Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido através do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de 88% dos transplantes no país. Neste cenário, o Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, na Chapada Diamantina, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Fabamed, faz a sua parte para ampliar a doação de órgãos no país.
A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) promoveu um curso teórico e prático sobre protocolos e testes realizados para constatação da morte encefálica, como o eletroencefalograma. O curso ministrado pela técnica da Sesab Patrícia Prado, reforçou a importância do diálogo contínuo com os familiares dos pacientes, bem como as rotinas e protocolos que possibilitam, por meio da sensibilização, a concretização da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
O presidente da Fabamed, Jose Saturnino Rodrigues, destaca que a doação de órgãos é um ato de solidariedade que proporciona o prolongamento da expectativa de vida de pessoas que precisam de um transplante, permitindo o restabelecimento da saúde e, por consequência, a retomada das atividades normais.
“O transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Precisamos reforçar a importância do gesto de doação, com informações capazes de sensibilizar a população em favor deste ato de amor e solidariedade, que é salvar uma vida”.
Unidade de referência
No HRC, a população encontra atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros. A unidade tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.
Fonte: Com informações de assessoria.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma nova data para a sua ida à China: 11 de abril. A viagem foi adiada duas vezes após o petista ser diagnosticado com pneumonia. O anúncio foi feito durante uma reunião no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (28).
Segundo o blog de Gerson Camarotti, do G1, Lula fez um novo convite ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para integrar a comitiva.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) irá ao país chinês nesta quarta-feira (29), em busca de investimentos para a Bahia. A comitiva estadual também foi adiada em consideração ao quadro de saúde do presidente. O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assumirá o governo.
Fonte: Metro 1
Foi publicado na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado novo decreto que flexibiliza o uso de máscaras de proteção. De acordo com a publicação, fica indicado apenas o uso do equipamento em hospitais e demais unidades de saúde como clínicas e Unidades de Pronto Atendimentos - UPAs.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana explica que a medida foi tomada levando em conta o atual estágio da doença no Estado, que aponta para um cenário de queda no número de casos ativos e no número de internados. "Ressaltamos que havendo mudança no cenário da doença, novas medidas podem ser recomendadas, caso tenha necessidade", afirma.
Roberta Santana pontua ainda que as flexibilizações de medidas são possíveis graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia. "É importante que a população se imunize com todas as doses recomendadas. Não podemos deixar de lado a imunização. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa.
O decreto pontua ainda que permanece obrigatório o uso de máscaras de proteção para indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, ou que tenham tido contato com pessoas sintomáticas. A obrigatoriedade continua também para indivíduos com confirmação de Covid-19, mesmo que assintomáticos.
Fonte: Ascom - Sesab
Ocorreu no último sábado, 25, na cidade de Central (BA), o segundo encontro de brechós idealizado pela empreendedora Renata de Valdão. O evento reuniu seis brechós, sendo o Brechó de Renata de Valdão, Brechó da Luciana, Brechó Brechó Trajano, Brechó da Geisa, Brechó das amigas e Brechó Recanto da Beleza.
“Gostaria de agradecer a presença de todas vocês que fizeram questão de estar presente no nosso último evento”, falou Renata.
“Graças a Deus e a vocês foi um dia memorável que reforçou ainda mais o ramo de brechós”, disse.
“Eri, Camila Miranda e Thiaguinho, blogueiros da nossa cidade meu muito obrigado pela parceria e divulgação do evento, e a equipe de apoio e as ‘brechonistas’, minha gratidão por tudo, completou.
‘Que Deus nos abençoe e no próximo ano estaremos juntas novamente’, finalizou Renata.
Fonte: Da Redação
Professores de Ibipeba saíram pelas principais ruas da cidade, na última quinta-feira, 24, para anunciar em ato pacífico, que entraram em estado de greve na última terça-feira, 21, reivindicado valorização dos profissionais de ensino e pagamento do Piso Nacional do Magistério, que estabeleceu aumento de 33,24% em 2022 e 14,95% em 2023. Com o aumento concedido pelo Ministério da Educação, no inicio letivo deste ano, o salário base dos professores chegou a R$ 4.420,55 (quatro mil, quatrocentos e vinte reais e cinquenta e cinco centavos).
De acordo com o ex-presidente da APLB/Sindicato, núcleo de Ibipeba, professor concursado da rede municipal, Elmo Moura, “a categoria entrou em estado de greve para alertar aos gestores municipais que podemos entrar em greve por tempo indeterminado em quinze dias”, informou.
Ainda segundo ele, até a manhã deste domingo, 26, nenhum representante da gestão municipal procurou os professores para dialogar sobre as pautas reivindicatórias.
Em Comunicado, a Secretaria da Educação reconhece que não foi possível acompanhar o aumento concedido ao piso nacional no ano passado, de 33,24%, em razão de extrapolar, segundo a nota, a capacidade orçamentária do município.
O órgão municipal de educação afirma também que em reunião realizada no dia 20 de março para fazer uma escuta dos professores, propôs a criação de uma comissão ou a contratação de uma consultoria de interesse da APLB/Sindicato, para a realização de estudos que comprovem a inviabilidade orçamentária em pagar os 33.24% auferidos pelo MEC em 2022.
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Ibipeba, conforme afirma Elmo Moura, não concordam com as informações contidas na nota. “Nunca chamaram a categoria para o diálogo e todos sabem que se for comprovada a incapacidade de pagamento, o Ministério da Educação já confirmou que faz o repasse da diferença. Portanto, o que está ocorrendo é um desrespeito aos professores, por isso vamos paralisar as atividades. No momento estamos com indicativo de greve e não queremos paralisar, para evitar prejuízos à comunidade escolar, mas se não ocorrer um entendimento e reparação dos direitos dos professores, infelizmente não haverá outro jeito”, afirma o professor.
Fonte: Caraíbas FM
Agricultores e agricultoras familiares de diversas regiões da Bahia estão preparados para armazenar água para o período de estiagem com a limpeza e requalificação de aguadas. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Foram 13.468 limpezas de aguadas realizadas no período de 2015 a 2022, por meio da CAR, via Projeto de Mecanização Rural (Promer), em parceria com Consórcios Públicos e Prefeituras, e a partir do programa estadual Água para Todos.
A ação garante o acesso à água para a produção, além de possibilitar o planejamento de novos plantios, dessedentação animal e promover segurança alimentar e nutricional das famílias de comunidades rurais. Para este ano de 2023 estão previstas mais 6.873 ações de limpeza e requalificação de aguadas para serem concluídas.
O coordenador de Mecanização Agrícola da CAR, Luís Carlos Ramos, explica que as propriedades da zona rural dos municípios, principalmente do Semiárido, precisam reservar água para a dessedentação animal, pequenas irrigações e, também, para o fornecimento de água para atividades humanas. “Cada propriedade precisa ter em sua baixada uma bacia de captação de água, que chamamos de aguada, que é para onde escorre a água da chuva. Mas ao longo dos anos, a medida que a chuva é mais forte e intensa, essa bacia vai recebendo sedimentos e ficando cada vez mais rasa. Nossa ação restabelece a profundidade original ou faz esse reservatório onde não tem”.
Para o agricultor Gileno Vieira Porto, da comunidade Senharol, do município de Vitória de Conquista, a aguada cheia gera fartura, união e valorização para as famílias na questão da qualidade de vida. “Podemos usar para a plantação, para dar água para os animais em cochos. Aqui na comunidade colocamos mangueiras para abastecer as casas pelo sistema de gravitação. Água é uma bênção para nosso povo”.
No âmbito dessa ação são realizadas capacitações sobre gestão da água e cuidados com as aguadas para os beneficiários de aguadas coletivas. Neste mês de março, 1.060 famílias foram capacitadas no município de Vitória da Conquista, Território Sudoeste, onde já foram realizadas 106 limpezas de aguadas.
Gileno, que participou de uma dessas capacitações, oferecidas pela CAR, destaca o que aprendeu. “[A capacitação] nos ensina a ter conscientização de como usar, preservar, fiscalizar e cuidar da aguada e ter bom uso da água. É uma troca e muita aprendizagem”.
Fonte: Com informações de assessoria.
Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...
Obra no povoado de Queimada do Floriano destaca compromisso da gestão Elmo Vaz, afirma Magno Dourado Nos qua...