Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023
Região de Irecê

Dois vereadores de Barra do Mendes, Suely Neto de Araújo e Miguel Alves de Araújo, foram denunciados por improbidade administrativa. Segundo a denúncia, os vereadores teriam utilizado um cheque de R$ 1.798,29 da Câmara Municipal para pagar um serviço de funilaria que nunca foi prestado.

Os vereadores teriam emitido o cheque em nome de Thiago Messias dos Santos, que seria o prestador de serviço. No entanto, Thiago é mecânico e não presta serviço de funilaria.

A denúncia foi protocolada no email:barradomendes@mpba.mp.br, da Promotoria de Justiça de Barra do Mendes, Se a denúncia for comprovada, os vereadores podem ser condenados a pagar multa, perder o mandato e ficar inelegíveis por até oito anos

Fonte: Bahia Infoc



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023
BRASIL

Candidatos que, por problemas de logística ou saúde (doenças infectocontagiosas), não puderam fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm de hoje (13) até sexta-feira (17) para solicitar, pela Página do Participante, a reaplicação do exame.

A medida vale também para pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. Segundo o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 12 de Novembro de 2023
Notícias

Veículo é identificado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para medidas legais como resultado da ação rápida da PRF

No km 408 da BR 242, no município de Seabra (BA), região da Chapada Diamantina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um caminhão na última quinta-feira (09).

A equipe da PRF confirmou que houve apropriação indébita nos registros de segurança durante a fiscalização do caminhão VW/25.420, de cor branca.

Após isso, uma equipe encaminhou o caso à Delegacia de Polícia Civil local para a adoção de medidas judiciais.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 12 de Novembro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 12 de Novembro de 2023
BAHIA

A realização cada vez mais frequente de feiras agroecológicas e orgânicas em municípios do interior e em diversos bairros da capital baiana está movimentando a economia do estado, gerando renda para os agricultores familiares e ampliando os negócios de empresas que comercializam implementos agrícolas. Agricultores experimentadores têm sido acompanhados pelo Governo e por cooperativas.

Natan dos Santos, da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região, localizada em Tucano, no Nordeste baiano, considera o momento atual bastante promissor para os produtores. “Todas as feiras de agricultura familiar possibilitam uma troca de experiências entre as empresas agroecológicas. Isso tem possibilitado uma série de parcerias, e é muito bonito ver que não tem disputa. A gente se junta para ter força e isso alavanca todo mundo”, diz Natan, que comercializa produtos derivados do umbu, como doce em barra, geleia de umbu e compota. “Além dos doces, produzimos polpa. A gente abastece todo o município de Tucano, entregando produtos para os colégios estaduais. Também revendemos a tapioca granulada, da empresa Monte Sabor, de Monte Santo”.

Natan já vem considerando a ideia de ampliar a produção para exportar os produtos para outros estados e, quem sabe, outros países. “Vamos lançar nossa cerveja de cajá no Empório da Agricultura Familiar no Rio Vermelho, em Salvador, neste final de ano”, anuncia.

A agricultora Edileuza Penha, da comunidade quilombola do Campestre, diz que foi através da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi) que conseguiu ter acesso às políticas públicas, o que lhe possibilitou a produção de alimentos orgânicos. “Agradeço por fazer parte desse segmento. Antes, eu não produzia de forma correta, mas pude ter acesso à assistência técnica e comecei a trabalhar de forma adequada para o bem maior da minha comunidade. Estamos lutando, através das parcerias, pra gente combater a fome”, diz Edileuza.

Já o representante Agnaldo Rodrigues, vendedor da CDO Agrícola, empresa de implementos agrícolas, falou da importância da realização das feiras agrícolas, por movimentarem a economia em diversos municípios do interior do estado. “Vendemos de seis a dez máquinas agrícolas em cada dia de feira”, diz Rodrigues, explicando que é fundamental esses novos equipamentos e toda essa tecnologia chegarem ao agricultor familiar, porque “eles ainda utilizam o facão como instrumento de trabalho”, correndo um risco muito grande. “Essas máquinas são desenvolvidas com toda a tecnologia para que ninguém sofra acidentes. Uma pequena máquina tem o desempenho muito grande. E o pequeno produtor ganha tempo e pode fazer outros afazeres durante o dia”, acrescenta Rodrigues.

Entusiasta das feiras agroecológicas, o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, diz que é sempre com imensa emoção que participa das feiras, cujos produtos são cada vez mais diversificados e saudáveis. “Temos conseguido organizar os agricultores e agricultoras, os trabalhadores rurais, as mulheres do campo, os jovens, pra que a gente possa construir um projeto melhor de sociedade para se viver”, diz Pereira, lembrando que “o Governo do Estado, o governo federal, a sociedade civil, as organizações populares, todos nós estamos construindo uma grande agenda pra vencer a fome no estado da Bahia".

Fonte: Ascom/BSF



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 12 de Novembro de 2023
BRASIL

A música forró recebeu oficialmente o reconhecimento como expressão da cultura nacional, após a sanção do projeto de lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira (07). Aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, o projeto destaca o forró como um dos gêneros mais autênticos da música brasileira.

O forró, originado da fusão de ritmos tradicionais do Nordeste, como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, tem uma história de aproximadamente sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia reconhecido as raízes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

A cerimônia de assinatura contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do deputado federal Zé Neto (PT-BA), proponente do projeto e da senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto no Senado.

Nas redes sociais, o deputado Zé Neto expressou sua satisfação, considerando o reconhecimento como um avanço significativo para o forró nordestino, conferindo-lhe maior grandiosidade, respeito e possibilidade de integração nas políticas públicas do país.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 11 de Novembro de 2023
Notícias

Delegado Heloísio Sandro recebe homenagem por anos de contribuição para a justiça local e serviço à comunidade – Foto: Redes Sociais

Na manhã dessa sexta-feira (10), Heloísio Sandro Lacerda, delegado aposentado da Polícia Civil da Bahia, foi homenageado durante uma cerimônia que ocorreu na Câmara de Vereadores de Itaguaçu. Heloísio Sandro recebeu o título de cidadão honorário da cidade, pelo seu trabalho dedicado.

Além do delegado Heloísio Sandro, os policiais militares Natanael Daltro dos Santos,  do 7° Batalhão de Polícia Militar, e Joelson Régis Figueiredo, da Academia de Polícia Militar, também foram homenageados.

A sala estava cheia de pessoas conhecidas e admiradores, que foram assistir às homenagens aos líderes incansáveis da força de segurança. 

Ao receber o título, o delegado Heloísio expressou sua gratidão com humildade, compartilhando memórias de obstáculos vencidos e casos resolvidos.  Ele ainda agradeceu pela oportunidade de ter servido à população de Itaguaçu da Bahia, e enfatizou o valor do trabalho conjunto entres as Polícias Civil e Militar a fim de manter a paz e a ordem.

Após a cerimônia, os aplausos ecoaram pelo recinto, representando o reconhecimento de toda a comunidade pelo o trabalho dedicado à justiça e à segurança.

Heloísio Sandro é mineiro, de Governador Valadares. Antes de ingressar na Polícia Civil da Bahia por meio de concurso público, serviu também à Polícia Civil de Minas, na função de Inspetor, por quase 30 anos. Morador de Uibaí, desde 2012, Dr. Heloísio se aposentou em meados deste ano. Além de Itaguaçu, prestou serviço em Uibaí, Irecê, Mulungu do Morro, Central e Canarana.

Sua trajetória, marcada por valores éticos e comprometimento, conquistou o respeito não apenas dos colegas de profissão, mas de todos os lugares por onde passou.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp