O governo Lula decidiu dar ponto facultativo para os servidores do Executivo federal na próxima sexta-feira (13), dia seguinte ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
A decisão foi oficializada em portaria do Ministério da Gestão e Inovação publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU).
Fonte: Metrópoles
A Embasa informa que o abastecimento de água em Irecê está normal nesta terça-feira (10). No último sábado, a Embasa teve que interromper o funcionamento do sistema adutor do São Francisco, para corrigir um grande vazamento detectado próximo à cidade de Central.
Os serviços foram concluídos na tarde do sábado, e o sistema retornou à operação no mesmo dia. Nas cidades mais distantes, e nas localidades rurais de municípios como América Dourada, Jussara, João Dourado, Central e São Gabriel ainda há dificuldade para regularizar o fornecimento de água.
Com o aumento da temperatura e uma condição climática desfavorável, a orientação da Embasa é que a população use a água de forma racional e econômica. Além disso, é imprescindível a instalação de reservatório, com capacidade de atender as necessidades do imóvel, para garantir que não falte água nos períodos de intermitência.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Construindo Sonhos, Criando Realidades!
Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.
Qualidade Superior;
Prazos Cumpridos;
Equipe Experiente.
Quer você esteja planejando uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação, confie na Proteges para cuidar de cada detalhe. Deixe-nos construir o futuro junto com você!
Contate-nos hoje mesmo para uma consulta gratuita. Estamos ansiosos para fazer parte do seu próximo projeto.
Proteges Prestadora de Serviços, agora com atuação em Irecê e região!
(77) 99907.1761
(77) 99911.2937
(77) 99702.5830
Fonte: Informe Publicitário
A comunidade de Mata do Milho, localizada no município de João Dourado, passou por uma transformação em sua agricultura e economia graças ao Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS). Um sistema que garante a segurança alimentar e nutricional das famílias, impulsiona a economia local e promove a produção agroecológica.
A ação tem sido tão bem-sucedida que a comunidade se tornou uma referência no território para outras localidades. Sob o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o sistema PAIS foi implantado na comunidade, trazendo melhorias significativas na vida das 40 famílias que compõem a Associação Comunitária dos Remanescentes de Quilombolas da Mata do Milho.
O cenário na Mata do Milho é agora um exemplo de produtividade e diversificação na produção de alimentos. Os investimentos da CAR incluíram a entrega de caixas de cinco mil litros e duas de mil litros para a produção de caldas para hortaliças, bem como sementes de alface, coentro, rúcula, couve, salsa, pepino, pimentão, maxixe, entre outras. Além disso, foram fornecidas placas solares com bomba e estruturas para um galinheiro e um viveiro.
A presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de Mata do Milho, Iraci Pereira dos Santos, expressou sua gratidão pela ação realizada. "Antes, sobrevivíamos cultivando mamona e milho em áreas de sequeiro. Foi quando tivemos a oportunidade de iniciar o PAIS, que nos ajudou a crescer e melhorar a renda das famílias. Agora, produzimos hortaliças, verduras e frutas e fornecemos esses produtos para quatro escolas do município de João Dourado. Isso nos permitiu ter uma renda estável e alimentos saudáveis para nossas famílias, sem a necessidade de comprar produtos agrícolas com agrotóxicos”.
Para a agricultora Dineide Costa de Santana, a transformação foi surpreendente: "Quando começamos, plantávamos mamona e vendíamos para atravessadores, quase não lucramos. Após o projeto, começamos a trabalhar e percebemos que estávamos no caminho certo. Quando vendemos nossos primeiros produtos e vimos dinheiro na conta, pensamos que algo estava errado. Estamos muito felizes com nossa produção".
Outra beneficiária do sistema PAIS, Cleidiane Viana dos Santos, compartilha seu entusiasmo. “Aqui, estamos produzindo cerca de 800 quilos de verduras e hortaliças e nossos produtos são orgânicos, sem veneno nenhum".
A produção agroecológica de Mata do Milho está prestes a receber o selo de produção orgânica do selo Brasil Orgânico OPAC Rede Povos da Mata. Os produtos são fornecidos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estadual em escolas da região, e a associação está competindo para fornecer para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A iniciativa não está apenas transformando a agricultura na Mata do Milho, mas também demonstra como a produção agroecológica pode gerar impactos positivos nas comunidades rurais e na economia local.
Fonte: Ascom - CAR
O governo brasileiro estima retirar 900 brasileiros de terça-feira (10) até sábado (14) que estão em Israel e na Palestina, informou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
“Estamos coordenando as listas com o Ministério das Relações Exteriores”, disse o comandante em entrevista nesta segunda-feira (9).
De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta. Até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria é de turista que está em Israel. Três brasileiros continuam desaparecidos.
"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Foram reservadas seis aeronaves para a retirada dos brasileiros. O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou a Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira. O KC-30 decolou às 16h20 rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele seguirá para Tel Aviv, em Israel.
O primeiro, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, saiu do Brasil na tarde do domingo (8) e já está na capital italiana, devendo decolar em direção a Tel Aviv até esta terça-feira (10).
Faixa de Gaza
Em relação aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região mais afetada pelo conflito, o governo prepara um plano de evacuação, coordenado pela Embaixada do Brasil no Cairo (Egito).
“O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, diz nota do ministério.
O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil.
Conflito
No terceiro dia de conflito, Israel convocou 300 mil reservistas, realizou mais de 2 mil bombardeios à Faixa de Gaza e impôs um bloqueio à região, impedindo a entrada de comida, água e combustível, em reação aos ataques armados do Hamas, movimento islâmico que controla Gaza.
Já o Hamas disse que irá executar reféns israelenses para cada bomba disparada por Israel que atingir civis. Segundo o grupo, são mais de 100 prisioneiros.
Desde sábado (7), quando o Hamas iniciou os ataques, foram identificados mais de 1.500 mortos, sendo 900 em Israel e 600 em Gaza. Os feridos somam 5 mil.
Os secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu ajuda humanitária internacional aos civis palestinos na Faixa de Gaza e o fim dos ataques a Israel e aos territórios palestinos ocupados.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, solicitou a intervenção das Nações Unidas para impedir "agressão israelita em curso”. Segundo ele, é preciso prevenir uma situação de catástrofe humanitária, sobretudo na Faixa de Gaza.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, propôs um governo de união nacional, com a participação de líderes de oposição. Ele destacou que as ações são apenas o início da retaliação ao Hamas.
Fonte: Com informações da TV Brasil e da Agência Reuters
Unidade oferta 120 vagas para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio em Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos e Vendas
O Campus Xique-Xique do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas, de 02 a 22 de outubro, para o ingresso de estudantes em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. Estão disponíveis 120 vagas, sendo 40 para o curso de Secretaria Escolar, 40 para Multimeios Didáticos e 40 para o curso técnico em Vendas.
Para se candidatar, é necessário ter concluído o ensino médio até o dia da matrícula. A seleção para cursos técnicos no IF Baiano é gratuita e os candidatos serão classificados pela ordem de inscrição.
Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que estará disponibilizado na página do processo seletivo. Para os(as) candidatos(as) que não tenham acesso à internet, serão disponibilizados, entre os dias 09 a 13 de outubro, pontos de apoio no Campus Xique-Xique, localizado na Rodovia BA 052, Km 458, s/n, para a realização da inscrição presencial.
Ao realizar a inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, e selecionar a reserva de vagas em que desejam concorrer. O IF Baiano reserva 70% das vagas para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental integralmente na rede pública de ensino. Das demais vagas, 25% destinam-se a candidatos da Ampla Concorrência e 5% para Pessoa com Deficiência.
Detalhamento completo do processo seletivo está disposto no Edital.
Para esclarecer dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: prosel@xique-xique.ifbaiano.edu.br
Ingresso de estudantes no IF Baiano em 2024
O IF Baiano possui 14 campi, distribuídos pelo interior da Bahia, nas cidades de Alagoinhas, Catu, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Uruçuca e Xique-Xique. Cada unidade lança seu próprio processo seletivo para preenchimento de vagas em cursos técnicos Integrados e Subsequentes. Para acompanhar outros campi com vagas abertas e os cursos disponíveis, acesse: concurso.ifbaiano.edu.br
Fonte: Ascom - IF Baiano/Xique-Xique
UPB cobra urgência na compensação das perdas do fundo
O primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de outubro previsto para ser creditado nas contas das prefeituras na próxima terça-feira (10/10) no valor de R$4.105.735.394,17, apresenta queda de 13,28% comparado ao valor R$4.734.550.242,07 do mesmo período do ano anterior, 2022.
Diante da acentuada queda em mais um repasse, a União dos Municípios da Bahia (UPB) chama a atenção da sociedade, do Governo Federal e do Congresso Nacional para a inviabilidade econômica das gestões municipais. As sucessivas quedas dos recursos impactará negativamente na manutenção de serviços públicos à população, prejudicando o funcionamento das prefeituras.
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que metade dos municípios Brasil precisou cortar pessoal para reduzir custos nos últimos meses devido à queda do repasse do fundo, que na Bahia é a principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios. O levantamento da CNM reforça também que as dificuldades financeiras vêm provocando atrasos no pagamento de pessoal e de fornecedores.
Enfrentando uma crise financeira gravíssima, os municípios cobram do Governo Federal a urgente recomposição das receitas do FPM, conforme o Projeto de Lei Complementar 136 aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, sendo que aguarda sanção presidencial. Do mesmo modo, os prefeitos entendem como fundamental a redução dos juros e ações que estimulem e retorno do crescimento econômico para que esse possa repercutir positivamente nas receitas municipais.
Fonte: Ascom -UPB
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...