Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023
BRASIL

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), intensificou acenos e elogios ao presidente Lula (PT) nas últimas semanas, em movimentação que tem chamado a atenção do PT e de aliados da tucana. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Raquel foi eleita em 2022 no segundo turno, quando não declarou voto na disputa presidencial. Um ano depois do pleito, a gestora tem feito gestos visíveis a Lula.

A publicação relembra que os acenos ocorrem em meio a dificuldades da governadora com o Legislativo no estado. O governo de Raquel tem relação instável com os deputados estaduais, que falam em complicações no diálogo sobre projetos e em pleitos junto a secretários.

Em outubro, Raquel sofreu a mais dura derrota na Assembleia Legislativa, que decidiu, por 30 votos a 10, derrubar vetos dela à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O jornal diz ainda que a governadora tem ido a Brasília todos os meses para conversas com ministros em busca de investimentos e recursos para o estado.

Nas redes sociais, Raquel chegou a evitar citar o nome de Lula em algumas ocasiões, como no lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em agosto, em evento no Rio, quando agradeceu ao governo federal.

Um mês depois, ela mudou o tom em cerimônia de lançamento do PAC em Pernambuco. “Temos a sorte de ter na Presidência o nosso embaixador sentado na cadeira do Palácio do Planalto como presidente da República”, afirmou, em discurso ao lado de ministros de Lula. O petista é pernambucano.

Nas semanas seguintes, em ao menos três ocasiões, Raquel publicou fotos com Lula nas redes sociais. Em uma delas, desejou feliz aniversário ao presidente pelos seus 78 anos, completados no dia 27 de outubro.

O senador Humberto Costa (PT-PE) diz acreditar, “por todos esses sinais”, que há uma aproximação política dela com o governo Lula, mas não vê uma aliança imediata.

“No curto prazo, é pouco provável, até porque a composição política do governo Raquel tem um peso significativo de setores mais à direita e a gestão tem alguns problemas ainda, mas sem dúvidas abre um canal de diálogo mais amplo, embora a gente nunca tenha deixado de tê-lo”, diz ele.

Nos eventos no interior de Pernambuco, a governadora tem citado espontaneamente o presidente Lula e agradecido a postura de ministros perante as demandas do estado.

Os posicionamentos pró-Lula da governadora não têm surpreendido integrantes do PT em Pernambuco. Os petistas afirmam que o passado político de Raquel e sua família é ligado à esquerda.

Isso porque o pai dela, João Lyra Neto, era filiado ao MDB durante a ditadura e já teve passagens por PSB, PT e PDT. Foi vice de Eduardo Campos por mais de sete anos e assumiu o governo de abril e dezembro de 2014. Fernando Lyra (1938-2013), tio de Raquel, foi candidato a vice-presidente na chapa de Leonel Brizola (1922-2004), do PDT, em 1989.

Raquel já disse que votou em Lula nas eleições de 2002 e 2006. Ela foi filiada ao PSB até 2016.

Fonte: Folha de S. Paulo



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 02 de Novembro de 2023
Notícias

O mês de outubro chegou ao fim, mas a consciência sobre a necessidade de cuidar da saúde permanece durante todo o ano. Pensando nisso, o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed realizou a “1ª Caminhada pela Conscientização sobre o Câncer de Mama”, alertando a população seabrense sobre a necessidade de cuidar da saúde. A ação multidisciplinar foi idealizada e será realizada pela comissão de Humanização do HRC.

O evento percorreu as ruas do município da Chapada Diamantina e chamou a atenção sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Na Praça das Bandeiras, que fica em frente a Maternidade Frei Justo Venturi, aconteceram várias atividades de orientação, conscientização sobre o câncer de mama e colo uterino, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atividade física bem como, orientações para prevenção de DSTs”, explica a enfermeira Giselle Oliveira.

A pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, mostrou que entre 2023 e 2025, a incidência deve ser de 704 mil casos registrados a cada ano. Na Bahia, o número anual é de 38.840, que totalizam mais 116 mil ocorrências. A previsão para cada 100 mil habitantes no estado é de 4,2 mil diagnósticos de câncer de mama, também a cada ano.

“É importante lembrar que, embora a grande maioria da população desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino”, alerta a enfermeira do HRC.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 02 de Novembro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
Desaparecidos

Familiares de uma mulher que não dá notícias há mais de 30 anos estão lançando um apelo à a população para ajudar em sua localização. Segundo familiares, Alcenira Amâncio Barbosa saiu de Minas Gerais para morar em Irecê.

“Procuro por uma irmã que não tenho notícias há 30 anos.  A última notícia é que se mudou para Irecê, Bahia”, disse Elci Maria da Silva, que é irmã.  

Os parentes estão cientes dos desafios que o tempo pode ter trazido, mas permanecem otimistas. "Acreditamos que Alcenira pode estar por aí, talvez sem saber que estamos procurando por ela. Queremos que ela saiba que a amamos e que nunca é tarde demais para reencontrá-la".

A família pede que qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro de Alcenira, entre em contato através do número de telefone disponibilizado, (34) 8829-1489.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
Notícias

A valorização da agricultura familiar se intensifica a cada dia, transformando-se em um atrativo turístico lucrativo para as famílias que residem em municípios como Lençóis, situados na bela Chapada Diamantina. Além das deslumbrantes cachoeiras e paisagens singulares, os visitantes também enaltecem a Feira da Agricultura Familiar, um evento mensal que contribui significativamente para a economia local.

De acordo com Laura Garcia, secretária de Turismo do município, o apoio à agricultura familiar não apenas fortalece a produção local, mas também eleva a qualidade da oferta de alimentos em Lençóis. "A produção da agricultura familiar agrega valor aos cardápios de restaurantes, hotéis e à própria Feira da Agricultura Familiar, que se tornou um produto de destaque. Na última edição, a presença massiva de turistas foi evidente, todos encantados realizados e diversas compras, tanto de artesanato quanto de produtos provenientes da agricultura familiar", comentou Laura.

A prefeita Vanessa Senna endossa a opinião da secretária, destacando a parceria da Feira da Agricultura Familiar com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). “Hoje, todos os agricultores trazem seus produtos para vender em Lençóis, o que é excelente, pois a rede hoteleira passou a conhecer e utilizar os produtos locais”, afirmou Vanessa.

Com o apoio do CAR, foram disponibilizadas 40 barracas para a feira, proporcionando uma estrutura adequada para a comercialização dos produtos, como no caso do agricultor Gilson Laranjeiras. “Produzo banana passa e cachaça saborizada, além de vender as frutas excedentes do meu consumo, ampliando assim nossa renda”, analisou Gilson.

Ranna Raissa dos Santos, filha de um assentado rural da comunidade Araruna, é outra feirante que aproveita o espaço para comercializar seus produtos. "Com o mel da agricultura familiar, faço pães de mel. Desidrato a banana e o abacaxi que produzimos para venda, e utilizo a goiaba para fazer goiabada. Tudo isso é vendido na feira", reforçou Ranna.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
BAHIA

A Bahia receberá uma fábrica de aerogeradores para produção de energia eólica da Goldwind Energia Renováveis, com previsão de início da operação para março de 2024. A unidade, a primeira da empresa fora da China, será instalada no município de Camaçari, na região metropolitana, na planta onde funciona a fábrica de aerogeradores da General Eletrics (GE). O anúncio foi feito pela empresa, nesta segunda-feira (30).

A Bahia venceu a disputa com o Ceará por possuir melhores condições para receber esse investimento. O presidente da Goldwind Internacional, Wang Hai, e executivos do grupo estiveram reunidos, nesta manhã, com o governador Jerônimo Rodrigues. “A confirmação da instalação de mais uma fábrica em nosso estado confirma o destaque nacional que a Bahia tem no setor de geração de energias renováveis. Além de promover o desenvolvimento sustentável, estamos movimentando a nossa economia, gerando mais emprego, renda e, consequentemente, melhores condições de vida para os baianos”, destacou Jerônimo.

Em seu anúncio oficial, o grupo destacou o empenho do Governo do Estado nesse processo de chegada. “Acreditamos que a vinda da Goldwind à Bahia irá atender os interesses do setor de energia eólica no Brasil. Gostaríamos de agradecer a todos que trabalharam para tornar possível este marco memorável e, especialmente, aos colaboradores do Governo da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues”.

A expectativa é que a nova unidade tenha participação de 25% a 30% no mercado brasileiro de turbinas eólicas. A Goldwind é a maior fabricante mundial de turbinas eólicas e vai produzir, na Bahia, equipamentos de 6.2 a 8.3 mw de potência. Os aerogeradores produzidos nacionalmente, hoje, chegam a pouco mais de 6 mw.

Segundo o presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga, o projeto da empresa inclui a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, composto por um grupo de empresas do setor.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
Região de Irecê

Pesquisa da Âncora apresenta números promissores para o grupo liderado por Cafu Barreto em cenários diversos, destacando-se como favorito nas eleições municipais de Ibititá

Faltando menos de um ano para as eleições municipais em Ibititá, cidade localizada na região de Irecê, um recente levantamento aponta uma clara vantagem para o grupo liderado pelo deputado estadual Cafu Barreto. A pesquisa, conduzida pela empresa Âncora nos dias 30 e 31 de outubro, explorou três cenários distintos. Vamos aos resultados!

Quando questionados sobre sua preferência em uma disputa entre Cafu Barreto e Afonso Mendonça, os números revelam uma liderança sólida para Cafu, com 58,7%, em comparação com os 29,9% de Afonso. A parcela de indecisos representa 6,0%, enquanto brancos totalizam 1,4% e os que votariam nulo somam 4,0%.

No confronto entre Afonso Mendonça e Celson Marques, atual vereador, os dados apontam para uma vantagem de Celson, que alcança 42,8%, contra os 36,3% de Afonso. Os que não decidiram, votariam nulo, não responderam ou optariam pelo voto em branco somam 20,9%.

Quando a disputa envolve o vereador Juninho e o advogado Afonso Mendonça, ambos aparecem empatados, cada um com 39,8%. A parcela de entrevistados que não souberam, escolheram branco ou nulo totalizou 20,4%.

A empresa de pesquisa Âncora realizou um levantamento sobre a avaliação da administração da prefeita Nilva dos Santos na cidade. Segundo os resultados, 44,3% dos entrevistados expressaram desaprovação em relação à gestão atual, enquanto 26,9% manifestaram aprovação. Além disso, 28,8% optaram por não fornecer uma resposta. A pesquisa abrangeu 400 participantes, incluindo residentes da sede e zona rural, e possui uma margem de confiança de 95%.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp