Domingo, 29 de Julho de 2018
Notícias

Na tarde de sexta-feira (27),  o Comando Regional da Chapada, com o apoio do Comando de Policiamento Especializado, deflagrou a Operação Souto Soares em Paz, com o objetivo de segurar a onda de terror que facções criminosas instaladas na região tentam causar, na disputa pelo domínio das ações delituosas.

Participam da operação, policiais do 7 BPM/Irecê, 29 CIPM/Seabra, 42 CIPM/Lençóis, Rondesp Chapada, além de guarnições da CIPE SEMIARIDO (CAESA) e CIPE CHAPADA.

Estão sendo realizadas rondas na zona urbana e rural dos municípios de Souto Soares, Iraquara, Mulungu do Morro, Canarana e Cafarnaum, na região de Irecê.

Durante o trabalho, foram realizadas abordagens a bares, veículos, motos e pessoas.

Na localidade de pocinho, em Souto Soares, após uma denúncia que integrantes de uma facção estavam a se reunir passa cometer delitos, houve um confronto dos meliantes com a Força Policial, que resultou num marginal morto e na apreensão de um colete e uma pistola de calibre restrito.

A operação irá continuar em toda a região.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 29 de Julho de 2018
Notícias

O 4º andar do prédio onde funcionada a Assembleia Legislativa da Bahia foi atingida por um incêndio na tarde deste sábado (28), no Centro Administrativo de Salvador (CAB). Ninguém se feriu.

As causas do incêndio serão confirmadas após realização da perícia. Até o momento, suspeita-se que um curto-circuito tenha provocado as chamas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 29 de Julho de 2018
Notícias

A startup de segurança PSafe alertou na sexta-feira (27) para um novo golpe via WhatsApp.

Um anúncio oferece até 20 GB de internet gratuita por até 60 dias para usuários de qualquer operadora de telefonia móvel no Brasil.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página falsa, que apresenta um número fictício de quantidade de pacotes grátis disponíveis para a escolha.

O site faz perguntas como "Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?" e "Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?".

Ao finalizar o questionário, a pessoa é informada de que precisa compartilhar o conteúdo com três amigos e grupos de WhatsApp.

Depois, uma página aparece no celular da vítima e informa supostos problemas no celular. Para resolvê-los, a pessoa precisa baixar aplicativos, que são maliciosos e instalam vírus nos dispositivos.

Pouco antes da Copa, um golpe semelhante prometia uma camisa gratuita da seleção. Também disseminada pelo WhatsApp, a fraude consistia em induzir as vítimas ao compartilhamento de um link no aplicativo mensageiro.

Segundo alerta da Kaspersky Lab na época, o golpe era diferente para Android e iOS.

No sistema do Google, surgia uma página falsa afirmando que o celular estava infectado por vírus e que, por isso, era preciso instalar um aplicativo.

Essa prática é conhecida por phishing e tenta lançar uma isca a internautas desavisados.

O WhatsApp é um aplicativo bastante mirado pelo cibercrime porque os usuários espalham vírus com facilidade ao compartilhar mensagens e porque é muito popular no país.

Para testar a veracidade da página, a PSafe sugere que os usuários testem o link no site do dfmdr lab (https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br), laboratório da empresa especializado em cibersegurança, que detecta endereços eletrônicos maliciosos.

A dica primária é não clicar em promoções fáceis do WhatsApp e desconfiar de alertas de segurança que exigem o download de programas no celular.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 28 de Julho de 2018
Notícias

Material apreendido pela guarnição da PM em seviço na cidade de Barra (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Uma guarnição da Polícia Militar de Barra, na região do Vale do São Francisco, ao realizar patrulhamento na rua Ciríaco Costa, bairro Santa Clara, prendeu, após denúncia anônima, José Carlos Moreira dos Anjos, 32 anos e  Nazinha da Silva, 46 anos. Com o casal, a polícia encontrou uma espingarda calibre 12, com 03 cartuchos intactos, além de diversos objetos eletrônicos, aparelhos de som novos embalados sem nota fiscal, 01 (uma) porção de maconha numa sacola plástica, e ainda o veículo VW Gol, preto, placa MHW-1116,  Brasília- DF,  sem  documentos de porte obrigatório. As informações são da Polícia Militar.

O veículo estava sem o documento de porte obrigatório (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Em nota, a Polícia Militar destaca que os conduzidos são  ciganos oriundos de Buritirama e outras cidades. Além do casal, a PM também conduziu à  Delegacia de Polícia Civil de Barra, Albino da Silva , 57 anos  e Erinque Carvalho da Silva, 20 anos, os quais se encontravam em uma residência situada na rua da Chácara do mesmo bairro, e quando perceberam a presença dos militares, pularam o muro e tentaram fugir.

Todo o material e os envolvidos foram apresentados à delegacia local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 28 de Julho de 2018
Notícias

A Prefeitura de Irecê, por meio de sua Secretaria de Saúde, está promovendo entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, está promovendo a Semana Pela Saúde do Homem no município. Através de atividades educativas, o objetivo da campanha é orientar o público masculino nos cuidados que devem ser tomados na saúde do indivíduo.

A ação atende as prerrogativas da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), que promove ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

Em Irecê, a ação acontece nos PSF's dos bairros e nos povoados, oferecendo palestras sobre higiene íntima e doenças sexualmente transmissíveis (DST's), atendimento médico voltado para a saúde do homem, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV, entre outros atendimentos e serviços. Para saber mais, visite o PSF do seu bairro.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 28 de Julho de 2018
Notícias

O juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, disse, nesta sexta-feira (27), que administradores corruptos merecem uma "pena de morte política". "Políticos e administradores corruptos não podem ter segunda chance; se ficar provado, acabou", disse Bretas, em palestra na Casa de Não Ficção Época & Vogue, durante a Flip.

O juiz respondeu a perguntas de Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo, Plínio Fraga, editor-chefe da revista Época, e da plateia. "Pra mim, aquela pessoa morreu, é como se fosse uma pena de morte política".

Indagado se a legislação atual, que prevê oito anos de afastamento, não resolve esse problema, Bretas afirmou: "Isso é bom, mas não resolve". Segundo ele, se fosse adotada essa "pena de morte política", no futuro, quando houver alguém interessado em ingressar na atividade política com más intenções, vai pensar um pouco mais.

O juiz disse temer que a eleição presidencial interfira com o andamento da Lava Jato. "O presidente da República indica os ministros do Supremo e, a depender das pessoas indicadas, agentes políticos envolvidos na investigação podem se sentir mais, ou menos tranquilos", afirmou.

"Tirando uma decisão envolvendo a manutenção da prisão de um senador (Aécio Neves), a plenária do STF sempre apoiou a continuidade das investigações. Refiro-me à plenária, não a casos julgados individualmente".

Bretas afirmou que não há politização da operação. "Precisamos praticar a justiça sem olhar para quem está do outro lado, é disso que o Brasil está precisando, o juiz não é inimigo de ninguém".

O juiz defendeu o uso das delações premiadas pelo Judiciário, afirmando que as críticas vêm de "profissionais pagos para defender interesses dos acusados'.

"Que eu saiba não tem nenhum acusado dizendo que foi coagido, que o MP o forçou a se ajoelhar no milho atrás da porta e não aguentou de saudades da esposa e resolveu colaborar", disse. Ele afirmou estar sendo procurado por muitos acusados que dizem querer fazer delação e devolver dinheiro proveniente de operações ilegais.

Bretas rebateu críticas sobre o excesso de publicidade em relação à operação e afirmou que é importante divulgar à imprensa os processos, dentro do permitido por lei, porque se houver sigilo, nenhum processo vai andar.

Em relação à influência da pressão popular sobre as decisões dos juízes, Bretas ponderou: "O juiz não tem que decidir de acordo com a vontade popular, mas o Judiciário deve priorizar os assuntos que a sociedade quer que sejam prioridade", disse. "Já vi autoridades dizendo que combate à corrupção não deve ser prioridade, mas não é assim. A sociedade quer que seja priorizado."

O magistrado afirmou que um juiz precisa tomar muito cuidado em relação a sua imagem, no caso de empresários ou políticos quererem tirar fotos, por exemplo. "Carrego a imagem do Estado, minha função não deixar que alguém use minha imagem para se promover."

Indagado se havia recebido convites para entrar na política, Bretas disse que não e que não pensa em se candidatar. "É fora do meu universo, nunca pensei nisso, do mesmo jeito que nunca pensei em ser médico, por exemplo".

Twitter

O juiz defendeu o uso do Twitter por autoridades, embora tenha afirmado ter errado ao usar a ferramenta. "Eu me arrependo daquele Twitter, foi bola fora" , disse, referindo-se a seu comentário sobre as críticas recebidas por causa de uma ação que moveu na Justiça pedindo que tanto ele quanto a mulher, também juíza, recebessem auxílio-moradia --uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) proíbe o pagamento do benefício a casais que morem sob o mesmo teto.

"Pois é, tenho esse 'estranho' hábito. Sempre que penso ter direito a algo eu vou à Justiça e peço. Talvez devesse ficar chorando num canto, ou pegar escondido ou à força. Mas, como tenho medo de merecer algum castigo, peço na Justiça o meu direito", tuitou.

"Eu não fui inteligente, não foi a forma correta de se dirigir ao público", afirmou, referindo-se ao comentário.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Julho de 2018
Notícias

O aposentado Jailton Abade dos Santos, 63 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de quinta-feira (26) no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, depois de ser atropelado por uma carro numa estrada que liga a comunidade de Umbuzeiro, zona rural do município.

De acordo com a unidade hospitalar, a vítima deu entrada em estado grave na unidade, onde passou por cirurgias. O acidente acontece na manhã de quarta-feira (25), quando a vítima andava de bicicleta e foi atingida pelo veículo. O motorista não identificado não prestou socorro.

O idoso ainda foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ele respirava com a ajuda de aparelhos.

Matéria relacionada:

Idoso em bicicleta fica em estado grave após ser atropelado por carro em Irecê; vídeo

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Julho de 2018
Notícias

Neste primeiro semestre foram executadas ações de combate ao tráfico de drogas, que resultaram na redução dos crimes contra a vida e na ampliação da sensação de segurança. (Foto: Divulgação)

Combate a crimes contra a vida (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), tráfico de drogas e apoio à população estiveram entre os objetivos das ações promovidas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, durante o primeiro semestre de 2018.

Na última terça-feira (25), na 'Operação Impacto', deflagrada em conjunto por diversas unidades da Polícia Militar (7º Batalhão e Cipe Chapada) e da Polícia Civil, através da 14ª Coordenadoria Regional do Interior, sediada em Irecê, foram efetuadas duas prisões em flagrante, cumprido um mandado de prisão, apreendidos três armas e 42 veículos, além do registro de duas ocorrências com drogas. Foram ainda abordados 1.168 pessoas, 198 automóveis e 43 motocicletas e inspecionados 65 estabelecimentos comerciais.

Entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, a Cipe Semiárido prendeu em flagrante 100 pessoas, apreendeu 62 armas e 203 veículos, recuperou 78 carros e anotou 55 ocorrências envolvendo entorpecentes, como maconha, cocaína e crack.

Com a participação das forças de segurança pública, aconteceram ações integradas visando a combater Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico e plantio de drogas nas margens do leito do Rio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique, Irecê, Jussara e Itaguaçu, intervenções em carceragens (revistas) e em manifestações e protestos, como na greve de caminhoneiros.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Julho de 2018
Notícias

Idoso tinha roupa separada para festa de 90 anos e bodas de ouro (Foto: Arquivo Pessoal)

O corpo do idoso Pedro Pereira de Oliveira, 89 anos, conhecido por” Pedro de Manezada”, que morreu atropelado por uma retroescavadeira, foi sepultado na tarde desta quarta-feira (25), no cemitério da localidade de Larguinha, zona rural do município de Central, região de Irecê.

O acidente que ceifou a vida do idoso ocorreu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Pedro completaria 90 anos neste final de semana. De acordo com familiares, a data seria comemorada em uma festa, que seria realizada no sábado (28).

No evento, o senhor Pedro de Manezada também celebraria as bodas de ouro com a esposa, que estava com ele há 50 anos. Até a roupa que seria usada na celebração já havia sido separada.

O caso envolvendo a morte do idoso está sendo investigado pela Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.

Matéria relacionada:

Idoso natural de Central morre atropelado por retroescavadeira

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Julho de 2018
Notícias

Um idoso de 63 anos ficou  gravemente ferido após ser atropelado por um veículo na manhã de quarta-feira (25), por volta das 06h40, numa estrada que liga a comunidade de Umbuzeiro a Irecê, sede do município.

Imagens registradas por uma câmera de monitoramento de um clube que fica próximo à pista, mostram o momento que o ciclista passa e, em seguida é acompanhado pelo carro que provou o acidente, um Ford Focus, cor prata e demais dados não identificados.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista fugiu do local sem prestar socorro à vítima, identificada como Jailton Abade dos Santos.

Após o acidente, a vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levada para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. O estado de saúde do idoso é considerado grave.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp