Foto: Divulgação/Sesab
O mês de setembro no Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP), em Itaberaba, foi concluído com melhoria expressiva dos indicadores. Um dos índices que apresentaram crescimento foi o de ocupação de leitos. Em setembro, foi 21,5% superior ao registrado em agosto, passando de 63% para 84,5%.
O número de exames realizados também melhorou significativamente nos últimos 30 dias. Somente o de laboratório passou de 8.679 para 10.906. Entre os de imagem, a ultrassonografia, por exemplo, disparou de 79 para 1.177, quase 15 vezes a quantidade registrada no mês anterior. O mesmo aconteceu com as radiografias, que chegaram a 660, enquanto em agosto foram 216, e com as tomografias, que aumentaram de 234 para 332 em setembro.
Outro avanço relevante na unidade foi a ampliação das especialidades no ambulatório, que passa a contar com neurologia, cardiologia com eco e consulta com pediatria clínica. Para ter acesso aos serviços do HRPP, unidade de saúde do Governo da Bahia, gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa, tem que ser regulado através da Central Estadual de Regulação ou estar inscrito na lista única do Estado.
No começo desse mês, foram realizados mutirões de exames de laboratório e de eletrocardiograma (ECG), com 79 pessoas atendidas, de pediatria, de urologia e de triagem para cirurgias eletivas para pessoas de 1 a 70 anos. Mais uma forma de ampliar a atendimento ao público e ofertar mais saúde para a região.
Fonte: As informações são de assessoria.
Prefeito reeleito com 90% dos votos reforça compromisso com a cidade e afirma que 2025 será marcado por mais avanços em diversas áreas
O prefeito reeleito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão (MDB), concedeu uma entrevista à Rádio Líder FM, em Irecê, na tarde desta sexta-feira (11), durante o programa "Jornal do Meio Dia".
Acompanhado por vereadores atuais e eleitos, além do vice-prefeito Oberdan Machado, Robertão celebrou sua expressiva vitória nas eleições de 2024, onde obteve quase 90% dos votos.
Durante a entrevista, o prefeito destacou que esse resultado é fruto de um trabalho diferenciado e comprometido com o desenvolvimento do município. “Estamos caminhando para o quinto mandato do nosso grupo. Hoje, Presidente Dutra vive o melhor momento de sua história. Nós transformamos a cidade em várias áreas, como infraestrutura, saúde, assistência social, educação, agricultura, meio ambiente e esporte”, enfatizou.
Robertão também ressaltou sua postura de proximidade com a população, mencionando a importância de estar acessível e de ouvir as demandas da comunidade. "Quando não estou viajando, estou na prefeitura ou em alguma secretaria atendendo. Além disso, realizo atendimentos diários pelo WhatsApp, algo que poucos prefeitos fazem", pontuou.
Além da reeleição de Robertão, sua base política conquistou todas as 11 cadeiras da Câmara Municipal, além de eleger o suplente, um feito inédito na Bahia. O prefeito ainda afirmou que, a partir de janeiro de 2025, o município contará com quase R$ 11 milhões em emendas parlamentares já asseguradas para investir em diversas áreas.
O vice-prefeito Oberdan Machado também comemorou a vitória e reforçou a importância da continuidade do trabalho da atual gestão. "Agradecemos a todos que se envolveram na campanha. Nosso grupo está unido para continuar fazendo a diferença em Presidente Dutra", concluiu.
Fonte: Da Redação
Fotos: Divulgação
Com a sanção da Lei do Combustível do Futuro, realizada nesta terça-feira (8), pelo Governo Federal, a agricultura familiar da Bahia ganha um novo impulso, especialmente na produção de oleaginosas. A Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), localizada em Irecê, já vislumbra os benefícios que essa nova legislação pode trazer. A região de Irecê, onde atua a cooperativa, é a maior produtora de mamona do Brasil, uma das principais oleaginosas agora integradas à formulação dos biocombustíveis.
De acordo com Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a nova lei representa uma oportunidade para a agricultura familiar, ao ampliar a participação de diversas oleaginosas, como a mamona, no setor de biocombustíveis. “A Bahia é o maior produtor de mamona no contexto nacional. A sanção dessa lei permite que oleaginosas como a mamona sejam usadas na formulação de biocombustíveis, ou que sejam beneficiadas diretamente pelos agricultores familiares organizados em cooperativas”, destaca Jeandro. Ele também menciona o impacto positivo na aviação brasileira, já que o óleo de mamona poderá ser utilizado na produção de bioquerosene.
A Coopersertão expandiu a produção de mamona com o apoio da CAR, que viabilizou a construção de uma Unidade Básica de Semente (UBS), galpão de armazenamento na UBS, estrutura de escritório e campo de semente irrigada, além da aquisição de máquinas, kits de insumos e acompanhamento técnico.
Segundo o presidente da Coopsertão, Marcelo Nascimento, a cooperativa teve contratos firmados com grandes empresas nacionais e internacionais, na safra 2023/2024, como Empresas Petrobras Biocombustíveis, Oleoplan, Binatural, Sereal, Fugas, Caramuru. “A cooperativa saiu de um contrato de vendas de 2 mil toneladas para comercializar aproximadamente 30 mil toneladas de mamona por ano. Isso significa aumento de renda para o agricultor familiar”, afirma Marcelo. Ele ressalta que o apoio da CAR e as novas tecnologias introduzidas na produção de mamona estão mudando a realidade dos produtores locais.
A Bahia, que representa 92% da produção nacional de mamona, espera um aumento de 40% na produtividade de 2024, resultado de investimentos em pesquisas, novas tecnologias e capacitação dos agricultores, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Lei do Combustível do Futuro também reforça essa perspectiva, abrindo novos mercados para os produtos da agricultura familiar baiana. De acordo com Jeandro, o governo estadual já se comprometeu a alinhar ações para aproveitar as oportunidades criadas pela nova legislação.
Além do foco em oleaginosas como a mamona, a nova lei abre portas para outros setores da agricultura familiar, incluindo a produção de dendê e milho, que poderão integrar o contexto do biocombustível social, conforme a portaria assinada em junho pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
A Lei do Combustível do Futuro inclui iniciativas inovadoras, como o Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), o Programa Nacional do Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV), o Programa de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e Incentivo ao Biometano, e a criação do marco legal para a captura e estocagem geológica de dióxido de carbono (CCS). Essas medidas visam reduzir as emissões de carbono e fortalecer a sustentabilidade no setor energético, alinhando o Brasil às metas globais de descarbonização. Com o cenário positivo, agricultores familiares e cooperativas da Bahia estão prontos para se engajar no futuro da bioenergia.
Fonte: Ascom - CAR
Foto: Agência Brasil
Em agosto deste ano, as vendas do comércio varejista no Brasil recuaram 0,3% em comparação a julho. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo aponta, por outro lado, um crescimento de 5,1% em relação a agosto do ano passado e uma alta acumulada também de 5,1% ao longo dos oito primeiros meses de 2024. Já nos últimos 12 meses, o resultado acumulado é um crescimento de 4,0%.
Gerente da PMC, Cristiano Santos explica que a variação negativa no comércio varejista em agosto demonstrou estabilidade no setor, diante do crescimento em julho. “O comportamento do comércio em 2024 ainda é positivo, apenas em junho tivemos resultado efetivamente negativo (-0,9%). O aspecto negativo do resultado de agosto é o fato de quatro das oito atividades pesquisadas terem registrado queda significativa, três ficarem estáveis e só uma ter apresentado alta”.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de rendas reduziu 0,8% de julho para agosto. Em comparação, no mesmo período em 2023 houve um aumento de 3,1%.
Setores
Em relação às atividades, sete das oito avaliadas pela PMC sofreram redução. Foram elas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%), livros, revistas e papelaria (2,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%) tiveram as maiores quedas.
Outros setores com queda no volume de venda foram tecidos, vestuários e calçados (0,4%), combustíveis e lubrificantes (0,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%). Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria foi o único setor que teve expansão entre julho e agosto de 2024, de 1,3%.
“As lojas de departamento são o principal tipo de empresa atuante no setor de Outros artigos de uso pessoal e doméstico. Elas tiveram, em 2023, um ano muito turbulento, com registros de problemas contábeis afetando alguns dos principais players desse mercado, fazendo com que revisassem seus balanços patrimoniais. Isso provocou ajustes em toda a cadeia produtiva, levando à redução do número de lojas físicas. O aumento da competição com outros nichos e a sazonalidade de promoções também influenciaram a queda no volume de vendas em agosto”, avalia Santos.
Estados
Nas unidades federativas, entre julho e agosto de 2024, 17 dos 26 estados tiveram desempenho negativo no volume de vendas. Os piores resultados foram Minas Gerais, com queda de 2,4%, Tocantins, com 2,0% e Rondônia, com 1,8%. Por outro lado, Roraima (2,2%), Ceará (2,1%) e Bahia (1,3%) foram os estados que se destacaram com resultados positivos, registrando aumentos.
Cenário semelhante se manteve no comércio varejista ampliado. Em 16 estados foram registrados menor volume de vendas, com destaque para Mato Grosso do Sul, com redução de 4,5%, Minas Gerais, de 2,9% e Acre, de 2,5%.
Enquanto isso, os estados do Rio Grande do Sul (1,9%), Rio Grande do Norte (1,3%) e Roraima (1,3%) encerraram o mês de agosto com resultados positivos. Amapá e Distrito Federal foram as unidades federativas a registrar estabilidade (0,0%) de acordo com a pesquisa.
Fonte: Agência Brasil
Novo espaço será palco de eventos e qualificações e vai contar com a parceria do Sebrae - Foto: Divulgação
Nos dias 24 e 25 de outubro, Irecê receberá a inauguração do Centro de Treinamento do Senar, que será dedicado à capacitação de produtores rurais da região. A abertura do novo espaço contará com uma programação diversificada, que inclui palestras sobre inovações tecnológicas e oportunidades para o agronegócio local. O evento, que será aberto ao público, representa um marco importante para o desenvolvimento agrícola e social do município, através de capacitações e eventos voltados para o treinamento de produtores e empreendedores rurais.
O primeiro dia de atividades, 24 de outubro, começará com um acolhimento e credenciamento dos participantes, seguido de uma série de palestras técnicas, dentre elas “Tecnologias Empregadas na Produção de Sementes na Região” e “Novas Tecnologias para o Desenvolvimento da Cultura da Mamona”. O dia também contará com apresentações sobre aposentadoria rural e o sistema Nota Fácil, além de momentos de interação e networking, como coffee break e almoço.
Já no segundo dia, 25 de outubro, o foco será a comercialização e a produção de hortaliças, com destaque para o tema “Comercialização de Hortaliças: Novas Oportunidades para seu Agronegócio” e “Olericultura Orgânica: Controle Biológico”. Mais uma vez, questões relacionadas à aposentadoria rural e ao Nota Fácil serão abordadas, encerrando a programação com o retorno das caravanas após o almoço.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, a inauguração do Centro de Treinamento do Senar é uma importante conquista para o território de Irecê. “Essa parceria com o Senar é fundamental para o crescimento da região. Estamos muito felizes com a inauguração desse espaço, que será palco de muitos eventos e capacitações, com o apoio do Sebrae e de outras instituições”, afirmou Mauro Viana.
Com a expectativa de impulsionar o desenvolvimento regional, o Centro de Treinamento do Senar se posiciona como um ponto estratégico para a troca de conhecimentos e a promoção de novas tecnologias voltadas ao agronegócio, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e dos pequenos negócios, tanto no setor agrícola, como no segmento comercial e de serviços.
Fonte: Ascom - Sebrae
Foto: Assessoria/ Geraldo Júnior (MDB)
Em conversa com a imprensa durante a entrega a pavimentação do trecho da Rodovia BA-512, nesta quinta-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu as declarações do vereador reeleito Luiz Carlos (Republicanos) sobre um possível abandono à candidatura de Geraldo Jr. (MDB), em Salvador. Ele disse que seu grupo político não “vira as costas” para aliados políticos.
“Alguém acha que nós abandonaríamos um nome como Geraldo, meu vice-governador? De forma nenhuma. É intriga da oposição. Isso não cabe em minha cabeça. Eu tô com o juízo muito apurado. Eu tô numa fase de reconhecimento, agradecendo a cada um no pós-eleição”, pontuou o governador em conversa com jornalistas.
Candidato apoiado pelo PT, Geraldo Júnior obteve o terceiro lugar, ficando atrás de Kleber Rosa (Psol) e do prefeito reeleito Bruno Reis (União Brasil). Sem falar com a imprensa desde o resultado da eleições, o vice-governador da Bahia viajou para Fernando de Noronha (Pernambuco) com a família.
Fonte: Do site bahia.ba
Evento acontece na cidade de Barra, no polo produtivo do Médio São Francisco, e representará um avanço na atividade
A contagem regressiva para a primeira edição do Seminário da Fruticultura Irrigada, realizado em Barra, na Bahia, já começou. O evento é o primeiro do segmento no estado e deve consolidar a região do Médio São Francisco, encabeçada pelo município de Barra, como novo polo nacional da produção de frutas e agroindústria relacionada.
Realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Espaço Barra Frutos, o Seminário tem vagas limitadas e quase já preenchidas, com cerca de 350 pessoas de todo o Brasil. Empresários do setor, produtores, investidores e startups estão sendo esperados pela organização do evento, liderada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barra (SindBarra).
Cerca de 30 empresas de tecnologia, irrigação e outros segmentos do agro já confirmaram presença no evento.
Programação e estrutura
O evento já teve programação de painéis e minicursos divulgada no site oficial e contará também com visitas a grandes propriedades onde são cultivados uva e cacau em grande volume na região.
Informações técnicas sobre a produção de manga, maracujá, coco e melancia, por exemplo, também serão transmitidas durante o Seminário, com o intuito de fomentar e tecnificar ainda mais essa produção.
Os interessados em participar ainda conseguem se inscrever também através do site oficial: www.barraagroshow.com.br.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...