Uma fazenda situada no povoado de Recife, município de Jussara, região de Irecê, está apostando no cultivo de uva. O fruto está sendo comercializado nas feiras livres de Irecê e região, além de ser exportado para outras cidades do estado.
Na Bahia, a região que mais produz uvas de mesa é o Vale do São Francisco. Depois surgiu a Chapada Diamantina, onde municípios como Morro do Chapéu vem se destacando na produção da fruta.
A Fazenda ‘Jussara Agro’, que é uma das pioneiras no cultivo de uvas de mesa da região de Irecê, vem chamando atenção pela qualidade das frutas que fornece.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
O ex-ministro Eliseu Padilha morreu, nesta segunda-feira (13), em decorrência de um câncer no estômago descoberto há um mês. Ele estava internado em estado grave no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pela analista de política da CNN Basília Rodrigues.
Desde a semana passada, o quadro de saúde dele já era “grave e irreversível”, de acordo com assessoria dele, em decorrência de complicações de um mielomona, tipo de câncer que afeta células da medula óssea.
O velório será aberto ao público nesta quarta-feira (15), no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, das 10h às 17h. Após isso, o corpo será levado ao Angelus Memorial e Crematório para uma cerimônia restrita aos familiares.
Fonte: CNN Brasil
Depois de renovar o convênio de ajuda financeira entre o município de Irecê e a Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, o prefeito Elmo Vaz fez um apelo para que outras cidades da região também possam contribuir com esse serviço crucial de acolhimento de dependentes químicos. Em vídeo publicado nas redes, Elmo reconhece o importante trabalho da instituição e ressalta que a Comunidade Maanaim é a única em todo o território que atende viciados em álcool e outras drogas tão prejudiciais à saúde.
Durante a assinatura do convênio, estiveram presentes os diretores Graciliano Júnior e João Carlos, assim como a diretora Neila Borges. Com sede no Povoado de Meia Hora, em Irecê, a instituição beneficente cuida gratuitamente de pessoas com a doença crônica da dependência química - considerada transtorno mental e um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS).’
Fonte: Com informações de assessoria.
Na quinta-feira (09), às 17h, aconteceu mais uma reunião mensal da Câmara Temática de Cultura do Território de Irecê.
Na oportunidade, foram discutidas diversas pautas, mas o tema mais debatido foi a formação sobre o Programa Estadual Fazcultura.
O Coordenador de Cultura do município de Presidente Dutra, Aloísio Monteiro, marcou presença."Foi um momento riquíssimo. O mecanismo de fomento Fazcultura tem efetivamente contribuído para a dinamização cultural do estado, apoiando projetos em vários segmentos e práticas culturais. Sua principal finalidade é apoiar financeiramente projetos e atividades que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia”, disse.
O Fazcultura é mais um mecanismo que busca fortalecer a cultura de todos os municípios da Bahia.
“Vamos continuar participando de momentos como este para trazermos o que há de melhor para nossa amada Presidente Dutra”, completou Aloísio.
Fonte: Ascom - PMPD
A Bahia registrou em fevereiro exportações no valor de US$ 742,4 milhões, com um crescimento de 22,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).
De acordo com o órgão, o crescimento é explicado pela retomada em grande escala dos embarques de derivados de petróleo, que registrou incremento de 244% frente a fevereiro de 2022 e de 146,2% frente a janeiro último.
Outro segmento importante para as exportações baianas que mereceu destaque no mês foi o de papel e celulose, que teve em fevereiro um mês bom do ponto de vista de demanda do setor, embora ainda seja cedo para afirmar que haverá uma retomada consistente
Fonte: Ascom - SEI
Nesse domingo (12), a Fundação FLEM acompanha a aplicação da prova objetiva do Vestibular 2023 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), para o curso de Engenharia de Aquicultura, na cidade de Valença, e para Agroecologia, em Conceição do Coité e Irecê.
São 120 vagas no total e, conforme prevê a política de cotas da universidade, serão reservados 40% para negros e garantido o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades.
O gabarito preliminar será divulgado na segunda-feira (13) e o resultado final será divulgado até o dia 31 de março. O certame é realizado pela UNEB, com a banca examinadora da FLEM.
Processos seletivos
No mês de janeiro, a FLEM também foi banca examinadora do Vestibular 2023 da UNEB, realizado em 24 cidades, com mais de 24 mil candidatos inscritos (9.279 em Salvador e 14.728 no interior). Aproximadamente 2,2 mil profissionais trabalharam para garantir a realização do certame em 60 locais de prova.
O resultado final foi divulgado no dia 27 de fevereiro, nos sites da Uneb e FLEM. “Todo o processo aconteceu com a maior tranquilidade, sem intercorrências. O que me deixa muito feliz, já que estamos retomando esse projeto importante da FLEM, que é a realização de concursos e processos seletivos. Estou certo de que temos toda capacidade técnica e de pessoal para nos tornarmos referência na área”, afirma o presidente da FLEM, Rodrigo Hita.
Fonte: Com informações de assessoria.
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...