Uma ação conjunta das Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) transferiu, na noite de segunda-feira (19), quatro detentos que ordenavam homicídios em Salvador e nas cidades de Irecê e Morro do Chapéu. Celulares, carregadores, dinheiro e cadernos com anotações do tráfico de drogas foram apreendidos, no Complexo Penitenciário de Mata Escura.
As equipes do Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar e do Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Seap, que coordenou a Operação Dança das Cadeias, vasculharam duas celas, nos módulos II e V da Penitenciária Lemos Brito. Os quatro detentos, segundo apurações iniciais, continuavam determinando a venda de drogas e mortes, através de smartphones.
Nas celas foram encontrados celulares, carregadores, dinheiro, uma faca e cadernos com anotações do tráfico. O quarteto foi colocado em uma unidade prisional com segurança e bloqueadores de sinal para telefones móveis reforçados.
Fonte: SSP-BA
Uma decisão que foi tomada neste domingo (18) pelo juiz da 68ª Zona Eleitoral, Armando Duarte Mesquita Junior, proibiu o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, o “Reinaldinho” (MDB), de realizar uma “motocada” de campanha. As informações são do site Bahia Notícias.
Conforme a publicação, em caso de desobediência à ordem, a multa é de R$ 20 mil, sem contar com outras ações que o postulante pode responder judicialmente.
De acordo com o juiz, um acordo entre as duas candidaturas havia determinado a não realização de “carreatas e bicicletadas”. No entendimento do magistrado, a “motocada” se insere também na proibição e difere apenas pelo veículo utilizado. Um trecho da decisão diz: “Consigno que os atos mencionados se diferenciam apenas pelo veículo utilizado: enquanto um é composto por motocicletas, os outros são integrados por bicicletas e carros”.
A ação que resultou na liminar foi movida pela coligação adversária a Reinaldinho, do candidato Eduardo Pessoa (PSB). O evento ocorreria neste domingo, a partir das 19h.
Fonte: Da Redação
Prefeito Ivan quando da assinatura da ordem de serviço para início da obra de pavimentação da BA-438
Em defesa do seu candidato a prefeito, que hoje está filiado ao PT, mas que em 2016 disputou as eleições pelo PDT, quando foi derrotado nas urnas, o deputado Mário Jacó (PT), divulgou um vídeo no Facebook criticando a obra de pavimentação da rodovia BA-438 (veja aqui) e a reforma e ampliação do Hospital Municipal Amélia Carvalho (veja aqui), em Itaguaçu da Bahia, na Região de Irecê.
De forma irônica, o deputado inicia o vídeo dizendo que vai pedir ao Governador Rui Costa para fazer uma fábrica de óleo de peroba para lustrar a ‘cara de pau’ de muita gente que não respeita o povo. “ Acha que povo daí é bobo, acha que pode enganar as pessoas com obras eleitoreiras. Quero dizer que quem fez essa estrada foi o meu governador”, diz Jacó.
Por meio de nota, o prefeito Ivan Oliveira agradeceu ao Governador Rui Costa e ao Secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti por terem atendido a solicitação para a realização da BA-438, trecho que interliga a sede à comunidade de Rio Verde I.
Em outro trecho da nota, Ivan disse que quem precisa de óleo de peroba para passar na cara é o deputado, que tem a ‘cara de pau’ de participar de uma inauguração da obra pelo simples motivo do Governador ser do seu mesmo partido, sem nada ter contribuído para a realização da obra.
Leia a nota na íntegra
Em primeiro lugar, quero agradecer ao nosso ao Governador Rui Costa e ao Secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti por terem atendido a nossa reivindicação e ter feito a obra de pavimentação da Rodovia BA-438, no trecho de 5,8 quilômetros entre a sede de Itaguaçu da Bahia e o povoado de Rio Verde I. Somos gratos por essa grande conquista.
Em segundo lugar, quero falar da nossa infelicidade com a presença na inauguração deste deputadozinho Jacó, que só veio tirar o brilho da festa, pois o mesmo nada tem feito por este município. O deputadozinho gravou um vídeo que circula nas redes sociais, em que ‘enche o peito’ para falar que a obra “foi meu governador que fez e que me convidou para inaugurar”.
Quero aqui reforçar que votamos no Governador Rui Costa nas eleições de 2018 e que o mesmo obteve 93,92 % dos votos. Aqui em Itaguaçu da Bahia, se dependesse do prestígio desse deputadozinho Jacó, o Governador Rui Costa não teria 200 votos.
Então deputado, quem precisa de óleo de peroba para passar na cara é você, que tem a ‘cara de pau’ de participar de uma inauguração da obra pelo simples motivo do Governador ser do seu mesmo partido, sem nada ter contribuído para a mesma a acontecer.
Aqui, o trabalho não para. Não existem obras eleitoreiras, pois desde o segundo dia da minha gestão, 02 de janeiro de 2017, que assinei a primeira ordem de serviço, sendo que de lá para cá, não faltaram obras em nosso município, fruto da parceria com os nossos deputados que têm prestígio e compromisso com o povo de Itaguaçu da Bahia.
Fonte: Da Redação
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Foi divulgada, nesta quarta-feira (14), a relação das 27 organizações produtivas da agricultura familiar e economia solidária que irão participar da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária e representar mais de 2.700 produtos de empreendimentos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A seleção foi feita por meio de edital. O evento será realizado, pela primeira vez de modo virtual, no período de 5 a 13 de dezembro.
A feira é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), sendo organizada por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A ação integra a estratégia do Governo do Estado de promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Entre as próximas etapas que antecederão a realização do evento está o cadastro dos produtos escolhidos para representar cada Território.
O superintendente da Suaf, Vinícios Videira, destacou a importância da integração e do empenho na construção e divulgação do evento, tanto das unidades da SDR, entre elas a Suaf e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), quanto da Coordenação Estadual dos Territórios e da Unicafes, entre outros parceiros. “A nossa 11ª FEBAFES manterá a tradição de sucesso conquistada ano após ano, pois acreditamos e nos empenhamos para o sucesso da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais do nosso estado”, afirmou.
Videira salientou que a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é tradição na Bahia e traz consigo o jeito, o cheiro e o sabor da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais.
A versão virtual da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai reunir maior número de produtos dos diferentes sistemas produtivos. Os internautas que acessarem a feira virtual contarão com uma Vila do Artesanato e Praça Virtual de Povos e Comunidades Tradicionais, com produtos para comercialização, além de uma inovação, o Espaço de Trilhas e Rotas Produtivas Virtuais, que apresentará a riqueza e diversidade do rural baiano.
Lista de organizações produtivas que irão participar da 11ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária:
Fonte: Ascom/SDR
Durante patrulhamento no bairro Serrinha, em Morro do Chapéu, na última quinta-feira (15), policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, visualizaram um casal em atitude suspeita que empreendeu fuga ao perceber aproximação da equipe.
Segundo a PM, após perseguição, a mulher foi flagrada com farta quantidade de drogas e dinheiro. O homem conseguiu fugir.
Material apreendido:
O material foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Morro do Chapéu.
Fonte: Da Redação
Cansado de ter que dá satisfações a correligionários, sobre falsos indicadores de supostas pesquisas divulgadas em redes sociais e panfletos sem registro legal, nem identificação das empresas envolvidas, inclusive sendo motivos de ações judiciais, o ex-prefeito de Presidente Dutra, ‘Robertão’ Carlos Alves de Souza (MDB) fez um desafio aos seus opositores: “convido aos nossos opositores a contratarem dois dos mais renomados institutos de pesquisas do Brasil, aqueles que forem de maior confiança da oposição, que contratarei outros dois. Quem perder nas pesquisas paga a conta. Digo mais, dou 15% de frente. Se eu estiver com menos de 15% eu mesmo pago as despesas”.
O desafio foi feito durante uma entrevista que o mesmo concedeu a uma emissora de rádio de Irecê e até o presente momento, a oposição, liderada pelo candidato a prefeito Professor Pedro Rocha (PSB) não se manifestou.
Atendendo à solicitação do escritório de advocacia Terêncio Neto, a Terra Viva/C&R Pesquisas, de João Gonçalves, realizou coleta de dados nos últimos dias 7 e 8 de outubro, na sede e nas principais bases eleitorais do município, seguindo Plano Amostral da estatística responsável, Sueli Oliveira, Conre5 nº 8856, presidenta do Conselho Regional de Estatísticas da 5ª Região, formatado com dados do Tribunal Superior Eleitoral (2020) e do IBGE (2019).
De acordo com os dados apurados, em testes para respostas espontâneas, quando não se apresenta os nomes dos candidatos, Pedro Rocha aparece com 29% das intenções de voto, Robertão 63%, brancos, nulos, indecisos e os que não souberam (NSR) ou não quiseram (NQR) se manifestar, são 8%.
Na mesma modalidade, a rejeição também foi averiguada. O atual prefeito Silvão 5%, Robertão 23% e Pedro Rocha 38%. Outros nomes foram citados, mas não o suficiente para pontuar. Brancos, nulos, indecisos e os que não souberam ou não quiseram opinar, somam 34%.
INDECISOS: Com poucos indecisos na disputa, Presidente Dutra dá a sensação de eleição definida. A oposição poderá chegar no máximo a 37% do eleitorado. a não ser que ocorra extraordinário fenômeno eleitoral.
Quando os entrevistadores modificaram a metodologia para abordagens estimuladas, quando são apresentados os nomes concorrentes, Pedro Rocha subiu um ponto e alcançou 30%. Robertão se manteve com 63%. Nulos, brancos, indecisos e os (NQRs/NSRs) totalizaram 7%.
Ainda no mesmo critério, testou-se a rejeição dos candidatos. Ao citar os nomes, 23% disseram não votar em Robertão, enquanto 47% admitem não votar em Pedro Rocha em hipótese alguma. NQRs/NSRs, brancos, nulos e indecisos, são 30%.
O instituto quis conferir a consolidação das decisões eleitorais dos entrevistados. Para isso, os pesquisadores apresentaram duas fotos com os nomes e números dos candidatos e pediram que indicassem a imagem e o número do candidato da preferência. Mais uma vez se confirmou a tendência de voto para Robertão. Nesta abordagem, 63% sinalizaram a foto de Robertão e o número 15, enquanto 29% indicaram Pedro Rocha e o número 40. Não quiseram ou não souberam sinalizar, 8%.
O Instituto C&R Pesquisas/Terra Viva, ouviu 371 pessoas de ambos os sexos, diferentes idades, sexo e condição socioeconômica. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa se encontra registrada no TSE sob o número BA-09106/2020.
Fonte: Cultura & Realidade
Um homem identificado por Jailson Miranda da Silva, 43 anos, natural de Central, na região de Irecê, foi morto com golpes de faca na madrugada desta sexta-feira (16) na cidade de Carmo do Paranaíba, estado de Minas Gerais.
A informação foi encaminhada à redação do Central Notícia pelo site local Tô na Mídia. Segundo o site, o crime ocorreu nas imediações de uma bar na Avenida João Batista, no Bairro Amazonas. A vítima chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico, mas devido aos ferimentos, não resistiu e faleceu, quando estava sendo preparado para ser transferido para Patos de Minas.
Os suspeitos de cometerem o assassinato fugiram após o crime e até o momento não foram localizados.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O corpo do centralense foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Fonte: Da Redação
Foto: SDE
A Bevap Bioenergia assinou protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quinta-feira (15), para implantação de uma unidade industrial sucroenergética, destinada à produção de álcool, açúcar e cogeração de energia elétrica, com o cultivo de cana-de-açúcar.
O investimento inicial previsto é de R$ 500 milhões, podendo chegar a R$ 2 bilhões, entre formação de lavoura e planta industrial, no município de Barra, no oeste da Bahia. O empreendimento prevê a geração de 2 mil empregos diretos e até 10 mil indiretos e faz parte do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano.
De acordo com o vice-governador João Leão, titular da SDE, o Polo Agroindustrial vai contribuir para que a Bahia passe a ser autossuficiente na produção de etanol e açúcar, mas também mudará para melhor as condições socioeconômicas da região do São Francisco. “Acabamos de voltar de uma viagem excepcional para a região, com uma comitiva de executivos do grupo e batemos o martelo. A empresa vem para o estado, é uma usina que mói 4,5 milhões de toneladas de cana em Minas Gerais, na região do Rio Paracatu, e agora vai moer aqui na Bahia a mesma quantidade”, afirma.
Capacidade de produção
A unidade produtiva, a ser instalada em Barra, fará plantio, cultivo e colheita de cana-de-açúcar para extração de caldo para industrialização de açúcar cristal, VHP, etanol hidratado, etanol anidro, com aproveitamento da biomassa (bagaço da cana) para geração de vapor e energia elétrica. A capacidade de produção será de 4 milhões de toneladas de cana e 1 milhão de toneladas de moagem de milho, na segunda fase do projeto.
“É uma terra com água farta, com o Rio São Francisco e seus afluentes, que são uma benção, temos muita terra e uma intenção forte da Bahia ser um grande polo agrícola e industrial. Não podemos deixar a oportunidade passar, então a Bevap não só está vindo como acha fundamental que todas aquelas pessoas que acreditam no Brasil e que acreditam na agroindústria venham para cá. É uma conquista sem risco, que só depende de trabalho, de suor, pois vamos ter, pelo que me foi dito, a infraestrutura que precisamos”, destaca Sérgio Facchini, presidente do Conselho de Administração da Bevap e diretor-presidente da Krasis, a holding do grupo.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
O Polo
O Polo Agroindustrial e Bioenergético prevê a implantação de até 15 empreendimentos agrícolas, pecuários e agroindustriais – usinas sucroalcooleiras, processadoras de frutas e frigoríficos -, nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco. A primeira usina em implantação, do Grupo Sergio Paranhos Agroindustrial, possui área de 8.115 hectares, com 12 pivôs centrais em atividade e previsão de colher 400 mil toneladas de cana-de-açúcar na primeira safra de etanol, projetada para meados de 2021. O grupo já emprega 500 funcionários em Muquém de São Francisco, as obras da usina estão avançadas e a previsão é de gerar cerca de 3,9 mil empregos diretos e indiretos na operação integral do projeto.
A SDE comandou uma missão de negócios para a região, na quarta-feira (14), que, além de Leão e Facchini, foi composta pelo diretor presidente da Bevap, Gabriel Sustaita, pelo diretor financeiro da Krasis e da Planova, Danilo Luiz Iasi Moura, a diretora comercial da Krasis, Cláudia Sofner, e técnicos da secretaria.
Fonte: Ascom/SDE
Na terça-feira, 13 de outubro de 2020, teve início as Atividades de Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE) no Campus Irecê.
As atividades foram planejadas considerando a atual situação de pandemia provocada pela Covid-19, onde se faz necessário a preservação da integridade e da saúde da comunidade IFBA. Por isso, todas as atividades serão realizadas de forma não presencial em plataformas digitais, em horários pré-definidos.
Todos os estudantes dos Cursos Técnicos da forma Integrada, da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA e dos Cursos Superiores deverão (caso tenham interesse) fazer sua matrícula através do link disponibilizado pelas Coordenações de cada Curso.
O aluno que ainda não fez sua matrícula (manifestação de interesse em participar) deve procurar a Direção de Ensino ou a Coordenação do seu Curso.
Contextualização:
Diante da impossibilidade do retorno das atividades presenciais, o Conselho Superior do IFBA – CONSUP, aprovou a Resolução Nº 19, de 24 de agosto de 2020, que estabelece as normas acadêmicas e provisórias para as AENPE durante o período de suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFBA, enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19.
As AENPE não significam uma simples transposição das aulas presenciais para um ambiente digital. Sendo assim, foram estruturadas novas formas de organização das atividades contemplando as características destes novos ambientes de ensino e sua adequação ao público de todas as modalidades de nossos cursos, contando com atividades síncronas e assíncronas.
As atividades síncronas são atividades realizadas online, em tempo real, com a participação simultânea dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, docentes e discentes. Já as atividades assíncronas são atividades realizadas em tempos diferentes, não sendo obrigatória a participação simultânea dos envolvidos, ou seja, docentes e alunos não precisam estar reunidos no mesmo espaço e ao mesmo tempo – o que significa uma maior flexibilidade no acompanhamento e na realização dos estudos.
Fonte: IFBA Irecê
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...