Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025
Chapada Diamantina

Fotos: André Reis/Ascom Sema|Inema

As visitas técnicas a povoados e assentamentos marcaram a terça-feira (11) na sub-bacia do Rio Utinga, nos municípios de Wagner e Utinga, dando continuidade às ações que seguem até quinta-feira (13). Nesta quarta-feira (12), as atividades incluem visitas a assentamentos no município de Lençóis. O objetivo é dialogar com as comunidades, entender suas demandas e criar estratégias para enfrentar a escassez hídrica. A iniciativa envolve técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Para Antônio Martins Rocha, diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (DIRAM) do Inema, a presença em campo permite um entendimento mais próximo da realidade local. “Estamos aqui num dia de campo, conhecendo, dialogando melhor com essas comunidades e vendo essa realidade”, afirmou, destacando que as discussões incluem um projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em parceria com a Bahiater.

Além do diagnóstico da situação hídrica, foram discutidas alternativas para melhorar o manejo da água e garantir o acesso dos agricultores familiares aos recursos hídricos. Edison Ribeiro, coordenador de sistemas agroflorestais da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (DIS) da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), reforçou a necessidade de “criar novas tecnologias de produção e manejo de solo” e de promover uma gestão mais equilibrada da água, para que pequenos produtores não sejam prejudicados.

“Até escassez para o consumo humano a gente está identificando aqui nesses dias de visita. Então, a nossa parceria é para construir alternativas, medidas emergenciais e planejar ações de médio e longo prazo, que garantam sustentabilidade ambiental, produção sustentável e mais alimento na mesa dos nossos agricultores e agricultoras.”, completou Ribeiro.

Já Benedito Reis, presidente do Instituto Agregar – Centro de Desenvolvimento Sustentável Socioambiental e Agroecológico –, acompanhou as visitas aos assentamentos e destacou que as famílias enfrentam dificuldades recorrentes devido à seca.

“Essa crise hídrica do Rio Utinga já vem se estendendo ao longo dos anos, e essa escuta nas comunidades, vivenciando de perto, nos dá esperança de encontrar soluções. Muitas famílias perdem sua renda quando o rio seca. Ver esse rio voltar a ser perene pode parecer uma utopia, mas é por isso que lutamos, com parcerias entre instituições e sociedade civil, para garantir o futuro do Utinga e dos povos ribeirinhos.”

As atividades seguem nesta quarta-feira, no município de Lençóis, com novas visitas a assentamentos e reuniões para consolidar as propostas discutidas. Pela manhã, a equipe se deslocará até os assentamentos Jaraguá e Padre Cícero e pela tarde, visita ao assentamento Bela Flor.

Na quinta-feira (13), último dia dessa etapa das ações de campo que nortearão estratégias para combater a seca no Rio Utinga, a equipe visitará a nascente do Rio Utinga, nas comunidades próximas e a Estação Experimental SDR no município de Utinga. E pela tarde uma reunião de avaliação da ação de campo acontecerá na sede do Instituto Agregar, no município de Wagner.

Entre os participantes da iniciativa também estão Aldo Carvalho, assessor técnico da Coordenação de Ações Estratégicas (COAES), o especialista Eduardo Athayde, técnico da DIRAM e Guido Brasileiro, especialista em políticas ambientais da Sema. Pelo Inema, participaram a especialista em Meio Ambiente, Ana Carolina Delfino, da Unidade Regional da Chapada, e Thamires Mercês Gomes, coordenadora da Secretaria Executiva dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Fonte: Ascom- Sema|Inema



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025
BRASIL

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (11), que o governo quer fortalecer a parceria com as prefeituras do país para que os programas federais cheguem, de fato, aos cidadãos. Lula reforçou que nenhum prefeito será discriminado em razão do partido político e que as políticas são feitas para “o povo da cidade”.

“A prefeitura é uma coisa que a gente sabe, ela é famoso alicerce para que a União dê certo, é o famoso alicerce para que os governadores possam ter sucesso, porque sem esse alicerce a gente não consegue construir a casa forte que a gente precisa construir”, disse durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal em Brasília.

Mais de 20 mil prefeitos e gestores municipais participam do encontro que tem o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas federais, com a ampliação de investimentos locais, capacitação de gestores na captação de recursos e fortalecimento do pacto federativo. O evento ocorre até a próxima quinta-feira (13), com conferências, oficinas e estandes de apresentação de diversos órgãos públicos. Todos os ministérios farão atendimento aos gestores municipais no local do encontro.

“Vocês vão visitar os estandes que estão aí, certamente, vão conversar quais os projetos já estão colocando em prática na cidade de vocês, onde é que tem dinheiro que vocês ainda não foram buscar, onde é que tem dinheiro que que vocês ainda não fizeram o projeto, o que que falta ainda para acontecer na cidade de vocês. E essa é uma oportunidade para vocês garimparem corretamente num garimpo que ainda tem muita coisa”, disse Lula aos prefeitos.

“Tem muita coisa porque nesse país não vão parar de acontecer as coisas que têm como significado a inclusão social. Porque eu voltei a governar para provar mais uma vez que esse país tende a ser um país altamente desenvolvido e ele só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há Estado rico com cidade pobre, e não há cidade rica com o Estado pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o governo municipal”, acrescentou.

As atividades do encontro estão baseadas em seis eixos temáticos principais: Boa Governança, Sistemas Informatizados e Serviços; Programa e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; Lideranças Femininas; Pacto Federativo Brasileiro.

PAC Seleções

Lula lembrou ainda que o governo federal prepara mais um edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, voltado para atender a projetos prioritários apresentados pelos municípios em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade.

“É a primeira oportunidade democrática de a gente não escolher ideologicamente a cidade que vai ser beneficiada, de a gente não escolher a cidade do partido da gente, mas de a gente escolher aquela cidade que melhor apresenta o projeto e aquela cidade que mais tem necessidade de que o projeto seja executado”, destacou Lula.

Em 2023, o presidente anunciou investimentos em obras e serviços apresentados por estados e municípios. A segunda etapa do Seleções já estava prevista para 2025, para que os prefeitos eleitos no ano passado também possam apresentar seus projetos prioritários.

O Novo PAC Seleções compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte. A lista de obras já contempladas em cada estado e município está disponível na página da Casa Civil da Presidência, responsável pela coordenação do programa. 

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025
BAHIA

Foto: Ascom/SEC

Jovens, adultos e idosos que desejam retomar e concluir os estudos ainda podem se matricular na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A matrícula segue aberta durante todo o ano, nas escolas da rede estadual de ensino de toda a Bahia. A EJA permite que o estudante conclua a trajetória escolar em menos tempo e obtenha qualificação para conseguir melhores oportunidades no mundo do trabalho.

Para efetuar a matrícula, o interessado deve se dirigir a uma unidade escolar da rede estadual que oferta a modalidade, munido de documentos como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Se o estudante não possuir o histórico escolar, a orientação é que ele busque na escola em que estudou. Caso não consiga, a escola faz uma reclassificação para que possa ter o direito de estudar. Vale ressaltar que o limite de vagas depende da demanda de cada escola.

A modalidade EJA se diferencia do ensino regular em diferentes aspectos. O Ensino Médio, por exemplo, é concluído em dois anos e é necessário ter idade mínima de 18 anos para cursar. Para os estudantes que não concluíram o Ensino Fundamental, a idade permitida para acessar a modalidade é a partir de 15 anos. A avaliação da EJA utiliza o acompanhamento de percurso, usando conceitos e não notas. Sua concepção é baseada no tempo humano com o currículo fundamentado em eixos temáticos e temas geradores.

Fortalecimento – A EJA tem ganhado destaque nas agendas dos governos federal e estadual. Com o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, em junho de 2024, a modalidade vem se fortalecendo e assumindo um protagonismo cada vez maior no cenário nacional e baiano. Para garantir a permanência dos estudantes jovens, adultos e idosos na escola, o Estado tem investido em programas de apoio financeiro, como o Bolsa Presença, alinhado ao programa federal Pé-de-Meia e, também, na segurança alimentar, favorecendo uma alimentação nutritiva e de qualidade.

Além do aporte financeiro, que sustenta os programas do pacto, o Governo da Bahia investiu cerca de R$ 70 milhões na aquisição de livros didáticos para a rede, uma vez que o programa do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – EJA/MEC contempla apenas o Ensino Fundamental e a maior oferta da rede estadual é de Ensino Médio. Além disso, o Estado direciona recursos para a formação de educadores e para ações de elevação da escolaridade, como a aplicação gratuita dos exames pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA). 

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025
Publicidade



Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2025
BAHIA

Foto: Vaner Casaes/Alba

Em razão do afastamento do presidente Adolfo Menezes, determinado em caráter liminar pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada Ivana Bastos (PSD), 1ª vice-presidente eleita no último dia 3 de fevereiro, tomou posse na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na noite desta terça-feira (11).

Em comunicado oficial, a deputada estadual, que é a primeira mulher a assumir a presidência da Alba, prestou solidariedade a Adolfo Menezes e chamou a responsabilidade para o comando da Casa.

Nota oficial:

“Em razão da decisão judicial que determinou o afastamento do presidente Adolfo Menezes, assumo a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com responsabilidade e compromisso. Quero ressaltar que esse afastamento está sub judice e, portanto, vamos aguardar com tranquilidade o rito processual.

No comando da ALBA, garanto que o nosso trabalho será pautado pelo respeito às instituições, à Constituição Estadual e aos interesses do povo baiano.

Reafirmo meu compromisso com a transparência, o diálogo democrático e a continuidade dos trabalhos legislativos com serenidade e dedicação. Durante este período, trabalharei em parceria com os meus pares para garantir a estabilidade institucional da ALBA, assegurando que as atividades parlamentares sigam com total eficiência.

A gestão do presidente Adolfo sempre foi marcada pela excelência, pelo compromisso com o progresso do estado e pelo respeito às instituições democráticas, e buscarei dar continuidade a esse legado.

Aguardaremos também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá entre 21 e 28 de fevereiro, respeitando o devido processo legal e os princípios democráticos que regem a nossa Constituição.

A Assembleia Legislativa da Bahia continuará desempenhando seu papel essencial na construção de políticas públicas que beneficiem toda a população, com diálogo, transparência e compromisso coletivo com o desenvolvimento do nosso estado. O trabalho desta Casa se dá de forma conjunta, com a dedicação de cada deputado e deputada, fundamentais na formulação e aprovação de iniciativas que impactam positivamente a vida dos baianos e baianas.

Atuarei com independência, mas em harmonia com o Executivo, Judiciário e Ministério Público, de forma a convergir os interesses maiores da Bahia, simbolizados nas pessoas dos chefes desses poderes: o governador Jerônimo Rodrigues; a desembargadora Cynthia Resende; e o procurador Pedro Maia.

Com muita satisfação, entro para a história como a primeira mulher, em 190 anos, a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia, um feito inédito na política estadual. Minha trajetória política reflete anos de luta e dedicação em favor do povo baiano. Este momento representa não apenas uma conquista pessoal, mas um avanço para todas as mulheres que batalham diariamente por mais espaço e voz na política.

Essa conquista não é só minha, mas de todas que enfrentam desafios e quebram barreiras para transformar o Parlamento em um espaço mais plural e representativo.

Quero que a nossa história sirva de inspiração para outras mulheres, para que acreditem que podem chegar onde quiserem. Sei que minha presença neste cargo reforça a importância da participação feminina na política e abre caminhos para que mais mulheres ocupem posições de liderança.

Mais do que legislar, queremos humanizar ainda mais esta Casa, tornando-a um espaço acessível e próximo da população. Conto com a colaboração de todos os parlamentares, servidores e sociedade civil para que possamos, juntos, fortalecer um Parlamento participativo e representativo, garantindo que as pautas essenciais da sociedade sejam debatidas com profundidade e compromisso.

Com fé em Deus, conto com o apoio de todas e de todos; de minha família, dos meus pares, deputados e deputadas; da nossa Mesa Diretora; do meu partido, o PSD; para cumprir esta importante missão, que é presidir, com honra e altivez, o Legislativo da Bahia”.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025
Notícias

Foto: reprodução

Na última sexta-feira (07), representantes das forças de segurança e órgãos municipais se reuniram para definir estratégias e garantir a realização do Carnalapão deste ano com total segurança e organização. O encontro contou com a presença do Cap. PM Marcílio, da 2ª Companhia de Polícia do 7º Batalhão da PM; o prefeito Márcio Messias; o Assessor Técnico Especial Wellington Elemar; o Gerente de Tributação, Gilmar Leão Júnior; a Secretária de Administração e Planejamento, Carolina Teraoka; Marivaldo Produções, responsável pela estrutura do evento; e o Cap. PM Lourival Tavares de Barros Júnior, Coordenador do CICOM Irecê.

O objetivo da reunião foi alinhar as ações necessárias para assegurar que o Carnalapão 2025 seja um sucesso, respeitando os princípios da Administração Pública e proporcionando uma experiência segura e organizada para os participantes. O compromisso é trabalhar para fazer do evento o melhor da história.

Fonte: Líder Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025
Notícias

Foto: Divulgação/PM

Na manhã desta segunda-feira (10), uma equipe da CIPE/Semiárido recuperou uma motocicleta Honda XRE 300, cor amarela, ano 2011, que estava estacionada no centro de Buritirama, sem placa de identificação.

Durante uma verificação nos sistemas MOP e SINESP, foi constatado que o veículo possuía restrição de roubo/furto.

O proprietário não foi localizado, e a motocicleta foi encaminhada à Delegacia Territorial (DT) de Buritirama para as providências cabíveis.

A ação contou com o apoio da 86ª CIPM de Formosa do Rio Preto.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025
Publicidade

Foto: Ascom

No período de 04 a 07 de fevereiro de 2025, o município de Presidente Dutra marcou presença no primeiro Encontro de Cooperação Bahia Saúde, um evento estratégico voltado para a elaboração do Plano de Ação Macrorregional em Saúde Digital, em parceria com o Estado e o Ministério da Saúde.

Esse plano garantirá ao município mais amplitude, prioridade e segurança na gestão dos registros e informações sobre o perfil da saúde municipal, promovendo uma assistência mais eficiente para a população.

Representando Presidente Dutra, participaram do evento a secretária de Saúde, Grazia Mendes , e os coordenadores Raquel freire (Atenção Básica), Alda (Planejamento e Administração) e André Dará (Sistemas e Processamento de Dados).

A presença da equipe reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços de saúde e a melhoria do atendimento à comunidade.

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025
Publicidade

Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:

✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.

✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.

 Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!

 Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .

 Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025
Notícias

Foto: Montagem/Central Notícia

Nesta segunda-feira (10), teve início a Jornada Pedagógica 2025 do Sistema Municipal de Educação de Jussara. O evento, que segue até sexta-feira (14), reúne educadores, especialistas e profissionais da área para uma semana de trocas de conhecimento e aprendizagem.

A abertura contou com a Palestra Master "Escola que acolhe, professor que humaniza: construindo um ambiente educativo transformador" , ministrada por Alisson Esdras Fernandes. O momento inspirador reforçou a importância de um ensino mais acolhedor e humanizado.

Ao longo da semana, os participantes terão acesso a workshops, formações e atividades externas para a qualificação profissional. A gestão do prefeito Tacinho Mendes segue demonstrando seu compromisso com a valorização da educação local, investindo na capacitação de profissionais que fazem a diferença na vida dos alunos.

Para encerrar com chave de ouro, na sexta-feira (14), um grande Baile Cultural celebrará todo o aprendizado adquirido.

Mais do que um evento, a Jornada Pedagógica será uma experiência repleta de aprendizado, troca de ideias e inovação, deixando uma marca na educação de Jussara.