Tacinho Mendes é diplomado para segundo mandato como prefeito de Jussara e destaca avanços no município
Na manhã desta quarta-feira (18), Tacinho Mendes foi diplomado como prefeito reeleito de Jussara, em cerimônia realizada no auditório da Escola Estadual José de Souza Machado, no município de Central. A solenidade foi conduzida pelo juíza Lívia Maria de Pádua.
Ao lado do vice-prefeito Ronaldo Almeida e dos vereadores eleitos, Tacinho celebrou a continuidade de sua gestão, marcada por profundas transformações em diversas áreas do município.
“É um dia de grande alegria para todos nós. Estou sendo diplomado pela segunda vez como prefeito de Jussara. Agradeço ao nosso povo pela confiança que nos proporcionou a maior votação que nosso município já viu”, declarou Tacinho em entrevista.
O prefeito destacou as dificuldades enfrentadas no início de sua gestão, em 2021, mas afirmou que os desafios foram superados com organização e trabalho árduo.
“Conseguimos transformar Jussara. Hoje, quem chega ao município percebe a evolução em infraestrutura, saúde, educação e outras áreas. Com fé em Deus e o apoio da nossa população, daremos continuidade a esse processo de desenvolvimento”, afirmou.
A diplomação reforça o compromisso de Tacinho Mendes em manter o progresso e os investimentos que têm feito de Jussara uma referência na região.
Fonte: Da Redação
Unidade regional transformou o acesso à saúde em 24 municípios consorciados desde 2017
A Policlínica Regional de Saúde de Irecê comemorou, nesta sexta-feira (13), sete anos de serviços prestados à população. Desde sua inauguração, em 2017, a unidade já realizou mais de 429 mil atendimentos, consolidando-se como referência em saúde para os 24 municípios consorciados da região.
A comemoração contou com a presença do prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Territorial de Saúde de Irecê, Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão), do prefeito eleito de Irecê, Murilo Franca, da Secretária do Consórcio, Dulce Nunes Barreto, Janete, diretora da Policlínica, Lúcia, representando a secretária de Saúde do Estado, Roberta, além de funcionários e lideranças locais.
Durante o evento, Robertão destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues, à secretária de Saúde Roberta e aos prefeitos dos municípios associados pelo suporte à unidade.
Com quase 3 mil metros quadrados de área construída, a Policlínica oferece consultas em diversas especialidades e exames como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma. A manutenção da unidade é dividida entre o Estado, que arca com 50% dos custos, e os municípios consorciados, responsáveis pelos 50% restantes.
Antes da Policlínica, os pacientes viajavam longas distâncias para acessar serviços especializados, o que dificultaria o tratamento de problemas de saúde. Hoje, a unidade atende a essas demandas, com conforto e dignidade aos moradores da região.
Os municípios consorciados ao Consórcio Territorial de Saúde de Irecê são: América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado , Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá e Uibaí.
Esse modelo de saúde pública, que além de eficiência e acessibilidade, tem beneficiado diretamente a população desses municípios, garantindo qualidade no atendimento e serviços especializados mais próximos da população.
Fonte: Da Redação
Dinheiro em circulação aquece o comércio local e traz benefícios à população.
O prefeito de Central, Dr. Iko, anunciou nessa terça-feira, 10, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário aos servidores municipais.
A ação reforça o compromisso de sua gestão com a valorização do funcionalismo público, garantindo pontualidade nos pagamentos e contribuindo para o fortalecimento da economia local por meio da circulação de recursos na cidade.
“Com satisfação, informamos que já efetuamos o pagamento da 2ª parcela do décimo terceiro salário, honrando o compromisso com os servidores e de igual modo com a população”, destacou o prefeito em suas redes sociais.
Dr. Iko destacou que a regularidade nos pagamentos reflete o dever de sua gestão em priorizar os servidores municipais, permitindo que eles mantenham compromissos em dia. Além disso, o pagamento do décimo terceiro impulsionou diretamente o comércio local, beneficiando toda a população.
“Desde o primeiro dia do nosso mandato, não medimos esforços para honrar e valorizar os serviços prestados pelos servidores municipais à nossa cidade”, afirmou.
Reeleito para um novo mandato a partir de 2025, o prefeito sempre destacou a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. Com o apoio de oito vereadores eleitos pela sua base, Dr. Iko pretende promover ainda mais avanços para o município.
“Quero aqui conclamar a todos para unirmos esforços cada vez mais, no sentido de elevar nosso município e transformar Central em uma cidade ainda melhor nos próximos anos.”
Fonte: Da Redação
Agenda incluiu visitas a comunidades e debate sobre investimentos em infraestrutura local - Fotos (reprodução).
Neste sábado (7), Mulungu do Morro foi cenário de uma portante visita institucional que reforça o compromisso com o progresso do município.
O prefeito eleito, Acácio Teles, e o vice-prefeito eleito, Zé Pedro, receberam o secretário de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito (PSD), e o prefeito de Paratinga, Marcel Carneiro (PT), para uma agenda que incluiu visitas ao povoado de Lagoa Preta, à comunidade de Umburaninha dos Ingós, ao distrito de Várzea do Cerco e à sede do município.
A reunião teve como foco o fortalecimento de parcerias e o debate sobre iniciativas voltadas à melhoria da infraestrutura local. “Foi uma honra receber essas lideranças e trocar ideias sobre como podemos promover avanços para nossas comunidades”, destacou Acácio Teles em uma publicação nas redes sociais.
Durante a visita, foram discutidos projetos que visam atender às principais demandas da população e impulsionar o desenvolvimento de Mulungu do Morro. Sérgio Brito ressaltou a importância de trabalhar em conjunto com os municípios para viabilizar investimentos estratégicos.
A agenda evidenciou o alinhamento entre os governos estadual e municipal, reforçando a expectativa de novos investimentos que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover o crescimento sustentável de Mulungu do Morro.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução
Um acidente fatal envolvendo dois carros resultou em duas mortes e cinco feridos na noite do último sábado (30), na rodovia BA-432, no município de Lapão.
O acidente aconteceu por volta das 19h30, no trecho entre a cidade e o distrito de Aguada Nova, e levou à interdição parcial da pista por mais de uma hora.
Segundo a Polícia Militar, o impacto foi violento. Ancelmo Rodrigues Gama, de 30 anos, que conduzia um Gol, e José Antônio, de 28 anos, motorista de um Voyage, morreram no local.
Ancelmo estava sozinho no veículo. Já no Voyage, além do motorista, viajavam cinco pessoas, todas com ferimentos de diferentes gravidades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães, em Lapão, e ao Hospital Regional de Irecê. Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde dos feridos.
Os corpos das vítimas fatais foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê para os procedimentos legais.
As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
Fonte: Da Redação
Ocorreram 12 oficinas com grande potencial de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária - Foto: Engie
A ENGIE Brasil Energia, por meio do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, segue trabalhando para investir no desenvolvimento local do município de Gentio do Ouro, na região de Irecê. Entre maio e setembro, a Companhia patrocinou a realização de oficinas em artesanato em sandálias e tiaras, pintura em tecido, confeitaria, torta de vitrine, produção de biscoitos, panificação, salgados assados, velas e sabonetes.
Ao apoiar projetos de qualificação e incentivo à geração de renda, propostos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a ENGIE Brasil Energia estimula a formação para o empreendedorismo, respeitando o talento individual. Parte da matéria-prima natural utilizada nas oficinas pode ser encontrada em Gentio do Ouro. Reconhecendo a biodiversidade local, a iniciativa busca despertar nos alunos o uso destes materiais para além das oficinas de gastronomia e artesanato.
Os cursos, executados pela empresa Sabores do Trigo e pelo Instituto Vida por Vida, foram realizados no Centro de Gentio do Ouro, nas comunidades de Santana, São Francisco, no distrito de Itajubaquara e na comunidade tradicional Quilombola de Mato Grosso. O público-alvo foram as famílias acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Ao todo, 146 pessoas foram certificadas.
Para Paulo Muller, diretor de implantação da ENGIE Brasil Energia, o investimento social em projetos de qualificação, voltados para a geração de renda de grupos socialmente vulneráveis, busca apoiar a potencialidade de cada indivíduo, permitindo que pessoas interessadas iniciem os seus negócios, de maneira individual ou colaborativa. “A ENGIE Brasil Energia escutou o pedido dos moradores de Gentio do Ouro, que desejavam se desenvolver em atividades que gerassem renda. Não poderíamos deixar de apoiar iniciativas que reconhecem e estimulam os talentos e culturas locais. Investindo em cursos gratuitos de qualificação, confirmamos nosso compromisso em promover o crescimento econômico da região”, afirma Muller.
Primeiros passos na geração de renda
A cidade de Gentio do Ouro, com uma população de 10 mil habitantes, apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) médio de 0,559, conforme dados do IBGE. Participando de uma iniciativa voltada para o ensino prático, os alunos das oficinas tiveram a oportunidade de expor e comercializar os itens produzidos em feiras solidárias. Essa nova abordagem educacional não só capacita os alunos na produção artística, mas também abre portas para a geração de renda, transformando vidas e fortalecendo a economia local.
Formanda no mês de setembro no curso de sabonetes artesanais, Ísis Modesto já aplicou o conhecimento adquirido e produziu 100 unidades para os seus primeiros clientes. “O apoio da ENGIE está sendo de fundamental importância para a redução das desigualdades sociais e transformação coletiva, dando mais independência financeira, principalmente às mulheres que estão vulneráveis. No início, achei que seria difícil a comercialização, mas foram surgindo oportunidades para iniciar as fabricações e, consequentemente, foram chegando mais pedidos de produções. Quero agradecer por este suporte para a gente dar continuidade, ao que aprendemos”, ressalta.
Mulheres de Gentio do Ouro planejam criar cooperativa
Os projetos realizados estimularam a interação social e a troca de saberes entre as mulheres do município, maioria absoluta entre os participantes dos cursos. As alunas afirmam que a formações encorajaram iniciativas colaborativas e a liderança feminina para o desenvolvimento comunitário. “Houve união entre o pessoal ali, todo mundo interagindo e colaborando. Percebi a necessidade de ser criado uma cooperativa de mulheres empreendedoras e artesãs, que necessitam de uma renda para ajudar as suas famílias. Por meio do projeto apoiado pela ENGIE, a gente abraçou essa rica oportunidade e estamos caminhando para o processo burocrático da criação da cooperativa. Acredito que tem tudo para dar certo, porque a gente vê muita força de vontade em nossas mulheres, e a cooperativa vem para dar essa força”, destaca Mona Liza, agente de desenvolvimento do Projeto de Cidade Empreendedora do Sebrae.
A ENGIE Brasil Energia também está apoiando cursos voltados para a qualificação e o empreendedorismo proposto pela Secretaria de Educação de Gentio do Ouro. Em outubro, por exemplo, ocorreu a oficina de biojoias. Até dezembro, serão promovidos outros cursos, como: artesanato com raízes, cipós, troncos, cestaria, além de oficinas de aproveitamento de madeiras para o artesanato e formação para o desenvolvimento de canais de vendas e modelos financeiros.
Fonte: Ascom - Engie Brasil
Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens
O depósito de diamantes de Santo Inácio, situado em Gentio do Ouro, na Região de Irecê, será leiloado nesta quarta-feira, 27 de novembro, em Brasília.
O evento, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), conta com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.
Com um volume estimado de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, o projeto abrange cinco áreas de mineração, totalizando 2.400 hectares, o equivalente a mais de 3.400 campos de futebol. Estudos indicam que o depósito possui recursos de 1,8 milhão de quilates, com teor médio de 0,58 cpht.
Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, destaca a relevância do leilão. “Trata-se de uma oportunidade de agregar valor à Chapada Diamantina, uma região com tradição diamantífera, por meio de regulamentação e parcerias que atraiam investimentos iniciais e fomentem o setor mineral”, afirmou.
O leilão permitirá a participação de empresas nacionais e estrangeiras, além de fundos de investimento e entidades de previdência complementar. A empresa vencedora firmará um contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários.
O objetivo do certame é alavancar o setor mineral brasileiro, trazendo benefícios econômicos para Gentio do Ouro, a Região de Irecê e o país.
Leia mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Evento reuniu autoridades regionais e destacou a importância da unidade para municípios atendidos — Foto: reprodução
Na manhã desta terça-feira (26), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a cerimônia de reinauguração do Escritório de Representação e Apoio Técnico em Irecê.
A unidade, vinculada à 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, passou por reformas para oferecer um ambiente de trabalho mais moderno, seguro e confortável.
As melhorias incluíram reforma estrutural, pintura, troca de móveis e equipamentos, e a demolição de um antigo muro. Dom Antônio Ederaldo, bispo diocesano da Paróquia São Domingos de Gusmão, conduziu a cerimônia de bênção.
Entre os presentes estavam Harley Xavier Nascimento, chefe da 2ª Superintendência; Luiz Alberto Barbosa, gerente do escritório de Irecê; Murilo Franca, prefeito eleito de Irecê; Kel de Valdereis, presidente da Câmara de Vereadores; e representantes de municípios vizinhos, como Oberdan Machado e Pedro Nelson, vice-prefeito e chefe de gabinete, respectivamente, de Presidente Dutra. Também participou Joaquim Dourado Primo, em homenagem aos ex-funcionários da instituição.
O escritório de Irecê presta assistência direta aos seguintes municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, Souto Soares, Xique-Xique, entre outros.
O escritório de Irecê tem a função de coordenar e supervisionar as atividades da Codevasf, que abrangem os projetos de irrigação do Perímetro de Mirorós, em Ibipeba, e do Baixio de Irecê, em Xique-Xique.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução
A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Acelen, tem um projeto em execução para construção de um parque de energia solar no valor de R$ 530 milhões. O projeto vai ficar hospedado na região de Irecê e deve começar a produzir energia em 2025.
Em entrevista exclusiva ao portal Bahia Econômica, Marcelo Lyra, VP de Relações Institucionais, ESG e Comunicação da Acelen, explicou que o projeto irá substituir a matriz energia atual da refinaria para uma totalmente em energia limpa.
“Nós estamos construindo esse campo visando à substituição completa dessa matriz energia que temos aqui hoje, que já uma energia muito boa, para uma limpa. Esse campo que será construído em Irecê terá a capacidade de abastecer a refinaria por completo utilizando uma fonte limpa e segura que é a energia solar. Temos dois parceiros nesse projeto que são a Joint Venture e a Illian Energias Renováveis”, explicou.
Fonte: Portal Bahia Econômica
Região, maior produtora de cebola da Bahia, sofre com preços abaixo do custo de colheita
A crise no mercado da cebola tem impactado fortemente os produtores de João Dourado, na região de Irecê, maior produtora de cebola da Bahia e a segunda do país.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, um agricultor aparece descartando toneladas de cebolas na roça, sem ao menos removê-las da área de plantio.
Segundo o produtor, cerca de 17 mil sacas foram deixadas em uma propriedade de 12 tarefas, situação que reflete o desânimo com os preços baixos da hortaliça, que sequer cobrem os custos de colheita.
A região de Irecê, que inclui municípios como Cafarnaum, João Dourado, Canarana, América Dourada e Lapão, é a maior produtora de cebola do estado.
Apesar da alta produtividade, a demanda de mercado não tem absorvido a produção, o que agrava o cenário para os cebolicultores. Na última semana, o preço médio da saca de 20 kg de cebola híbrida precoce em Irecê ficou em R$ 16,00. Em outras regiões, como Mossoró e o Vale do São Francisco, os valores foram ainda menores, a R$ 12,00 e R$ 15,30, respectivamente.
Esse cenário pode estar associado ao início da colheita em Ituporanga, Santa Catarina, maior produtora de cebola do Brasil, que iniciou sua safra em meados de outubro. Com expectativas de uma supersafra e produtividade elevada, a região catarinense deve aumentar a oferta nacional de cebolas nas próximas semanas.
Com o mercado saturado, o aumento da oferta pressiona os preços para baixo, o que pode representar um longo período de baixa para os produtores de cebola da Bahia e de outras regiões do país.
Vídeo:
Fonte: Da Redação
O município de Presidente Dutra comemora no próximo fim de semana seus 63 anos de emancipação política com uma grande festa pop...
Foto: José Cruz/Agência Brasil O Instituto Nacional de Estudos e Pesquis...
Foto: Divulgação Semanas depois de fazer críticas à con...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o popular Robertão, teve as contas referentes ao exercício de 20...
Evento contou com a presença de deputados, vereadores, prefeitos das cidades vizinhas, além de irrigantes da região e r...