Domingo, 26 de Fevereiro de 2023
Região de Irecê

O deputado estadual Cafu Barreto (PSD), Juntamente com o prefeito de Barra do Mendes Tonho de Napo, Demóstenes Sousa, de Ibipeba, vereadores, secretários e aliados, participaram do carnaval da “Amizade” na noite desse sábado (25/02), na cidade de barra do Mendes, região de Irecê. Cafu ressaltou a importância do evento que é um dos mais tradicionais do interior baiano e atrai pessoas de várias cidades da microrregião. Além de engrandecer a tradição cultural do município, o evento é responsável por movimentar a economia da região.

O parlamentar parabenizou o prefeito Demóstenes pelo grande trabalho desempenhado a frente do município de Ibipeba, e o prefeito anfitrião da festa Tonho de Napo de Barra do Mendes,  e toda equipe da gestão pela belíssima organização e pelas grandes atrações nacionais e locais.

 “Tenho certeza que nossa população está muito feliz com a retomada do Carnaval após dois anos afastados por causa da pandemia. Há vários anos faço questão de prestigiar o Carnaval de Barra do Mendes e hoje não seria diferente”, frisou o parlamentar.

Cafu Barreto, que é um grande entusiasta da cultura e incentivador dos movimentos culturais, agradeceu também ao governador do estado Jerônimo Rodrigues(PT), pela contribuição para esse evento de grande relevância para  cultura regional e pela parceria e afirmou que no próximo ano estará trabalhando e ampliando a parceria com o estado para novos investimentos em infraestrutura, saúde, educação e na cultura.

A participação de figuras públicas reforça o valor da festa na região e deve incentivar ainda mais a participação popular nos próximos anos. Após dois anos de pandemia, sem carnaval, a prefeitura retoma as festividades e, gradativamente, vai dando ênfase às manifestações populares.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 26 de Fevereiro de 2023
BRASIL

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cogita os nomes de Luiz Awazu Pereira da Silva e Tony Volpon, ex-diretores do Banco Central na gestão Dilma Rousseff (PT), para a diretoria de Política Monetária da instituição. O mandato do atual titular, Bruno Serra Fernandes, expira na próxima terça-feira (28).

A escolha do futuro diretor cabe ao chefe do Executivo, que protagonizou embates com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, nas últimas semanas. Aliados de Lula defendem um nome que seja “equilibrado”.

Apesar de o fim do mandato de Serra estar próximo, integrantes do governo acreditam que a decisão sobre quem será o novo membro da cúpula da instituição pode ser adiada. Isso porque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), terá como prioridade resolver o impasse em torno da possibilidade de voltar a cobrar impostos federais sobre combustíveis, como gasolina e diesel.

Ministros e aliados no Palácio do Planalto avaliam que este deve ser o foco de Haddad e Lula para os próximos dias e que a decisão a respeito do BC só deve ser tomada depois.

Além do caso de Serra, o mandato do diretor de Fiscalização, Paulo Souza, também termina na próxima terça. A tendência é que ele seja reconduzido no cargo. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Campos Neto afirmou que o diretor tem intenção de permanecer por mais quatro anos.

“Ele [Paulo Souza] queria sair por motivos de saúde, melhorou e me disse que não quer mais sair. É um ótimo caso de recondução, mas de novo, a prerrogativa é do governo”, disse.

Integrantes do BC demandam que o diretor de Fiscalização seja um nome de carreira do órgão, e o mais cotado é o próprio atual titular do cargo.

“A gente tem uma parte dos diretores que são muito mais técnicos e ligados a áreas que precisam de ter uma continuidade de gestão maior. Espero que isso tudo seja levado em consideração”, ressaltou Campos Neto em dezembro de 2022.

Mesmo que não sejam reconduzidos, os diretores podem aguardar no cargo a nomeação dos novos membros. Serra sinalizou no início de fevereiro que ficará no posto até que seu substituto seja indicado pelo governo.

A lei da autonomia da autoridade monetária, aprovada em 2021, determinou que cabe ao presidente da República a indicação dos nomes dos diretores.

Posteriormente, eles passam por sabatina no Senado Federal. A oficialização de quem assumirá a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) também pesa sobre os próximos passos da discussão.

A ideia inicial do governo Lula era discutir a escolha com Campos Neto, que, por sua vez, tinha a expectativa de tomar uma decisão em consenso com a gestão Lula.

O presidente do BC chegou a iniciar conversas com economistas da iniciativa privada em busca de um novo nome para a diretoria de Política Monetária. Como mostrou a Folha, um dos sondados foi o economista Sandro Mazerino Sobral, líder de mercados do Santander Brasil. Segundo Campos Neto, a função exige uma interação grande com o mercado financeiro por lidar com câmbio e leilões.

“Precisa ser uma pessoa que tenha uma experiência técnica de mesa de operações. A única coisa que eu disse é que é importante ter uma pessoa que tenha essa experiência. Se precisar de sugestões, eu envio. Se quiser sentar e conversar sobre sugestões que já existem, também estou aberto”, disse o chefe da autarquia também no Roda Viva.

Depois de ir a campo buscar nomes, Campos Neto se retraiu na esteira das desavenças públicas com Lula. Integrantes do governo chegaram a dizer que o presidente do BC teria perdido a capacidade de influenciar os novos nomes em meio aos ataques.

Campos Neto, porém, fez sinais de reconciliação que funcionaram, segundo aliados de Haddad. Por esta razão, ele deve ser ouvido na escolha dos novos diretores. Ainda assim, nomes ligados ao mercado enfrentam mais resistência por parte dos petistas.

Ao longo do último mês, o presidente da República deu declarações críticas à postura de Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro (PL) para o comando da instituição. O tensionamento na relação ocorreu após o BC ter mantido a taxa básica de juros em patamar elevado pela quarta vez seguida e sinalizado que pode postergar o início de cortes da Selic.

À época, integrantes do governo avaliaram que Campos Neto foi inábil com as decisões do Copom. Para aliados de Lula, o presidente do BC confundiu a autonomia da autoridade monetária com isolamento.

Diante do impacto negativo que a rusga estava gerando no mercado financeiro, aliados de Lula e Campos Neto agiram para pacificar o cenário.

O principal gesto partiu do presidente do BC. Em entrevista ao Roda Viva, ele afirmou que faria o possível para aproximar a autoridade monetária da gestão petista. Dias depois, Campos Neto disse ainda que é preciso ter um “olho mais especial no social”.

Os gestos serviram para melhorar o clima com Haddad e com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. No último dia 16, os três tiveram um almoço reservado de cerca de duas horas, considerado bom por interlocutores. O titular da Fazenda afirmou que o tema da reunião, que ocorreu antes do encontro do CMN (Conselho Monetário Nacional), foi o alinhamento das políticas fiscal e monetária.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Fevereiro de 2023
Chapada Diamantina

O destino Bahia foi promovido na 42ª Vitrina Turística (Anato), em Bogotá, capital da Colômbia, em uma realização das agências de viagens do país. O evento, considerado um dos maiores de negócios do setor na América Latina, terminou, nesta sexta-feira (24), após três dias de atividades. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou da feira, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). 

Na divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas baianas, a Chapada Diamantina despertou o maior interesse. “Os colombianos se interessam muito pelo ecoturismo. A Chapada Diamantina foi o grande destaque na feira, mas também passamos informações sobre as outras regiões da Bahia, que oferecem inúmeras experiências. Tivemos ainda reunião com a Avianca e Embratur, para tratar de voos diretos entre Bogotá e Salvador”, explicou o coordenador de eventos da Setur-BA, Pedro Gramacho, que participou da Anato.

A feira reuniu quase 27 mil participantes, entre operadores do turismo, agentes de viagens e estudantes. Mais de mil expositores, de 20 países, estiveram envolvidos em rodadas de negócios.

Fonte: Ascom/Setur-BA



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 25 de Fevereiro de 2023
Emprego

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego oferecidas para a próxima segunda-feira (27),  na cidade de Irecê. [Confira lista de vagas completa no final da matéria].

Os interessados podem buscar atendimento na unidade do órgão, localizada na Praça Clériston Andrade, 100, área central da cidade, onde funciona o SAC. Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3641-3219. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.

Segundo o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis e elas são sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:

VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 27/02/2023

SERVENTE DE OBRA

06 meses de experiência

04 VAGAS

PEDREIRO

12 meses de experiência

04 VAGAS

SERVENTE DE OBRA (PCD)

06 meses de experiência

01 VAGA

CAMAREIRA DE HOTEL

06 meses de experiência

04 VAGAS

ELETRICISTA (CONSTRUÇÃO CIVIL)

12 meses de experiência

01 VAGAS

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 25 de Fevereiro de 2023
BAHIA

Decisão da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e  publicada no Diário Oficial da União (DOU), determinou a suspensão das linhas interestaduais da Viação Novo Horizonte por 55 dias.

A deliberação estabelece que a empresa tem 90 dias para iniciar a suspensão temporária das linhas. Ela deverá encerrar a venda de passagens 30 dias antes do fim do prazo para início do cumprimento da penalidade.

A medida é resultado de um processo administrativo em trâmite na Procuradoria da República no Estado da Bahia, em que se identificou a ocorrência de elevado e reiterado número de autuações de trânsito que comprometem a segurança de passageiros.

Vistorias realizadas em garagens e guichês da empresa também encontraram irregularidades relacionadas a itens de segurança e condições veiculares gerais, além de constatar atrasos, alteração de itinerário e problemas com procedimentos de venda e atendimento.

No processo contra a empresa consta que, entre janeiro de 2019 e maio de 2022, foram lavradas 156 autos de infração relacionados às irregularidades como pneu com sulco inferior ao permitido (26); para-brisa trincado (17); defeitos em cintos de segurança (12); extintor de incêndio vencido ou com selo de conformidade do Inmetro ilegível (8); e extintor de incêndio vazio (3).

Também foram efetuadas autuações relativas às ausência de macaco, chave de roda e triângulo (11); ausência do pneu de estepe (8); e falta de dispositivos refletivos (3).

Ao todo, a empresa tem 782 processos administrativos simplificados relacionados a estas irregularidades nos sistemas Sismultas e Sifama, sendo que 459 deles estão em fase de cobrança, ou seja, já transitaram em julgado administrativamente.

Ao aplicar a suspensão da autorização por 55 dias, a ANTT considerou que foi devidamente caracterizada a prática contumaz pela Viação Novo Horizonte de irregularidades relacionadas à segurança e às condições veiculares em geral.

Fonte: Agência Sertão



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Fevereiro de 2023
Publicidade



Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023
Notícias

Criminosos estão usando indevidamente a imagem e o nome do prefeito de Mulungu do Morro, na região de Irecê, Edimário Boaventura, para pedir dinheiro através do aplicativo de mensagens Whatsapp.

O mandatário usou as redes sociais para esclarecer o que estaria acontecendo e alertar que tal conduta trata-se de crime cometido por bandidos com o intuito de conseguir vantagens indevidas, usando nome e imagens seus. Ele mesmo reitera que o número usado pelos criminosos não lhe pertence.

O prefeito Edimário pede para que as pessoas ignorem tais mensagens. Ele informa ainda que as medidas legais e judiciais já estão sendo adotadas.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens, fotos e vídeos. Criminosos se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. E o roubo de conta e criação de perfil falso são alguns dos métodos mais conhecidos.

Fonte: Caraíbas FM



Compartilhar no Whatsapp