Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Notícias

Foto: Reprodução/Palácio do Planalto

A capital baiana está entre os cinco destinos preferenciais para as viagens oficiais de ministros do governo Luis Inácio Lula da Silva (PT). Os dados levantados colocam o período de 1º de janeiro de 2023 e 12 de abril deste ano, totalizando 1.660 viagens ministeriais realizadas.

Os dados obtidos pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, apontam que Salvador recebeu 45 visitas desde o início da gestão, constando em quinto lugar entre os destinos. A lista tem São Paulo em primeiro lugar, com 309 viagens, Rio de Janeiro com 190, Recife com 75 e Brasília com 50 viagens.

Entre os baianos, tanto Rui Costa, ministro da Casa Civil, quanto Margareth Menezes, ministra da Cultura, constam na parte de baixo do ranking. Menezes é a quinta ministra que menos viajou desde o início da gestão, com 28 viagens oficiais e Rui Costa com 39 eventos.

Com 82 solicitações de diária, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), foi o que mais viajou durante o governo Lula, seguido por Nísia Trindade, da Saúde (73), e Camilo Santana (PT), da Educação (67).

Conforme os dados coletados no portal, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSDB), teve apenas três viagens registradas para pagamento de diárias. Entre os que ocupam apenas o cargo de ministro, aqueles com menos viagens são o recém-chegado ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski (5), a ex-ministra do Turismo, Daniela Carneiro (22), e a ministra da Mulheres, Aparecida Gonçalves (27).

CIDADES BAIANAS

Além de Salvador, estiveram no roteiro dos ministros as cidades baianas visitadas foram: Juazeiro, Ilhéus, Prado, Santo Amaro, Vitória da Conquista, Santa Inês, Paulo Afonso, Luis Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Itabuna, Guanambi, Cocos, Casa Nova, Carinhanha, Campo Formoso, Campo Algre de Lourdes, Camaçari, Barreiras e Feira de Santana.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Notícias

Google Ads não poderá reproduzir anúncios políticos durante pleito - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais deste ano. A medida surge em virtude da atualização das regras de impulsionamento de propaganda eleitoral feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro.

"Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto", diz a empresa.

A resolução 23.732, que altera as regras sobre propaganda eleitoral aprovadas pela Justiça Eleitoral em 2019, traz uma definição de "conteúdo político-eleitoral" considerada ampla demais pelo Google. Para o TSE, esse tipo de propaganda é toda aquela que "versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos e pessoas candidatas".

A Justiça Eleitoral também exige que as plataformas digitais que oferecem serviço de impulsionamento de conteúdo eleitoral precisam manter um repositório dos anúncios "para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores e dos responsáveis pelo pagamento".

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Notícias

Foto: Divulgação- BPA

Na chácara de um escultor acusado de matar quatro jovens em Arapiraca, Alagoas, foi encontrada uma cobra píton albina com mais de 5 metros de comprimento. Os corpos das vítimas, com idades entre 17 e 20 anos, foram descobertos na última sexta-feira (19) dentro de um poço na propriedade do autor, que é atirador desportivo e caçador (CAC).

De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas, o animal é uma espécie exótica de origem asiática. Conhecida como uma das maiores serpentes do mundo, a píton asiática é capaz de matar suas presas por asfixia, enrolando-se nelas. Neste caso, a cobra é albina, o que a torna ainda mais rara. Ela era mantida pelo autor do crime em um banheiro, juntamente com uma jiboia.

A píton tem a capacidade de se reproduzir sozinha e, devido à falta de predadores no Brasil, sua presença ao ar livre pode causar desequilíbrios ecológicos. Ambas as serpentes foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Chacina

As vítimas foram identificadas como Letícia da Silva Santos, 20 anos; Lucas da Silva Santos, 15 anos; Joselene de Souza Santos, 17 anos; e Erick Juan de Lima Silva, 20 anos. A mãe de Letícia e Lucas relatou que os jovens estavam desaparecidos desde 13 de abril e trabalhavam para o escultor, que produzia imagens sacras para várias cidades de Alagoas.

Ela também informou à polícia que moradores da zona rural de Arapiraca ouviram cerca de 20 tiros em sequência, o que chamou a atenção. Os investigadores encontraram o local dos possíveis disparos, que servia como ateliê do escultor. Os corpos foram encontrados dentro de um poço, e a operação para retirá-los do local durou cerca de cinco horas.

O escultor foi preso e confessou o crime junto com um sobrinho e um comparsa, que estão foragidos. Ele alegou ter matado Lucas e Erick após supostamente serem furtados por eles. O escultor afirmou que deu um tiro acidental em um dos jovens enquanto os procurava e, em seguida, decidiu executá-los todos.

Na propriedade, foram encontradas pelo menos 10 armas de fogo e uma caminhonete, além das duas cobras criadas pelo escultor. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Notícias ao Minuto



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Notícias

Evento teve como objetivo impulsionar o conhecimento e a performance nas empresas - Foto: Sebrae/Irecê

A felicidade é uma das maiores ferramentas de faturamento da empresa. Com essa afirmação, o renomado professor PhD André Davim, especialista em neurociência com experiência internacional, apresentou o Seminário Neuroinovação, realizado no último dia 16 de abril, no Auditório do Hotel Fiesta em Irecê.

Para o especialista, uma equipe feliz e satisfeita, fatura muito mais do que colaboradores técnicos. “As empresas que investem em motivar a equipe e realizar ações de valorização e reconhecimento do colaborador sentem na prática o aumento da produtividade e da satisfação dos seus funcionários. É uma ferramenta extraordinária de positividade para a equipe, e motivação para o colaborador”, explicou.

O seminário contou ainda com a participação do especialista Cláudio Forner, um dos maiores estudiosos do tema Lateral thinking do Brasil.

O advogado, Rossini Carvalho, proprietário da RG Cobranças e Advogados, falou que a palestra foi transformadora. “A palestra mostrou quanto a saúde mental é fundamental para o bom andamento da empresa. O Sebrae sempre nos traz temas importantes e palestrantes capacitados e eficientes. Indico para todos os empresários que buscam ser o diferencial no mercado”, pontuou.

A farmacêutica Mabel Sodré, gestora da Farmácia de Dau, fez questão de ressaltar a importância do tema debatido durante o seminário. “Superou as minhas expectativas. Foram temas muito relevantes, que nos mostraram a importância de refletir sobre as doenças da mente e como trabalhar em ambientes saudáveis e que tenham potnecial de crescimento através das ações de liderança e motivação. Foi uma experiência enriquecedora, que vou levar para o ambiente da minha empresa imediatamente”, falou.

O gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, destacou que o evento representou não apenas uma oportunidade de disseminar conhecimento, mas também um marco na capacitação para empresários que buscam enfrentar os desafios da competição imposta pelo mercado. “O seminário trouxe ferramentas vitais para impulsionar os negócios através das ações de neuroinovação. Um momento único de troca de experiência e apresentação de informações úteis e extremamente necessárias”, concluiu.

Fonte: Ascom - Sebrae/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Abril de 2024
Notícias

Evento promove conexão entre mídia e empreendedorismo com palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho – foto: Laércio Lacerda

Com o tema “Mídia e Empreendedorismo Fora da Caixa”, o Sebrae Unbox chega à cidade de Irecê, no dia 7 de maio, a partir das 19h, no auditório do Hotel Copa 70 em Irecê. Exclusivo para profissionais da imprensa, formadores de opinião e comunicadores, o evento ressalta a importância da comunicação para o fomento do empreendedorismo, além de ser uma iniciativa do Sebrae que traz para o público a palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho, que vai explorar as conexões entre o jornalismo e a atividade empreendedora.

O gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, destaca a importância de promover um encontro focado na imprensa e formadores de opinião que também vai dar visibilidade às estratégias do Sebrae na região.

“Estamos ansiosos com esse momento de diálogo e troca de experiências entre esses profissionais tão importantes para difundir as pautas empreendedoras do Sebrae. Tenho certeza que será um evento muito inovador e com muito aprendizado para todos”, afirmou o gerente.

O Sebrae Unbox é gratuito e exclusivo para comunicadores, jornalistas e formadores de opinião convidados. Mais informações: (75) 98112-7436

Sobre a Palestrante

Jornalista e professora, Thaic é mestra em Estudos Literários. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radiojornalismo e Assessoria de Comunicação

Fonte: Ascom - Sebrae/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Notícias

Foto:Reprodução/ PM

Na manhã desta quarta-feira (17), policiais militares da 3ª Companhia do 7º BPM/Irecê descobriram uma motocicleta completamente carbonizada em uma propriedade rural situada na comunidade de Lagoa Velha, município de Canarana.

A situação ocorreu após os policiais receberem uma denúncia anônima sobre a presença de uma motocicleta queimada na área rural. Ao chegarem ao local indicado, os agentes confirmaram o fato: uma Honda/CB 300F Twister, ano 2023, estava totalmente destruída próximo a uma estrada vicinal.

Apesar dos danos, a placa do veículo permanecia legível. As autoridades consultaram o sistema e confirmaram a identidade da motocicleta. Não foram encontrados outros objetos que pudessem contribuir para as investigações.

Os destroços da moto foram recolhidos e levados para a Delegacia de Canarana, onde o caso foi oficialmente registrado para apuração dos fatos e identificação das circunstâncias que levaram ao incidente.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Notícias

Culturas como abóbora, feijão e melancia impulsionam resultados – Foto: Codevasf

O projeto Baixio de Irecê impulsionou significativamente a produção dos projetos operados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), registrando um aumento considerável em sua área cultivada.

Em 2023, o Baixio de Irecê destacou-se com um crescimento excepcional de 893%, representando o maior avanço na área cultivada entre os projetos irrigados da Codevasf.

Comparado a 2022, o Baixio de Irecê adicionou impressionantes 1,6 mil hectares à sua área cultivada, impulsionando a produção agrícola regional. Esse aumento expressivo se traduziu em um crescimento de 906% na produção, com aproximadamente cinco mil toneladas de produtos agrícolas colhidos. As culturas de abóbora, feijão e melancia se destacaram especialmente nesse progresso.

Localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia (BA), o Baixio de Irecê iniciou suas operações em 2022 e é considerado o maior projeto de irrigação da América Latina. Ele foi o primeiro projeto do país a ser leiloado na área de agricultura irrigada por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

A contribuição do Baixio de Irecê foi importante para o sucesso geral dos projetos de irrigação da Codevasf em 2023. No total, os projetos sob a gestão da Codevasf produziram 4,11 milhões de toneladas de alimentos, demonstrando o impacto positivo dessas iniciativas na segurança alimentar e no desenvolvimento regional.

Veja mais informações da região no Central Notícia.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

Os conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram, nas sessões realizadas nesta quarta-feira (17/04), regulares as contas de mais 14 câmaras de vereadores do Estado. Todas são relativas ao exercício de 2022.

Na sessão da manhã, os conselheiros da 2ª Câmara consideraram regulares – na íntegra – as contas da Câmara de Morro do Chapéu, da responsabilidade do vereador André Valois Coutinho Costa; de Nova Canaã, de Paulo Almeida Santos; de Ribeirão do Largo, de Matusalém Viana Rocha; e de Santa Cruz da Vitória, de Isaac Lima dos Santos.

Também foram consideradas regulares, ainda que com ressalvas, as contas da Câmara de Manoel Vitorino, da responsabilidade do vereador Cláudio Márcio Souza Lago; de Santa Luzia, na gestão de Joel Santana de Souza; e de São José da Vitória, na administração de José Nunes de Souza Filho.

Já no período da tarde, os conselheiros da 1ª Câmara opinaram pela regularidade das contas da Câmara de Caetanos, na gestão do vereador Edas Justino dos Santos; de Ibicaraí, de Leonardo Alves Nascimento; e de Terra Nova, na administração de Jasonildo Vitorio de Aquino. E pela regularidade com ressalvas das contas da Câmara de Barra, de Irandi Alves Rodrigues; de Itapicuru, da vereadora Rita de Cássia dos Reis; de Jitaúna, de Neres Costa dos Santos; e de Lamarão, de Valdemire Simões de Araújo.

Os conselheiros relatores não imputaram multas aos gestores pela pouca relevância das ressalvas.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

Após o sucesso e grande envolvimento da população de Andaraí (11 e 12/04), chegou a hora da Caravana Bahia Sem Fogo desembarcar, hoje 15/04, em Livramento de Nossa Senhora. A cidade, situada a 600 km de Salvador, receberá este importante projeto do Governo do Estado, que tem como foco uma série de ações que vão mudar a maneira como a Bahia lida com a prevenção aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.

Com a chegada da Caravana, Livramento de Nossa Senhora se junta ao esforço coletivo para proteger uma das maiores riquezas naturais do Brasil e garantir a segurança e sustentabilidade da Chapada Diamantina para as gerações futuras.

Na última sexta-feira (12), o Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva e a Escola Municipal Fernando Gomes, no município de Andaraí, receberam a equipe do Bahia Sem Fogo, quando foram realizadas atividades com a participação ativa de crianças e adolescentes, desde alunos da educação infantil ao ensino médio.

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Vânia Almeida, explicou que a Caravana está mobilizando estudantes das escolas públicas municipais e estaduais para se tornarem Agentes Ambientais Mirins.

“Por meio das palestras e dos materiais socioeducativos, elaborados e distribuídos pela Caravana, os alunos são incentivados a compreender os desafios ambientais enfrentados na região e a adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano. Esses jovens serão multiplicadores da proteção ao meio ambiente, levando essa mensagem para suas famílias e toda a comunidade onde vivem”, ressaltou.

Durante o ciclo de palestras, a Capitã do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Gilmara Machado, explicou que a corporação tem intensificado sua atuação com foco na prevenção. “Junto aos órgãos parceiros do Programa Bahia Sem Fogo, a equipe do Corpo de Bombeiros tem participado de palestras em colégios, orientações nas comunidades, promovido capacitações de brigadistas, dentre outras inúmeras ações, sempre em prol da prevenção”, pontuou.

Para a diretora do Colégio Estadual Edgar Silva, Clésia Valquiria, as palestras e material chegam para complementar as ferramentas de ensino utilizadas pelos professores. “Este conjunto de atividades da Caravana está em sintonia com nossa proposta curricular, em que os jovens são protagonistas para garantir um futuro sustentável na Chapada. Todo o material informativo que recebemos vai subsidiar o trabalho de educação ambiental que já é desenvolvido aqui no colégio”, destacou.

Camilla Jorge, gestora da Escola Fernando Gomes, complementou: “A gente fica muito feliz com a presença do Governo, qualificando esse trabalho de educação ambiental com as crianças, de maneira lúdica, inclusive com a escolha de agentes mirins que ficaram muito animadas com o crachá que receberam”.

De pai para filho

O amor e o compromisso com a proteção das riquezas naturais da Chapada foram descritos, por Luiz Vieira, estudante de 16 anos, como um ensinamento familiar. Filho de Homero Vieira, brigadista voluntário referência na região, o jovem expressou seu entusiasmo com a chegada da Caravana nas escolas. “Sou filho de Homero, conhecido também como Velho Urso, e desde criança meu pai sempre falava da importância da preservação das matas e dos animais silvestres, mostrando na prática que cada um pode fazer a diferença e unidos podemos salvar nossos recursos naturais”.

“Então, acho que a Caravana está seguindo um ótimo caminho, chegando na escola com uma equipe de profissionais que passam informações pensadas diretamente para nós, adolescentes,  inclusive sobre métodos de prevenção e a integração com a sociedade local”, ressaltou o estudante.

Equipe

A Caravana é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Notícias

Vinícola Reconvexo fica no norte da Bahia - Foto: Divulgação

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é mais uma vez destaque nacional na produção de vinhos de alta qualidade. Três rótulos da Vinícola Reconvexo, produzidos na cidade do norte baiano, foram premiados no Wines of Brazil Awards (WBA) 2024, uma das maiores premiações da indústria de vinhos do país na atualidade. A vinícola baiana Vaz já tinha vencido o prêmio de melhor vinho nacional em 2020.

As amostras premiadas foram Tom de Tempranillo 2022, que recebeu 90 pontos, premiado com a Medalha Gold; Tom de Marselan 2023, com 91 pontos, também Medalha Gold; e Vila do Ventura Barriguda 2022, que recebeu 92 pontos e recebeu a Medalha Grand Gold.

Todos os premiados conquistaram medalhas de ouro pelos jurados. O concurso teve 36 avaliadores especializados, separados em seis grupos de seis pessoas cada um. Todos os profissionais têm certificações de nível avançado em conhecimento sobre vinhos.

De acordo com João Ramos, sócio e enólogo da Vinícola Reconvexo, o WBA 2024 recebeu rótulos de todo o Brasil, de vinhos com origem 100% nacional, até 31 de outubro do ano passado. Segundo ele, foram mais de mil amostras de vinhos recebidos pela ViniBraExpro, empresa que organiza o concurso e também um dos maiores eventos de vinho do Brasil. A Vinícola Reconvexo iniciou o plantio em Morro do Chapéu em 2019 e essa foi sua primeira participação em concurso nacional.

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp