Cerimônia realizada nesta quarta-feira (04) marcou a transmissão do comando do 7º Batalhão de Polícia Militar, em Irecê, pelo Tenente-Coronel Florisvaldo Passos Ribeiro. Ele assume a função em substituição ao Tenente-Coronel Gilson Soares Seixas, que ficou no comando do 7º BPM durante um ano.
Autoridades militares, lideranças políticas e comunitárias da região, participaram da cerimônia de passagem de comando.
O 7º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Irecê, é responsável pelo patrulhamento de 23 municípios.
Fonte: Central Notícia
Bahia registra 208 casos confirmados de H1N1 e 28 mortes pela doença até o dia 30 de junho. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (4).
Os casos foram confirmados em 51 municípios e os óbitos ocorreram em 15 deles. No último boletim divulgado pela Sesab, eram 27 mortes e 206 casos confirmados até o dia 27 de junho.
A morte mais recente do estado ocorreu em Salvador. A capital já registrou 14 óbitos.
De acordo com o G1, Os outros municípios com registro de óbitos foram: Apuarema (1); Camaçari (1); Feira de Santana (1); Irará (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (1); Monte Santo (1); Morro do Chapéu (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Sapeaçu (1); Saúde (1), Serrinha (1); Uruçuca (1) e Vitória da Conquista (1).
Fonte: Sesab
Venha conferir nossas linhas de hidratação capilar. Linha Capilar Bio Estrato.
Trabalhamos com Natura, Boticário, Jequiti e Hinode.
Paula Cosméticos, seu mundo da beleza
Rua do Comércio, 44, em Central/BA
Contato: (74) 99934 1294
Fonte: Informe Publicitário
Foto: Divulgação
Um projeto desenvolvido pelas estudantes Ana Lara Fideles e Iorrana Liriel Figueiredo, do curso técnico de Nutrição e Dietética, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê, do município de Irecê, na região do Centro Norte Baiano (479 km de Salvador), vem contribuindo para demonstrar as qualidades nutricionais do caxixe, um legume característico da região, mas que, segundo elas, é pouco valorizado na culinária local. Durante as pesquisas realizadas, as futuras técnicas em Nutrição e Dietética descobriram, por exemplo, que o caxixe é riquíssimo em fibras e pode ser utilizado em deliciosas receitas.
Denominado de “Rabic: redescobrindo as biodiversidades do caxixe”, as alunas apresentaram os benefícios e utilidades do legume durante a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. A estudante Ana Lara Fideles conta como surgiu a ideia do projeto. “Conheci o caxixe, que também é conhecido por cabacinha, através de minha avó que consumia o legume com regularidade, mas eu não via este produto da região sendo muito divulgado. Começamos a pesquisar e conhecer as diversas propriedades, sendo mais nutritivo que a abóbora”, afirmou.
Iorrana Figueiredo fala das qualidades do caxixe em relação à abóbora. “O uso do legume é muito benéfico. Têm mais fibras, carboidratos e proteínas que a abóbora, o que a torna muito mais nutritiva para o consumo. Para ter um exemplo, enquanto a abóbora possui 1,0g de proteína, o caxixe possui 2,9g. Em relação às fibras, a diferença também é legal. No caxixe é de 1,9g, enquanto na abóbora não passa de 0,5g. Por isso, acreditamos que redescobrir esse legume pode ser bastante benéfico a todos da região”, diz.
Ana Lara ressalta, ainda, que o projeto está contribuindo para a valorização do produto. “Esta oportunidade de trabalharmos o projeto é fundamental para nossa aprendizagem dentro do curso, de forma profissional, e no aspecto cidadão, de reconhecermos os valores da nossa região. Então, ficamos muito contentes de resgatar essa biodiversidade do caxixe e poder incentivar o consumo dela para moradores de Irecê e outras regiões”, afirma.
Conheça duas receitas feitas com o caxixe:
- Bolinho frito de caxixe com frango
Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
1 peito de frango
1 caxixe verde
1 pimentão
1 tomate
1 cebola
cheiro verde, a gosto
Sal, a gosto
Modo de preparo:
Corte o caxixe em cubinhos e pré-cozinhe
Cozinhe o peito de frango
Depois de tudo cozido, junte em uma tigela o caxixe, frango desfiado, sal, cebola, cheiro verde, pimentão, tomate
Depois coloque um pouco de farinha e a água morna, mexendo aos poucos até ficar uma massa homogênea ponto de bolinho para fritar
Verifique se o sal está bom
Em uma frigideira esquente o óleo e frite em porções o bolinho de caxixe, coloque para escorrer em papel toalha.
- Caxixe refogado com carne moída
Ingredientes:
1 caxixe verde
1 pimentão
300g de carne moída
1 tomate
1 cebola
Tempero a gosto)
Método de Preparo
Primeiro é preciso descascar, tirar as sementes e cortar o caxixe em cubinhos e reserve. O próximo passo é misturar o tempero, parte do pimentão, com fogo baixo, coloque o óleo e refogue a carne. Enquanto a carne não fica no ponto, corte as folhas de coentro e cebola. Depois que a água da carne diminuir é hora de acrescentar o caxixe. Com o caxixe já na panela, coloque 100 ml de água e espere um pouquinho. Por último, acrescente a cebola e o coentro. O prato pode ser enfeitado com o restante do pimentão e o tomate cortado em rodelas.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
O ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (MDB-BA) (Foto: Filipe Matoso/G1)
O juiz Vallisney de Souza, da Justiça Federal de Brasília, absolveu por falta de provas o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) da acusação de obstrução de Justiça.
Após a decisão, a defesa de Geddel divulgou uma nota (leia a íntegra ao final desta reportagem) na qual afirmou que a absolvição "estabelece a verdade e faz justiça" ao ex-ministro.
Atualmente preso em razão de outro processo, Geddel virou réu em agosto de 2017 após ter sido acusado pelo Ministério Público Federal de tentar atrapalhar investigações sobre desvios no fundo de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).
Em julho do ano passado, o ex-ministro da Secretaria de Governo chegou a ser preso, por decisão de Vallisney de Souza, em razão das suspeitas de que atrapalhava o andamento das investigações da Operação Cui Bono.
Entenda o caso
Segundo o Ministério Público, diante das negociações do operador financeiro Lucio Funaro para fechar acordo de delação premiada, Geddel passou a atuar para atrapalhar as negociações.
O ex-ministro do presidente Michel Temer fez, conforme o Ministério Público, contatos telefônicos com a esposa de Lúcio Funaro, Raquel Albejante Pita, na intenção de ameaçá-la.
Ao analisar a acusação, o juiz de Brasília escreveu:
"Não há prova de que os telefonemas tenham consistido em monitoramento de organização criminosa, tampouco de que ao mandar um abraço para Funaro, nos telefonemas dados a Raquel, o acusado Geddel, de maneira furtiva, indireta ou subliminar, mandava-lhe recados para atender ou obedecer à organização criminosa".
Vallisney de Souza ressaltou, ainda, que algumas testemunhas foram ouvidas, entre as quais Lúcio Funaro, a mulher do operador, a irmã dele, Roberta Funaro, e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Conforme Vallisney, a acusação de embaraço à investigação, chamada de obstrução de Justiça, exige que o réu "pratique atos consistentes".
No entendimento do juiz, na abertura da ação penal, havia fortes indícios da tentativa de Geddel de atrapalhar a apuração, mas, depois de ouvir testemunhas, o magistrado considerou que Geddel "não incorreu no crime".
"Os indícios de que Lúcio Funaro estaria sofrendo um constrangimento velado por parte do denunciado, por intermédio de ligações efetuadas pelo último à sua esposa Raquel, não restaram comprovados após os depoimentos judiciais prestados em Juízo. Tampouco há prova de que as investigações foram abaladas ou prejudicadas pelo contato de Geddel com a esposa do réu Lúcio", afirmou o juiz.
Esposa de Funaro
Conforme Vallisney, a esposa de Lúcio Funaro, Raquel Pita, disse que Geddel não a coagiu e que as ligações eram em razão da amizade que eles tinham. Para o juiz, não houve, portanto, prova de que Geddel tentou impedir a delação do doleiro.
"Além disso, não foram captadas mensagens ou registros telefônicos que demonstrem atos concretos de temor ou constrangimento de Lúcio, ou demais elementos probatórios que denotem o escopo delitivo apontado pelo MPF, de que teria havido monitoramento nocivo por parte de Geddel, com o fito de impedir uma eventual delação por parte de Funaro", afirmou.
Íntegra
Leia abaixo a íntegra da nota da defesa de Geddel:
NOTA À IMPRENSA
A sentença absolutória proferida pelo Juízo da 10ª Vara Federal do Distrito Federal restabelece a verdade e faz justiça a Geddel Vieira Lima, reconhecendo que o mesmo jamais constrangeu quem quer que fosse. Reconhece o que já havia sido afirmado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região quanto à inexistência de ilicitude na conduta de Geddel, declarando a improcedência da sensacionalista e falaciosa acusação do Ministério Público Federal.
A defesa segue confiando na Justiça e no esclarecimento dos fatos.
GAMIL FÖPPEL
Fonte: G1
Um homem identificado por Brendo Souza Santos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (04) por uma equipe da Polícia Civil de Irecê.
Em nota, a Polícia Civil informou que por volta das 10h de hoje, compareceu uma senhora à delegacia local alegando que estava próxima ao Mercadão, em Irecê, momento em que um homem a abordou e colocou a mão embaixo da camisa ( simulando está armado) e exigiu que fosse entregue o seu aparelho celular. Diante da grave ameaça, foi entregue o pertence ao homem. A senhora no mesmo ato percebeu que o rapaz não estava armado e tentou pegar o seu bem de volta, momento em que o rapaz a enforcou e agrediu e logo em seguida empreendeu fuga.
Ainda de acordo com a polícia, após narrar os fatos mencionados foi apresentado algumas fotografias de pessoas com características semelhantes a descrita pela vítima, tendo a mesma reconhecido como o suspeito. Brendo havia sido posto em liberdade por decisão judicial há aproximadamente 02 meses.
Na delegacia, o suspeito confessou onde tinha deixado o aparelho celular subtraído, tendo a equipe ido até o local e recuperado o bem da vítima. Brendo foi preso em uma das celas do Complexo Policial de Irecê. As informações são da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Ernandes Junior, Brando tem passagens policiais por crimes contra o patrimônio, ameaça e lesão corporal.
Fonte: Central Notícia
Com relação às recentes notícias publicadas por diversos canais de comunicação e através da circulação viralizada pelas redes sociais de uma postagem de origem desconhecida, informando que o “Descredenciamento na Atenção Básica feito pelo Ministério da Saúde irá deixar cerca de 200 mil pessoas sem atendimento”, o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), vem esclarecer de maneira minuciosa a verdadeira interpretação da informação que originou essa “fakenews” sobre o assunto e que está causando enorme desgaste institucional para todos os (as) secretários (as) municipais de saúde da Bahia.
Nota de esclarecimento sobre o descredenciamento AB
Considerando a Portaria nº 1.717, de 12 de junho de 2018, que descredencia Equipes de Saúde da Família (ESF) por não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica, lembramos aos municípios baianos que tiveram equipes descredenciadas, que esse fato se deu em razão do descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).
As Equipes de Saúde da Família de que trata a portaria citada acima se refere a situações nas quais a equipe não foi devidamente implantada ou estão sem funcionamento (profissionais conforme projeto credenciado, cadastro de CNES, etc.) não recebendo custeio federal até a presente data, não afetando o montante de recursos financeiros hoje recebidos, relativos à Atenção Básica, portanto não se trata de perda financeira municipal.
Em nosso estado, o fluxo para habilitação de Equipes de Saúde da Família acontece a partir da elaboração do projeto pelo município, que submete ao Conselho Municipal de Saúde, passa pela análise da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e submete-se à Comissão Intergestora Regional (CIR) para, após ser aprovado na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), ser remetido para o Ministério da Saúde (MS) para publicação em Diário Oficial com a respectiva reserva orçamentária para custeio federal.
Lembramos ainda que equipes credenciadas são aquelas que o município fez o projeto, passou pelos trâmites no estado (CMS, CIR e CIB) e foi feito o pleito do financiamento ao MS.
Cadastradas são aquelas equipes que, após publicação de portaria do MS, o município cadastrou os profissionais no CNES, começou a enviar produção e a receber o recurso de implantação e custeio.
Equipes implantadas (em funcionamento) por sua vez, são aquelas cadastradas no CNES, com funcionamento e envio regular da produção conforme portaria regulamentadora.
Reforçamos que o fortalecimento da Atenção Básica é fundamental para a organização do sistema de saúde, portanto realizam um efetivo processo de planejamento para ampliação da estratégia de Equipes de Saúde da Família em seu território.
Fonte: COSEMS/BA
Foto: divulgação
Unidades de Saúde da Família que seriam implantadas na região de Irecê, foram descredenciadas pelo Ministério da Saúde. Na Bahia foram 784 unidades, em 162 municípios.
A portaria 1.717, do dia 12 de junho, suspendeu o credenciamento das unidades por descumprirem o prazo para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. Na região de Irecê, a unidades ficam em Barra do Mendes (01), Barro Alto (01), Canarana (02), Central (02), Itaguaçu da Bahia (01), Iraquara (01), João Dourado (02), Jussara (03), Mulungu do Morro (02), Uibaí (01), Utinga (01) e Xique-Xique (09 unidades).
De acordo com o órgão, alguns projetos sequer saíram do papel antes do fim do prazo. Para cada Equipe de Saúde da Família, o Ministério da Saúde destina R$ 128.340,00 por ano, enquanto o Estado da Bahia destina R$ 18.000,00 para o mesmo período.
Na Bahia, o maior número de descredenciamento fica nas cidades de Ilhéus, Salvador e Feira de Santana, com 67, 61 e 46 unidades.
Fonte: Central Notícia
Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.
Aceitamos cartões de crédito e débito!
Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem. Praça do Mercado, em nossa cidade.
Fonte: Informe Publicitário
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Vítima foi socorrida ao hospital e está fora de perigo; caso está sob investigação da Polícia Civil — Foto: Reprodução...
Investimento de R$ 500 milhões projeta impactos positivos em diversos setores econômicos e sociais da região - Imagem Ilust...
Foto: CDL/Irecê...
Foto: Ilustração/Banco de i...