Nova aposta da agricultura orgânica, insumo extraído de rochas vulcânicas já mostra resultados positivos em mais de 8 mil hectares
Um dos principais produtores de cafés especiais da Bahia, o agricultor Idimar Paes viu sua produção crescer consideravelmente nos últimos anos. Ele cultiva 25 hectares de cinco variedades do café arábica e há algum tempo apostou em uma tecnologia extra para manejo e preparação do solo na propriedade, que fica em Barra do Choça, no Planalto baiano. O remineralizador, insumo mineral extraído de rochas vulcânicas, foi o produto escolhido e já vem rendendo bons frutos para o agricultor.
Idimar decidiu iniciar o uso após a indicação de um consultor agronômico. “Apostei nesta substância pois ela prometia uma modificação do solo, um aumento de sua eficiência. Como defendo o uso de produtos naturais, resolvi testar”, conta Idimar, que possui a propriedade há 30 anos e acredita em uma agricultura regenerativa e de menos impacto ao meio ambiente.
Em três anos de uso do produto, Idimar viu o crescimento da sua produtividade acontecer através de um solo mais fértil e preparado. Ele colhe de 600 a 700 sacas de cafés em cada ciclo na produção sequeiro, o que inclui em média até 60 kg por hectare. “Começamos a disponibilizar no solo alguns nutrientes que não estavam disponíveis, produtos que a planta não absorvia antes. Isso fez toda a diferença”, afirma o produtor de café.
O produto
O remineralizador de solo é um material de origem mineral extraído de rochas vulcânicas que altera os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas. O produto também promove a melhoria das propriedades físico-químicas e da atividade biológica do solo, resultando em alta produtividade e performance para as mais variadas culturas.
Gestor comercial da Vulcano Agrominerais, empresa responsável pela produção do remineralizador de mesmo nome, Stéfano Lima conta que o produto produzido por eles já é utilizado em 12 estados brasileiros e mais de 30 culturas. “Além do café, já observamos bons resultados do Vulcano em culturas como a cana-de-açúcar e os grãos em geral, principalmente no Nordeste, região onde estão a maior parte das nossas áreas de aplicação”, afirma ele. Ao todo, o Vulcano já foi utilizado em mais de 8 mil hectares pelo País. “São hectares de solo remineralizado que agora se tornaram mais férteis e propícios ao desenvolvimento a longo prazo”, finaliza Stéfano.
As áreas que utilizam o remineralizador no Brasil estão localizadas principalmente nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Cidades como Neópolis (SE) e Petrolina (PE), além do oeste baiano em geral, são algumas das que mais se destacam.
Ainda de acordo com o produtor baiano, a grande vantagem do produto é a diminuição da adubação química. “Com os custos de produção muito altos que nós temos hoje em dia, este é um produto que você consegue ainda um preço razoável”, defende Idimar Paes.
Vulcano Agrominerais
A Vulcano Agrominerais é a empresa responsável pela produção do Vulcano, o primeiro remineralizador de solos do norte e nordeste brasileiro, produzido na Bahia. O produto é registrado no Ministério da Agricultura e possui todas as certificações de qualidade, produzido a partir de rocha granulito. A empresa distribui o Vulcano com foco no atendimento da demanda nacional por sustentabilidade e uso de produtos naturais.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: reprodução
Na última sexta-feira (07), representantes das forças de segurança e órgãos municipais se reuniram para definir estratégias e garantir a realização do Carnalapão deste ano com total segurança e organização. O encontro contou com a presença do Cap. PM Marcílio, da 2ª Companhia de Polícia do 7º Batalhão da PM; o prefeito Márcio Messias; o Assessor Técnico Especial Wellington Elemar; o Gerente de Tributação, Gilmar Leão Júnior; a Secretária de Administração e Planejamento, Carolina Teraoka; Marivaldo Produções, responsável pela estrutura do evento; e o Cap. PM Lourival Tavares de Barros Júnior, Coordenador do CICOM Irecê.
O objetivo da reunião foi alinhar as ações necessárias para assegurar que o Carnalapão 2025 seja um sucesso, respeitando os princípios da Administração Pública e proporcionando uma experiência segura e organizada para os participantes. O compromisso é trabalhar para fazer do evento o melhor da história.
Fonte: Líder Notícias
Foto: Divulgação/PM
Na manhã desta segunda-feira (10), uma equipe da CIPE/Semiárido recuperou uma motocicleta Honda XRE 300, cor amarela, ano 2011, que estava estacionada no centro de Buritirama, sem placa de identificação.
Durante uma verificação nos sistemas MOP e SINESP, foi constatado que o veículo possuía restrição de roubo/furto.
O proprietário não foi localizado, e a motocicleta foi encaminhada à Delegacia Territorial (DT) de Buritirama para as providências cabíveis.
A ação contou com o apoio da 86ª CIPM de Formosa do Rio Preto.
Fonte: Da Redação
Foto: Montagem/Central Notícia
Nesta segunda-feira (10), teve início a Jornada Pedagógica 2025 do Sistema Municipal de Educação de Jussara. O evento, que segue até sexta-feira (14), reúne educadores, especialistas e profissionais da área para uma semana de trocas de conhecimento e aprendizagem.
A abertura contou com a Palestra Master "Escola que acolhe, professor que humaniza: construindo um ambiente educativo transformador" , ministrada por Alisson Esdras Fernandes. O momento inspirador reforçou a importância de um ensino mais acolhedor e humanizado.
Ao longo da semana, os participantes terão acesso a workshops, formações e atividades externas para a qualificação profissional. A gestão do prefeito Tacinho Mendes segue demonstrando seu compromisso com a valorização da educação local, investindo na capacitação de profissionais que fazem a diferença na vida dos alunos.
Para encerrar com chave de ouro, na sexta-feira (14), um grande Baile Cultural celebrará todo o aprendizado adquirido.
Mais do que um evento, a Jornada Pedagógica será uma experiência repleta de aprendizado, troca de ideias e inovação, deixando uma marca na educação de Jussara.
Veículo da Câmara de Lapão caiu em ribanceira, mas o vereador teve apenas escoriações leves - Foto: Reprodução / WhatsApp
O vereador Zé Neto (PSDB), de Lapão, passou por um susto na manhã desta segunda-feira (10), quando perdeu o controle do veículo que dirigia. O carro pertence à Câmara Municipal.
O acidente ocorreu por volta das 09h, na BA-432, a aproximadamente 2 km de Irecê. O carro caiu em uma ribanceira. A informação foi divulgada inicialmente pela rádio Atividade FM de Lapão.
Apesar da gravidade do acidente e dos danos ao veículo, o vereador, que estava sozinho no momento, sofreu apenas pequenas escoriações.
Para ler outras notícias da região, acesse www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação
A cidade de Morro do Chapéu já começou os preparativos para mais uma edição da Feira Agropecuária e Agricultura Familiar. A prefeita Juliana Araújo anunciou pelas redes sociais as primeiras atrações confirmadas para o evento, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de maio.
Entre os nomes divulgados, estão os cantores Zezo Potiguar e Heitor Costa, além da dupla Ramon e Randinho. No ano passado, a feira foi um grande sucesso, reunindo mais de 95 mil visitantes ao longo dos três dias e movimentando cerca de R$7,5 milhões na economia local.
Além dos shows, a feira promete muitas outras atrações. O público poderá conferir exposições de criadores de equinos, caprinos, ovinos e bovinos, além de uma grande variedade de produtos típicos da região, como vinhos, queijos, geleias, cafés e embutidos.
Outro destaque é o tradicional Poeirão de Morro do Chapéu, competição de marcha que distribuirá R$12 mil em prêmios. E para os amantes da vinicultura, a feira trará experiências especiais, aproveitando o título do município como a Capital do Vinho da Chapada Diamantina.
Fonte: Da Redação
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
O sonho de ser policiais militares levou Maria Luísa Novais, de 10 anos, e Lázaro Rodrigues Neto, de 11, residentes no município de Cafarnaum, na região de Irecê, a Salvador para uma imersão na rotina da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). As crianças passaram o dia na capital baiana, visitando as instalações da corporação e, ao final, o Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), onde foram recepcionadas pelo governador Jerônimo Rodrigues.
“Quando uma criança como Lázaro, como Maria Luísa, sonha em ser policial militar, enxerga neles valores como cuidado e zelo. E nosso papel é incentivar. Da mesma forma que incentivamos o sonho deles, incentivamos quem quer ser advogado, professor, agricultor. A gente quer construir esse sonho com eles, no presente e no futuro”, comentou o governador.
Ao longo do dia, as crianças se uniram aos policiais militares na recepção do comandante-geral da PM e no hasteamento das bandeiras, depois conheceram as instalações do Batalhão de Choque, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Grupamento Aéreo GRAER. No último espaço, Lázaro e Maria Luísa foram surpreendidos com um vôo de helicóptero.
“Nossa, foi uma experiência muito legal. Dá medo, mas é muito bom. No futuro eu quero estar em Salvador, pilotando um helicóptero como aquele. É um sonho estar aqui”, dividiu Maria Luísa. Ela ainda contou seu pai, que foi policial militar em Brasília, onde ela nasceu, é sua principal inspiração.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
A imersão das crianças foi motivada pela visita à Carfanaum, onde Maria Luísa e Lázaro vivem hoje, quando durante uma agenda de entregas, em outubro de 2024, eles contaram ao governador e a outras autoridades sobre o sonho de serem militares. Para o comandante-geral da PM Paulo Coutinho, uma oportunidade de semear os valores da corporação.
“Eles estavam no evento, vestidos de policiais militares, e contaram ao governador que queriam ser policiais. E ficamos muito felizes, chegando ao bicentenário com uma oportunidade dessas, de apresentar a rotina da Polícia Militar. É uma grande satisfação. Com certeza levarão na memória que vale a pena servir a essa instituição. Que eles possam realizar esse sonho de salvaguardar a vida do cidadão”.
Fonte: As informações são do site GOVBA.
Foto: Google Street View
Os moradores de Irecê terão a oportunidade de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste sábado (8). O serviço será oferecido pelo SAC de Irecê, juntamente com outros nove postos do interior da Bahia, no período das 8h às 12h.
O atendimento será realizado exclusivamente por agendamento, que pode ser feito pelo aplicativo ou site do governo estadual (www.ba.gov.br), além dos contatos telefônicos (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (fixo).
A primeira via da CIN é gratuita e traz o CPF como número único de identificação. Para solicitar o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original), sendo recomendada também uma cópia caso o documento esteja plastificado.
A nova identidade permite a inclusão de dados como CNH, título de eleitor e informações de saúde, incluindo deficiências e condições médicas. Além disso, os cidadãos podem registrar o nome social, caso desejem.
O SAC de Irecê reforça a importância do agendamento prévio para garantir um atendimento ágil e eficiente.
Fonte: Da Redação
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia
A Justiça Eleitoral decidiu, nesta quinta-feira (06), arquivar o processo que questionava a eleição e posse de quatro vereadores do município de Central. A ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi movida pelo vereador Reinan da Silva Santana, conhecido como Reinan de Renato, que alegava fraude na cota de gênero nas eleições de 2024.
O processo mirava os candidatos da Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), todos do Partido dos Trabalhadores (PT), incluindo Suesdras Dourado (presidente da Câmara), Carlos de Aníbal, Fausto Alencar e Laueli Miranda. A principal acusação era de que a candidatura de Rosália Custódia de Oliveira teria sido fictícia, apenas para cumprir a exigência de 30% de mulheres na chapa.
Porém, a juíza Lívia Maria Pádua Rodrigues, da 159ª Zona Eleitoral, determinou o arquivamento do caso por ter sido protocolado fora do prazo legal. "Com efeito, observa-se que a ação de impugnação do mandato eletivo em tela fora proposta intempestivamente, após decorrido o prazo constitucional para seu ajuizamento", destacou na decisão.
A magistrada explicou que a diplomação dos eleitos aconteceu em 18 de dezembro de 2024, e o prazo para contestação terminou em 07 de janeiro de 2025. No entanto, o processo só foi protocolado no dia 13 de janeiro, tornando a ação improcedente. Com isso, o caso foi encerrado e os vereadores mantidos em seus cargos.
Fonte: Da Redação
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Comércio, o Procon vai atender moradores de Irecê e da região, que desejem renegociar ou quitar seus débitos — Foto: Procon-BA
Segunda e terça-feira (10 e 11 / 02), o Procon-BA vai promover um Mutirão de Renegociação de Dívidas em Irecê. O serviço será oferecido das 8h às 16h, na CDL Casa do Comércio, que fica na Rua Demétrio da Silva Dourado S/N. O mutirão incluirá orientação e registro de reclamações para renegociar e/ou quitar dívidas, garantindo aos moradores do município e da região a oportunidade de começar 2025 sem dívidas. O mutirão é a primeira atividade do Posto de Atendimento do Procon em Irecê, que será inaugurado no dia 12 de fevereiro.
As/os consumidoras/es, que participarem do mutirão, poderão renegociar pendências com empresas prestadoras de serviços de energia, água e saneamento, telefonia, comércio varejista, instituições financeiras e bancárias, dentre outras. Moradores de João Dourado, Presidente Dutra, Lapão e São Gabriel também serão contemplados com o atendimento do mutirão e do novo Posto de Irecê. A unidade é a 33ª no estado e integra o Plano de Interiorização do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Além do mutirão, o Procon também realizará fiscalizações educativas no comércio e agências bancárias locais, orientando fornecedores sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e relações de consumo. As duas ações serão as primeiras do Posto de Atendimento do Procon de Irecê, município localizado a 476 quilômetros de Salvador, na região setentrional da Chapada Diamantina. A unidade será inaugurada no dia 12 e vai atender, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, por ordem de chegada, no SAC do centro da cidade, na Praça Clériston Andrade, 100.
Segundo o superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio, o órgão realiza durante todo o ano, e por meio de atendimentos itinerantes, ações de mutirão de renegociação de dívidas. "Agora, em Irecê, a expectativa é poder auxiliar a população local e da região, que se encontra em situação de endividamento, a equilibrar o seu orçamento doméstico. É importante que a comunidade participe e renegocie suas dívidas na segunda e na terça-feira", convocou o gestor.
A diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor, Adriana Menezes, assinalou que, após a pandemia, muitos consumidores ficaram endividados e ainda não conseguiram sair dessa situação. "Esta ação visa proporcionar as pessoas meios e possibilidades mais adequadas para que saiam dessa condição. É muito importante a participação dos consumidores e consumidoras para que possam negociar ou, até mesmo, quitar suas dívidas em melhores condições", orientou Menezes.
Fonte: Ascom - SJDH
Foto: Ascom – Sesab O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado ...
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...