O deputado estadual Jacó (PT) repudiou, neste sábado, o mau uso, por parte da oposição de Irecê, de uma entrevista sua concedida no último dia 27 de março, ao programa "Política na Mesa" (Rádio Câmara).
Ao ser perguntado pelo jornalista Raul Monteiro sobre a gestão naquele município, Jacó respondeu que existiam, sim, dificuldades de diálogo do prefeito Elmo Vaz (PSB) com o povo e com a mídia, principalmente. Todas as críticas, reiterou, foram no sentido de "melhorar e sacudir a gestão". "Tudo já foi conversado. Eu, na política, tenho um lado, e é ao lado do governador Rui (Costa), de Lula e do prefeito Elmo Vaz".
Na terça-feira (14), o trabalho de Elmo Vaz repercutiu no plenário da tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O deputado Jacó elogiou a série de obras estruturantes que ele tem realizado em Irecê: mais de 140 ruas e avenidas e, a partir de junho, a Praça da Juventude, novíssima, com vários equipamentos.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
O bispo Dom Tommaso Cascianelli, da Diocese de Irecê, sofreu um assalto na noite da última quinta-feira (17), quando trafegava em um veículo pela rodovia BA-432, imediações do município de Lapão.
Ele estava acompanhado com três seminaristas que seguiam de Barra Alto – onde realizaram uma missa – para Irecê, quando foram interceptados por dois homens armados.
Segundo as primeiras informações, os suspeitos levaram dinheiro, pertences e o carro do bispo.
A Polícia Militar está em diligência para encontrar os suspeitos.
A Diocese de Irecê emite nota:
A Diocese de Irecê informa que Dom Tommaso Cascianelli se encontra bem após o episódio ocorrido ontem à noite.
Nosso Bispo diocesano, acompanhado de três seminaristas, voltava de uma missa em Barro Alto onde celebrou o Crisma.
Os pertences das vítimas foram levados (Inclusive o carro do bispo). Não houve nenhum dano físico.
Os detalhes do acontecido já estão em posse de quem é de direito.
Por hora, Dom Tommaso oferece orações pelos assaltantes, pedindo ao Bom Pastor a conversão e a paz do seus corações. Agradece a quem prestou ajuda e demonstrou preocupação.
De nossa parte, louvamos a Deus pela vida e integridade de nosso Pastor e dos jovens vocacionados.
Irecê, 17 de maio de 2019.
Cúria Diocesana
PASCOM
Fonte: Central Notícia
Não perca as grandes promoções de o Cimentão. Aqui você vai encontrar tudo que precisa para sua construção, do mais grosso ao mais fino acabamento. Temos os menores preços da região. 12% de desconto!
Estamos com grandes promoções de tintas, pisos, ferragens, cimentos, tubos e conexões, portas, janelas e muito mais.
Veja algumas de nossas ofertas:
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
A primeira partida da final do Campeonato Baiano Sub-20, entre Canaã e Bahia, acontece às 15h deste sábado (18), no Dourado, em Irecê.
Em busca do título do Campeonato Baiano Sub-20, o Canaã Esporte Clube enfrenta nesta sábado (18) o Bahia, às 15h, no estádio Joviniano Dourado Lopes, em Irecê, pelos primeiros 90 minutos dos 180 que definirão o campeão do Campeonato Baiano da categoria.
Para chegar na final, o time de Irecê despachou o favorito Vitória na disputa por pênaltis em pleno estádio Manoel Barradas, enquanto o Bahia – que busca o bicampeonato seguido – eliminou o Vitória da Conquista.
O jogo de hoje promete muita emoção! Venha apoiar o Vento Forte do Sertão.
Fonte: Central Notícia
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Um homem diagnosticado com H1N1 e três idosas com diagnóstico positivo para H3N2 morreram, na primeira quinzena deste mês, em Salvador, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última quinta-feira (16). As vítimas tinham 55, 73, 81 e 97 anos. De acordo com a SMS, nenhuma delas havia sido vacinada contra a doença durante a campanha de imunização deste ano. Com os casos, sobe para seis o número de mortes por conta do vírus Influenza A no estado.
Os seis casos ocorreram em Salvador. Assim como o homem de 55 anos, as duas primeiras vítimas também foram diagnosticadas com H1N1. Uma delas foi um garoto de 3 anos e a outra um menino de 10. Iniciada em 10 de abril, a estratégia imunizou até o momento cerca de 396 mil pessoas, número que corresponde a 58% do total da população alvo, segundo a SMS.
Aproximadamente 174 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde e professores do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas residentes na capital baiana ainda não procuraram os postos de saúde da rede municipal para receber a dose da vacina até então.
A meta da gestão é proteger pelo menos 90% da população elegível residente no município. No sábado (18), das 8h às 17h, ocorrerá um novo Dia D de vacinação contra gripe na capital baiana. A primeira ação foi nacional e aconteceu no dia 4. Nesta nova campanha, 189 pontos de imunização entre postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, creches, associações, igrejas e estações de transbordo estarão disponíveis para imunizar os grupos prioritários.
Confira algumas medidas de prevenção contra a gripe:
Lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos
Fonte: G1
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez uma alerta para o risco de vazamento radioativo em um depósito de resíduos de testes nucleares no arquipélago das Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico. A mensagem foi dada nessa quinta-feira (16) em um discurso para estudantes de Fiji.
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a estrutura é uma cratera coberta por uma camada de concreto, que foi construída na Ilha de Runit, pertencente ao atol de Enewetak. Guterres classificou como um "caixão" herdado da Guerra Fria. "O Pacífico foi uma vítima no passado, todos nós sabemos", afirmou o secretário.
A publicação lembra que entre 1946 e 1996, Estados Unidos, França e Reino Unido realizaram centenas de testes nucleares em ilhas do oceano. No Pacífico central, por exemplo, os americanos realizaram mais de 100 testes, dos quais 67 ocorreram entre 1946 e 1958 nos atóis de Bikini e Enewetak, nas Ilhas Marshall. Um desses testes foi o da bomba de hidrogênio "Bravo", em 1954, a mais poderosa bomba H detonada pelo país, com potência mil vezes superior à de Hiroshima.
"Estas consequências foram dramáticas em termos de saúde e envenenamento da água em alguns lugares", ressalta Guterres. Ele conta que se encontrou com a presidente das Ilhas Marshall, Hilda Heine, que está "muito preocupada com o risco de envenenamento de material radioativo na área".
Essa cratera é fruto da explosão da bomba nuclear Cactus, na Ilha de Runit, em maio de 1958. Anos depois da explosão, os resíduos contaminados de testes nucleares foram enterrados no local. Já em 1979, a cratera foi coberta por uma camada de concreto de 45 centímetros de espessura, porém o fundo não foi isolado por questões de custos.
Além disso, a estrutura deveria ser transitória, mas se tornou permanente e, quatro décadas depois, rachaduras já foram detectadas. Outro fator de risco é a elevação do nível do mar, provocada pelo aquecimento global.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo
Duas pessoas morreram em um acidente na madrugada desta sexta-feira (17) na BA-052, imediações de Feira de Santana. De acordo com as primeiras informações, o paciente Joaquim Duque Soares de Caxias, 78 anos e o acompanhante Domingos Soares Caxias, 35 anos, eram levados de ambulância de Xique-Xique para Salvador.
O motorista da ambulância, Valdemar Gomes Júnior e a Técnica de Enfermagem Silmária Batista Rufino da Rocha foram socorridos para uma unidade de saúde em Feira de Santana. O estado de saúde deles não foi divulgado.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Xique-Xique, o condutor da ambulância tentou desviar de outro que trafegava na contramão, onde perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira.
Nota da Prefeitura de Xique-Xique
A prefeitura de Xique-Xique lamenta profundamente o ocorrido e está prestando toda assistência e solidariedade a família das vitimas nesse momento de dor, com a disponibilização de toda a estrutura necessária através dos seus médicos, psicólogos, e assistentes sociais, bem como para o translado das vítimas e toda a assistência ao funeral.
Fonte: Central Notícia
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN