Sábado, 23 de Março de 2019

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quinta-feira (21) que o ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, é "uma ministra com importância não muito grande", durante transmissão ao vivo no Facebook.

Bolsonaro comentava a proposta de reforma da previdência dos militares, dizendo que havia escutado seus auxiliares antes de apresentá-la, ontem, ao Congresso Nacional.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Notícias

Um jovem identificado por Paulo Henrique Alves da Silva, o Fofão, 18 anos, foi preso por uma equipe da Polícia Civil de Irecê.

Segundo a polícia, Fofão vinha sendo investigado por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão ocorreu na última quarta-feira (20) em uma casa localizada na rua Mundo Novo, bairro Lagoa do Barro.

Com ele, a polícia encontrou  18 petecas de cocaína, 01 trouxinha de maconha, R$ 105,00 em dinheiro, 02 balanças de precisão e 04 aparelhos telefônicos. As informações são da Polícia Civil.

O suspeito e todo o material foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Notícias

A deputada Jusmari Oliveira - Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia - lidera com outros colegas parlamentares, um esforço conjunto para que o decreto 9.642, publicado em dezembro de 2018  e que prevê o fim escalonado do subsídio da energia rural, seja revogado o mais rápido possível. O  decreto entrou em vigor em janeiro de 2019 e  acresce, em até 43%,  os custos do produtor com energia elétrica. A mordida é grande no bolso do agricultor  e a reclamação é geral, uma vez que a energia elétrica é um insumo fundamental no processo de irrigação das lavouras.

Para debater este assunto a Comissão de Agricultura realizará uma audiência pública com a participação de especialistas no setor. A reunião será nesta terça-feira, dia 26, as 9 da manhã, no auditório Jornalista Jorge Calmon, localizada no prédio da Assembleia. Jusmari é agricultora no Oeste Baiano e entende bem do assunto. Ela explica que o decreto tem impacto imediato sobre dois grupos de unidades de consumo: os de fornecimento de alta tensão (acima de 2,3KV), chamados de “Grupo A Rural, e os de baixa tensão (aqueles que estão abaixo de 2,3 KV), denominados de “Grupo B Rural”

Na opinião dela, o subsídio precisa ser mantido pois barateia os custos nos horários de pico da irrigação – das 21h30 às 6h – e ajuda a dinamizar a produção agrícola. “É fundamental essa luta em defesa dos nossos agricultores. Sabemos o quanto a agricultura significa na balança comercial brasileira e o quanto o setor impacto os outros setores  com repercussão direta na geração de riquezas, na oportunidade de novos negócios, na criação de empregos, faz movimentar inclusive a indústria e o setor de serviço tendo ainda um papel altamente relevante no reaquecimento da economia do País”, afirmou.

Jusmari entende que, em, razão destes fatores, todas as medidas devem ser adotas para incentivar a produção agrícola que ela chama de “mola propulsora da economia”. A parlamentar diz ainda que, desde a sua posse na presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia tem buscado a interlocução com os produtores rurais. “Exemplo disso foi a Audiência Pública que realizamos, na última terça-feira, dia 19, na sede da FAEB, (Federação da Agricultura e da Pecuária da Bahia), quando ouvimos todas as demandas do setor e propomos a criação de um fórum permanente de debate para que possamos levar as reivindicações dos produtores a todos as instâncias de governo”, finalizou.

Fonte: Ascom/ Deputada Jusmari



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Região

Um caminhão carregado de brita tombou no início da manhã da última quarta-feira (20) perto da comunidade de Brejo, zona rural da cidade de Gentio do Ouro, região de Irecê. Populares suspeitam que o acidente foi provocado após o motorista da carreta ter dormido ao volante.

De acordo com a polícia, o motorista ficou com ferimentos leves. O veículo que seguia com destino ao distrito de Pituba, no mesmo município, ficou destruído.

VÍDEO:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Economia

Para analisar os resultados da atividade econômica no Brasil e Bahia em 2018 e avaliar perspectivas para 2019, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizou ontem (20) uma Reunião de Conjuntura Econômica, na sede da Secretaria estadual do Planejamento (Seplan). O evento reuniu especialistas da Superintendência e da Seplan para investigar as atividades econômicas no pais e alguns dos indicadores socioeconômicos e fazer uma análise mais detalhada da conjuntura.

“As primeiras estimativas relacionadas ao desempenho econômico da Bahia apontam para um crescimento que novamente deverá acompanhar a tendência do PIB brasileiro”, afirma Gustavo Pessoti, diretor de Indicadores e estatística da SEI. Pessoti afirmou que a primeira projeção realizada pela SEI é a de um crescimento de 1,8% para a economia baiana em 2019.

Para o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, o crescimento da economia baiana será maior do que o apresentado em 2018, que foi de 1,1%, devido, principalmente, à ação indutora do Estado como promotor do desenvolvimento. “A ampliação da infraestrutura, com obras importantes de mobilidade urbana, a construção de novas unidades hospitalares, escolas, estradas, o apoio aos diversos setores, a exemplo da agricultura familiar, são fatores que vão contribuir com a elevação da nossa economia”, destaca.

O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Luiz Mário Vieira, ressalta o cenário que vem contribuindo para o crescimento da economia. “Já registramos uma recuperação no setor de serviços, demonstrado pelo aumento da demanda por crédito e também pela recuperação da confiança do consumidor”, avalia Vieira. Outro ponto destacado pelo especialista é a taxa de inflação controlada em 3,89% nos últimos 12 meses e a projeção do Banco Central e do mercado financeiro para a permanência desta taxa pelo menos em 2019.

Fonte: Ascom/Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Política

Sai o primeiro resultado de consultas públicas de avaliação dos governos municipais da região de Irecê, com medição da temperatura de tendência eleitoral para 2020. A C&R Pesquisas/Terra Viva, do site Cultura&Realidade, por iniciativa própria, está visitando todos os municípios da região, entrevistando moradores das principais comunidades.

Em América Dourada, a equipe entrevistou 340 eleitores do Distrito Sede, Nova América, Soares e Prevenido. Dos entrevistados nestas comunidades, 60% desaprovam a administração da prefeita Rose Dourado: 31% a consideram “péssima”, 15% julgam como gestão “ruim” e 14% avaliam como “regular negativo”.

Entre os que aprovam a prefeita, 3% a avaliam como “excelente”, 20% a consideram “boa” e 14% compreendem como “regular positiva”, totalizando 37% os indicadores favoráveis à forma como ela desenvolve as suas atividades à frente da prefeitura.

“Não quiseram” ou “não souberam responder”, 3%. Este baixo índice de “indecisos”, evidencia que a população destas comunidades, segundo a amostragem, está bastante consciente das avaliações.

Joelson venceria, se as eleições fossem hoje, em qualquer um dos cenários apresentados aos entrevistados (Foto: Reprodução)

TENDÊNCIA ELEITORAL – A pesquisa também quis saber a tendência de voto dos entrevistados para as próximas eleições que definirão prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em modo espontâneo, perguntou-se em quem a pessoa abordada gostaria de votar. Do total, 33% disseram “não saber”. Em números redondos, 9% manifestaram desejo de votar em Joelson Cardoso do Rosário (ex-prefeito), 6% em Rose Dourado (atual prefeita), 4% em Agnaldo Lopes, o “Guina” (ex-prefeito), empatado com Rosemário, também com 4%, seguido de “Gê”, com 3%. Não foi feito o teste para rejeição espontânea.

Em modo estimulado, para tendência de voto, foram feitas medições em três confrontos diretos. No primeiro, Joelson obteve 53% contra Rose, que não superou os 23%. Neste confronto, 24% dos entrevistados disseram não querer ou não saber responder.

No segundo teste de confronto direto, Joelson alcança a preferência de 54% dos entrevistados, contra 15% de Messias, ex-tesoureiro na primeira administração do prefeito Guina. “Indecisos” somam 31%.

No terceiro cenário de confronto direto, se as eleições fossem hoje, e a disputa entre Guina e Joelson, a disputa seria mais acirrada, mesmo assim com ligeira vantagem para Joelson.

Guina tem a preferência de 40% dos eleitores pesquisados, contra 43% do “Galego”. Nesta disputa, o número de indeciso é menor, apenas 17% disseram não querer ou não saber responder.

REJEIÇÃO – Ainda no modo estimulado, foram apresentados aos entrevistados, os quatro principais nomes da consulta, na expectativa de saber qual deles é o mais rejeitado nas comunidades visitadas. A prefeita Rose aparece com 28% de rejeição, Joelson 16%, Guina empata com Messias, 13% cada e 30% não quiseram ou não souberam responder.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Notícias

Uma operação envolvendo policiais civis de Irecê e Brasília prendeu na manhã desta sexta-feira (22) um homem foragido da Justiça do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, André Ferreira de Souza estava com dois mandados de prisão em aberto.

Ainda de acordo com a polícia, André é suspeito de roubo na capital brasileira. Ele foi localizado na comunidade de Achado, zona rural da cidade.

O fugitivo foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê e depois recambiado para Brasília.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Março de 2019
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp