O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou, nesta quarta-feira (22), o acordo entre Israel e o grupo palestino Hamas para libertação de reféns. “Espero que esse acordo possa pavimentar o caminho para uma saída política e duradoura para este conflito e para a retomada do processo de paz entre Israel e Palestina”, disse ele, durante a Cúpula Virtual do G20, que marcou o fim da presidência da Índia do bloco.
O Hamas anunciou hoje que a trégua em Gaza entrará em vigor às 5h desta quinta-feira. Representante da ala política do movimento, Musa Abou Marzouk disse que o grupo "está preparado para um cessar-fogo global e a troca de prisioneiros".
O acordo envolve a libertação de 50 reféns pelo Hamas em troca de uma trégua temporária de quatro dias nos bombardeios na Faixa da Gaza e da libertação de 150 prisioneiros palestinos por Israel.
G20
A partir de 1º de dezembro, o Brasil assume a liderança do G20, grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo e a União Europeia. A União Africana também tornou-se membro permanente durante a 18ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo, que ocorreu em agosto em Nova Déli, na Índia.
Em discurso na cúpula de hoje, o presidente Lula falou sobre a complexidade dos problemas globais e lembrou que entre as prioridades do Brasil no G20 está o fortalecimento da governança global “para lidar com antigas e novas questões”.
“Rivalidades geopolíticas persistem, a economia global desacelera e as consequências das mudanças climáticas se sucedem. O recrudescimento do conflito no Oriente Médio vem somar-se às múltiplas crises que já enfrentávamos”, disse.
“Esse conjunto de desafios vai exigir vontade política e determinação por parte de governantes e dirigentes de todos os países e organismos internacionais. Por meio do diálogo, temos de recolocar o mundo no caminho da paz e da prosperidade. O G20 tem um papel central a cumprir”, acrescentou.
Desde que assumiu o mandato, em discursos em diversas instâncias internacionais, Lula vem defendendo que o modelo atual de governança, criado depois da Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21. Para o presidente, é preciso uma representação adequada de países emergentes em órgãos como o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Hoje, esse conselho, com poder de tomar importantes decisões pela paz internacional, reúne apenas Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que têm poder de vetar decisões da maioria. Atualmente, fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.
O conflito
No dia 7 de outubro, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel, com incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.
Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.
Fonte: Agência Brasil
13 dos 15 Vereadores apoiam a gestão exemplar – Foto: Reprodução
A cidade de Irecê se destaca na região e no interior da Bahia pelo avanço econômico e social, pela riqueza de sua cultura e pela qualidade dos serviços oferecidos pela Prefeitura. A administração municipal teve audácia de concluir obras estruturantes e aumentar os investimentos em áreas como saúde, bem-estar, educação e qualidade de vida. Como disse Elmo Vaz, o sucesso do progresso é principalmente resultado de um relacionamento excepcional com o Poder Legislativo e da união do grupo que apoia o governo.
Para manter a coesão, o prefeito se reuniu com vereadores da base aliada nesta terça-feira (21) para apresentar os projetos do Executivo que serão apresentados à Câmara até o final do ano. Elmo Vaz enfatizou o nível de produtividade do encontro, destacando a possibilidade de melhorar ideias e desenvolver planos para um crescimento contínuo. Ao longo da reunião, a administração municipal discutiu o que já foi feito e as próximas ações que serão iniciadas.
Além disso, no âmbito político, o encontro ajudou a reunir questões pertinentes sobre as eleições majoritárias e proporcionais de 2024. O prefeito realçou a determinação de manter a cidade comprometida para o futuro e continuar trabalhando incansavelmente até o último dia do mandato.
A aprovação popular e o legado dos últimos sete anos da gestão de Elmo Vaz, permitem que 13 dos 15 representantes do Legislativo, apoiem a administração municipal.
Acesse www.centralnoticia.com.br para obter mais informações sobre Irecê e a região. Siga também no Facebook e no Instagram.
Fonte: Da Redação
O Brasil termina 2023 com mais uma marca negativa. Com a derrota por 1 a 0 para a Argentina na noite desta terça-feira no Maracanã, a Seleção perdeu um jogo em casa pela primeira vez na história das eliminatórias da Copa do Mundo (o país era o único da América do Sul que jamais havia perdido como mandante nas classificatórias para o Mundial). Ao fim da partida, a torcida protestou com gritos de "time sem vergonha", de "olé" para a troca de passes argentina e ofensas a Fernando Diniz.
Até hoje, foram 65 jogos como mandante em todas as eliminatórias sul-americanas. Nos 64 anteriores, o Brasil tinha 51 vitórias e 13 empates e feito 173 gols e sofrido só 29. E em apenas cinco partidas a Seleção não havia marcado: 0 a 0 com a Colômbia em 2004; 0 a 0 com a Argentina em 2008; 0 a 0 com a Bolívia em 2008; 0 a 0 com a Colômbia em 2008 e 0 a 0 com a Venezuela em 2009. Agora, entrou para a lista o 1 a 0 da Argentina em 2023. O levantamento é do Espião Estatístico do ge.
A primeira derrota em casa nas eliminatórias é mais um recorde negativo que a Seleção acumula sob o comando do técnico interino Fernando Diniz. Antes, o Brasil tinha perdido dois jogos seguidos das eliminatórias pela primeira vez e viu a Colômbia quebrar um tabu de nunca ter derrotado os brasileiros. Além disso, com o treinador já são seis gols sofridos em seis jogos, mais do que os cinco que a equipe dirigida por Tite levou em toda a eliminatória para a Copa de 2022.
Fonte: GE
Foto: Internet
A queda na taxa de desemprego no país, de 8% no segundo trimestre para 7,7% no terceiro trimestre deste ano, foi puxada principalmente pelo recuo do indicador em São Paulo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa no estado recuou de 7,8% para 7,1% no período.
“A queda no Brasil não foi um processo disseminado nos estados. A maior parte das unidades da Federação mostra tendência de redução na taxa de desocupação, mas apenas três estados registram queda estatisticamente significativa, principalmente por causa da redução da desocupação. E São Paulo tem uma importância dado o contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional”, explica a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.
Além de São Paulo, apresentaram queda significativa na taxa de desemprego os estados do Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e Acre (de 9,3% para 6,2%).
Em 23 unidades da Federação, a taxa manteve-se estatisticamente estável. Apenas em Roraima houve crescimento da taxa de desemprego,, ao passar de 5,1% para 7,6%.
No terceiro trimestre deste ano, as maiores taxas de desemprego foram observadas na Bahia (13,3%), em Pernambuco (13,2%) e no Amapá (12,6%). As menores taxas ficaram com os estados de Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%).
Comparações
Na comparação por sexo, a taxa de desocupação no terceiro trimestre foi de 6,4% para os homens e de 9,3% para as mulheres. Em relação à cor ou raça, a taxa entre os brancos ficou em 5,9%, enquanto entre os pretos o indicador foi de 9,6% e entre os pardos, de 8,9%.
Considerando-se o nível de instrução, a maior taxa de desocupação ficou entre as pessoas com ensino médio incompleto (13,5%). Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 8,3%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,5%).
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação
O SAC Móvel estará disponível na Praça Lia Barreto, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), sendo uma oportunidade única para os moradores de Presidente Dutra terem acesso a diversos serviços.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel oferecerá uma gama de serviços, que incluem emissão de Carteira de Identidade, cadastro de Pessoa Física, recadastramento de Pensionistas do Estado, emissão de Antecedentes Criminais, entre outros serviços.
O SAC Móvel oferece comodidade e praticidade, atendendo às demandas da população baiana, com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade a serviços essenciais.
A fim de promover a inclusão e garantir o acesso a serviços públicos de alta qualidade, o SAC Móvel visa fortalecer a cidadania e oferecer uma experiência positiva para os população.
Não perca a oportunidade de aproveitar esses benefícios. O SAC Móvel, que vai estar na Praça Lia Barreto, estará preparado para receber cidadãos que necessitam de serviços rápidos e eficientes.
Fique bem informado! Acesse o Central Notícia e fique por dentro de tudo o que acontece na região!
Fonte: Central Notícia
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...