Segunda-feira, 08 de Abril de 2019
Notícias

Está aberta, até esta sexta-feira (12), a seleção de Coordenadores Culturais para o Projeto Escolas Culturais, com vagas para os municípios baianos de Brumado, Caravelas, Cícero Dantas, Ichu, Ruy Barbosa, Santa Inês, Tanhaçu, Teixeira de Freitas e Xique-Xique.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet. Os interessados devem enviar currículo com indicação de cidade para a qual deseja concorrer, carta de apresentação e motivação para selecao@iaspm.org.br, com o título do e-mail  “Coordenador Cultural”. Podem participar candidatos com ao menos nível médio, além de experiência em gestão ou participação em projetos culturais ou educacionais (clique aqui para mais informações).

A Jornada de trabalho é de 40h semanais e o regime de contratação é CLT. O salário é de R$ 2.424, com início imediato.

Com o objetivo de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas e as experiências culturais em comunidades locais e nos diversos territórios, o Escolas Culturais é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Casa Civil.

Fonte: Secom/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Abril de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Abril de 2019
Esporte

Na tarde deste domingo (07) no estádio José Rocha, em Jacobina, a equipe do Canaã da cidade de Irecê venceu o time da UNIRB pelo placar de 4 a 1.

A partida foi válida pelo quinta rodada da Série B do Baianão. Com a goleada, o Canaã chega a terceira colocação e empata em 9 pontos na tabela com o PFC Cajazeiras, segundo colocado no critério de desempate.

A equipe ireceense segue firme na briga pelo acesso à elite do futebol baiano.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Abril de 2019

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa neste domingo (7) um ano na cadeia, enquanto aguarda pelo julgamento de seu recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a terceira instância do poder Judiciário.

Lula foi preso em 7 de abril de 2018, pouco mais de dois meses depois de ter sido condenado em segundo grau a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) no "caso triplex".

O ex-presidente é considerado culpado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, ao supostamente ter recebido um apartamento no Guarujá (SP) como propina da empreiteira OAS em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras.

O ex-mandatário da construtora Léo Pinheiro diz que o imóvel pertencia a Lula, mas o petista nega ter sido seu proprietário.

Desde sua prisão, o ex-presidente cumpre pena na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, em uma cela de 15 metros quadrados com banheiro privativo e chuveiro elétrico, isolado dos outros detentos.

O recurso da defesa no STJ já está pronto para ser analisado pela Quinta Turma do tribunal, e o julgamento deve acontecer em breve. Se a sentença do TRF-4 for confirmada, Lula não terá mais como argumentar contra sua prisão após condenação em segunda instância.

Recentemente, os advogados do petista também protocolaram outra ação no STJ, pedindo a anulação do processo. A defesa alega que o julgamento caberia à Justiça Eleitoral, baseando-se em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre esse tema.

Lula ainda acumula uma condenação em primeiro grau a 12 anos e 11 meses de cadeia, também por corrupção e lavagem de dinheiro, mas no caso do sítio em Atibaia (SP) que seria de sua propriedade.

Fonte: ANSA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 07 de Abril de 2019
Notícias

Instituto Médico Legal de Irecê (Foto: Central Notícia)

Um homem identificado por Maurício Batista dos Santos, 27 anos, morreu na tarde da última sexta-feira (05) após sofrer uma descarga elétrica, segundo informações da Polícia Militar.

O caso aconteceu no distrito de Mirorós, em Ibipeba, região de Irecê. De acordo com populares, a vítima estava fazendo manutenção na rede elétrica de alguns loteamentos, quando ocorreu o acidente. Ele morreu na hora. As informações são da Polícia militar. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).  

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 07 de Abril de 2019
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 07 de Abril de 2019
Chapada Diamantina

Neste sábado (6), a Brigada Voluntária "Grupo de Defesa Ambiental Marchas e Combates" ganhou um grande reforço para o combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina. O grupo de brigadistas recebeu do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira equipamentos importantes de proteção individual, num investimento de mais de R$ 20 mil. A entrega aconteceu na Câmara de Vereadores de Mucugê e contou com o apoio do Instituto Nascentes do Paraguaçu (INP).

A ação é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no âmbito do programa Bahia Sem Fogo, com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A lista de materiais doados conta com mochilas costais para combate a incêndios florestais, coturnos, gorros de pala, gandolas, calças, abafadores, luvas e uma motobomba Mini Striker.

Educação ambiental - O secretário João Carlos destacou a imporatância da participação dos brigadistas em ações proativas. "Preservar é um dever de todos e sem a educação ambiental não vamos chegar a lugar algum. Esse é o nosso grande desafio, criar políticas públicas que dialoguem com a sociedade. Precisamos transformar a pauta ambiental em algo positivo", pontuou.

"Entendendo que a prevenção é mais importante que o combate, estamos desenvolvendo programas de educação ambiental com a comunidade e escolas para que possamos atuar em defesa do meio ambiente", explicou Laura Maliarenko, uma das dirigentes do Grupo de Defesa Ambiental Marchas e Combates.

"Estamos fazendo um levantamento da cultura e história do nosso povo, para que dessa forma possamos trazer a conscientização ambiental, gerar frutos e ações eficientes", ressaltou Danielle Vilar, presidente do INP.

Bahia Sem Fogo - programa criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O programa é coordenado pela Sema, que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

O Comitê é formado por representantes de instituições estaduais: Inema, Corpo de Bombeiros, Casa Militar do Governador (CMG) e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), de Saúde (Sesab), de Educação (SEC), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e de Turismo (Setur).

Fonte: ASCOM - Secretaria do Meio Ambiente - SEMA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 07 de Abril de 2019

Parte de uma ponte do complexo Alça Viária, que liga regiões do Pará, caiu na madrugada deste sábado (6) no Rio Moju, próximo ao município de Acará. Pelas redes sociais, o governador do estado, Helder Barbalho, que sobrevoou o local hoje nas primeiras horas da manhã, disse que o acidente teria sido causado por uma balsa que colidiu com um dos pilares da ponte, que é a terceira da Alça Viária. Dois veículos que passavam no local, no momento da colisão, caíram. Segundo Barbalho, um gabinete de crise foi instalado e, de manhã, representantes de diversos órgãos de segurança pública discutiram ações para acelerar o resgate das vítimas.

A mobilização da equipe de governo ocorre na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, em Belém. A corporação informou que já iniciou buscas na área. “É um dia triste, com esse episódio lamentável. Neste momento, a nossa prioridade é agilizar as buscas pelas vítimas e dar total apoio às suas famílias”, disse o governador. Segundo os bombeiros, nenhum tripulante, certificado ou documento da embarcação que atingiu a ponte foi encontrado no local.

Técnicos das secretarias estaduais também estão reunidos na sede do Corpo de Bombeiros para definir alternativas que garantam a mobilidade de veículos que utilizam a área da ponte. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai acionar judicialmente a empresa proprietária da balsa que colidiu com um dos pilares. A estrutura fica localizada na Rodovia PA-483, que sofreu avarias por constantes choques de embarcações e estava em reparos há cerca de dois meses.

Em entrevista coletiva à imprensa neste sábado (6), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que pelo menos cinco pessoas estão desaparecidas após a queda de parte da ponte da Alça Viária, que fica sobre o rio Moju, no interior do Pará. As vítimas estavam entre os tripulantes da balsa que atingiu um dos pilares da terceira das quatro pontes do complexo. Ele informou que decretará estado de emergência ainda hoje.

As primeiras informações dão conta de que a embarcação, que transportava dendê, teria perdido o controle. “Houve uma primeira tentativa de frear a balsa, mas não teria sido exitosa. Na segunda, teria paralisado o motor da balsa e a partir daí, ela ficou à deriva e colidiu com a ponte”, detalhou o governador, com base no relato de um trabalhador que estava no local.

Ainda segundo essa mesma testemunha, dois carros de passeio passavam pela parte afetada no momento da queda. No acidente, 200 dos 860 metros da ponte desabaram. “Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros fazendo as buscas e também solicitamos à Capitania dos Portos, que já está indo [ao local] com uma embarcação [equipada] com radar para colaborar”, explicou o governador.

Parte de uma ponte do complexo Alça Viária, que liga regiões do Pará, caiu na madrugada deste sábado (6) no Rio Moju (Foto: Fernando Araújo/Agência Pará)

Helder Barbalho disse ainda que a Polícia Civil já está investigando o caso e que proprietária da balsa já teria sido contatada e estaria indo ao local para prestar esclarecimentos. A ponte afetada é a terceira de um conjunto de quatro do complexo da Alça Viária construído sobre o rio Moju. Ela fica na rodovia PA-483 e liga a região metropolitana de Belém com o interior do estado

Para minimizar os problemas de deslocamento no local, as operadoras de balsas da região, que normalmente atuam com três embarcações de hora em hora e uma em regime de espera passarão a atuar com oito embarcações 24 horas por dia. “A partir de agora não mais horário fixo para as saídas de balsas, encheu, saiu”, explicou Barbalho.

Por causa da situação, o governador decretará ainda hoje estado de emergência no Pará. “Isso nos dará mais agilidade frente as demandas que estão surgindo”, justificou. Também como parte das providências tomadas pelo governo do estado, serão colocadas defensas – protetores de pilares – em todas as pontes do complexo da alça viária. “Essa ponte atingida não tinha defensa e nós havíamos colocado sinalização, que também não existia. Estamos em fase de contração das defensas, mas vamos fazer no critério de contratação de emergência por causa da excepcionalidade do caso”, afirmou.

Barbalho também vai autorizar obras para que a Estrada do Quilombola seja uma alternativa para veículos de passeio e ônibus. “Isso vai requer a construção de uma ponte que já foi autorizada”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 06 de Abril de 2019
Região

Após as ofensas, o homem foi localizado pelos policiais (Foto: Montagem/CN)

Na noite desta sexta-feira (05) por volta das 22h, uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, estava realizando uma operação no Distrito de Hidrolândia, no município de Uibaí, região de Irecê, onde diversas motocicletas irregulares foram apreendidas.

De acordo com o Centro Integrado de Comunicação – Cicom, Tarcísio Ferreira de Souza, 30 anos, utilizou a Rede Social Facebook para denegrir a imagem da Polícia Militar da Bahia. Ele escreveu: ‘Maiores ladrão a luz do dia’, se referindo aos policiais que estavam na ação.

O suspeito foi localizado e apresentado ao Plantão Central da Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde adotará as medidas necessárias.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Central Notícia.

WhatsApp: (74) 9.9973- 4626

E-mail: centralnoticia@hotmail.com

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp