. “Isso eu aprendi graças a ele”, explicou. Porém, o objetivo de Ulan, que saiu do Vale do Capão, conquistou a Bahia e agora se prepara para ganhar o Brasil é ainda maior. “Quero um dia ser atleta olímpico”.

Para esta temporada, Ulan pretende continuar sendo constante, apostando sua estratégia na conquista de pontos. “Quero me manter entre os três primeiros em minha categoria e entre os dez na Super Elite. Quero vencer o Campeonato Brasileiro de XCO, fechar o Brasil Ride entre os três melhores na categoria América e terminar o ano ainda na liderança do ranking na minha categoria”, explicou.

Para isso, certamente ele deve seguir com o foco nos treinamentos, além de apostar em algumas tecnologias como o canote retrátil e as bicicletas com suspensão integral. “Por enquanto ainda prefiro as hardtail pela minha característica de escalador, elas respondem melhor quando ataco na subida. Mas acho que vou mudar de opinião em alguns meses”, afirmou Ulan deixando um mistério no ar.

Fonte: Informações do site Pedal



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Junho de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Junho de 2019

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta terça (11), durante julgamento sobre o recebimento de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra parlamentares do PP no âmbito da Lava Jato, que “juiz não pode ser chefe de força-tarefa”. Ao votar contra o recebimento da denúncia, o ministro avaliou que a acusação pelo crime de organização criminosa contra quatro parlamentares da cúpula do PP se baseou em fatos já arquivados em outros processos.

Por esse motivo, Gilmar Mendes afirmou que os elementos na denúncia não poderiam ser acolhidos pela Segunda Turma do STF, “pelo menos enquanto se tratar de Corte de Justiça”. “A não ser que haja tribunais destinados a condenar nesse modelo de colaboração que se está a desenvolver, em que juiz chefia procurador. Não é o caso desta Corte, não é o caso deste colegiado. Juiz não pode ser chefe de força-tarefa”, acrescentou em seguida.

No último domingo (9), o site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens atribuídas ao ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a membros da força-tarefa da Lava Jato. Segundo a equipe do site, as mensagens trocadas por meio de um aplicativo de conversas por celular foram entregues por uma fonte que pediu sigilo e apontam para uma “colaboração proibida” entre o então juiz federal responsável por julgar a Lava Jato em Curitiba e os procuradores, a quem cabe acusar os suspeitos de integrar o esquema de corrupção.

Tanto o chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador da República no Paraná Deltan Dallagnol, como o ministro Moro disseram ter sido alvos de uma invasão criminosa de seus celulares e negaram qualquer irregularidade na troca de mensagens.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Junho de 2019
Região

Audiência pública ocorre nesta quinta-feira (13/6) para debater o assunto; as 17 cidades fazem parte de um conjunto de 281 municípios integrantes da última fase do recadastramento biométrico no estado

Na próxima quinta-feira (13), a partir das 14h, será realizada em Irecê uma audiência pública para apresentar a nova logística do recadastramento biométrico extraordinário em 17 municípios da região. O evento que acontecerá na Câmara Municipal de Irecê, será presidido pelo juiz José Batista Santana Júnior

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a audiência visa a acelerar o processo de biometrização dos eleitores residentes em América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Buritirama, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Souto Soares, Uibaí e Xique-Xique.

Ainda conforme o TRE-BA, somados, os municípios possuem 271.582 eleitores, dos quais 148.042 ainda não fizeram a revisão biométrica e podem ter seus títulos cancelados. O número equivale a 54,51% da soma do eleitorado das 17 cidades.

O TRE informa que a principal novidade da atual fase da revisão biométrica é o agendamento. Para evitar filas, o eleitor pode marcar dia e horário de atendimento por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br ou ligando gratuitamente para 0800 071 6505.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 11 de Junho de 2019
Educação

As Inscrições para o Programa Universidade Para Todos estarão abertas à partir de amanhã, 11 de junho. Para o próximo semestre estão disponibilizadas 33 bolsas (entre integrais e parciais) para os cursos de Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária e Psicologia da Faculdade Irecê - FAI.

Para se inscrever no Programa para o segundo semestre de 2019 é preciso ter participado do Enem de 2018 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

As inscrições estarão abertas até o dia 14 de junho e estão disponíveis à estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais informações, acesse: http://siteprouni.mec.gov.br/

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Junho de 2019
Publicidade

Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.

  • Açúcar R$ 1,90
  • Arroz Caçarola R$ 2,49
  • Tapioca R$ 3,99
  • Café Puro R$ 3,99
  • Óleo R$ 3,49
  • Fubá Vita Pop R$ 0,59
  • Arroz Branco R$ 1,65

Aceitamos cartões de crédito e débito!

Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem. Praça do Mercado, em nossa cidade.

Supermercado do Povo, o número um em preços baixos!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Junho de 2019

Às vésperas de o ministro Ricardo Lewandowski deixar a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o colegiado deve julgar nesta terça-feira, 11, um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, que pode colocá-lo em liberdade.

Integrantes do Supremo ouvidos reservadamente pela reportagem acreditam que a sessão pode servir para ministros darem recados ao ex-juiz federal Sergio Moro e à Operação Lava Jato, depois de o site The Intercept Brasil publicar o conteúdo vazado de supostas mensagens trocadas por Moro e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

As conversas supostamente mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas no aplicativo Telegram. O site afirmou que recebeu de fonte anônima o material.

O recurso de Lula começou a ser discutido em abril deste ano no plenário virtual do STF, mas um pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes no dia 12 do mesmo mês interrompeu o julgamento e fez com que o processo seja discutido agora presencialmente pelos ministros.

O colegiado fará nesta terça-feira sessões pela manhã e pela tarde, as últimas presididas por Lewandowski, que vai deixar o comando da turma, mas seguirá fazendo parte dela. No fim do mês, a ministra Cármen Lúcia – considerada linha dura no julgamento de investigados – vai assumir a presidência da turma e terá o controle do que será examinado nas sessões. A turma não se reunirá na próxima semana em virtude do feriado de Corpus Christi.

Em fevereiro, o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, negou o pedido de liberdade de Lula, que está preso desde abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O julgamento suspenso no plenário virtual da 2ª Turma envolve um recurso de Lula contra essa decisão de Fachin.

A Segunda Turma é composta pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Edson Fachin e pelo decano do STF, ministro Celso de Mello.

No caso em questão, Lula recorreu ao Supremo depois de o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ter negado individualmente um recurso do petista contra sua condenação no caso do triplex do Guarujá.

No entanto, a Quinta Turma do STJ – em decisão colegiada e unânime – confirmou em abril deste ano a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP), mas reduziu a pena do petista de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.

O pedido de destaque de Gilmar Mendes no plenário virtual do Supremo foi feito antes do julgamento colegiado desse outro recurso de Lula no STJ. Ou seja: existe a possibilidade do recurso de Lula no Supremo ter “perdido o objeto” agora, já que a Quinta Turma do STJ fez ajustes na decisão monocrática de Fischer. Na prática, a decisão monocrática de Fischer, contestada por Lula no Supremo, não existe mais.

Fonte: Veja



Compartilhar no Whatsapp