No século passado, mais precisamente na década de 50, Juscelino Kubitschek se elegeu Presidente do Brasil. Seu slogan de governo era: "Cinquenta anos em 5". JK abriu o país para a entrada do capital estrangeiro, tomou empréstimos e foi o presidente com maior volume de obras estruturantes da história do País. Todavia, as desigualdades sociais se ampliaram significativamente em sua gestão ( 1956-1961), o que escancara o desequilíbrio das prioridades do governo, que deixou as políticas sociais em segundo plano, como assistência social, valorização do trabalho, estímulo ao emprego urbano e rural, saúde e educação.
Relativizando este espírito focado em obras estruturantes de JK, podemos perfeitamente citar o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, que na atualidade realiza um ritmo inédito em conquistas e execuções de obras na cidade de Presidente Dutra e nas comunidades rurais do município, localizado no interior da Bahia, a 500 quilômetros de distância da capital Salvador.
Mas há diferenças relevantes entre JK e Robertão, para além das esferas de governança. O foco nas pessoas. A atenção nas gentes da cidade e do campo.
Robertão assumiu o comando do Poder Executivo pela terceira vez em janeiro de 2021, e, num espaço curto de tempo, ele conseguiu obras importantes para o município, transformando todo o território municipal num verdadeiro canteiro de obras, a ponto de faltar equipamentos e mão de obra. Para confirmar esta fala, basta acessar as páginas da prefeitura e do próprio gestor - Instagram e Facebook.
Mas Robertão não se destaca apenas pelas obras. Os serviços públicos aos cidadãos e cidadãs que mais precisam, têm sido motivo de importantes investimentos. Recursos humanos, estruturas, gestão humanizada e novos métodos de trabalho, além do acolhimento respeitoso e atencioso às pessoas, são também marcas importantes do seu governo.
Presidente Dutra está se desenvolvendo de forma extraordinária. Talvez podemos afirmar que o atual prefeito já fez em quase dois anos, o que, comumente se levaria vinte anos para ser feito, em municípios de porte semelhante.
Além disso, as desigualdades sociais diminuíram, com a ascensão ao poder, do grupo político liderado por Robertão, uma vez que o trato humanizado dado aos mais humildes é uma marca inerente do atual prefeito.
Com um secretariado forte, bons representantes na assembleia e no congresso, Robertão disse que não vai parar e que vai lutar para conseguir mais obras e serviços que contemplem os anseios do povo presidutrense.
Atualmente, a gestão robertiniana tem uma aprovação elevadíssima, conforme aponta os institutos de pesquisa. O governo é aprovado por mais de 90% da população local.
Outra prova da satisfação popular com a gestão e o seu líder, é que os eleitores de Presidente Dutra votaram maciçamente nos candidatos a Presidente, Governador, Senador e nos deputados estaduais e federais apoiados por Robertão, no último dia 2.
Sem dúvidas todos nós estamos na torcida para que o atual prefeito continue com essa pegada, pois quem ganha é o povo.
Por Dr. Thierri Alecrim
Fonte: Assessoria.
Em Barra, na manhã desta quarta-feira (19), ACM Neto, postulante do União Brasil ao governo do estado, disse que se for eleito vai querer no governo o deputado federal Cacá Leão (PP), aliado e companheiro de chapa no primeiro turno. Cacá concorreu ao Senado e ficou em segundo lugar, com quase 2 milhões de votos.
“Se Deus me permitir ser eleito e chegar no governo do estado, Cacá Leão estará comigo no governo, cuidando do povo da Bahia junto comigo”, disse Neto.
Cacá está no Oeste baiano desde o último domingo (16) conversando com lideranças e fortalecendo a campanha de ACM Neto na região. Nesta quarta, o parlamentar, além do comício na Barra, participa de caminhada com Neto em Barreiras.
Fonte: Com informações de assessoria.
Candidato de Lula na Bahia destaca a importância de sua história pessoal na vida pública: “sensibilidade e conhecimento”
Em sabatina realizada na noite desta terça-feira (18) pela TV Bahia, o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) resumiu sua aspiração na disputa pelo governo do Estado. “Minha missão é cuidar de gente”, afirmou, lembrando de sua história pessoal e de como ela o inspirou na vida pública. “Minha história é de superação. Sou do interior, de uma cidade pequena, Aiquara; tive de ‘ralar’ para estudar, para chegar à universidade, fui secretário municipal de agricultura no meu município, pude contribuir com a presidenta Dilma (Rousseff), fui secretário nacional, uma experiência valiosa na minha vida, e voltei à Bahia, para ajudar o (governador) Rui Costa.”
O candidato de Lula na Bahia lembrou que seu serviço ao governo do Estado lhe deu a oportunidade de conhecer todos os cantos da Bahia. “Dirigi e coordenei os dois programas de governo (de Rui) e isso me deu uma experiência vasta, porque eu conheci a Bahia de ponta a ponta, todo o interior, os territórios; isso me certificou com conhecimento”, lembra Jerônimo.
“E tive a oportunidade, por duas vezes, de ser secretário do governo Rui Costa, no Desenvolvimento Rural e na Educação”, reforçou o candidato. “Além da minha história e da minha sensibilidade, por ter vivido essa história, eu conheço a Bahia. Eu trabalho e trabalharei para cuidar de gente. Essa é a minha missão. Durante todo o tempo, meu trabalho foi focado em cuidar de gente. Aprendi a ser gestor com o coração. Também com a mente, é claro, mas com o coração, para cuidar de gente.”
De acordo com Jerônimo, essa característica marca uma importante diferença entre ele e seu adversário no segundo turno da eleição baiana. “Por exemplo: procure, no programa de governo do meu opositor, se existe a palavra ‘maternidade’”, provocou. “Ele não se coloca na condição de construir nem uma maternidade. Quem cuida de gente tem de pensar, por exemplo, nas mulheres pobres que precisam de maternidade.”
O candidato do PT acrescenta que o adversário não tem conhecimento sobre educação pública. “Ele não construiu nenhuma creche, não sabe o que é uma escola pública, nunca sentou no banco de uma escola pública, não sabe como é o chão da escola”, ressaltou. “Ele não conhece as universidades públicas por dentro. Sou professor. Fui professor do Fundamental, do Ensino Médio. Quando cheguei à Universidade, em 2005, não tinha nem giz para dar aula. Fomos nós que revolucionamos a educação baiana.”
Jerônimo também lamentou a forma como seu opositor tem conduzido a campanha no segundo turno. “No primeiro turno, ele foi punido diversas vezes pelo TRE, pela forma como me tratou na TV, no horário eleitoral, utilizando inverdades – e agora novamente –, mas espero que a gente possa concluir esta campanha com a qualidade que a Bahia merece”, declarou. “Faço parte de um time, o time do 13. Eu não me escondo em relação ao time, ao partido e ao grupo que eu participo, diferente do meu opositor. Inclusive, acho triste a gente ver um candidato querendo governar a Bahia sem ter posturas firmes sobre o lado em que está. Mas também é assim sobre a cor dele, é assim sobre seu relacionamento com os próprios partidos que o apoiam. A Bahia precisa de um candidato que tenha lado."
Fonte: Com informações de assessoria.
O delegado Marcus Alessandro de Oliveira Araújo e os investigadores de polícia Roberval Ferreira Leite, Edivan Ferreira do Rosário e Alcione de Oliveira Marques, investigados na Operação Casmurro, que apura o envolvimento dos policiais com o tráfico de drogas no município chapadeiro de Seabra, foram afastados das suas funções na Polícia Civil.
A decisão do afastamento pelo período de um ano foi publicada na semana passada no Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pela delegada-geral Heloísa Campos de Brito. Eles, judicialmente, ficam agora proibidos de acessar ou frequentar a delegacia de Seabra, de manterem contato entre si e com servidores, até a sentença. Os policiais terão as suas armas recolhidas.
Operação
A operação foi deflagrada ainda no primeiro semestre de 2021 e contou com a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em conjunto com a Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A Polícia Civil havia descoberto, em junho, uma extensa plantação de maconha na zona rural de Seabra, mas não teria incinerado e erradicado a plantação. Os policiais, conforme investigação, teriam recebido propina de R$ 220 mil para permitir a colheita do restante da droga pelos traficantes e ainda ajudaram a transportá-la nas viaturas, para armazenamento em propriedade rural de um empresário, até que fossem enviadas para Salvador.
O delegado, os três investigadores e um empresário foram presos no ano passado. Contudo, no final de março de 2022, eles foram soltos e retornaram para a Polícia Civil. A corporação instaurou um processo administrativo disciplinar para apuração da conduta dos agentes.
Já em maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou as prisões dos envolvidos. A liminar que soltou os investigados foi concedida pelo ministro Sebastião Reis Júnior, que cassou o efeito suspensivo dado pelo desembargador Júlio Travessa, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os envolvidos são acusados de tráfico de drogas, associação para o tráfico, concussão, peculato e obstrução à Justiça.
Fonte: Bahia Notícias
Jerônimo Rodrigues (PT)
Manhã
7h15 - São Paulo | Entrevista
8h - Salvador | Entrevista
8h30 - Salvador | Gravação de programa eleitoral
Tarde
13h30 - Salvador | Entrevista TV Record
14h - Pojuca | Carreata
15h30 - São Sebastião do Passé | Caminhada
17h - Simões Filho | Carreata
ACM Neto (União Brasil)
Manhã
9h - Evento em Barra
11h30 - Carreata em Irecê
Tarde
12h30 - Entrevista na Rádio Caraíbas, de Irecê
14h - Comício em Irecê
15h - Encontro com lideranças em Irecê
Noite
18h - Caminhada em Barreiras
Fonte: Da Redação
O deputado federal João Roma (PL) anunciou na manhã desta quarta-feira (19) que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, estará na Bahia na próxima terça-feira (25). “Próxima semana, teremos a ida do nosso presidente Bolsonaro à Bahia. Estamos definindo os locais onde ele deve estar conosco, mas, no próximo dia 25, o presidente Bolsonaro vai à Bahia e logo mais teremos o detalhamento da programação dele no estado. Estamos tentando organizar essa logística para que ele seja mais uma vez bem recebido pelos baianos”, anunciou Roma, em entrevista à Rádio CBN.
“Nesta quinta-feira (20), estarei em Juazeiro e Irecê participando de novas manifestações de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, que já sinaliza nas pesquisas o crescimento da preferência de seu nome entre os eleitores baianos”, disse o parlamentar. O candidato disse ainda que confia em uma vitória do atual presidente embora pesquisas da Quaest e do Poder Data divulgadas nesta quarta-feira (19) apontem vantagem de Lula (PT). A primeira indica 53% do petista contra 47% de Bolsonaro; a segunda, 52% a 48%.
Roma disse que esse desempenho eleitoral de Bolsonaro não reflete a fala do presidente sobre as venezuelanas, a respeito das quais ele disse ter ‘pintado um clima’. “Foi um trecho pinçado, né? E utilizado indevidamente pelo PT, tanto que o próprio ministro Alexandre de Moraes [do TSE], que todos sabem inclusive [que] ele é desafeto do presidente Bolsonaro, de forma imediata mandou retirar [as publicações] porque tratava-se de uma ‘fake news’. O presidente Bolsonaro, todo mundo conhece a conduta do presidente e as bandeiras, que é o presidente que defende a família. Que tem isso de forma muito clara”, comentou Roma.
Fonte: Política Livre
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...