Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Publicidade



Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Notícias

Foto: Divulgação- BPA

Na chácara de um escultor acusado de matar quatro jovens em Arapiraca, Alagoas, foi encontrada uma cobra píton albina com mais de 5 metros de comprimento. Os corpos das vítimas, com idades entre 17 e 20 anos, foram descobertos na última sexta-feira (19) dentro de um poço na propriedade do autor, que é atirador desportivo e caçador (CAC).

De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, o animal é uma espécie exótica de origem asiática. Conhecida como uma das maiores serpentes do mundo, a píton asiática é capaz de matar suas presas por asfixia, enrolando-se nelas. Neste caso, a cobra é albina, o que a torna ainda mais rara. Ela era mantida pelo autor do crime em um banheiro, juntamente com uma jiboia.

A píton tem a capacidade de se reproduzir sozinha e, devido à falta de predadores no Brasil, sua presença ao ar livre pode causar desequilíbrios ecológicos. Ambas as serpentes foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Chacina

As vítimas foram identificadas como Letícia da Silva Santos, 20 anos; Lucas da Silva Santos, 15 anos; Joselene de Souza Santos, 17 anos; e Erick Juan de Lima Silva, 20 anos. A mãe de Letícia e Lucas relatou que os jovens estavam desaparecidos desde 13 de abril e trabalhavam para o escultor, que produzia imagens sacras para várias cidades de Alagoas.

Ela também informou à polícia que moradores da zona rural de Arapiraca ouviram cerca de 20 tiros em sequência, o que chamou a atenção. Os investigadores encontraram o local dos possíveis disparos, que servia como ateliê do escultor. Os corpos foram encontrados dentro de um poço, e a operação para retirá-los do local durou cerca de cinco horas.

O escultor foi preso e confessou o crime junto com um sobrinho e um comparsa, que estão foragidos. Ele alegou ter matado Lucas e Erick após supostamente serem furtados por eles. O escultor afirmou que deu um tiro acidental em um dos jovens enquanto os procurava e, em seguida, decidiu executá-los todos.

Na propriedade, foram encontradas pelo menos 10 armas de fogo e uma caminhonete, além das duas cobras criadas pelo escultor. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Notícias ao Minuto



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
BRASIL

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi atendido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a Polícia Federal (PF) que complemente a investigação sobre as fraudes nos cartões de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro, de sua filha, Laura, e de assessores do seu governo.

“Acolho a manifestação apresentada pela Procuradoria-Geral da República e determino o retorno dos autos à Polícia Federal”, escreveu o ministro.

A decisão reabre o inquérito, que já havia sido dado como encerrado pela PF. O delegado Fábio Alvarez Shor apresentou o relatório final do caso no mês passado e sugeriu o indiciamento do ex-presidente e de outras 16 pessoas pela falsificação dos comprovantes de vacinação da covid-19.

Bolsonaro foi indiciado pela PF, mas Gonet afirmou que precisa de mais informações para decidir se oferece denúncia contra o ex-presidente.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Emprego

VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 23/04/2024

VENDEDOR EXTERNO

Ensino Médio Completo

Experiência com atendimento ao cliente

Possuir CNH AB e veículo

02 VAGAS

ESTAGIÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, BIOMEDICINA OU ESTÉTICA

Ensino Superior Incompleto

03 VAGAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Ensino Médio Completo

Experiência com serviços administrativos e financeiros

Conhecimento em WORD e EXCEL

01 VAGA

GERENTE ADMINISTRATIVO

Ensino Superior Completo

Experiência na área

Disponibilidade para viajar e residir em outra cidade

02 VAGAS

SUPERVISOR

Ensino Superior Completo

Experiência na área

Disponibilidade para viajar e residir em outra cidade

02 VAGAS

MONTADOR DE MÓVEIS

Ensino fundamental completo

Experiência na área

01 VAGA

VENDEDOR INTERNO

Ensino Médio Completo

Experiência na área

01 VAGA

OPERADOR DE PRENSA

Ensino Fundamental Completo

Experiência na área ou Ajudante de carga

01 VAGA

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Região

Agricultores cultivam e distribuem alimentos sem veneno para a população da região – Foto: Reprodução

Tomate, tangerina, melancia, beterraba, cebola, milho, alface, rúcula, agrião. Uma diversidade de frutas, legumes e hortaliças cultivadas e processadas sem nenhum tipo de agrotóxico, inseticida, pesticida ou adubo químico. Esse é o cenário da agricultura familiar com base agroecológica utilizada no cultivo de alimentos saudáveis em diversas regiões da Bahia.

Neste sábado (20), a Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome visitou duas unidades de produção primária vegetal em Ibipeba e uma unidade de processamento de vegetais no município de Barro Alto, ambos na Região de Irecê, na região da Chapada Diamantina.

“É uma agenda muito importante e podemos perceber que não é à toa que Irecê é conhecida como território agroecológico. É uma diversidade de alimentos limpos e sem veneno distribuídos nesses hectares de terra”, afirmou o Coordenador-geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira, ao pisar no chão da plantação de 9 hectares em um território de 7,5 hectares de terra no povoado onde o agricultor Antônio Aloísio cultiva uma variedade de plantas e alimentos: “Essa diversidade inclui milho, tomate. Temos cebola, cenoura, beterraba, temos a área também de hortaliças, aipim, tomate salada, repolho e muitas outras coisas”, conta Aloísio, que semanalmente abastece famílias da região com alimento fresco, seguro e nutritivo. “Além dessas pessoas, eu também consigo vender pra fora. A gente entrega nas cooperativas, tem escolas semanais para famílias e entrega pra merenda escolar também.”

A equipe caminhou entre as plantações e, após alguns passos, encontrou um pé de tangerina entre as frutas e legumes. É a plantação do agricultor Joaquim Sodré, que acredita no poder dos alimentos orgânicos para a saúde dos baianos: “Na verdade, trabalhar com orgânico é tudo. Orgânico é saúde. A gente trabalha com saúde e saúde é tudo. A gente não usa nada de veneno. Nós trabalhamos com esterco, palha de mamona como coberturas, nós não usamos nada que prejudique o solo e a vida”, celebra Joaquim.

Joaquim e Antônio são agricultores e vizinhos. No entanto, não há competição ou rivalidade entre eles, mas colaboração e esforço coletivo. Não se vê nem uma cerca separando seus quintais. Eles se ajudam, conta o trabalhador: “A gente tem um grupo. No nosso grupo, tem 12 pessoas. Cada um tem sua propriedade e tem a hora que está mais apertado para o trabalho. Então, a gente faz um mutirão. Aí junta o pessoal todo, filho, esposa, faz um mutirão na mesma propriedade e depois faz na propriedade de Antônio. Então, é uma parceria”.

Raramente, os trabalhadores vão ao mercado comprar comida, porque eles já têm os melhores alimentos que precisam, e quando um não tem algo específico, geralmemte, um agricultor do grupo o tem e abastece o colega. Ao consumirem poucas embalagens que guardam os alimentos industrializados, os agricultores também geram menos lixo para a natureza, mostrando mais uma parte da sustentabilidade promovida pela agricultura familiar.

Parte do alimento cultivado pelas unidades primárias passa pela unidade de processamento vegetal Orgânicos do Quintal, em Barro Alto, cidade vizinha. A coordenação do Bahia Sem Fome conheceu de perto o trabalho da agroindústria gerida pelos irmãos Mateus e Paula Ferreira. Na agroindústria, são processados alimentos saudáveis, sem nenhum tipo de veneno, com zero ou baixíssimo teor de açúcar. São mais de 70 itens certificados, entre extratos de tomate, geleias, doces e temperos. “Nem no extrato de tomate a gente põe açúcar, como os vendidos no supermercado. A gente remove a acidez utilizando a cenoura do nosso próprio cultivo”, explica Paula Ferreira, atual coordenadora do projeto Agroecologia em Rede: Mais Alimento Mais Vida, apoiado pela Rede CAR junto à Rede Povos.

Paula também é integrante da Rede de Agroecologia Povos da Mata, que é um OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica). É o OPAC o responsável pelo credenciamento dos agricultores certificados no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg), órgão administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do governo brasileiro em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A Rede é o único sistema participativo de certificação da Bahia de produtos orgânicos produzidos no estado.

Para um agricultor se certificar, aderindo ao sistema, precisa se vincular a um grupo com no mínimo de três agricultores que não produzem alimentos com veneno, conforme explica Paula Ferreira: “Então, eles se vinculam ao núcleo mais perto e começam a fazer o processo de certificação, quando são realizadas duas entrevistas a cada ano”.

O estado da Bahia está em fase de regulamentação da Lei de Agroecologia e Produção Orgânica (Lei n.º14.564, de 16 de maio de 2023), sancionada ainda no mês de maio de 2023 pelo governador Jerônimo Rodrigues, sendo seu primeiro projeto de lei enviado a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA.

Fonte: Ascom BSF/Camila Fiuza



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Abril de 2024
BRASIL

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (25) o terceiro encontro do Observatório Nacional da Mulher na Política para discutir temas que vão impactar a vida das mulheres que participarão das eleições municipais de 2024. Desta vez, o debate será sobre as novas regras para campanhas femininas.

“Candidaturas laranjas”

Desde 1997, a legislação obriga os partidos a reservar no mínimo 30% das candidaturas para mulheres nas eleições proporcionais – para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

No entanto, até recentemente era prática mais comum apresentar as chamadas “candidaturas laranjas”, como forma de burlar a lei.

A procuradora da Mulher da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), lembra que, nas eleições de 2016, mais de 14 mil mulheres não tiveram nenhum voto. “Muitas delas sequer sabiam que o CPF delas estava contando para a chapa, e ali ficaram materializadas as candidaturas laranjas”, explicou Soraya.

Novas regras

Para as eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) previu diversos critérios objetivos para caracterizar fraudes na cota de gênero.

Pela nova norma incorre em fraude a candidata que, por exemplo, tiver votação zerada ou pífia, apresentar prestação de contas idêntica a outra ou que não promover atos de campanha em benefício próprio.

Fonte: Classe Política



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Região

A Embasa informa que o abastecimento de água está interrompido, em Irecê e microrregião, para a correção emergencial de um vazamento na Adutora do São Francisco, detectado ontem (22), no trecho próximo a Itaguaçu da Bahia. Os serviços de correção serão concluídos até o final da tarde de hoje.

O abastecimento de água será regularizado gradativamente a partir da noite do mesmo dia. Até a normalização do serviço, a Embasa recomenda o uso econômico da água disponível nos reservatórios domiciliares.

Cidades afetadas: Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Central, Jussara, João Dourado, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, Lapão, São Gabriel, Presidente Dutra, Uibaí e povoados pertencentes a estes municípios.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Publicidade