Durante a operação policial, dois suspeitos foram presos em flagrente (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Drogas e armas foram apreendidas com os suspeitos (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Na tarde desta segunda-feira (17), por volta das 16h, a Polícia Civil em conjunto com a CETO, RONDESP, CIPE SEMIARIDO deflagrou a Operação Novo Horizonte com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Irecê. As informações são da Polícia Civil.
Em nota, a Polícia Civil informou que após diversas denúncias anônimas, de que nas Ruas Irineu Novais e das Pedras estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas, e que moradores estavam sendo vítimas de constantes abordagens por homens armados, os policiais foram averiguar a informação.
Segundo a Polícia Civil, as duas ruas são conhecidas por serem comandadas pelo Traficante André Dias, conhecido por Catorze, que hoje se encontra preso no Presídio Lemos de Brito, em Salvador. Ele responde por crimes de tráfico de drogas, associação para o trafico e crimes de homicídios, sendo investigado também na cidade de Barreiras por ser um dos grandes distribuidores de droga.
Resultados da Operação:
O material e os suspeitos foram apresentados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê. De acordo com o delegado Ernandes Junior, todos os envolvidos fazem parte da facção criminosa liderada por Catorze e estavam ameaçando diversos moradores e comerciantes que residiam nas imediações das Ruas Irineu e das Pedras.
Fonte: Central Notícia
Foto: Reprodução/ Rede Caraíbas
Na noite deste domingo (16), o vereador Espedito Moreira, 66 anos, da cidade de Irecê foi agredido com um soco no rosto.
O fato ocorreu em frente a Igreja São Pedro, na Praça Lagoa do Barro, no bairro Paraíso. Segundo informações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê, um homem que estava visivelmente bêbado, teria entrado na igreja xingando os fiéis, momento em que o parlamentar foi tentar apaziguar a situação e foi agredido.
O homem identificado por Claudivan Honório da Silva foi controlado por populares. Em seguida, a Polícia Militar conduziu o suspeito para a delegacia.
Fonte: Central Notícia
Após seis arrombamentos que ocorreram na madrugada do último sábado (15), na cidade de Irecê, uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido conseguiu localizar os suspeitos depois de receber várias denúncias anônimas. As informações são da Cipe Semiárido.
Segundo a polícia, os suspeitos estavam escondidos dentro de uma casa localizada na rua Clodaldo Avelina, em Xique-Xique. Os suspeitos foram identificados como sendo Carlos Tadeu Honório dos Santos, Ednarto Marques dos Santos, Igor Paz Landim Honório, João Paulo Santos Paz Landim e Mauricio Santos Paz.
Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique para serem realizadas as medidas cabíveis.
Fonte: Central Notícia
No último sábado, 15 de setembro, retomou o ciclo de instrução para os Pelotões Operacionais da CIPE Semiárido, com 1º Pelotão foi ministrada a Instrução de Manutenção de Armamento e Tiro.
A atividade educacional foi desenvolvida seguindo diretriz do Comandante da CIPE Semiárido e seguirá até 25 de setembro quando todos os Pelotões Operacionais completarão as instruções com as seguintes doutrinas:
Fonte: Cipe Semiárido
Na última quinta-feira (13), uma operação policial resultou na apreensão de 12 toneladas de maconha nos municípios de João Dourado e Xique-Xique, na região de Irecê, além de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, no norte do estado.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), nas localidades rurais foram encontrados 25 mil pés (11 toneladas) da droga, além de 615 kg já colhidos, mil mudas, meio quilo em sementes, 6,2 mil covas, entre outros materiais.
Em nota, a SSP-BA informou que uma parte da droga foi guardada para perícia, enquanto o restante foi incinerado.
Fonte: Central Notícia
Familiares de uma adolescente de 15 anos identificada por Ana Vitória dos Santos Mendrade ficaram indignados com o atendimento na maternidade do Hospital Julieta Viana, em Xique-Xique, após a adolescente perder a criança, não resistir ao parto e morrer após dois dias em outra unidade. De acordo com a família da adolescente, houve negligência da equipe médica que atendeu a jovem no Julieta Viana.
Ao Central Notícia, Gilvan Ramos da Silva, padrasto da garota, disse que o parto não era para ser normal e sim cesário. “ Os médicos forçaram muito a menina e ela não suportou. O bebê infelizmente nasceu morto”, disse.
De acordo com Gilvan, o trabalho de parto em Xique-Xique, ocorreu entre 01h até às 06h da manhã do último domingo (09). “ Por volta das 11h de domingo, Vitória foi transferida às pressas para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê e, quando chegou próximo à estrada que dá acesso ao município de Jussara, ela teve uma recaída”. “Em Irecê, os médicos disseram que ela [Vitória] já chegou praticamente sem vida”, declarou.
Gilvan disse à reportagem que sua esposa, Selma dos santos, mãe de Vitória, está em estado de choque, com uma depressão profunda. “ Nós viemos a Santa Maria da Vitória fazer o sepultamento do corpo de minha enteada que eu considerava minha filha. Devido aos problemas psicológicos de Selma, não tivemos como retornar ainda para Xique-Xique”. “ Depois vamos tomar as providências legais, garantiu”.
Em nota, o Hospital Julieta Viana disse que Ana Vitória deu entrada na unidade a primeira vez na noite de sexta-feira (07) e que foi atendida e medicada. Considerando uma gestação de risco, os médicos solicitaram uma regulação para o Hospital Regional de Irecê, mas a resposta foi negativa, por falta de vagas. A unidade informou que às 21h de sexta, a paciente saiu do hospital por contra própria depois que se desentendeu com familiares.
Ainda de acordo com o Julieta Viana, no início da madrugada de sábado, por volta de 01h20, a paciente chegou à unidade conduzida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já em trabalho de parto, com perda de líquido e dor pélvica. Conforme a nota, como houve mais uma vez a negativa para transferência para Irecê, os médicos realizaram o parto que foi acompanhado pela família. O hospital informou que o parto foi realizado com a criança sem vida e que a paciente apresentou um sangramento, sendo encaminhada ao Hospital Regional de Irecê.
Em resposta, o hospital Regional disse através de um comunicado que diante do pedido de regulação solicitado pelo Hospital Julieta Viana de Xique-Xique, no sábado (08), às 19:20, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade informou que o quadro clínico descrito no relatório enviado pela unidade de origem [Julieta Viana] não condizia com o perfil de atendimento do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho que é de Urgência e Emergência. Ou seja, segundo o relatório encaminhado, não se tratava de uma gestação de alto risco.
Dessa forma, a médica plantonista orientou a unidade de origem a aguardar o trabalho de parto e caso necessário, fazer um novo contato conforme evolução do quadro clínico da paciente. 14 horas depois, foi enviado um novo relatório do hospital de origem, informando que a paciente havia sido submetida a um parto traumático apresentando um quadro de hemorragia genital intensa e que estava a caminho do Hospital Regional de Irecê, esclareceu.
De acordo com o Hospital Regional, a adolescente deu entrada na unidade no último dia 9 de setembro (domingo), às 11h, apresentando um quadro de choque hemorrágico, distúrbio de coagulação e parada cardiorrespiratória. Imediatamente a equipe multidisciplinar realizou todos os procedimentos necessários, incluindo a reanimação da paciente que foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do complexo hospitalar. Em virtude da gravidade do quadro clínico apresentado desde a sua chegada ao hospital, todos os esforços oferecidos no período do internamento não conseguiram reverter o quadro. Infelizmente, a adolescente veio à óbito na última terça-feira (11), às 8h17.
Fonte: Central Notícia
Uma bebê diagnosticada com cardiopatia congênita faleceu na manhã desta sexta-feira (14) no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, enquanto aguardava por uma cirurgia que poderia ter salvado sua vida.
A criança Maria Cecília aguardou aproximadamente duas semanas para ser submetido à cirurgia na capital baiana em uma unidade especializada. Maria Cecília tinha nascido de parto normal, pesando 3,35 quilos.
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Tarciso Cavalcante Gama, 41 anos, natural de Central, na região de Irecê, foi preso pela Polícia Civil na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado, acusado pelo crime de estupro de vulnerável. As informações são da Polícia Civil.
Contra o suspeito, foi decretada a prisão temporária de 30 dias. Segundo a Polícia Civil, Tarciso é acusado de ter estuprado o próprio filho, de 5 anos. O crime teria ocorrido na residência do casal, na bairro Jardim das Acácias.
A Polícia Civil Informou que o suspeito trabalhava numa fazenda e quando chegava em casa, abusava da criança. O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar da cidade pela mãe da criança.
O acusado foi transferido da delegacia de Luís Eduardo Magalhães para o Conjunto Penal de Barreiras.
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Gladston Cerqueira Nunes, 39 anos, o Guego, foi morto a tiros na cidade de São Gabriel, região de Irecê. Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu no início da noite da última terça-feira (11), por volta das 18h30, na Rua Getúlio Vargas.
Ainda conforme a Polícia Civil, o suspeito de ter praticado o crime é um homem conhecido por Vera. Em nota, a Polícia Civil informou que a vítima teria ido de Irecê a São Gabriel deixar as pessoas de Danilo Ferreira Carvalho, Bel e Bibinha, os quais estavam em Irecê e ao chegarem em São Gabriel pararam em um mercado, onde tomaram um refrigerante, oportunidade que chegou o homem conhecido por Vera e passou a conversar com a vítima, tendo ambos saído do estabelecimento e após uma discussão entre eles já ouviram um disparo de arma de fogo, e ao saírem encontraram a vítima caída no local onde veio a óbito.
O corpo de Gladston foi removido para o Instituo Médico Legal de Irecê. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Uma juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) receberá ajuda de custo por um mês, no valor referente ao salário, de R$ 28.380, por se mudar de Irecê para Eunapólis, no sul do estado. A decisão de pagar a ajuda de custo foi publicada no Diário da Justiça do TRT-BA desta quarta-feira (12). Com a ajuda de custo, somente no mês de agosto, a referida magistrada recebeu R$ 62,7 mil. O valor compreende o pagamento do auxílio-moradia como vantagens pessoais no valor de R$ 4,3 mil, subsídio de R$ 28,9 mil e R$ 1 mil de indenizações. O valor líquido recebido pela juíza foi de R$ 51,4 mil.
Em nota ao Bahia Notícias, o TRT defendeu a legalidade do pagamento. "A juíza tendo em vista remoção da Vara do Trabalho de Irecê para a Vara do Trabalho de Eunápolis faz jus a Ajuda de Custo, em valor equivalente a uma remuneração. A Coordenadoria Administrativa de Pessoas manifestou-se indicando a legislação que rege a matéria, bem como informando que a magistrada não percebeu valores a título de ajuda de custo nos últimos dois anos. A Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LC 35/79) instituiu a ajuda de custo para cobrir despesas de transporte e mudança de magistrados, ou para moradia, onde não houvesse residência oficial disponível".
O TRT-BA, no despacho, autoriza o pagamento da ajuda de custo por atender os pressupostos previstos no Ato TRT5 554/2012. A norma afirma que a ajuda de custo se destina a “compensar despesas com instalação de magistrados e servidores do TRT que, no interesse da Administração, passem a ter exercício em outra localidade, com mudança de domicílio em caráter permanente”. A regra também prevê pagamento de despesas de transporte pessoal do magistrado, servidor e de seus dependentes, além do transporte de mobiliário, bagagem e automóvel. Ainda terão direito a ajuda de custo quando forem removidos por ofício, redistribuídos ou forem nomeados para cargo em comissão ou designados para exercício de função comissionada. O Ato proíbe o duplo pagamento de ajuda de custo, a qualquer tempo, ao cônjuge ou ao companheiro que vier a ter exercício em órgão ou entidade da administração pública na mesma sede para a qual foi deslocado o magistrado ou o servidor. O benefício só pode ser pago uma vez a cada dois anos.
O valor da ajuda de custo será calculado com base na remuneração bruta percebida pelo magistrado ou servidor no mês em que ocorrer o deslocamento para a nova sede e não poderá exceder à importância relativa a três meses de remuneração. A ajuda de custo corresponderá a uma remuneração, caso o magistrado ou servidor possua até um dependente; a duas remunerações, caso possua dois dependentes; ou a três remunerações, se possuir três ou mais dependentes. Se entende como dependentes o cônjuge, os filhos e enteados menores de 21 anos que viva sob sua guarda e sustento, estudantes de nível superior menor de 24 anos, que não exerçam atividades remuneradas, além de pais que precisam de ajuda dos filhos. O ato entrou em vigor em 2012, quando o TRT era presidido pela desembargadora Vânia Chaves.
O pagamento da ajuda de custo tem aval do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pois a remoção de magistrados sempre atende ao interesse público, uma vez que tem por objetivo preencher um posto vago, e não apenas ao interesse particular de quem solicita a mudança.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...