Sexta-feira, 10 de Março de 2023
Notícias

O Banco do Nordeste (BNB) entregou, nessa quarta-feira (8), o Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino a nove clientes na Bahia que conduzem pequenos negócios com características de inovação, de uso de tecnologia, práticas socioambientais e que estimulam o engajamento de mulheres. A cerimônia foi realizada na Superintendência Estadual, em Salvador, e também ocorreu nos demais estados atendidos pelo Banco. Ao todo, 99 mulheres de áreas rurais e urbanas foram premiadas.

Em cada estado, foram contempladas duas microempreendedoras urbanas clientes do Crediamigo e uma microempresária ou Microempreendedora Individual. A premiação foi concedida mediante avaliação de critérios de melhoria de produtividade; aumento da capacidade de produção e nível de acesso a políticas de comercialização; aspectos ambientais; incremento de receitas do empreendimento; avaliação do nível de gerenciamento do empreendimento; inovação e empreendedorismo.

Segundo o presidente do BNB, José Gomes da Costa, a iniciativa visa estimular outras mulheres em seus projetos. “A ênfase do prêmio é valorizar, acima de tudo, o empreendedorismo feminino, mas também a adoção de práticas ambientais corretas, a inovação e a tecnologia”, afirma.

Também foram premiadas três microempreendedoras rurais clientes do Agroamigo e três agricultoras do segmento da agricultura familiar que se destacaram em seus empreendimentos nas seguintes categorias: “Inovação e Tecnologia”, “Adoção de Práticas Socioambientais”, e “Engajamento Feminino”, completando as nove homenageadas.

O Banco do Nordeste apoia empreendedorismo no campo e na cidade por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Crediamigo, Agroamigo e Microempresa, tendo destinado cerca de R$ 15,5 bilhões, em 2022, em toda área de atuação da Instituição.

A comissão examinadora do Prêmio nos estados foi formada a partir de convite das superintendências estaduais do Banco do Nordeste a representantes de órgãos e entidades como secretaria estadual de agricultura, federações de agricultura familiar, comércio e serviço, ação social, universidades e Sebrae estadual.

Conheça as empreendedoras baianas premiadas:

Agricultura familiar

Ivoneide Pereira Rocha de Medeiros – agência Irecê

Ivelize Gomes de Lima – agência Paulo Afonso

Leidiane de Mota Andrade – agência Monte Santo

Agroamigo

Margarida Costa dos Santos – agência Santo Antônio de Jesus

Izabel Cristiane de Matos Carneiro – agência Ipirá

Eliana Borges de Jesus – agência Jequié

Microempresa

Gleise Santos Almeida – agência Euclides da Cunha

Crediamigo

Aurora Neris Cedraz – agência Feira de Santana

Lilian de Andrade Ferreira – agência Irecê

Fonte: Ascom - BNB



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Março de 2023
Notícias

Inaugurado em setembro de 2021, o serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), ultrapassou a marca de 1.500  procedimentos, entre cateterismos, angioplastias e admissões, realizados até o mês de março deste ano.

Com atendimento diário, este setor do Hospital Regional de Irecê conta com nove médicos, cinco enfermeiros e 14 técnicos em Enfermagem, sob a coordenação do médico cardiologista Carlos Vinícius Espirito Santo. “Havia uma carência muito grande de atendimento aos pacientes vítimas de infarto na região de Irecê e nesse primeiro ano já identificamos uma cobertura para pacientes provenientes de 40 cidades”, informa Carlos Vinícius.

O agricultor Valteruy Pereira da Rocha, 60 anos, casado e pai de três filhos, foi submetido a um cateterismo, em outubro do ano passado, e agradece o procedimento que salvou sua vida: “O atendimento foi muito bom, agradeço a toda a equipe da Hemodinâmica pelo excelente acolhimento. Muito obrigado, que Santa Dulce nos abençoe”.

Para a líder geral do Hospital Regional de Irecê, Ingrid Rafaelly, "o serviço de Hemodinâmica representa um ganho imensurável para a população e para a nossa unidade hospitalar. Estamos felizes em poder atender às necessidades de nossos pacientes de forma rápida e eficaz. Aproveito a oportunidade para parabenizar a qualidade do serviço, que é fruto de uma equipe competente e comprometida".

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Março de 2023
Notícias

O Ministério Público estadual firmou na última segunda-feira, dia 6, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Seabra para instalação de um Centro de Controle de Zoonoses na cidade. O centro de zoonoses deve possuir rodos os equipamentos insumos, medicamentos, estrutura, veículos e pessoal necessários para a prestação dos serviços de fiscalização em cumprimento às normas aplicáveis. “Chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça o elevado número de animais soltos nas ruas de Seabra, especialmente cães e gatos”, destacou o promotor de Justiça Sóstenys Marinho Barreto, autor do TAC.

No acordo, o Município se comprometeu também a criar, instalar e operar um canil municipal, conforme a Portaria nº 52/2002 da Funasa, para atender os animais do Município, dotado de todos os equipamentos, insumos, medicamentos, estrutura, veículos e pessoal necessários para a prestação dos serviços de fiscalização; efetivar, no prazo de 45 dias, 200 esterilizações de cães e gatos em situação de abandono, obedecidas as normas do Conselho de Medicina Veterinária; e propiciar aos animais acolhidos ou apreendidos razão e materiais médicos indispensáveis ao exercício da atividade de castração, vermifugação e outras doenças.

“Não há no Município de Seabra local apropriado para guarda e manutenção, vacinação e alimentação de animais sem donos, abandonados e perdidos nas ruas do Município, o que expõe os próprios animais e a saúde pública, diante do risco de alguma situação de zoonose”, afirmou o promotor de Justiça. O TAC prevê ainda que o Município apure notícias de maus-tratos, realizando a análise técnica e comunicando às autoridades competentes, bem como instale e divulgue sistema ininterrupto de denúncias de tais práticas violadoras, além de realizar campanhas de vacinação com periodicidade mínima anual que atendam o universo da população de animais domésticos.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Março de 2023
BRASIL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (9) uma nova previsão para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado em fevereiro deste ano estimou uma produção de 298 milhões de toneladas este ano.

A previsão é 1,3% menor (ou 3,9 milhões de toneladas a menos) do que aquela estimada na pesquisa anterior, de janeiro. A redução deve-se principalmente à estiagem provocada pela La Niña, no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor de grãos do país, de acordo com o IBGE.

Apesar disso, a safra deste ano deve ser 13,3% superior (34,9 milhões de toneladas a mais) à observada no ano passado.

O recuo de janeiro para fevereiro deve-se principalmente à redução das previsões nas safras de soja (-1,7% em relação a janeiro), arroz (-2,5%), milho 1ª safra (-2,5%) e milho 2ª safra (-0,4%).

Mesmo com os ajustes na previsão, esperam-se aumentos, em relação a 2022, nas safras de soja (21,3%), milho (10,2%) e algodão herbáceo (1,4%). “A safra [de 298 milhões de toneladas] é recorde na série histórica do IBGE. As produções de soja e de milho também são recorde na série histórica”, afirma o pesquisador do instituto, Carlos Barradas.

Por outro lado, são esperadas quedas nas safras de lavouras como o arroz (-6%) e o trigo (-13,8%).

Em relação a área colhida, o IBGE estima crescimentos, em relação ao ano passado, nos cultivos de soja (4,8%), milho (4,1%) e algodão herbáceo (1,2%). São esperadas quedas nas áreas a serem colhidas nas lavouras de arroz (-5,8%) e de trigo (-2,8%).

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Março de 2023
Publicidade



Quinta-feira, 09 de Março de 2023
BAHIA

após vencer a disputa na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na tarde desta quarta-feira (8), a ex-primeira-dama do estado, Aline Peixoto, foi exonerada da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e nomeada como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os atos foram publicados em edição extra do Diário Oficial.

Segundo a publicação, Aline Peixoto ocupava o cargo de assessora especial do gabinete da secretária, da Sesab. Foi às 17h22 que o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), declarou que a ex-primeira-dama do estado venceu a eleição pelo TCM contra o ex-deputado estadual Tom Araújo.

Aline Peixoto obteve 40 votos contra 19. O escrutínio ocorreu de forma secreta. Quatro votos foram nulos. Antes do pleito, o deputado estadual Hilton Coelho (Psol) foi o único a anunciar que anularia o voto. Para ser aprovada, a candidata precisava de, no mínimo, 32 votos.

Esposa de Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Aline Peixoto ganhará R$ 41 mil e terá cargo vitalício no TCM. Ela pode ficar no cargo por 35 anos.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 08 de Março de 2023
Notícias

Na região de Irecê e Chapada Diamantina, na Bahia, 413 produtores apostam no plantio de orgânicos com o apoio do Núcleo Raízes do Sertão, que é vinculado à Rede de Agroecologia Povos da Mata e realiza a certificação participativa junto aos produtores, consumidores e organizações parceiras.

Há cinco anos, o casal de produtores orgânicos certificados Lázaro da Gama e Cristina Sena cultivam cerca de vinte produtos, entre frutas, verduras e hortaliças em uma propriedade de 12 hectares no município de São Gabriel, situado na região de Irecê

“Mudou tudo aqui em minha casa, porque eu nunca pensei em chegar em uma posição dessa. Mudou financeiramente também”, conta Lázaro. Já Cristina começou vendendo caju orgânico e logo recebeu o convite para fazer parte do Grupo Raízes do Sertão.

“Eu comecei participando dessas reuniões e aí marcaram um dia de uma visita na minha propriedade. Gostaram e me encaminharam para receber a minha certificação. Hoje trabalho com um pouco de tudo dentro da minha propriedade. Frutas, legumes e muitas variedades”, comemora a agricultora.

Feiras e entreposto

Mais de 200 itens de alimentos orgânicos certificados – entre frutas, verduras, legumes, hortaliças, ervas medicinais e outros – são comercializados através do entreposto e em feiras livres da região de Irecê. As feiras de produtos orgânicos acontecem semanalmente em cinco cidades da região, com a comercialização anual de 750 toneladas de produtos.

No entreposto localizado na cidade de Irecê, são comercializadas quatro toneladas de produtos orgânicos por semana. Isso representa 30% do que é produzido pelos produtores da região. As cargas são enviadas para as cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Ilhéus. Também chegam a outras unidades da federação, como Pernambuco, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais.

A consumidora Edna Oliveira frequenta a feira de produtos orgânicos que acontece toda quarta-feira em Irecê. “Compensa muito vir comprar aqui. Os produtos são de qualidade. Eu super recomendo”, diz.

Orgânicos no Brasil

No Brasil, a produção orgânica e sustentável cresce a cada ano. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no final de 2022, foram cadastrados 24.205 produtores orgânicos.

De acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor, o Brasil já é o 4º consumidor mundial de alimentos orgânicos.

Fonte: Canal Rural



Compartilhar no Whatsapp