Foto: Reprodução/Twitter
Chimbinha, ex-marido da cantora Joelma, revelou em uma entrevista a Celso Portiolli os motivos que levaram ao fim do seu casamento com a artista. O guitarrista contou que, no início da carreira da banda Calypso, Joelma fazia questão de dividir tudo o que ganhava, tanto com a família quanto com amigos da igreja.
“No começo da banda, ela queria dar o dízimo, queria fazer coisas para a família dela. Havia várias pessoas que ela ajudava, que oravam com ela, e eu não me sentia bem com a situação. Não tenho nada contra as orações, mas não me sentia bem com o que estava acontecendo”, relatou Chimbinha.
Ele também contou que Joelma queria comprar uma casa para sua irmã, mas ele não permitiu que mexesse no seu dinheiro. “Ela queria comprar uma casa para a irmã, e eu disse: ‘Do meu dinheiro, você não vai tirar'”, revelou.
Chimbinha explicou que preferiu investir o que ganhava em imóveis e outros bens que gerassem retorno financeiro. “O que era meu, eu fui investindo em imóveis, terras… ela pegava e doava os dez por cento todos os dias. Eu falava: ‘Tá errado, você tem contas para pagar’.”
O guitarrista contou ainda que Joelma começou a ajudar muitas pessoas da igreja, pagando faculdades e até mandando fazer reformas em igrejas, o que ele acreditava que não era o mais adequado. “Ela começou a dar casas, pagar faculdade para o pessoal da igreja, mandou fazer muitas igrejas, colocar ar-condicionado. Eu falei: ‘Isso vai dar errado’.”
Por fim, Chimbinha revelou que chegou a ser proibido de entrar na casa de Joelma, o que teria sido um dos principais motivos para o fim da relação. “Eu virei o pior inimigo, eu era o demônio na casa dela e não podia entrar. Fiquei um ano sem poder ter contato com ela, porque as orações diziam que eu não podia ter contato”, contou.
“Eu tentava, tentava, mas não deu certo”, finalizou.
Em 2015, o casal anunciou publicamente o fim do relacionamento de 18 anos por meio de um comunicado à imprensa.
Fonte: Bahia.Ba
Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:
✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.
✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.
Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!
Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .
Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!
Fonte: Informe Publicitário
Foto: Reprodução
Na largada da série anual de ações para qualificar serviços no setor, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) esteve neste mês em Jacobina, na Chapada Diamantina (Circuito Norte), onde ofereceu cursos de capacitação do programa ProQualy. Mais de 300 pessoas, entre empresários, trabalhadores do comércio e gestores públicos, participaram dos cursos sobre empreendedorismo, atendimento ao turista LGBTQIAPN+, higienização de alimentos e comunitarismo. As aulas aconteceram na Associação Comercial e Industrial (Acija), na sede do município, e no distrito de Itaitu, com a participação, também, de representantes das cidades de Miguel Calmon, Ourolândia, Caém, Saúde, Mirangaba e Capim Grosso.
"Essa iniciativa é fundamental para qualificar a mão de obra do setor hoteleiro e de bares e restaurantes, além dos guias e condutores. Recebemos muitos feedbacks positivos e, com base nisso, continuaremos buscando mais avanços em nossa região. Agradecemos à Setur-BA, pela parceria e dedicação", ressaltou o diretor de Turismo de Jacobina, Gabriel Lopes.
Os cursos fizeram parte da programação do Workshop Horizontes do Turismo Sustentável – Preparar, Acolher e Avançar Economicamente. O evento foi precedido de visitas técnicas da Setur-BA, que realizou o levantamento da oferta e controle de qualidade da rede hoteleira e das potencialidades dos atrativos da região, como a Cachoeira Véu de Noiva, o Mirante do Tombador e cavernas com pinturas rupestres, entre outros.
"A Chapada Norte é um convite ao ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, balneários e aves para observação. No esporte, destacam-se a pista de voo livre e competições de motocross. Existem, também, produções associadas ao turismo, como fabricação de doces e artesanato, além de um quilombo urbano. Com planejamento e bons serviços, o setor se desenvolve. Escolhemos 2025 como o ano das capacitações, que alcançarão as 13 zonas turísticas do estado", pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Segundo a representante da Prefeitura de Miguel Calmon, Ingrid Vieira, “foi importante a capacitação ter o módulo do turismo de base comunitária, que é muito promissor em nosso município, para onde estou levando conhecimentos que irão contribuir no desenvolvimento sustentável de comunidades locais”.
Fonte: Ascom - Setur/BA
Foto: Ilustração/Embasa
Para a correção emergencial de um vazamento em uma das estações de bombeamento, o abastecimento de água em Irecê e região foi interrompido na manhã desta quarta-feira (05). A equipe da Embasa já está no local, realizando os serviços necessários. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no final do dia.
O retorno da água sempre ocorre aos poucos, porque é preciso preencher e pressurizar novamente as tubulações para alcançar todas as residências. A recomendação é que a população mantenha o uso econômico da água ainda reservada, até que seja normalizado o abastecimento no imóvel.
Cidades afetadas: Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara, Irecê, João Dourado, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Cafarnaum, Lapão e povoados pertencentes a estes municípios.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Foto: Reprodução
O último jogo da seleção brasileira em Salvador foi marcado por situações, no mínimo, estranhas, que mostram o quanto o futebol brasileiro pode ter chegado ao fundo do poço na gestão de Ednaldo Rodrigues. O jornal A Tarde recebeu e publicou denúncias de que duas fraudes podem ter ocorrido durante o jogo Brasil x Uruguai, na Arena Fonte Nova, em novembro de 2024, e podem atingir em cheio a gestão de Ednaldo.
Segundo o jornal, uma delas, a mais grave, indica que o boletim financeiro do jogo teria sido aumentado, configurando fraude. Além disso, segundo a denúncia, houve a contratação de torcedores para lotar o estádio ‘artificialmente’.
Outra informação publicada pelo veículo foi a de que Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, decidiu intervir no preço do ingresso, e determinou que as entradas custassem três vezes mais, para desespero de todos, chegando a R$ 800,00, sendo que a mais barata não saiu por menos de R$ 100,00.
O resultado disso foi que, faltando uma semana para o jogo, poucos ingressos haviam sido vendidos. Para reduzir o vexame, a CBF, segundo a denúncia, teria atuado da seguinte forma: doação de ingressos por toda a Bahia, contratação de torcedores “profissionais” para ficarem na parte de maior visibilidade das câmeras de TV e fraude no boletim do jogo que registra a presença de público no estádio.
Além disso, houve também a contratação da banda Olodum, que ocupou parte dos espaços vazios da Arena.
Segundo a denúncia, Ednaldo ainda teria ordenado que o boletim do jogo, que registra a presença de torcedores, fosse aumentado.
Nos bastidores, como a Fonte Nova se trata de uma concessão pública que deve respeitar a governança das informações, já há movimento na Assembleia Legislativa para abertura da CPI da Seleção Brasileira, com reflexos, inclusive, nos jogos realizados em outros estados e também no exterior. Além disso, é a primeira vez que se tem notícia de uma torcida “contratada” para assistir a um jogo da seleção.
Fonte: A Tarde
Foto: Reprodução / Reginaldo Araújo
O professor Reginaldo Silva Araújo, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, está entre os finalistas do Prêmio Cidadania Digital em Ação. A premiação, que valoriza iniciativas inovadoras de educação para o uso seguro e consciente da internet, terá seu resultado divulgado no Dia da Internet Segura, em São Paulo.
Reginaldo, que leciona para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, desenvolveu diversas atividades com foco em bem-estar online, combate ao racismo, inclusão de pessoas com deficiência, uso seguro da inteligência artificial e educação midiática.
“Eu cheguei ao caderno de aulas a partir da indicação de minha coordenadora pedagógica, por meio do material da Secretaria de Educação estadual. Nele há a indicação dessa disciplina eletiva. Assim que encontrei, vi que a metodologia, as dinâmicas e as ferramentas poderiam trazer ótimos resultados na sala de aula”, explica Reginaldo Araújo.
Mesmo com acesso limitado à internet na escola, o professor criou o projeto "Café das Origens", que promove o resgate e a valorização das ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. Uma aluna chegou a ser premiada em um concurso de redação a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula.
A iniciativa do professor Reginaldo o destaca como um educador engajado com a promoção da cidadania digital e capaz de transformar a vida de seus alunos.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Assessoria
Reeleito para comandar a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no biênio 2025-2026, o deputado Adolfo Menezes (PSD) comemorou a presença histórica de mulheres na nova Mesa Diretora da Casa. Pela primeira vez, uma parlamentar assume o cargo de 1ª vice-presidente. A eleita foi a deputada Ivana Bastos (PSD).
Além disso, a deputada Kátia Oliveira (União) foi eleita para a 2ª secretaria da Mesa Diretora. Das 63 cadeiras da Assembleia, apenas nove são ocupadas por mulheres, o que é considerado um número muito baixo, já que o eleitorado feminino é maioria na Bahia.
“Sabemos que a representação feminina no Parlamento, que ainda é um ambiente dominado pelos homens, precisa crescer, para o bem da nossa sociedade. Mas hoje estamos fazendo história nesta Casa, que, pela primeira vez, tem uma mulher como substituta imediata do presidente. Isso é uma marca importante. Parabenizo aqui a deputada Ivana Bastos por isso, bem como a deputada Kátia Oliveira, que serão as vozes femininas entre os titulares da Mesa”, afirmou Adolfo Menezes.
Luta por espaço
De 1947 para cá, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Mesa Diretora da Assembleia foi Ana Oliveira, no biênio 1967-1968. Na época, ela ocupou a 1ª secretaria. Em 1977, a mesma parlamentar, que faleceu em 1985, foi eleita para a 3ª secretaria.
Depois, mesmo a Mesa Diretora chegando a ter 13 cargos titulares, uma mulher só voltou a ter acento no colegiado em 1995, quando o hoje senador Otto Alencar (PSD) presidiu a Casa. Na ocasião, Zelinda Novaes assumiu a 3ª secretaria. Em 1999, ela ocupou a 2ª vice-presidência.
Em 2005, a então deputada Eliana Boaventura foi eleita para a 3ª vice-presidência da Assembleia e, em 2009, foi a vez de Antonia Pedrosa ocupar a 4ª secretaria. O mesmo cargo foi preenchido por Maria Luiza Laudano em 2011 e, em 2013, por Fátima Nunes, atual líder do PT na Assembleia e eleita suplente da Mesa Diretora na sessão de hoje.
Em 2019, um momento histórico durante a presidência do deputado Nelson Leal (PP): a Mesa da Assembleia teve três mulheres entre os membros titulares. As deputada Ivana Bastos, atual 1ª vice, ocupou a 2ª vice-presidência. A deputada Maria Del Carmen (PT), que segue na Casa, foi escolhida para a 1ª secretaria. E a ex-deputada bolsonarista Talita Oliveira (Republicanos) ficou na 3ª secretaria.
Antes da eleição de hoje, a última deputada a ocupar espaço entre os integrantes titulares da Mesa Diretora foi Neusa Cadore (PT), em 2021, na primeira eleição de Adolfo Menezes para a presidência da Assembleia.
Fonte: Bahia.ba
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão, está em Salvador onde participa do 1º Encontro de Cooperação Bahia Saúde, que começou nesta terça-feira (4).
O evento, realizado no Centro de Convenções da capital baiana, vai até o dia 7 de fevereiro. O objetivo é aprimorar a gestão municipal e modernizar o sistema público de saúde no estado.
Acompanhado da secretária de Saúde do município, Grazia Mendes, e das coordenadoras Raquel Freire (Atenção Básica) e Alda (Planejamento e Administração), Robertão destacou a importância da troca de experiências entre os gestores.
O encontro conta com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. Entre os temas debatidos, estão a formulação de planos macrorregionais e novas pactuações para aprimorar os serviços prestados à população.
"Estamos comprometidos em garantir inovação e ainda mais eficiência na saúde de Presidente Dutra", afirmou o prefeito.
Fonte: Da Redação
Foto: Isac Nobrega/PR
Os guias buscam conscientizar sobre uso responsável de dispositivos digitais e apresentam estratégias e diretrizes para apoiar a implementação da nova legislação, além de orientações práticas acerca dos desafios, das oportunidades e das estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. O foco é o uso pedagógico.
A Lei nº 15.100/2025, sancionada neste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.
Os guias buscam conscientizar sobre uso responsável de dispositivos digitais e apresentam estratégias e diretrizes para apoiar a implementação da nova legislação, além de orientações práticas acerca dos desafios, das oportunidades e das estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. O foco é o uso pedagógico.
A Lei nº 15.100/2025, sancionada neste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.
Fonte: As informações são de assessoria.
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...