O advogado Cristiano Zanin toma posse nesta quinta-feira (3) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O novo ministro entrará na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos. A cerimônia está prevista para as 16h.
Foram convidadas cerca de 350 pessoas. Estarão presentes amigos e familiares de Zanin, além de ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento.
A cerimônia deve durar cerca de 15 minutos. A sessão será aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.
Em seguida, o novo ministro prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal.
À noite, um coquetel será oferecido por associações de magistrados. O evento será realizado em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500.
Perfil
Zanin chegou ao Supremo após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.
O novo ministro nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.
Fonte: Agência Brasil
Aeroporto de Irecê, o caminho para ligar cidades e fomentar o crescimento regional
Nesta quarta-feira (02), integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), sociedade civil, União das Prefeituras do Platô de Irecê (Unipi), da Prefeitura e Câmara Municipal, discutiram durante uma reunião, a possibilidade de expansão do aeroporto de Irecê.
A ampliação do aeroporto representa um marco significativo para a região, trazendo consigo uma série de benefícios que vão desde o impulso ao desenvolvimento econômico até a melhoria da conectividade e mobilidade para os cidadãos locais e visitantes.
Durante o encontro, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, ressaltou que a região é produtora importante de verduras, frutas, bens e serviços, e que Irecê é um polo de saúde, com o Hospital Regional, Policlínica, Central de Hemodinâmica, Unacon e a rede particular de hospitais, clínicas e laboratórios. Após a elaboração de um protocolo de intenções conjunta, o grupo lançou o slogan “A Região de Irecê Quer Voar”.
Com o crescente interesse no setor de aviação e o aumento da demanda por voos regionais, a ampliação do aeroporto é vista como uma medida estratégica para alavancar o potencial econômico da região, além de contribuir para o fortalecimento do turismo e dos negócios locais.
Ainda foi lembrado no decorrer da reunião, que Irecê consolidou o São João como evento cultural que atrai milhares de turistas de todo o país, todos os anos, gerando emprego e renda para a cidade. Além disso, várias empresas do setor eólico despertaram interesse e fizeram investimentos volumosos que contribuem para o desenvolvimento regional.
Assim, a melhoria da infraestrutura do aeroporto permitirá o aumento do fluxo de turistas para a região, favorecendo o setor hoteleiro, restaurantes, agências de viagens e outras atividades relacionadas ao turismo. Além disso, eventos e feiras comerciais poderão ser mais facilmente sediados em Irecê, gerando oportunidades para os negócios locais se expandirem e atraindo investidores.
Portanto, a expansão do Aeroporto de Irecê representa um investimento estratégico, a fim de trazer diversos benefícios para a região, desde o estímulo ao desenvolvimento econômico até a melhoria da conectividade e mobilidade. Com o avanço do projeto, espera-se um futuro próspero para a cidade e região, solidificando-se como um polo econômico e turístico de destaque no cenário nacional.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Central Notícia
Cidade de Irecê comemora aniversário de sua emancipação — Foto: Waldson Alves
Nesta quarta-feira, dia 02 de agosto, os moradores de Irecê comemoram o aniversário da emancipação política do município, um momento especial que relembra a história, cultura e conquistas desta cidade encantadora, que completa 97 anos.
A cidade de Irecê, localizada no coração da Chapada Diamantina, tem uma história rica e abundante. A data de sua emancipação política, marca o momento crucial em que o município se tornou autônomo e adquiriu a capacidade de governar-se a si mesmo.
Ao longo dos anos, Irecê tem se destacado em diversas áreas, como educação, agricultura e comércio. A cidade tem orgulho de seus cidadãos talentosos e empreendedores, que ficam felizes com o crescimento e desenvolvimento contínuo do município.
Em uma postagem no Facebook, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, enfatizou a importância de preservar as raízes históricas da cidade e continuar investindo em seu futuro. “Meu encantamento por Irecê chegou na infância. Uma cidade que me inspira, que eu vi crescer e hoje tenho muito orgulho em ser prefeito e poder contribuir com o futuro da nossa cidade”, escreveu.
Que este seja apenas mais um de muitos anos de crescimento, conquistas e orgulho para a cidade de Irecê!
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Central Notícia
O gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, ministrou duas palestras com foco em inovação nas cidades de Piatã, na Câmara de Vereadores, e Seabra, no Espaço Ibiza. Os encontros foram realizados nos dias 25/07 (Piatã) e 26/07 (Seabra) e debateram temas relacionados a marketing digital, planejamento estratégico, plano de negócios, ferramentas digitais e atitudes inovadoras.
Para Edirlan, o empresário que busca inovar no seu negócio, está trilhando o caminho do sucesso. “O cliente de hoje exige que a empresa tenha diferenciais na hora da escolha, e inovar é sempre uma opção muito positiva. Muitas vezes, planejamento, gestão e pequenas mudanças já ajudam nesse contexto de inovação”, afirmou o gerente.
Alina Fádia Ribeiro, da empresa Pipocathos Pipocaria Gourmet, participou do evento em Seabra, e destacou a oportunidade de aprender mais sobre um tema tão relevante. “Fiquei impactada com o quanto essa palestra de inovação tem a ver com o meu trabalho com pipocas gourmet, que vem de um produto tão simples e tão apaixonante. Hoje enxergo como a inovação faz parte do meu produto e agrega na vida dos meus clientes”, destacou a empresária.
A confeiteira Luciana Silva Nunes, da empresa Tia Lu em Seabra, ressaltou os temas apresentados durante a palestra. “Percebi que não custa muito inovar. É preciso, na verdade, mudar algumas práticas e inserir novas ferramentas de tecnologia “, concluiu a empresária.
Fonte: Ascom - Sebrae Irecê
O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Alto Paraguaçu, firmou Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com os Municípios de Wagner e Seabra para regularizar o Sistema Municipal de Meio Ambiente e os procedimentos de licenciamento e fiscalização ambiental. Nos acordos, os Municípios se comprometeram a adequar e cumprir a Lei da Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA), dispondo o instrumento do licenciamento ambiental com as normas adequadas normas e a previsão dos atos autorizativos pertinentes. “Os Municípios devem ainda regularizar os órgãos ambientais, mantendo a equipe técnica com servidores administrativos e técnicos habilitados e concursados, em número suficiente no cargo de fiscalização ambiental”, destacou o promotor de Justiça Alan Cedraz Carneiro, autor dos TACs.
Os Municípios se comprometeram ainda a regularizar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente; e exigir, no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades que pretendam se instalar em Unidades de Conservação sujeitos a Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), a anuência do órgão responsável pela administração do local ou, no caso das Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPN), a anuência pelo órgão responsável por sua criação. O promotor de Justiça ressaltou que os Municípios devem exigir nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos, obras ou atividades com áreas sujeitas à supressão de vegetação, que sejam incorporados estudos sobre a fauna bem como a previsão de locais de recepção dos animais silvestres, mediante parecer do técnico responsável do órgão ambiental competente.
Fonte: MP-BA
A uma semana da Cúpula da Amazônia, que acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância do encontro para discutir o desenvolvimento sustentável da região e reforçou seu empenho para ajudar a “cuidar do planeta”.
“Nós vamos cuidar do nosso planeta. Essa é a mensagem. Nós vamos cuidar do nosso planeta. Quem não acredita que as coisas estão ficando feias é só acompanhar o que está acontecendo no mundo. Chove muito onde não chovia, tem seca demais onde não tinha. Faz calor demais onde só fazia frio e faz frio demais onde só fazia calor. Enquanto seres humanos, somos a única espécie capaz de destruir o lugar onde moramos. Como eu não quero destruir, vou tratar de cuidar do planeta junto com vocês”, disse o petista, nesta terça-feira (1º), durante o programa Conversa com o Presidente.
Lula será anfitrião do encontro de líderes que reunirá os oitos chefes de Estado de países sul-americanos que têm parte da floresta amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). A reunião contará ainda com a participação de lideranças de outros países, dentre os quais o Congo, a República Democrática do Congo e a Indonésia, donos de grandes florestas tropicais em outros continentes e também fundamentais no enfrentamento das mudanças climáticas.
Durante a conversa com o jornalista Marcos Uchôa, o presidente do Brasil contou que a Cúpula deverá ter como um de seus resultados a elaboração de uma proposta a ser apresentada ao mundo, na COP-28, que acontecer nos Emirados Árabes em novembro.
O presidente também ressaltou que a Cúpula será antecedida pelos Diálogos Amazônicos, entre os dias 4 e 6, evento com participação popular. “Vai ter encontro popular com mais de cinco mil pessoas participando, de tudo quanto é jeito, movimento popular, cientistas, pesquisadores, ambientalistas. Todo mundo dando palpite para que depois a gente construa uma coisa que seja sólida para apresentar ao mundo”, antecipou Lula.
Fonte: Do site Bahia.ba
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...