Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Emprego

O SineBahia divulgou 36 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (21), na cidade de Irecê.

Os interessados devem se apresentar a unidade do órgão com carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Em Irecê, o SineBahia fica localizado na Praça Clériston Andrade, 100, área central da cidade, onde funciona o SAC.  Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3641-6972.

Vagas exclusivas para Irecê (21/02)

CARTAZISTA

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

NUTRICIONISTA

Ensino Superior na área

01 VAGA

COZINHEIRO

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

01 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

01 VAGA

REPOSITOR

Ensino Médio completo

Experiência mínima de 06 meses na função

03 VAGAS

ENCARREGADO DE SETOR

Ensino Superior na área

Experiência mínima de 06 meses na carteira

02 VAGAS

ANALISTA DE RH

Ensino Superior na área

Experiência mínima de 06 meses na função

10 VAGAS

AUXILIAR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

Ensino Superior na área

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA

FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS

Ensino Médio completo

Experiência na carteira

10 VAGAS

ESTOQUISTA

Ensino Médio completo

06 VAGAS

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aceitou o pedido de reconsideração referente às contas da Câmara de Vereadores de Bonito, cidade localizada na Chapada Diamantina, relativas ao exercício de 2017, da responsabilidade do vereador Alek Sandro Santana Béu (PDT).

O conselheiro substituto, Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, decidiu por alterar a decisão e considerar a aprovação das contas com ressalvas. A multa emitida a Sandro, no valor de R$1 mil, permaneceu no texto. Em seu pedido de reconsideração, o edil alegou já ter pago o valor estipulado pelo órgão fiscalizador.

Para isso ele “apresentou o Ofício nº 1681/2018 da Câmara Municipal, o Ofício nº 1151/2018 da prefeitura, a certidão de quitação da multa, a guia de conhecimento de receita nº 3265 acompanhada do DAM de arrecadação nº 12067, o comprovante de depósito identificado, e o extrato bancário da conta fornecida pelo setor de tributos da Prefeitura, sanando a irregularidade”, afirma o relatório do TCM sobre o pedido de reconsideração.

Mesa Diretora
Inclusive, o vereador Sandro foi reeleito, no dia 18 de dezembro do ano passado, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bonito para o biênio 2019/2020 e já foi empossado, sendo o primeiro vereador reeleito na Casa, juntamente com a chapa da qual fez parte.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Notícias

Aula inaugural contou com a presença da desembargadora Nágila Maria Sales Brito, que proferiu palestra sobre Violência contra a mulher e Educação Jurídica

Alunos, professores e convidados participaram na noite de segunda-feira, 18, da aula inaugural do Curso de Direito da FAI - Faculdade Irecê. O evento aconteceu no auditório da Faculdade e contou com a presença da Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, que proferiu uma palestra de abertura a todos os presentes.

Abordando o tema "Violência doméstica e a educação jurídica como instrumento de conscientização", a Desembargadora conduziu uma discussão sobre a problemática da violência doméstica contra a mulher no ambiente familiar e a influência de complexos fatores culturais, históricos e sociais na prática reiterada de tais ações. De acordo com a magistrada, esse tipo de violência, apesar de construída a partir de raízes culturais e história arraigadas, pode ser combatido com a promoção de uma educação jurídica mais presente nas vidas das pessoas, como um complemento dos direitos fundamentais do cidadão.

Dessa forma, encarado o problema da violência doméstica de forma crítica e participativa, alunos e professores tiveram o seu primeiro momento de integração e formação e puderam conhecer melhor a proposta acadêmica e a estrutura do curso que inicia suas atividades letivas.

Para o coordenador do Curso de Direito da FAI, Hebert Durães, O Curso de Direito da FAI é mais do que um espaço de formação técnica de advogados. Para ele uma graduação em Direito, por si só, representa um avanço na qualificação da cultura, do intelecto e do acesso à justiça como um todo. De acordo com o professor, a novo curso da FAI "representa a humanização das relações e a popularização dos direitos dos indivíduos. Não é mera coincidência que as pequenas cidades do Nordeste, que receberam o curso de Direito, apresentem expressivo crescimento em diversos segmentos, com notório incremento na economia e conscientização sócio-política", explicou Durães.

Ainda de acordo com o professor, o início deste Curso no Território de Irecê demarca uma conquista social importante para a população regional. "O curso de Direito ofertado por uma instituição genuinamente de Irecê, promoverá aporte socioeconômico na medida em que o investimento dos alunos retorna para a economia local, mantendo a riqueza em casa. O curso de Direito da FAI representa mais que uma opção de graduação na cidade. Representa desenvolvimento regional”, afirmou, entusiasmado. 

Segundo o Diretor Geral da FAI, Marcos Carvalho, O Curso de Direito da FAI nasce respaldado por Instituições reconhecidas da área jurídica.  “É um momento muito especial para nós, porque começamos o curso com o apoio e parceria da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que são Instituições rigorosas. Então, Isso nos deixa muito satisfeitos, porque demonstra que a FAI tem a sua credibilidade e responsabilidade social reconhecidas”, finalizou o professor.

Um pouco mais sobre o Curso de Direito da FAI - Com uma estrutura capaz de atender a todos os requisitos para uma graduação com capacidade didática devidamente reconhecidas, o Curso de Direito da FAI já se tornou referência desde o seu nascimento.

Ofertando 100 vagas anuais, o Curso de Bacharelado apresenta um corpo docente com excelente percentual de mestres e doutores, biblioteca física moderna e atualizada, núcleo de práticas jurídicas em funcionamento, através das Unidades do CEJUSC (Pré-processual e Processual), e um projeto pedagógico inovador e alinhado com o contexto social do Território.

Fonte: Ascom/FAI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Irecê

Visando melhorar cada vez mais o atendimento à população, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (15), na Praça CEU, um treinamento de Saúde Bucal. A ação foi voltada para dentistas e auxiliares que prestam serviço no município.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Tatiani Arruda Massoni, a ação contou com as palestras “Humanização e Acolhimento”, ministrada pelo Dr. Agostinho Ribeiro e “Central de Materiais e Esterilização” pela biomédica Uilgna Carla. “A capacitação foi importante para atualizar e também discutir conceitos com esses profissionais”, destacou. “Nossa intenção é garantir um tratamento de excelência para a população”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Irecê

O mercado de aplicativos para celulares (apps) tem previsão de crescimento de mais de 300% nos próximos 5 anos, segundo dados do eMarketer. Estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, perceberam essa evolução dos aplicativos e criaram a umbu.tech, que teve o seu primeiro aplicativo lançado em junho de 2017, o ‘Pede Aí’.

Os jovens passaram a desenvolver ferramentas que solucionem problemas das empresas da região e tragam mais comodidade à população. O app Pede.ai foi criado com intuito de facilitar a maneira de realizar pedidos delivery de comidas e bebidas. A ideia surgiu ao diagnosticarem a própria dificuldade e de vários amigos em pedir delivery em Juazeiro (BA). Foi quando eles decidiram arregaçar as mangas e aproveitar essa necessidade do mercado local. Hoje, o Pede.ai possui mais de 60 mil downloads e 125 empresas parceiras nas cidades onde está operando: Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Senhor do Bonfim (BA).

Após um ano e meio de operação nas primeiras cidades, segundo os jovens, evoluindo o aplicativo e validando a ideia com os restaurantes parceiros e usuários do aplicativo, a proposta para 2019 é expandir as operações em cidades da região, como Jacobina (BA), Salgueiro (PE), Serra Talhada (PE) e Irecê (BA), nesta última, o Pede.ai está sendo lançado já em fevereiro, e vai contar inicialmente com cerca de 10 empresas disponíveis para que as pessoas possam pedir, dentre elas: restaurantes, pizzarias, lanchonetes e comida oriental.

O acesso ao serviço pode ser feito através do site https://pede.ai, e as pessoas podem realizar o pedido pelo website ou baixando em seus celulares o aplicativo ‘Pede.ai’, que está disponível na Google Play, para aqueles com sistema operacional Android, e na App Store para pessoas que possuem o modelo iPhone.

Números

A quantidade de usuários de smartphones no Brasil chega a números continentais. É o que diz a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. No final de 2018, o país já possuía mais de 1 smartphone ativo para cada habitante, totalizando um número superior a 220 milhões de celulares inteligentes ativos no Brasil, com uma população estimada de 210 milhões de pessoas. A criação de aplicativos de diferentes funções cresce no mesmo ritmo e muitos jovens passaram a prestar muita atenção nesse mercado em expansão, com o Brasil sendo o 11º país mais lucrativo do mundo em downloads de apps.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Região

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (19/02), concedeu provimento ao pedido de reconsideração apresentado pelo ex-prefeito de Iraquara, na região de Irecê,  Landualdo Freitas Júnior, e emitiu novo parecer, agora pela aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2016. O relator, conselheiro Plínio Carneiro Filho, reduziu a multa imputada para R$7 mil, já que foi descaracterizada parte das irregularidades inicialmente identificadas.

No recurso, o ex-prefeito comprovou que investiu 25,64% dos recursos específicos na manutenção e desenvolvimento do ensino, superando, assim, o mínimo exigido de 25%, sanando o motivo que levou ao voto inicial pela rejeição das contas.

Em relação ao ressarcimento de R$32.643,36, o ex-prefeito apresentou dois processos de pagamento no total de R$16 mil, o que reduziu o valor a ser ressarcido aos cofres municipais, com recursos pessoais, para R$16.643,36.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Publicidade

Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.

Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

O cafeicultor Joel Marques de Oliveira foi o grande vencedor do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. O microlote da Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara (BA), na Chapada Diamantina, obteve nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10), com a soma dos júris Técnico e de Sustentabilidade. O titulo coloca a Bahia, mais uma vez, como um dos grandes produtores de café do Brasil.

O certame, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), teve nove lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados no Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Joel participa do grupo de produtores que são atendidos pelo projeto Café Chapada Diamantina, desenvolvido pelo Sebrae na região. O produtor participa do contrato de parceria entre a Fazenda Progresso e o Sebrae, que celebra várias soluções, entre elas o Sebraetec de Boas Práticas Agrícolas.

Cursos, capacitações, feiras, certificações e missões para outros estados são realizadas pelo Sebrae para capacitar os agricultores e fomentar a produção do café especial, que está sendo destaque em várias competições nacionais e internacionais.

Para o agricultor, o trabalho árduo, o clima da Chapada e as certificações conferem ao Café da Chapada esse toque único e diferenciado. “Estamos trabalhando para melhorar sempre. Fico muito feliz com esse prêmio, mas só me incentiva a buscar outras formas de aprimorar a nossa produção, inclusive com participação em cursos e capacitações que serão realizadas pelo Sebrae”, afirma Joel.

Para a gestora de Projetos do Sebrae em Seabra, Márcia Serra, os resultados positivos dos cafeicultores da região vêm do esforço diário dos produtores, que buscam se adequar às regras da certificação e aos desafios do mercado, motivando também outros empreendedores produtores a procurarem capacitações e consultorias especializadas.

“Estamos atendendo os produtores da Chapada Diamantina e sempre trazendo ferramentas importantes de gestão e qualidade. Na próxima semana, vamos começar com  a consultoria de Qualidade Total Rural, que foca na organização do ambiente de trabalho, diminuindo desperdícios, preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas, com maior satisfação e melhor autoestima”, explica.

Outra amostra de café premiada foi a da produtora Anália Luz de Alcântara, do Sítio Boa Vista, também em Ibicoara. O Café da produtora ficou em sétimo lugar, com a pontuação de 8,44.

Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, a premiação só comprova a qualidade do café produzido na Chapada. “Estamos felizes com mais esta conquista. O Sebrae é parceiro dos produtores e vai continuar apresentando soluções importantes para os agricultores, como a certificação, consultorias e capacitações específicas”, diz.

O concurso

A etapa do Júri Técnico do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi realizada na última terça-feira, 12 de fevereiro, no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto a Qualidade Global, conforme metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, atribuindo-se uma pontuação de Zero a 10 pontos para cada um.

O resultado do Júri Técnico corresponde a 90% da nota que, somada com a avaliação das práticas sustentáveis na propriedade, compõe a nota final.

O júri técnico foi composto pelas especialistas Camila Régia Arcanjo Teles e Isabela Cristina Abreu do Monte, do Grupo de Avaliação de Café (GAC), do Sindicafé-SP; e por Aline de Oliveira Garcia, Gina Maria Bueno Quirino Cardozo e Kátia Maria Cipolli, representantes do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

O Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto por meio de uma metodologia de análise sensorial e classifica e diferencia os cafés em quatro categorias:  Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir a consistência da avaliação.

Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp