Terça-feira, 24 de Outubro de 2023
Bahia

O secretário de Comunicação do Estado, André Curvello, vai receber nesta sexta (27), às 19h, o título de Cidadão Feirense, concedido pela Câmara de Vereadores, que aprovou a homenagem por unanimidade do plenário. O jornalista tem uma forte relação com a cidade, onde passou por duas vezes em missões distintas e desenvolvidas com muita dedicação.

Em 1989, André Curvello veio a Feira de Santana para coordenar a sucursal de "A Tarde", à época em processo de fortalecimento de sua redação regional e em seguida em 1993, quando ocupou a secretaria de Comunicação, durante a gestão do então prefeito João Durval.

“Eu devo muito do que sou à Feira de Santana e torço sempre pelo seu progresso. Na qualidade de novo cidadão, tenho certeza que vou contribuir ainda mais para isto”, declarou o homenageado. A expectativa é que Plenário e galerias da Câmara devem estar lotados para a sessão solene, diante das muitas amizades que André mantem em Feira de Santana.

Fonte: Ascom - Câmara Municipal de Feira de Santana



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Outubro de 2023
Publicidade

 

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023
Notícias

Rumo à Tailândia! Um grupo de seis estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Campus Irecê, recebeu o honroso convite para integrar a delegação brasileira que participará do International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2024, competição Internacional de matemática que ocorrerá em fevereiro de 2024, em Bangkok, na Tailândia.

O convite é o resultado histórico de um excelente desempenho do grupo nas Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF), na qual foram medalhistas na classificação nacional, o que lhes rendeu também o mencionado o convite.

A OIMSF é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino Fundamental e Médio, tendo como principais objetivos aproximar estudantes do estudo da Matemática, área com grande defasagem de aprendizagem em todo o país, mostrando a importância das línguas modernas e promovendo o interesse pela Matemática e pelo trabalho cooperativo.

Essa foi a primeira vez que o Campus Irecê participou da competição. Através do estímulo da Profa. Denise Gomes de Castro, entre os dias 22 e 29 de maio de 2023, 72 estudantes do IFBA, Campus Irecê, divididos em oito equipes, participaram da OIMSF. Destas equipes, três foram premiadas com medalhas, tanto na etapa regional, quanto nacional, bem como uma menção honrosa.

A equipe convidada é composta por seis estudantes, sendo eles: Aline Costa de Oliveira, Maicon Queiroz Barbosa, Pedro Henrique Soares Coutinho Costa, Phanttyny Verônica Souza Santos, Thiago de Sousa Pereira e Thiago Souza Cunha, todos eles estudantes do 3° ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica. Os estudantes dão início agora a uma jornada para que sua participação no evento seja assegurada, buscando assim recursos financeiros para tal.

Aline Costa, uma das estudantes que compõem o grupo, considera que essa conquista é importante para os alunos/as, para a instituição e para a região de Irecê. “Essa é uma oportunidade incrível para nós e para a região de Irecê! Pensávamos que era algo distante da nossa realidade, mas estamos mostrando como é possível. Além disso, a participação em um evento como esse, não só vai contribuir para o incentivo ao estudo da Matemática e possibilitar o intercâmbio cultural, mas agregará muito ao nosso processo de formação, e de outros estudantes que podem vir a se inspirarem em nós. Expandindo, assim, nossos conhecimentos e possibilitando o processo de internacionalização da rede IFBA e região de Irecê”, declara a discente.

Fonte: ASCOM - IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023
Notícias

A comunidade escolar de Seabra, na Chapada Diamantina, foi envolvida em atividades de produção científica por meio da Mostra de Conhecimento, Linguagens, Ciência e Tecnologia, promovida pelo Colégio Estadual de Seabra (CES). A escola atende cerca de 1300 alunos, incluindo estudantes da sede e de duas escolas anexas, uma delas predominantemente frequentada por alunos quilombolas.

No contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o CES realizou sua mostra anual, abordando o tema geral deste ano, ‘Ciências Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável.’ A escola se juntou a outras 203 instituições na SNCT, com apenas 11 delas situadas na Bahia.

Durante o encontro, o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Marcius Gomes, enfatizou a importância da educação científica para os jovens. “A provocação desse ano é justamente fazer com que nossos jovens se aproximem do tema e possam pensar a partir do seu lugar e das suas relações a importância da ciência.”

O CES pôde realizar a mostra com o auxílio de diversas instituições, como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Governo do Estado. Esse suporte foi possibilitado por meio de um edital promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As universidades desempenharam um papel importante, organizando oficinas e palestras no espaço da escola para a comunidade.

De acordo com o diretor do CES, Celsino Teixeira, a participação das universidades em um evento produzido pela escola no ambiente escolar é uma mudança de paradigmas. “É um fato importante, primeiro por estarmos participando desse evento nacional pela primeira vez, mas especialmente por estarmos sediando. Antes, era de praxe que as universidades sediassem os eventos e nós, da educação básica, levássemos os alunos como ouvintes. Pela primeira vez, estamos como protagonistas, recebendo as universidades.”

Outras instituições de ensino públicas e privadas, tanto de Seabra quanto de outros municípios, juntamente com a comunidade em geral, tiveram a oportunidade de assistir às apresentações das pesquisas dos alunos. Além disso, participaram de uma ampla gama de atividades, incluindo palestras, oficinas, exposições artísticas, cine-ciências e rodas de conversa com autores de livros e artistas locais.

O evento também contou com a presença do professor de física Gilson Cruz, que destacou a importância de as escolas estarem preparadas para lidar com as novas tecnologias, oferecendo uma oficina de Robótica e Arduino, vindo especialmente de Salvador para participar.

Além disso, as tecnologias sociais relacionadas à agroecologia foram abordadas em uma oficina ministrada por Emílio Marques, representante da equipe técnica da Secretaria de Educação de Boninal. Durante essa oficina, os estudantes aprenderam a criar um microaspersor de palito de pirulito, uma alternativa de baixo custo para a irrigação.

Janaina Barros, que atua como coordenadora pedagógica na escola, enaltece a mostra como um momento singular em que os estudantes têm a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido, atribuindo significado aos saberes que estão sendo consolidados. Essa responsabilidade de coordenação é compartilhada com a educadora Maria Joselma Noronha, que partilha da mesma opinião. “Este é um evento que promove, também, o fortalecimento cultural da nossa região que já é conhecida pelos atrativos turísticos, mas que precisa alargar os horizontes.”

A educadora Maria Joselma Noronha foi a responsável pela inscrição do projeto, que também beneficiou outros três municípios da região: Andaraí, Lençóis e Iraquara. Segundo Joselma, com base nas parcerias estabelecidas este ano, existe a perspectiva de que nas próximas edições da mostra, mais escolas possam participar e a comunidade possa se envolver ainda mais no evento

Fonte: Correio



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023
Publicidade

Construindo Sonhos, Criando Realidades!

Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.

Qualidade Superior;

 Prazos Cumpridos;

 Equipe Experiente.

Quer você esteja planejando uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação, confie na Proteges para cuidar de cada detalhe. Deixe-nos construir o futuro junto com você!

Contate-nos hoje mesmo para uma consulta gratuita. Estamos ansiosos para fazer parte do seu próximo projeto.

Proteges Prestadora de Serviços, agora com atuação em Irecê e região!

 (77) 99907.1761

 (77) 99911.2937

 (77) 99702.5830

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023
MUNDO

O oitavo voo de repatriação de brasileiros procedentes de Israel chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (23). A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 4h no Rio de Janeiro). Ao todo, 209 brasileiros que estavam em áreas de conflito, além de nove animais de estimação, deixaram Tel Aviv, capital de Israel.

De acordo com o último balanço do governo federal, desde 10 de outubro, 1.410 brasileiros, três bolivianas e mais de 50 animais domésticos foram transportados do território israelense para o Brasil. Outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para resgatar brasileiros.

No último domingo (22), o Ministério das Relações Exteriores informou, em nota, que, tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, não estão previstos voos adicionais para brasileiros em Israel.

Ainda segundo o Itamaraty, há um grupo de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza, abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. “O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com eles”.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 22 de Outubro de 2023
Irecê

Nova Presidência da CDL eleita por aclamação — Foto: Divulgação

Em uma demonstração unânime de apoio e confiança, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade de Irecê elegeu seu novo presidente por aclamação. Os membros da CDL se reuniram no auditório da entidade na noite de sexta-feira (20) para saudar e aprovaram por unanimidade o líder que assumirá as decisões da organização pelos próximos três anos.

O empresário Livaldo Franklin Junior foi aclamado como o novo presidente da CDL em uma eleição marcada por discursos inspiradores e o reconhecimento unânime de suas qualidades de liderança. Sua trajetória de sucesso no mundo dos negócios e seu compromisso com o desenvolvimento econômico local o tornaram uma escolha natural para liderar a CDL em tempos de desafios e de oportunidades.

Em seu discurso, Livaldo Fralklin agradeceu a confiança dos demais e falou da importância de poder contribuir com o movimento lojista e de ser conduzido a honrosa missão de presidir a CDL de Irecê.

Pelo Facebook, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), parabenizou a nova diretoria da CDL. “Quero registrar aqui os meus parabéns à nova diretoria da CDL, na figura do empresário Livaldo Franklin, que foi conduzido ao cargo de presidente para o triênio 2023-2026, e toda equipe composta por representantes efetivos e atuantes no comércio de Irecê”.

A CDL, sob a liderança do novo presidente, está pronta para enfrentar os desafios do cenário econômico atual e trabalhar incansavelmente para promover o crescimento e o sucesso contínuo dos negócios em Irecê, um polo comercial formado por mais de seis mil empresas.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 22 de Outubro de 2023
BAHIA

Duas estratégias para ampliar as coberturas vacinais estão sendo trabalhadas conjuntamente na Bahia: o Movimento Nacional pela Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e o Programa Vacina Bahia, criado pelo Governo do Estado no mês de fevereiro deste ano. As duas iniciativas buscam reforçar o calendário vacinal de todas as faixas etárias, principalmente no grupo de crianças.

Uma das ações do Movimento Nacional é a campanha de multivacinação, como explica o Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti. Ele esteve na manhã desta sexta-feira (20) na unidade de saúde do Curralinho, em Salvador, acompanhando a atividade. “O Brasil vem registrando baixas coberturas vacinais desde 2016. A gente tem o desafio de recuperar as coberturas vacinais e também trazer de volta a confianças das pessoas nas vacinas”, afirmou.

Eder Gatti ainda destacou que o Movimento Nacional de Vacinação inclui uma estratégia de microplanejamento com os municípios, adotando ações extramuros. “A ideia é poder levar as vacinas para locais como escolas e para as residências”, pontuou.

A coordenadora de imunização e doenças imunopreveníveis da Bahia, Vânia Rebouças, que também esteve na ação, falou do trabalho em conjunto que a Secretaria da Saúde do Estado tem feito com o Ministério da Saúde e municípios. “Essa parceria das diferentes esferas de governo é essencial para aumentar as coberturas vacinais. Estamos trabalhando para localizar as pessoas que ainda estão com as cadernetas de vacinas desatualizadas”, disse.

Vânia também explicou que o Programa Vacina Bahia iniciou focando nos 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais e, desde o início de setembro, foi expandido, passando a recorrer à estratégia da busca ativa e levando os agentes de imunização até as comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas dos municípios baianos. Foram disponibilizados 12 veículos, com a atribuição exclusiva de levar vacinadores a comunidades mais distantes, técnicos de enfermagem e computadores para serem utilizados nas salas de vacina.

Em 2022, a cobertura vacinal na Bahia atingiu a taxa de 75,6% para vacinação contra a Poliomielite, 75,4% para  Pentavalente, enquanto 79,4 % foram vacinados contra a Pneumocócica e outros 75,6 %, para a Tríplice Viral. Em 2023, apesar dos números ainda estarem defasados por conta de um problema no banco de dados do Ministério da Saúde, o quê atrasa a atualização dos índices, o Estado já registra uma pequena melhora nas taxas de imunização. A meta do Estado é que o índice alcance, no mínimo, 95% do público-alvo de cada imunizante.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp