O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta quarta-feira (30) a decisão do Senado da Argentina que deu direito à mulher de decidir sobre o aborto.
"Lamento profundamente pelas vidas das crianças argentinas, agora sujeitas a serem ceifadas no ventre de suas mães com anuência do Estado" publicou nas redes sociais. Bolsonaro ainda disse que, no que depender do seu governo, o aborto jamais será aprovado no Brasil.
Mais cedo nesta quarta, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, também se manifestou contra a decisão. Sem citar a Argentina, o ministro das Relações Exteriores afirmou que "o Brasil permanecerá na vanguarda do direito à vida e na defesa dos indefesos, não importa quantos países legalizem a barbárie do aborto indiscriminado, disfarçado de 'saúde reprodutiva' ou 'direitos sociais'".
A postagem foi acompanhada de uma reprodução de notícia veiculada pelo jornal El País Brasil.
Após uma sessão que durou 12 horas, o Senado da Argentina aprovou, na madrugada desta quarta-feira (30), o direito de a mulher optar pelo aborto até a 14ª semana de gestação. A decisão histórica teve 38 votos a favor e 29 contra, além de 1 abstenção.
Até então, o procedimento era permitido em caso de estupro ou risco de morte da mãe. Agora, a Argentina se torna o primeiro país grande da América Latina a legalizar a interrupção da gravidez. Na região, a prática já era autorizada em Cuba, Guiana, Guiana Francesa, Uruguai, Porto Rico, na Cidade do México e no estado de Oaxaca - no México, esse tipo de legislação é decidido em nível regional.
Há dois anos, durante a gestão de Mauricio Macri, um presidente de centro-direita, projeto de lei semelhante foi derrotado no Senado por uma diferença de apenas sete votos. Agora, além de ter sido vitoriosa, a proposta era uma promessa de campanha do atual líder do país, Alberto Fernández, que certamente vai chancelar a decisão do Congresso.
A relação entre o Brasil sob Jair Bolsonaro e a Argentina com Fernández é marcada por rusgas e silêncio.
O presidente brasileiro fez campanha para Macri no pleito do ano passado e, depois da vitória do peronista, afirmou que não cumprimentaria o argentino. Também fez críticas ao "retorno do kirchnerismo" ao país vizinho, o que identificou como uma guinada de rumo da Argentina "em direção à Venezuela".
Logo após Fernández ser confirmado como presidente, Ernesto afirmou que "as forças do mal estão celebrando" e que "as forças da democracia estão lamentando pela Argentina, pelo Mercosul e por toda a América do Sul". Em uma série de posts em uma rede social, o chanceler escreveu ainda que a eleição do peronista traria "fechamento comercial, modelo econômico retrógrado e apoio às ditaduras".
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, foi ainda mais explícito em postagens nas redes sociais nas quais criticou o governo argentino. Em setembro, afirmou que o que estava acontecendo na Argentina devido à longa quarentena imposta por Fernández era uma "calamidade" e que o país tinha sido "destruído por seu governo socialista em poucos meses".
Recentemente, porém, houve uma aproximação entre os países, desde que o embaixador Daniel Scioli se instalou em Brasília. O argentino e Eduardo estiveram juntos em um jantar com outros diplomatas. À Folha ele afirmou que a conversa com o deputado brasileiro foi "informal e relaxada" e que a Argentina queria "colocar o foco nas coincidências e na agenda positiva com o Brasil".
No final de novembro, os presidentes fizeram a primeira reunião bilateral em quase um ano, na qual Bolsonaro iniciou a conversa com condolências pela morte de Diego Armando Maradona.
O encontro, que teve como pano de fundo a celebração do Dia da Amizade Argentino-Brasileira, foi realizado por videoconferência e durou cerca de 40 minutos.
Fonte: Notícias ao Minuto
A Coopec – Central informa a todos os centralenses e estudantes da região que estará com suas matrículas abertas a partir do dia 04 de janeiro de 2021, nas seguintes modalidades escolares: Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, com descontos especiais nas primeiras duas semanas de matrículas.
Vagas limitadas!
Sem dúvida, 2020 foi um ano marcado por grandes dificuldades, mas também por muita superação e resiliência, esse é o caso da Coopec, que teve que se reinventar em tempo recorde para continuar com sua missão de oferecer ensino de qualidade a um preço acessível.
Graças a Deus, com à ajuda dos Cooperados, Alunos, Pais e Colaboradores, conseguimos superar o ano letivo 2020, atendendo a todos os requisitos legais estabelecidos pelo Conselho de Educação do Estado da Bahia, para que o ano seja dado como válido. Deixamos 2020 com o sentimento de missão cumprida e sem dúvida, estamos muito mais preparados para enfrentar 2021.
Muito obrigado a todos que confiaram a educação de seus filhos à esse instituição de ensino com 18 anos de serviço prestado.
Aproveitamos a oportunidade para ressaltar que a Coopec não parou, não vai parar; ela continua.
Praça Cantídio Pires Maciel, 228, Central - Bahia
Whatsapp: (74) 99982-3748 / 99927-1064
E-mail: coopecentral@gmail.com
Fonte: Ascom - Coopec
Agência do Banco do Brasil de Irecê: Foto/Central Notícia
Esta quarta é o último do ano de 2020 para atendimento ao público nas instituições financeiras. Então, quem necessita ir ao banco para pagar contas ou realizar algum outro serviço de forma presencial, precisa ficar atento.
De acordo com a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, expediente de hoje será normal para a realização de todas as operações bancárias.
Já na quinta-feira, 31 de dezembro, os bancos não abrem, e nem no dia 1º de janeiro, que é feriado.
Nos dias que os bancos não vão abrir, a Febraban orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking e caixas eletrônicos para fazer transações financeiras e pagamento de contas.
Fonte: Da Redação
Maconha e cocaína são encontradas dentro de colchão – Foto: Divulgação/DTE
Na tarde desta segunda-feira (28), agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê, com apoio de policiais civis da Delegacia de Irecê, prendeu duas pessoas que tentaram enviar entorpecentes para um detento custodiado em uma das celas da carceragem.
Segundo a Polícia Civil, os agentes desconfiaram de um colchão levado para a delegacia e que seria entregue a um preso. Foi feita a revista e os policiais encontraram dentro do colchão mais de 800 gramas maconha e 420 gramas de cocaína, embaladas em sacos plásticos.
“Dando continuidade a ação investigativa, os policiais foram até a residência de uma mulher, apontada como sendo a responsável por "rechear" o colchão com drogas. Na casa da suspeita, a polícia encontrou outro colchão cortado ao meio, cola, material de costura e uma balança de precisão”, diz trecho da nota.
A PC informou ainda que as duas pessoas confessaram a prática criminosa e foram autuadas em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas.
“O envio de entorpecentes dentro de colchões é uma forma para tentar burlar a lei, mas a Polícia Civil está atenta para essa modalidade criminosa. Eles (criminosos) dificultam nosso trabalho, mas estamos preparados. Cortaram o colchão, utilizaram cola e uma pistola de cola quente para lacrar, ainda colocaram borra de café para esconder o cheiro, mas nada adiantou. Estamos atentos. Qualquer pessoa que tentar colocar objeto ilícito na carceragem responderá criminalmente. Vamos tomar todas as providências para que todas as pessoas envolvidas sejam responsabilizadas. Aqui não permitiremos desordem, sobretudo dentro da unidade policial”, alertou o delegado Alex Nunes Rocha, titular da DTE de Irecê, em nota encaminhada à imprensa.
Fonte: Da Redação
Posto do SAC em Irecê
A Rede SAC suspende o atendimento ao público na próxima quinta-feira (31), último dia do ano, em Irecê e em outras cidades baianas.
Segundo a Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb), postos que funcionam em shoppings da capital, também vão estar fechados no sábado (02).
Ainda segundo a Saeb, o funcionamento dos postos SAC no Estado será retomado a partir de segunda-feira (04), mas nos dias 29 e 30 de dezembro, o atendimento aos cidadãos segue o fluxo normalmente.
Vale ressaltar que o atendimento em toda a Rede SAC é 100% por agendamento. Para agendar basta acessar o SAC Digital através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro.
Fonte: Da Redação
Hemoba de Irecê: Foto/ Reprodução
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) precisa doação de sangue para atender à demanda transfusionais de Irecê e região. Os estoques estão críticos e necessitam de reposição de forma urgente.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.
Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.
Os doadores podem ir ao banco de sangue (anexo ao Hospital Regional de Irecê) à Rua Noel Nutels, em frente ao TFD, em Irecê, para esta semana, com atendimento de asegunda a quinta-feira, até às 13h.
Para mais informações, o telefone é (74) 3641 0379.
Fonte: Da Redação
Na madrugada deste domingo (27) por volta de 01h45, as pessoas de Honório Guerreiro e Tauan Henriqueda Silva, tiveram uma discussão por motivos banais no Brejo de São Gonçalo, município de Barra, sendo que os dois são residentes no em Xique Xique.
Em decorrência dessa discussão, entraram em luta corporal, tendo a pessoa de Honório Guerreiro se utilizado de uma faca que portava e desferido golpe em Tauan, que ainda permaneceu vivo por algum tempo, chegando a ser socorrido à sede de Barra, porém no caminho veio a falecer.
O SAMU, acompanhado com a polícia encontrou o veículo que removia a pessoa de Tauan na estrada e ao examiná-lo, percebeu que ele estava sem vida, tendo o corpo sido encaminhado ao Hospital Ana Mariane, a fim de ser submetido a exame de necrópsia.
Após praticar o homicídio, Honório Guerreiro fugiu do local do crime.
Fonte: Polícia Civil
Vítima morreu no local do acidente: Foto: Reprodução
Um acidente que ocorreu na noite de sexta-feira (25), na BA-052, entre os povoados de Achado e Lagoa Nova, zona rural do município de Irecê, ceifou a vida de um homem identificado pelo prenome de Edivandro, de 46 anos.
A motocicleta ficou presa na dianteira do veículo e foi arrastada. Segundo informações da polícia, o condutor da moto morreu no local. O motorista do veículo ainda não tinha sido identificado até o fechamento desta matéria.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Duas motocicletas foram apreendidas após os condutores serem flagrados por embriaguez e direção perigosa. As informações são da CIPE-SEMIÁRIDO.
Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, os ocorrem na quinta (24) e madrugada de sexta-feira (25), no bairro BNH Novo e bairro Centro.
Ainda conforme a CIPE-SEMIÁRIDO, os condutores e os veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.
Motos apreendidas:
Fonte: Da Redação
Hospital Regional de Irecê - HRI
Os municípios de Irecê e Seabra não possuem vagas em leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de adultos com Covid-19. As duas cidades possuem apenas um hospital cada uma, com UTIs reservadas para o atendimento aos casos mais graves da doença.
Em Seabra, o Hospital Regional da Chapada, com 100% de taxa de ocupação, é o único da cidade com leitos reservados ao tratamento da Covid-19. Entretanto, é possível, dentro da distribuição geográfica utilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), deslocar o contaminado para outras unidades da região centro-leste que possuem vagas, como Itaberaba, Serrinha e Feira de Santana.
O mesmo ocorre em Irecê, onde o Hospital Dr. Mário Dourado Sobrinho tem 100% das UTIs ocupadas, mas ainda é possível o deslocamento de novos pacientes para o outro hospital da região centro-norte: o Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina.
Fonte: Bahia Notícias
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...