Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025
Publicidade



Domingo, 09 de Fevereiro de 2025
Região

Acidente ocorrido na noite de sábado (8) entre Variante e Besouro; vítima foi encaminhada ao IML de Irecê —  Foto: Reprodução

Um motociclista perdeu a vida na noite deste sábado (8) após colidir com um cavalo que apareceu de repente na pista. O acidente ocorreu entre as localidades de Variante e Besouro, em São Gabriel.

A vítima, conhecida como Gel, não resistiu aos ferimentos. Seu corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Até o momento, não há detalhes sobre o velório e o sepultamento.

O caso chama a atenção para os perigos de animais soltos nas estradas, um problema recorrente que pode resultar em acidentes graves.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 09 de Fevereiro de 2025
BAHIA

Foto: Reprodução

Encerrou-se, nesta sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Salvador, a primeira edição do Encontro de Cooperação Bahia Saúde, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o objetivo de compartilhar propostas para fortalecer a gestão municipal nas áreas prioritárias de saúde.

Durante os quatro dias de programação, o evento contou com a presença de 172 prefeitos e 415 secretários municipais de saúde, além de equipes da gestão de saúde municipal, totalizando um público de 3175 pessoas.

No último dia do encontro, centrado no tema da saúde digital, foram elaborados planos macrorregionais do Programa SUS Digital para as nove macrorregiões da Bahia, que, em seguida, foram pactuados nas 28 Comissões Intergestores Regionais (CIR) do estado.

“As ações destes dois últimos dias do encontro serviram para montarmos o plano de ação do programa SUS Digital, apontando o que a Bahia necessita. Com a identificação desta necessidade, vamos poder apresentá-lo ao Ministério da Saúde, que, por sua vez, irá definir o apoio”, explicou o coordenador de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro.

“A gente sai daqui com a missão de pegar esse plano que foi pactuado, leva-lo para o Grupo de Trabalho de Saúde Digital, e apresentá-lo em um painel de gestão que ficará disponível oficialmente aos municípios na segunda-feira [10]. No painel, os gestores vão ver tudo que foi planejado para a Bahia e para cada macrorregião. Isso vai ajudar muito nas nossas conversas na próxima CIB, no dia 20 de fevereiro, onde essas sugestões, construídas aqui hoje, serão analisadas, para que possamos enviar o plano de ação ao Ministério da Saúde até o dia 17 de março, que é a data limite”, concluiu Daltro.

“Estamos muito felizes com o êxito do 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, uma ação que reforça o compromisso do Governo do Estado em caminhar ao lado dos nossos prefeitos e de mãos dadas com o Governo Federal, para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Aqui não tem partido e estamos todos em um único movimento em torno da melhoria não só da atenção primária da Bahia, mas de toda a política de acesso à saúde pública”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Investimentos

Na abertura do evento, na terça-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote de investimentos de R$ 2,07 bilhões para fortalecer a saúde pública nos municípios, garantindo a ampliação da infraestrutura e o cofinanciamento da assistência. A iniciativa faz parte do Pacto Bahia pela Saúde, um compromisso firmado entre o Executivo estadual, prefeituras, entidades do setor e o Judiciário para adotar medidas concretas em prol da regionalização e qualificação do atendimento à população.

Os investimentos incluem a construção de novas maternidades, unidades básicas de saúde (UBS), centros de reabilitação e unidades de atenção psicossocial, além da ampliação do Telessaúde e do reforço na assistência farmacêutica.

Ao aderirem ao Pacto Bahia pela Saúde, as prefeituras assumem o compromisso de fortalecer suas redes de atendimento, garantindo que a atenção primária funcione bem, que a regulação seja eficiente e que os serviços contratualizados sejam executados com qualidade. 

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
Emprego

Foto: Google Street View

O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores redes varejistas do Brasil, está com vagas abertas para diversas cidades da Bahia, incluindo Irecê. As oportunidades são para diferentes áreas e níveis de experiência.

Em Irecê, há vagas para Estoquista, Assistente de Crediário, Assistente de Loja e Jovem Aprendiz.

Outras cidades também contam com oportunidades, como Barreiras (Assistente de Crediário), Itaberaba (Vendedor), Jacobina (Vendedor e Assistente de Loja) e Luís Eduardo Magalhães (Vendedor - PCD).

Os interessados ​​devem acessar o portal de carreiras do Magalu para conferir os requisitos e se candidatar.

As vagas representam uma ótima oportunidade para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho na região.

Para mais informações da região, continue acessando o site Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
BRASIL

Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Lula (PT), em entrevista ao Grupo A TARDE, afirmou que a disseminação de notícias falsas é preocupante. O palaciano alertou para o mal que a desinformação pode causar na sociedade brasileira.

“Temos que lutar contra uma máquina de desinformação que trabalha sem descanso, vinte e quatro horas por dia. Com pessoas que se aproveitam da internet e das redes para confundir, espalhar mentiras e com isso sair lucrando, seja ganhando dinheiro com a monetização, seja tentando conquistar voto”, declarou o petista.

Com a ida do baiano Sidônio Palmeira para a Secom (Secretaria de Comunicação), o trabalho do publicitário, elogiado por Lula, tem como um dos seus principais desafios, o combate às fake news. “Tenho a certeza de que o Sidônio e equipe já estão fazendo um ótimo trabalho”, afirmou p presidente.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
Notícias

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O sonho de ser policiais militares levou Maria Luísa Novais, de 10 anos, e Lázaro Rodrigues Neto, de 11, residentes no município de Cafarnaum, na região de Irecê, a Salvador para uma imersão na rotina da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). As crianças passaram o dia na capital baiana, visitando as instalações da corporação e, ao final, o Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), onde foram recepcionadas pelo governador Jerônimo Rodrigues.

“Quando uma criança como Lázaro, como Maria Luísa, sonha em ser policial militar, enxerga neles valores como cuidado e zelo. E nosso papel é incentivar. Da mesma forma que incentivamos o sonho deles, incentivamos quem quer ser advogado, professor, agricultor. A gente quer construir esse sonho com eles, no presente e no futuro”, comentou o governador.

Ao longo do dia, as crianças se uniram aos policiais militares na recepção do comandante-geral da PM e no hasteamento das bandeiras, depois conheceram as instalações do Batalhão de Choque, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Grupamento Aéreo GRAER. No último espaço, Lázaro e Maria Luísa foram surpreendidos com um vôo de helicóptero.

“Nossa, foi uma experiência muito legal. Dá medo, mas é muito bom. No futuro eu quero estar em Salvador, pilotando um helicóptero como aquele. É um sonho estar aqui”, dividiu Maria Luísa. Ela ainda contou seu pai, que foi policial militar em Brasília, onde ela nasceu, é sua principal inspiração.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A imersão das crianças foi motivada pela visita à Carfanaum, onde Maria Luísa e Lázaro vivem hoje, quando durante uma agenda de entregas, em outubro de 2024, eles contaram ao governador e a outras autoridades sobre o sonho de serem militares. Para o comandante-geral da PM Paulo Coutinho, uma oportunidade de semear os valores da corporação.

“Eles estavam no evento, vestidos de policiais militares, e contaram ao governador que queriam ser policiais. E ficamos muito felizes, chegando ao bicentenário com uma oportunidade dessas, de apresentar a rotina da Polícia Militar. É uma grande satisfação. Com certeza levarão na memória que vale a pena servir a essa instituição. Que eles possam realizar esse sonho de salvaguardar a vida do cidadão”.

Fonte: As informações são do site GOVBA.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
Publicidade

Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:

✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.

✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.

 Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!

 Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .

 Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
BAHIA

Foto: Paula Fróes/GovBA

A Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) avançou na atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), que define as diretrizes para o crescimento do estado até 2050. Para isso, a Seplan firmou uma parceria com a Macroplan Prospectiva, Estratégia & Gestão S/S LTDA, que será responsável pela elaboração do Sumário Executivo do PDI Bahia 2035, além de reestruturar seus componentes e atualizar documentos executivos e a carteira de projetos estratégicos. O contrato de consultoria foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (7).

A atualização busca alinhar o planejamento estadual com as novas dinâmicas globais e regionais, levando em conta transformações recentes, como os impactos da pandemia de Covid-19 e os conflitos geopolíticos em curso. Segundo Ranieri Muricy, superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, a revisão do PDI é fundamental para preparar a Bahia para os desafios do futuro. "A Macroplan tem experiência na elaboração de planos de longo prazo, e essa atualização é uma proposta do Governo Jerônimo, prevista no Plano de Governo. A conjuntura internacional mudou muito desde a criação do PDI 2035, com a pandemia e os atuais conflitos geopolíticos, que alteraram as tendências anteriores e afetaram o desenvolvimento da Bahia. Precisamos de uma visão mais atual sobre a economia global, brasileira, baiana e nordestina para projetar um futuro que contemple o desenvolvimento inclusivo do estado", explicou Muricy.

O principal objetivo da atualização do PDI é garantir que o planejamento estadual esteja alinhado com as novas realidades, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a Bahia nas próximas décadas. O plano servirá como um guia estratégico para orientar políticas públicas e investimentos voltados para o crescimento econômico, social e ambiental do estado.

Parceria com o Governo Federal

O secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, destaca a sinergia com o Governo Federal e a contribuição da Bahia na construção da Estratégia Brasil 2050. Peixoto lembra que, embora diversos estados já possuam planos de desenvolvimento de longo prazo, ainda falta uma visão nacional que considere princípios como cidadania, justiça social e soberania. "A Bahia tem um legado de desenvolvimento e inclusão a compartilhar com o país. A parceria com o Ministério do Planejamento é fundamental para potencializarmos as oportunidades de investimento e avançarmos no PDI 2050, compartilhando processos e estudos em diversos temas estratégicos, a exemplo da macroeconomia, clima, infraestrutura e transição demográfica", afirmou.

Com essa revisão, a Seplan espera modernizar as projeções e consolidar uma carteira de projetos estratégicos, fortalecendo a capacidade do estado de enfrentar os desafios futuros e garantir que o desenvolvimento beneficie toda a população baiana.

Fonte: Ascom/Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
BRASIL

Foto: Agência Brasil

O Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou nesta quarta-feira (5) os resultados de um estudo sobre a presença de anúncios maliciosos nas redes sociais administradas pela Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre a publicidade enganosa, por meio da qual são aplicados golpes aos cidadãos brasileiros. Os resultados indicam que as plataformas da Meta estão sendo vistas por golpistas como um terreno fértil para a prática de fraudes.

O estudo envolveu um intenso monitoramento entre 10 e 21 de janeiro deste ano. Esse período coincide com os desdobramentos da edição da Instrução Normativa 2.219/2024 pela Receita Federal. O texto fixou a obrigatoriedade de operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento apresentarem semestralmente determinadas informações sobre operações financeiras de contribuintes. A medida, que passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2025, desencadeou uma onda de notícias falsas, segundo as quais as transações por Pix passariam a ser taxadas. Pressionado pela disseminação das fake news, o governo federal acabou decidindo revogar a nova regra no dia 15 de janeiro.

De acordo com a pesquisa, a onda de notícias falsas fomentou dúvidas na população, e estelionatários aproveitaram o momento para aplicar golpes. Ao todo, foram identificados 151 anunciantes que compartilharam 1.770 anúncios com conteúdo malicioso. Também foram mapeados 87 sites fraudulentos para os quais os usuários eram redirecionados. Ao anunciar a revogação, o governo se justificou afirmando que o recuo buscava, entre outras coisas, frear a circulação da desinformação. A análise do NetLab indica que, em relação aos anúncios fraudulentos, o objetivo não foi atingido. Ao contrário, nas plataformas da Meta, esses conteúdos cresceram 35% após o recuo.

Em muitos casos, os anúncios recorreram à simulação de páginas de instituições públicas e privadas. Em 40,5%, eles foram veiculados por anunciantes que se passavam pelo governo federal. Os pesquisadores do NetLab observam que os anúncios exploram a desinformação em torno das políticas públicas voltadas à inclusão financeira. Chamou a atenção deles que, entre as peças publicitárias fraudulentas, aparecem promessas de acesso tanto a programas governamentais reais como também a outros fictícios. Resgata Brasil, Benefício Cidadão, Brasil Beneficiado e Compensação da Virada são alguns nomes utilizados.

“O fato de estas páginas terem obtido a permissão para veicular anúncios em nome do governo evidencia as fragilidades dos processos de verificação de anunciantes da Meta”, registra o estudo. Os golpistas ofereciam serviços para identificar valores que os usuários teriam direito a receber ou anunciavam a possibilidade de resgate de dinheiro de determinado benefício. Os usuários eram eventualmente levados a crer que precisavam pagar taxas antecipadas para ter acesso a estes serviços. Alguns desses anúncios também promoviam guias fraudulentos que instruíam consumidores a “driblarem a taxação do Pix.”

Para os pesquisadores, o alcance das fraudes tem sido maximizado pela utilização das ferramentas de marketing disponibilizadas pela Meta, que permitem o impulsionamento de anúncios maliciosos e seu direcionamento para públicos segmentados de acordo com critérios demográficos, geográficos e interesses dos usuários. Eles criticam a falta de transparência no tratamento dos dados pessoais e veem uma falta de controle e de segurança contra a publicidade enganosa, o que favorece a aplicação de crimes digitais no Facebook, no Instagram e no WhatsApp.

De acordo com o NetLab, ao permitir o direcionamento de anúncios fraudulentos para públicos específicos, as ferramentas da Meta dão aos golpistas a capacidade de atingir as vítimas ideais. “Há no país uma vasta população ávida por oportunidades de ascensão social, que precisa de suporte e políticas públicas do Estado para mudar de vida, o que faz com que os mais necessitados se tornem um alvo prioritário de golpes online”, registra o estudo.

Procurada pela Agência Brasil, a Meta afirmou em nota que anúncios que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidos em suas plataformas. “Estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, as Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos”, acrescenta o texto.

Inteligência artificial

O estudo revelou que em 1.244 dos anúncios fraudulentos, 70,3% do total, houve uso de ferramentas de inteligência artificial. Foram encontrados vídeos que podem ser enquadrados como deepfakes (falsificação profunda, em tradução livre). As ferramentas foram largamente utilizadas para manipular a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL), protagonista da campanha pela revogação da Instrução Normativa 2.219/2024. Ao todo, adulterações envolvendo o parlamentar aparecem em 561 anúncios, sendo 70% destes veiculados após o recuo do governo federal.

Um deles faz uso de uma publicação original compartilhada por Nikolas em suas redes sociais, na qual comemorava a revogação das novas regras e alegava que o trabalhador brasileiro poderia se tranquilizar por poder “usar o Pix sem a lupa do governo”. O anúncio, porém, manipula o trecho final do vídeo e mostra o parlamentar anunciando o lançamento de uma medida que garantiria o reembolso parcial de gastos realizados com cartão de crédito nos últimos meses.

Embora tenha sido o principal alvo das manipulações, Nikolas não foi a única personalidade pública que teve sua imagem explorada nos anúncios fraudulentos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é outro que aparece em diferentes vídeos adulterados. Também há conteúdos que utilizam as imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ex-presidente Jair Bolsonaro, dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL) e Fred Linhares (Republicanos) e do jornalista William Bonner, entre outros.

Moderação de conteúdo

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha no ano passado aponta que fraudes baseadas em Pix e em boletos bancários são os tipos de crimes digitais que mais geram receitas no Brasil, causando um prejuízo de R$ 25,5 bilhões por ano aos consumidores. Também em 2024, identificar a origem dos golpes financeiros no país foi o foco de um levantamento realizado pela Silverguard, uma empresa de tecnologia que oferece serviços de proteção financeira digital.

O trabalho revelou que 79,3% dos casos denunciados por vítimas por meio da plataforma SOS Golpe se iniciaram em alguma das três plataformas da Meta, sendo 39% no WhatsApp, 22,6% no Instagram e 17,7% no Facebook. Os resultados apontaram também que 7,3% dos golpes tiveram origem no Telegram e 5% em uma das duas plataformas do Google: o sistema de busca ou o YouTube. O restante foi associado a aplicativos de jogos, TikTok, e-mail e outros.

Para os pesquisadores do NetLab, diferentes estudos têm apontado as fragilidades no controle de conteúdo publicitário pelas plataformas da Meta. Eles apontam que uma das consequências é a perda de credibilidade das instituições governamentais e públicas. Isso porque, com o alto volume de anúncios fraudulentos, se reduz a capacidade dos usuários de identificar os anúncios autênticos.

Há também preocupações envolvendo as alterações nas regras das redes sociais Facebook e Instagram que foram anunciadas recentemente por Mark Zuckerberg, presidente executivo da Meta. Entre elas está o fim do programa de checagem de fatos e outras mudanças envolvendo moderação de conteúdo, como a redução na utilização de filtros que buscam por publicações que violam os termos de uso.

De acordo com o NetLab, há incertezas sobre o alcance dessas medidas. “A ausência de menção específica à moderação de conteúdo publicitário por Zuckerberg em sua fala não deixa claro se as mudanças impactam a circulação de anúncios fraudulentos”, registra o estudo. 

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
Publicidade