Quinta-feira, 26 de Julho de 2018
Notícias

Um idoso de 63 anos ficou  gravemente ferido após ser atropelado por um veículo na manhã de quarta-feira (25), por volta das 06h40, numa estrada que liga a comunidade de Umbuzeiro a Irecê, sede do município.

Imagens registradas por uma câmera de monitoramento de um clube que fica próximo à pista, mostram o momento que o ciclista passa e, em seguida é acompanhado pelo carro que provou o acidente, um Ford Focus, cor prata e demais dados não identificados.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista fugiu do local sem prestar socorro à vítima, identificada como Jailton Abade dos Santos.

Após o acidente, a vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levada para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. O estado de saúde do idoso é considerado grave.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Julho de 2018
Notícias

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram, na sessão desta quarta-feira (25/07), recomendações apresentadas pelo conselheiro Fernando Vita que devem constar em Resolução que definirá, de forma clara e objetiva, os casos em que gastos com eventual terceirização de mão de obra, por parte dos municípios, podem ser excluídas do cálculo do cumprimento do artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – que limita os gastos com pessoal em 54% da receita corrente líquida. A decisão do TCM atende consulta que foi formulada pelo então presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Luiz Augusto.

Os conselheiros, no entanto, desde já, estabeleceram que eventuais irregularidades, como a utilização de terceirizados com o mero objetivo de burlar o concurso público, desrespeitar o limite imposto pelo Lei de Responsabilidade Fiscal ou de substituir ilegalmente, no exercício da função, servidor público efetivo, serão analisadas no âmbito do processo de análise anual das contas. E não em processo isolado, como por exemplo em Termo de Ocorrência ou eventual denúncia que seja apresentada à corte. Além disso, a ilegalidade poderá ensejar o rejeição das contas, caso os limites da LRF sejam desrespeitados.

No dia 20 de março, o pleno do TCM já havia aprovado a consulta realizada pela Assembleia Legislativa sobre terceirização de mão de obra por parte dos municípios. Mas, por cautela, e para que – apesar dos princípios estabelecidos – não restem dúvidas aos gestores quanto aos limites impostos pela lei, os conselheiros, por unanimidade, decidiram que deve ser elaborada uma Resolução relacionando, de forma didática, onde, em que setores, e quais as atividades podem ser exercidas por trabalhadores terceirizados, na administração municipal, sem a inclusão do custo na elaboração do índice de pessoal definido pela LRF.

Ficou definido que a Resolução será publicada no máximo em 30 dias. E, a princípio, em quatro condições os gastos municipais com terceirizados não devem ser considerados para fins do cômputo das despesas de pessoal do município.

No primeiro caso, não devem ser consideradas, para efeito de cálculo do limite, as despesas com pessoal terceirizado que sejam relativas às atividades-meio e que não exerçam atividades inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo quadro de pessoal do órgão ou entidade, salvo no caso de cargo ou categoria extintos ou em extinção, podendo ser relacionadas, exemplificativamente, as atividades relacionadas a conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios, equipamentos e instalações. Ressalte-se que a terceirização de atividades finalísticas devem sempre – advertiu o conselheiro relator – entrar no cômputo da despesa de pessoal.

Também podem ser excluídas as despesas com pessoal utilizado nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, quando prestados pelos municípios indiretamente sob regime de concessão ou permissão, dado que as empresas prestadoras dos serviços arcam com os gastos de pessoal. O mesmo em relação as despesas de pessoal com serviços oriundos dos demais instrumentos com natureza de convênio, ainda que classificados nos diversos elementos de despesa típicos de serviços, realizadas pelos entes nos elementos (Contribuições, Auxílios e Subvenções Sociais) por não terem características de contrato.

Por fim, entenderam os conselheiros, que também as despesas de pessoal com gastos provenientes dos contratos de parcerias concertados entre a administração pública e as entidades definidas como organizações sociais do terceiro setor – os chamados “Contratos de Gestão” – podem ser excluídos para efeito do cálculo do limite de 54% da LRF para os gastos com servidores. Desde que não realizem, na prática, atividades exclusivas do ente público, e observem os termos dispostos na Lei Federal nº 9.637/98, devendo o TCM, caso identificado seu desvirtuamento, promover detida análise, em processo específico, de cada ajuste celebrado, com vistas à verificação quanto ao atingimento do interesse público.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 26 de Julho de 2018
Publicidade

Por que respeita o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, com os melhores preços. Sua cesta básica custa bem menos no Supermercado do Povo, que além de produtos alimentícios, dispõe de materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas.

Aceitamos cartões de crédito e débito!

Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem. Praça do Mercado, em nossa cidade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Julho de 2018

O delegado Willians Batista informou no final da manhã desta terça-feira (24) que dois homens presos hoje por suspeita de envolvimento em dois assassinatos na Baixada Fluminense também são investigados pelas mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes.

O ex-PM Alan Nogueira e o ex-bombeiro Luis Cláudio Ferreira Barbosa foram presos por suspeita de participar dos homicídios de um PM e um ex-PM em Guapimirim, na Baixada Fluminense, em fevereiro de 2017, supostamente a mando de Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando da Curicica, chefe de uma quadrilha de milicianos. Os três foram indiciados nesta terça por duplo homicídio neste caso da baixada

Segundo o delegado, esse caso foi delatado à polícia por testemunha que apontou o envolvimento dos três no assassinato de Marielle. "O teor dessa participação, de que forma eles teriam agido no caso Marielle, ainda está sob investigação", disse Batista, que confirmou que Nogueira e Barbosa são considerados suspeitos de envolvimento nas mortes da vereadora e de seu motorista.

O jornal "O Globo" informou nesta terça que o ex-PM Nogueira seria um dos ocupantes do carro em que estavam os assassinos da vereadora e de seu motorista. Segundo a publicação, a informação partiu do homem considerado testemunha-chave do caso. Um investigador do caso confirmou ao UOL que Nogueira supostamente estaria no carro, mas não deu detalhes.

O PM reformado Alan Nogueira nega envolvimento nos crimes, segundo informou hoje sua defesa. Conhecido como Cachorro Louco, ele foi detido por volta das 6h em sua casa em Olaria, zona norte carioca. O carro de Nogueira, um Honda Civic branco, foi apreendido.

Segundo a polícia, Nogueira é suspeito de integrar o bando de Araújo, que foi transferido em junho para a penitenciária federal de Mossoró (RN). Investigadores dizem que o Honda Civic apreendido teria sido usado para ajudar a desovar os corpos dos mortos na baixada.

Questionado sobre o envolvimento de seu cliente no assassinato de Marielle, o advogado Leonardo Lopes afirmou que "ele desconhece totalmente o caso. Ele não sabe nem o que está acontecendo".

Fonte: UOL



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 26 de Julho de 2018
Famosidades

Após quase 30 anos, Compadre Washington não faz mais parte do É o Tchan. Cal Adam, empresário majoritário do grupo, retirou o cantor das apresentações. Segundo o colunista Leo Dias, apesar de não comandar mais shows, o artista continuará a receber uma porcentagem dos lucros, já que é sócio da banda.

Independentemente da mudança repentina, a agenda de shows será mantida com Beto Jamaica no vocal. Vale lembrar que no próximo dia 4 o famoso participará do “Altas Horas”, da TV Globo. Porém, a entrevista foi gravada há alguns dias.

Tanto Jamaica quanto Compadre fazem parte da formação original do É o Tchan. O grupo ficou muito conhecido na década de 1990 com diversos hits do axé que são famosos até hoje.

Ainda não se sabe a razão pela qual o veterano foi ‘rifado’ do grupo. Oficialmente, Cal Adam não quis se pronunciar.

Fonte: Central Notícia/ Leo Dias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Julho de 2018
Região

Com o intuito de intensificar as ações de policiamento ostensivo, com integração das forças de segurança pública visando impactar as localidades com maior índice de crimes violentos letais intencionais e contra o patrimônio (CVLI),  foi deflagrada no dia 17/07/18 pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, Comando de Policiamento da Região Chapada CIPT/Chapada  e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv),a "Operação Impacto", com foco neste  momento na área da apoiada do 7º BPM, sendo dividida pelas Companhias Orgânicas do Batalhão.

Foram atendidos os municípios da região de Irecê, como por exemplo,  João Dourado, Lapão, Barro Alto, Canarana, Presidente Dutra,  Barra do Mendes e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. 

 Até a data esta quarta-feira (25), foram obtidos os seguintes resultado com as ações integradas:

02 prisões em flagrante

02 TCO

02 ocorrências com apreensão de drogas

04 veículos recuperados

42 veículos apreendidos

03 armas de fogo apreendidas

01 cumprimento de Mandado de prisão

Obtidas através das abordagens de 1168 pessoas, 43 veículos 04 rodas, 198 veículos 02 rodas e 65 estabelecimentos.

Fonte: Cipe Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Julho de 2018
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Julho de 2018
Notícias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento genérico com a substância everolimo. O remédio é indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de mama em estágio avançado, tumores neuroendócrinos e câncer de rim.

Por meio de nota, a Anvisa reforçou que, por se tratar de um medicamento genérico, o produto deve chegar ao mercado com um preço pelo menos 35% menor que o preço máximo do medicamento de referência.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Julho de 2018
Cidade

Um idoso de 89 anos, Pedro Pereira de Oliveira, conhecido por” Pedro de Manezada”, morreu na manhã de terça-feira (24), por volta das 10h30, após ser atingido por uma máquina retroescavadeira.

O acidente ocorreu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, onde o aposentado residia. Pedro é natural de Central, na região de Irecê.

Conforme informações blog braga, quando o operador da retroescavadeira foi dá a ré, acabou atingindo o Ancião, que foi arrastado por pelo menos 3 metros.

O local foi isolado até a chegada da Polícia técnica para perícia e remoção do corpo para o Necrotério - Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Segundo familiares, o corpo será transladado para Central, onde será sepultado.

A máquina estava no local para recolher britas para tapar buracos na via. O operador fugiu após o acidente.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp