Acontecerá no dia 09-11-2018 (Quarta-feira) às 08:30h na UNEB Campus XXIII, Rua Padre Justiniano Costa, S/N – Seabra, uma apresentação do projeto da criação de um Observatório Astronômico, Astrofísico e Planetário Digital 3D em 4k do país. Esse projeto se configura como um dos maiores e melhores empreendimentos turísticos, educacionais, científicos, tecnológicos, culturais, de lazer e entretenimento do país, a ser instalado em Seabra – Ba.
O mesmo ocorrerá, a fim de apresentar as ações do Plano de Turismo de Seabra, que coloca o município como o Centro Receptivo de Turismo da Chapada Diamantina.
O evento conta com a colaboração da Prefeitura Municipal de Seabra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Cultura e Lazer, juntamente com o IAA – Instituto de Astronomia e Astrofísica de Feira de Santana, em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ACISE – Associação Comercial e Industrial de Seabra.
O projeto tem por finalidade receber uma quantidade significativa de turistas e estudantes do Brasil e do mundo, o que proporcionará um aumento na economia regional nas atividades comerciais, prestações de serviços e arrecadação municipal.
O empreendimento tem como premissa ser ecologicamente correto e auto – sustentável energeticamente. Utilizará energia limpa e renovável, além de tratar os próprios resíduos sanitários gerados pelo mesmo, garantindo a preservação do meio ambiente. Além disso, contemplará a toda comunidade e seu entorno, desde o comércio, a indústria e os serviços.
O esperado para os investidores dessa atividade é que tenham o melhor retorno e rentabilidade do mercado.
Segundo Sirlene Rosa de Souza, Turismóloga e Chefe de Divisão de Turismo Municipal de Seabra, “com este empreendimento a região dará um salto no Turismo Pedagógico e Científico e terá uma melhora considerável na educação regional, já que o projeto atende as recomendações dos PCN's e da BNCC do MEC. Quanto a cidade de Seabra, ela afirma que será uma melhora considerável no turismo pedagógico e científico da região, atrelado a questão da cidade estar no mapa de turismo, dentro de uma região turística, sendo considerada pelo Ministério do Turismo uma cidade turística que interliga os dois circuitos: o do Ouro e do Diamante.
Ressalta ainda o fato do empreendimento ter um potencial muito grande, pois atrairá grande fluxo de visitantes, o que trará economia de uma forma sustentável pra região, além de que a própria região e essas duas zonas em si serão beneficiadas, de forma que quando visitantes, estudantes e turistas forem visitar, eles não visitarão apenas o empreendimento mas também se programarão para conhecer os demais atrativos da Chapada Diamantina”.
Fonte: ASCOM - Secretaria de Des. Turismo e Meio Ambiente do município de Seabra-BA
Os convênios somam investimentos de mais de R$ 10 milhões, que beneficiarão mais de mil famílias (FOTO: Divulgação/Ascom/SDR)
O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, assinou 41 convênios com associações e cooperativas da agricultura familiar nesta terça-feira (6), no município de Seabra, na Chapada Diamantina. Os convênios somam investimentos de mais de R$ 10 milhões, que beneficiarão mais de mil famílias. Foram contemplados agricultores familiares de instituições selecionadas nos editais de Agroindústrias, Quilombolas, Indígenas, Alianças Produtivas, Bovinocultura e Caprinocultura, nos municípios dos territórios de identidade Chapada Diamantina, Velho Chico e Piemonte da Diamantina.
A ação é parte de um mutirão realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para dar celeridade às ações do Bahia Produtiva. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que os editais resultam em um esforço conjunto do governo estadual, prefeituras, associações e cooperativas e outras instituições.
“São editais feitos em parceria com os agricultores. São recursos para dinamizar diversas cadeias produtivas, que devem ser executados com responsabilidade e seriedade”, afirmou. Segundo o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a previsão é “depositar, ainda este ano, os recursos que estão sendo assinados aqui, para que esses projetos comecem a ser executados o mais breve”.
O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que os editais resultam em um esforço conjunto do governo estadual, prefeituras, associações e cooperativas e outras instituições (FOTO: Divulgação/Ascom/SDR)
Quilombolas
Para o quilombola João Batista, da Associação Comunitária de Tirana, do município de Bonito, o Bahia Produtiva representa um grande avanço para a comunidade. No local, será entregue uma máquina de beneficiar café e um trator cafeeiro, por meio do edital Quilombolas.
“Esse projeto que a gente conquistou é algo que a comunidade vem buscando há muito tempo. Com ele, temos certeza que haverá melhoria para toda a comunidade, moradores e todas e todos os beneficiários. Serão 20 famílias beneficiadas. O trator é pra fazer todos os trabalhos das roças, da lavoura e a máquina para poder beneficiar o café. São coisas que a comunidade sonhava muito em ter e, agora, a gente está conquistando através desse projeto”, destacou João Batista.
Fonte: SDR
Em sua 5ª edição, o projeto “What temos de Halloween?” coordenado pela professora msa. Raphaella de Oliveira está em parceria com o #Leia mais mulheres, desenvolvido pela professora Dra. Juliana Salvadori e traz o tema “Gothic Girls”. A intenção é apresentar a comunidade Seabrense aspectos da escrita literária gótica feminina – escritoras e personagens.
Nessa edição, as oficinas que outrora ocorriam na UNEB, agora serão realizadas nas escolas públicas de Seabra tendo como público os estudantes dessas unidades e os estudantes do pré-vestibular Universidade Para Todos. No dia 08/11/2018, às 20:00h haverá uma palestra com a professora Dra. Juliana Salvadori com mediação da estudante Najla Santos.
Para Raphaella de Oliveira, professora do curso de licenciatura em língua inglesa da UNEB “O gótico mexe com o terror, o sobrenatural e poucas pessoas sabem que as mulheres potencializaram esse estilo, como leitoras, mas principalmente como escritoras. Levar esse projeto até as escolas é entender que a educação básica é o pilar para a construção do conhecimento e aqui podemos intervir fomentando a criticidade. Além de apresentar a jovens e adolescentes aspectos da escrita gótica de mulheres, podemos ainda contribuir para novas formas de ensino da língua, onde a literatura tenha relevância na sala de aula. ”
A culminância do projeto ocorrerá no auditório da Universidade do Estado da Bahia em Seabra, na Chapada Diamantina, no dia 09/11/2018, às 20:00h e contará com as apresentações das atividades desenvolvidas nas escolas, exposições e muito som na balada Halloween!
O What’s nós temos de Halloween? é um dos eventos que supera a expectativa de público na UNEB.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.
Fonte: Ascom/UNEB
A UNEB de Seabra, na região da Chapada Diamantina está em festa. O campus foi criado em 2002, através do Decreto nº 8.354 de 31 de outubro daquele ano, e a promoção de suas atividades foram iniciadas em 2003 no Centro de Treinamento de Líderes (CTL). São, portanto, 15 anos de atividades.
Para a diretora do Campus, Profª Drª. Renata Nascimento, a palavra que define a UNEB em Seabra é “Resistência!”. Conforme a diretora, a universidade tem esse caráter acolhedor e de luta pela promoção dos direitos e das oportunidades educacionais aos indígenas, quilombolas e de todos sem distinção.
“É a Universidade gratuita da Chapada Diamantina que tem caráter popular e inclusivo de bastante relevância para a comunidade. Lembramos que a Universidade é a casa do saber crítico, da formação cidadã em sua totalidade. Temos o desafio da resistência em tempos temerosos e difíceis que estão por vir. A marca da UNEB é a Resistência, são muitas as vitórias ao longo desses anos como a construção da nova sede”, ressalta a diretora.
De acordo com o técnico universitário Elvis Soares, são bem perceptíveis os resultados da UNEB na Chapada: “a UNEB aqui representa a consolidação do ensino superior, de maior oportunidade educacional e inclusiva. Além de formar alunos seu papel vai além ao promover uma real integração social da região de Seabra, alavancando seu desenvolvimento”, afirmou.
Nessa perspectiva o técnico da UNEB, que é da cidade vizinha, Palmeiras, foi estudante de uma das primeiras turmas do curso de Letras. Ele aponta ainda que comemorar os 15 anos tem um sentido bem mais amplo que é o de transformação da realidade regional, pois os alunos egressos dessa Universidade ganham uma nova visão sobre a dimensão da realidade e modificam suas próprias comunidades, destacando as vitórias e a importância de muitos programas, cursos de extensão que existem na UNEB e que já mudaram a vida de tantos alunos.
“A UNEB é a Universidade mais agregadora de pessoas que vêm de realidades difíceis”, reafirma o técnico sobre as transformações humanas e sociais através do conhecimento que ele tem presenciado de alunos do campus. Programas como o Programa de formação de Professores do Estado (PROESP), Programa Intensivo de Graduação que ficou conhecido como REDE UNEB 2000 e PLATAFORMA FREIRE formaram grande parte dos profissionais que atuam hoje na Chapada.
O estudante e professor da rede pública, Lanuce Barbosa, advindo da comunidade quilombola de Baixãozinho, também assinala que a UNEB transformou sua vida, vindo ele de uma realidade difícil em que a localidade não oferecia oportunidades de crescimento. Barbosa viu seu futuro profissional mudar radicalmente a partir do ingresso na UNEB. Atualmente, ele é graduado em Letras e Sociologia e cursa também o curso de Pedagogia no Campus XXIII.
“Hoje eu percebo que a Universidade me possibilitou adentrar em caminhos que antes nem sonhava, vi como a minha realidade mudou e me tornei muito melhor como uma pessoa crítica e formador de opinião”, pontuou. Para ele, Seabra hoje oferece um ensino de qualidade nas escolas do ensino básico porque os professores receberam excelente formação na universidade pública, sendo a UNEB a principal referência de educação superior na cidade de Seabra.
Fonte: Ascom/UNEB
O Município de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, foi acionado pelo Ministério Público estadual por manter “lixões” funcionando em seu território. Eles estão localizados perto de fazendas produtoras de hortifrútis e lá foram encontrados resíduos hospitalares e da construção civil, restos de animais abatidos e catadores de material reciclável trabalhando em situação degradante, sem quaisquer equipamentos de proteção. As irregularidades são apontadas em duas ações civis públicas ajuizadas pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. O promotor informou que em apenas um dia, no último 6 de setembro, o MP identificou três “lixões” em funcionamento no município.
Nas ações, é solicitado à Justiça que determine ao Município, em decisão liminar, o fechamento de qualquer “lixão” localizado fora da sede municipal, concentrando o depósito do lixo em apenas um local; que declare as áreas dos “lixões” desativados como contaminadas, visto o acúmulo de gás metano; e realize as adequações no “lixão” que ficará ativo, como controle da quantidade e do tipo de resíduo depositado. O promotor também solicita à Justiça que determine a aprovação, em caráter de urgência, de Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos, a realização de cadastramento dos catadores de lixo de baixa renda, o fornecimento de atendimento médico e exames com vistas a apurar e acompanhar o estado de saúde deles, bem como sua inclusão provisória em programas assistenciais.
Segundo Pablo Almeida, o quadro de “extrema gravidade” vem se arrastando há anos em Morro do Chapéu, apesar das recomendações emitidas pelo MP e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), cujo relatório constatou que o depósito final do lixo ocorre sem qualquer critério técnico no município, além da realização de incineração ilegal dos resíduos. As irregularidades também foram constatadas pelas vistorias realizadas pelas equipes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
Fonte: MP-BA
Lucinaldo Santos Andrade e Lucivanio Santos de Andrade, além de um comparsa, foram capturados por integrantes da 42ª CIPM.
Dois irmãos e um comparsa foram presos, por guarnições da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na noite terça-feira (30), depois de tentarem furtar uma bomba eletrônica de água, na Fazenda Instância Bonita, em Lençóis, região da Chapada Diamantina.
As equipes foram informadas sobre o caso por meio de uma denúncia anônima recebida na central da unidade. Ao chegarem no local, o crime foi confirmado por um funcionário da fazenda que percebeu a ação dos bandidos. Lucinaldo Santos Andrade, 32 anos, foi alcançado por populares logo em seguida. Em diligências, os policiais capturaram Jossiclaudio Alves da Hora, 42, em um matagal, no Distrito de Tanquinhonas.
Segundo explicou o comandante da 42ª CIPM, major Ubiraci Muniz, Jossiclaudio foi descoberto com ajuda de residentes da fazenda. "Alguns moradores que estavam no momento do crime informaram as características dele e, com as informações as buscas foram iniciadas", pontuou.
Em continuidade as diligências os militares encontraram Lucivanio Santos de Andrade, 32, em um veículo Toyota, modelo Hillux, aguardando a chegada do irmão e do comparsa para fugirem. Com eles foram apreendidos o carro, ferramentas utilizadas para cometer o crime, a bomba eletrônica - abandonada durante a fuga e R$ R$ 470.
Autuado por furto qualificado, o trio foi apresentado na 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Seabra. Outros dois suspeitos de terem participado da ação criminosa conseguiram escapar e seguem procurados pela polícia.
Fonte: SSP/BA
O Hospital Regional da Chapada (HRC), localizado em Seabra, na região da Chapada Diamantina, presenteou os pacientes pediátricos da unidade com um espaço especial e importante para o lazer e conforto da criançada: uma brinquedoteca. A equipe da Comissão do HRC, idealizadora do projeto, assim como os colaboradores da unidade que se envolveram em cada detalhe, manifestaram que estão satisfeitos com a brinquedoteca.
Para a enfermeira Gisele de Oliveira, o espaço valoriza a saúde e o ato de brincar, pois a criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem. “Foi uma grande conquista aos nossos pequenos, que agora podem ter um tempinho para brincar e se divertir, mesmo estando em uma unidade hospitalar. Um lugar aconchegante, colorido que ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos”.
O assistente social do hospital, Leonardo Sacerdote, presidente da Comissão de Humanização, garante que “brinquedoteca está proporcionando às crianças momentos de alegria, visto que se trata de um local para brincar e conhecer outras crianças também hospitalizadas. Valorizamos o ato de brincar, compartilhando momentos de descontração, o que contribui de maneira positiva para a recuperação deles”, informou.
Na inauguração, a animação ficou por conta da equipe da Comissão de Humanização, alunos dos cursos de nutrição e enfermagem da Unopar, que se caracterizaram para deixar o dia dos pacientes mais divertido.
Reconhecimento
Joana Santos, mãe da pequena M.A.C, de 3 anos, ficou encantada com o espaço. “Eu e minha filha ficamos surpresas com essa parte do hospital, que lindo! Estou muito agradecida com o atendimento desse hospital e hoje, com essa inauguração, fiquei muito feliz, afinal minha filha mesmo doente conseguiu se distrair e esquecer que está em um hospital”.
Lúcia Santana também está com o filho, M. B. internado no HRC. Ela avalia a iniciativa como positiva. “Essa brinquedoteca é uma diversão para as crianças, geralmente os hospitais deixam a gente abatida e esse espaço transmite alegria e faz com que nossos filhos fiquem menos apreensivos e consigam até esquecer que estão internados. Parabéns a todos que montaram essa brinquedoteca”.
Fonte: Ascom/Sesab
A Câmara de Vereadores de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, aprovou por unanimidade, projeto que cria sistema de incentivos fiscais a projetos habitacionais populares vinculados ao Programa Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ no município. Essa aprovação aconteceu durante sessão da última sexta-feira (26). O projeto tramitou em regime de urgência diante da necessidade de atender ao prazo necessário para análise de proposta habilitada para contratação de 200 unidades habitacionais no município (Residencial Bom Viver Etapa 1 e Etapa 2).
A lista de propostas habilitadas para contratação foi publicada em setembro no Diário Oficial da União (DOU), Portaria nº 596. Essa proposta contempla unidades voltadas à Faixa 1, com renda mensal de até R$ 1,8 mil. Após aprovação do Projeto, os proponentes deverão apresentar toda a documentação necessária para análise das operações às instituições financeiras.
Para o presidente da Casa, vereador Antônio Júnior Rocha (Podemos), as novas moradias representam mais qualidade de vida para a população e geração de empregos no município. “Se tudo acontecer como a gente espera, serão 200 casas para atender a comunidade mais carente, além dos empregos gerados na construção desses residenciais; o Morro só tem a ganhar”, finalizou.
Fonte: Assessoria
Nos dias 24 à 26 de outubro o Instituto Federal da Bahia situado em Seabra, na região da Chapada Diamantina, lançou a sua quinta edição da Semana de Ciência e tecnologia com o tema Ciência para redução de desigualdade trazendo comunidades esquecidas, como mulheres negras e indígenas, para enriquecer essa discussão sendo elas; Joice Berth, Therezinha Gauri Leitão, e Alicia Santana Salvador Morais.
Com o objetivo de discutir como a ciência pode contribuir para reduzir a desigualdade das mulheres, Alicia Morais, líder da Associação Catadoras de Mangaba de Indiaroba conta sobre a importância da Associação para as mulheres da sua comunidade. “Nosso trabalho além de gerar fonte de renda para nossas famílias permite resgatar a memória e a cultura do extrativismo”. Além disso, essa ação legitima o valor da “força rosa”, pois: “nós mulheres somos como a mangaba, existimos porque resistimos” acrescenta ela.
No intuito de que a comunidade Seabrense multiplique o conhecimento, acerca do assunto o IFBA apoiou a economia criativa e solidária, das Catadoras de Mangaba de Indiaroba, pois além de contribuir para a economia local permite à comunidade interagir com outras realidades.
Fonte: Ascom/ IFBA Seabra
Incêndio destruiu área equivalente a 2,9 mil campos de futebol no Parque Nacional da Chapada Diamantina — Foto: Divulgação/ICMBio
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma área de 2,990 hectares, o equivalente a quase 3 mil campos de futebol, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua no combate às chamas, o fogo começou na parte sul da unidade de conservação, região conhecida como Chapadinha, e teve origem externa ao parque, no dia 13 de outubro. Ainda não há informações sobre as causas.
A Chapadinha fica nos limites dos municípios de Mucugê, Andaraí, Itaetê e Ibicoara. Nesta segunda-feira (22), o ICMBio informou que o fogo foi controlado no final de semana, mas ainda não extinto totalmente.
Região turística, o Parque Nacional é uma Área de Preservação Ambiental (APA) que abrange seis municípios. Possui grande diversidade ecológica e ambiental em seu território, abrangendo, por exemplo, três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Parque Nacional pode ser acessado pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, através de 38 trilhas de entrada.
A chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Soraya Martins, disse que o local continua operando normalmente e não está fechado para a visitação, já que o fogo se encontra em região remota da unidade, longe dos atrativos turísticos.
O ICMBio disse que mantém na região dois aviões e brigadistas para prosseguir com a extinção e, posteriormente, realizar o monitoramento com a finalidade de evitar novos focos.
Ao todo, 42 brigadistas contratados chegaram a ser enviados para a região para atuar no combate às chamas, alguns deles colocados em pontos estratégicos, a fim de agir como observadores e comunicar o surgimento ou alastramento de focos.
O principal foco do incêndio foi na região do Machobongo, em área do município de Ibicoara.
Além dos brigadistas do ICMBio, outros cerca de 20 profissionais do IBAMA PrevFogo, equipes do Grupo Ambiental do Torto (GAT) e do Parque Nacional de Brasilia, além de brigadistas voluntários, também atuaram no combate ao incêndio. Quando as chamas ainda se alastravam, a estrutura do combate ficou equipada com quatro aeronaves.
Fonte: G1
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...