Um aposentado identificado por Francisco Lima de Santana, de 63 anos morreu na noite desta segunda-feira (09), por volta das 23h, no Hospital Regional de Irecê (HRI), onde estava internado desde a última quinta-feira (05).
De acordo com informações do repórter policial José Bastos, o idoso foi agredido e espancado na Praça da localidade de Riacho, zona rural do município de João Dourado, região de Irecê.
Na ocasião, a vítima foi socorrida para o HRI, mas seis dias depois faleceu. A motivação e autoria do espancamento serão investigadas pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Fonte: SBT
Fonte: CNI
Entre a divisa da Bahia com o Pernambuco, cerca de 13 cidades formam uma região de numerosas plantações de cannabis. Nessa região, que foi batizada de Polígono da Maconha, o major Ricardo Passos, comandante do Comando de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada), parece ter se conformado ao dizer que é impossível erradicar a droga. “Eu não procuro fantasiar. Controlamos a situação, mas nunca nenhuma polícia vai conseguir exterminar totalmente o plantio de maconha”, declarou Passos. De acordo com o policial militar que já atuou na região do polígono, no município de Curaçá, o plantio legalizado se apresenta como uma fonte de renda para as pessoas da região carente.
“Em áreas como Curaçá os traficantes cooptam os pequenos agricultores para que eles façam o plantio”, contou o major. Quando a PM chega aos plantios e parece que tudo chegará ao fim, uma situação curiosa se sucede. Sem mão de obra para arrancar os pés, a polícia pede ajuda dos agricultores que fizeram a plantação para exterminar o cultivo. “Quem ganhava dinheiro do tráfico para plantar, era contratado pela polícia também para tirar os pés”, levantou a contradição, o major. O comandante não acredita que a liberação do plantio também pode resolver a situação.
“Mesmo com a liberação, há o comércio clandestino. A droga legalizada nunca chegaria a todos os lugares. O maior exemplo é o contrabando, na Bahia, de cigarros paraguaios”, explana Ricardo Passos. O consumo generalizado é outro limitador para a extinção da maconha. Antes visto só como “coisa de preto e pobre da periferia”, o major afirmou que outras classes econômicas também se tornaram consumidoras da substância no estado. “No primeiro dia da Cipe em Ruy Barbosa demos um flagrante na cidade em duas pessoas: uma da área pública e um funcionário da Embasa”, comentou o major.
Fonte: Jornal da Chapada
Na tarde deste domingo (08), por volta das 15h, um acidente de trânsito ceifou a vida de duas pessoas. O fato ocorreu na rodovia BA-052, imediações da estrada que dá acesso ao povoado de Pontal, zona rural do município de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.
De acordo com informações apuradas pelo Central Notícia, Edmilson Alves de Brito, 47 anos, conhecido por Missinho e Antônio Carlos José Alves vinham numa moto quando houve uma colisão frontal contra um veículo. Eles estavam indo jogar futebol. Antônio Carlos que estava na garupa da moto morreu no local do acidente. Já Missinho veio a óbito no Hospital Regional de Irecê.
Não há informações sobre as causas do acidente. O caso foi registrado pela Polícia Militar. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal de Irecê onde vão ser periciados. A família ainda não divulgou os horários e locais para o velório e sepultamento das vítimas.
Fonte: Central Notícia
Fonte: G1
Uma pistola e cerca de dois quilos de drogas foram apreendidos, no início da tarde deste sábado (07), na cidade de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco. As informações são da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido encontraram materiais que estavam com um traficante que terminou preso em flagrante.
Ainda de acordo com o órgão, os PMs passavam pela localidade conhecida como Ponta da Ilha quando um homem, ainda não identificado, jogou um embrulho na direção de um matagal. Diante da atitude suspeita o suspeito foi imobilizado e, no meio do mato, os militares localizaram uma pistola calibre 22.
A SSP informou que após depoimento preliminar, o homem disse que faz parte de uma quadrilha de traficantes e indicou um imóvel usado para guardar drogas. Na casa foram encontrados aproximadamente 2 kg de maconha prensada e cocaína, além de R$ 659 em dinheiro. O criminoso e os materiais seguiram para a Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique, onde foi registrada ocorrência.
Para o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez, as guarnições estão de parabéns pela atenção total. “Retiramos da cidade uma arma que com certeza seria utilizada na prática de crimes contra a vida e o patrimônio", destacou.
Fonte: Central Notícia
Fonte: Agência Brasil
A Secretaria da Educação do Estado autorizou a criação, organização e funcionamento de mais três Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) na rede estadual. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (D.O), nesta sexta-feira (6), os Centros serão implantados nos municípios de Feira de Santana, Jequié e Irecê. Os Centros Juvenis têm o objetivo de ampliar a jornada escolar e a diversificar o currículo dos estudantes com oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Cinco unidades do CJCC funcionam nos municípios de Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras e Itabuna.
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou a importância do CJCC no âmbito do programa Educar para Transformar. “Este projeto dos Centros Juvenis vai ao encontro daquilo que estamos debatendo nas escolas com educadores sobre a mudança no eixo pedagógico na Educação com um novo perfil de oferta. Criar novas unidades pelo Estado é proporcionar aos estudantes o acesso a um currículo diversificado, com atividades voltadas para a Ciência, Tecnologia, Inovação, mas também para a música, dança, teatro, gastronomia, entre outras, sendo parte integrada da formação e não apenas ações esporádicas. O objetivo também é de criar unidades em diferentes localidades para atender todos os territórios baianos”, ressaltou.
O coordenador do CJCC, Iuri Rubim, explicou como vai acontecer o processo para das unidades. “A partir das portarias de criação, nos próximos dias estaremos publicando o edital para seleção dos gestores, que corresponde a um diretor e três vices, que vão passar por uma avaliação técnica do currículo, além de entrevistas. Paralelamente, estaremos realizando a estruturação das unidades em cada município e, logo após, estaremos fazendo a seleção de professores”, disse.
Iuri ainda contou que a iniciativa para a criação de mais unidades mostra a ascensão do projeto que vem beneficiando a aprendizagem dos alunos. “O CJCC caminha junto com os pilares que norteiam a Educação do Estado. São professores desenvolvendo um currículo diferenciado, os estudantes motivados, pois não há obrigação de estarem lá, mais sim, o interesse voluntário de participarem das diversas atividades desenvolvidas na unidade, além de estarmos conectados com a Educação no século XXI”, concluiu.
Fonte: ASCOM/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Fonte: G1
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...