Os professores da rede municipal de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, anunciaram a paralisação das atividades por 48h. Em aprovação durante assembleia, eles suspenderam as atividades letivas entre esta quinta (28) e sexta-feira (29) em todas as unidades escolares.
O Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Estado da Bahia/ Núcleo Morro do Chapéu (APLB-Morro do Chapéu) informou que a greve é por falta do reajuste salarial da categoria de 33,24%, estabelecido ainda em fevereiro, e em busca de melhorias nas estruturas das escolas.
Segundo os professores, o acordo da prefeitura, administrada pela prefeita Juliana Araújo, não prevê o reajuste completo garantido pelo Governo Federal.
“A gestão municipal fez uma proposta de reajuste cujo valor do aumento real não chega a 15% para a maioria dos professores. São 7 meses de espera pelo pagamento de um direito”, disse a coordenadora da APLB no município, Lílian Maria de Almeida.
Fonte: Jornal da Chapada
O Ministério Público de Barcelona, na Espanha, apresentou, nesta sexta-feira (29), um pedido de mais de 8 anos de prisão e multa de 24 milhões de euros para a cantora Sharika. A colombiana está sendo acusada de fraudar 14,5 milhões de euros do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014.
A cantora, que vive em Barcelona, disse ser inocente e rejeitou um acordo com o Ministério Público na quarta-feira (27). Ela afirmou estar disposta a ser levada a julgamento.
O Tribunal de Barcelona irá decidir se abre um julgamento oral para a artista, mas ela pode chegar a um acordo com o Ministério Público até o último momento.
O documento do Ministério Público acusa a cantora de ter usado uma "estrutura corporativa" criada anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha.
Fonte: Metro 1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado hoje (28) no Diário Oficial da União.
Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.
A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.
Inscrições
As inscrições para o certame são gratuitas e poderão ser efetuadas de hoje até dia 1º de agosto.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Fonte: Agência Brasil
Agenda começa nesta quinta-feira (28), em Ourolândia, e segue até o próximo domingo (31)
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) e o deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, percorrem vários municípios da região de Irecê neste final de semana. A agenda começa na quinta-feira (28) em Ourolândia e segue até domingo (31), quando realizam ato político em Souto Soares.
Em Ourolândia, os pré-candidatos se encontram com a população local em evento realizado na Casa de Ruth, às 11h. Depois, Neto e Cacá seguem até Umburanas e participam de reunião no Geladão Silva. Na cidade, eles estarão acompanhados do prefeito Roberto Bruno (União Brasil). O dia será finalizado com um percurso na cidade de Irecê.
Na sexta-feira (29), os encontros serão em Ibipeba, no distrito de Mirorós - onde visitam o Projeto de Irrigação local; São Gabriel, com reunião no Clube Hangar e a presença do prefeito Hipólito Rodrigues (PP); e João Dourado, com ato político no Espaço Anne e participação do prefeito da cidade, Di Cardoso (PL).
Já no sábado (30) pela manhã, Neto e Cacá estarão em Lapão para participar de encontro político na Rua Antônio Dourado Sobrinho. Em seguida, os dois viajam para Ibititá e participam de ato no Espaço Cultural Jutahi. Ainda no sábado, os pré-candidatos visitam as cidades de Barro Alto, Canarana e Presidente Dutra.
Em Canarana, os pré-candidatos se reúnem com a população na Fazenda Sonho Dourado, a partir das 16h. O evento vai contar com a presença do prefeito Zeni (PL) e de diversas lideranças políticas da região.
A agenda de domingo (31) começa com um evento na Arena Bahia Festa, em América Dourada, às 10h. Depois, Neto e Cacá seguem viagem até Cafarnaum, onde participam de ato político no Clube Huracan, às 12h. Em Mulungu do Morro, a agenda será às 14h no Clube Floriano. Na última cidade do final de semana, Souto Soares, os pré-candidatos se encontram com a população local na Pousada Dona Flor, às 16h30.
Fonte: As informações são de assessoria
O governador Rui Costa (PT) cumpriu totalmente 54 das 144 promessas feitas durante sua campanha eleitoral, em 2018. Os dados foram levantados pelo G1 Bahia e mostram os compromissos desde a sua posse, ou seja, em três anos e meio do segundo mandato à frente do governo.
Já parcialmente, ele cumpriu 34 promessas, equivalente a 23,61%. Nesta reta final do seu mandato, faltando seis meses, ele não cumpriu 56 promessas, o que representa 38,88%.
Direitos Humanos e Sociais e Meio Ambiente e Agronegócio são algumas das áreas que tiveram os maiores percentuais de promessas cumpridas. Já Mobilidade Urbana e Economia estão entre as áreas mais atrasadas.
Fonte: G1 Bahia
O deputado federal Afonso Florence (PT) não tem dúvida: “Essa será uma das eleições com menor renovação no Parlamento, principalmente, na base do governo”.
Beneficiados pelo “orçamento secreto”, que são emendas usadas pelo governo Bolsonaro (PL) para ter o suporte do Centrão no Congresso Nacional, parlamentares governistas dificilmente não vão conseguir renovar os seus mandatos. Com milhões em mãos, eles têm irrigado as suas bases políticas com recursos federais, e conquistado o apoio de prefeitos e vereadores, sobretudo, nos rincões do país.
O deputado federal Zé Neto (PT) diz que a eleição para a Câmara dos Deputados se tornou desleal, porque a vantagem dos contemplados com o “orçamento secreto” é enorme. “Ficou difícil ter o apoio de algum prefeito. É mais complicado. A gente ainda tem acesso, diálogo, mas a turma do Centrão chega oferecendo tudo. Só que eles (os prefeitos) esquecem é que esse dinheiro é retirado do orçamento dos municípios. Fazem a festa com o chapéu das prefeituras”, avalia.
Depois de ver a base minguar na Câmara, com a queda de 14 para 10 deputados em 2018, o grupo de ACM Neto aposta que vai conquistar o maior número de cadeiras na eleição deste ano. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UNIÃO), estima que a oposição pode eleger até 20 deputados federais. O União Brasil e o PP devem ser campeões na conquista de vagas no Parlamento. Presidente nacional do PP, Cláudio Cajado diz que o seu partido deve ter 700 mil votos na eleição proporcional, e eleger, no mínimo, quatro deputados federais, podendo chegar a cinco.
A “renovação” da bancada baiana na Câmara dos Deputados será de, pelo menos, 13%. A renovação será entre aspas porque cinco parlamentares não vão disputar a reeleição, mas devem ser substituídos por familiares. É o caso de Cacá Leão (PP), que, nesta eleição, será candidato a senador, mas o pai, o vice-governador João Leão, deve ficar com sua cadeira na Câmara.
Candidato a suplente de senador, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) também desistiu da recondução, mas apoiará o sobrinho Neto Carletto. Já João Roma (PL) será candidato a governador da Bahia, e apoiará a sua esposa, Roberta Roma (PL), para a Câmara Federal. José Nunes (PSD) vai apoiar o seu filho, Gabriel Nunes, na disputa pelo Legislativo nacional.
O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) pode ser o único que não deixará o seu DNA em Brasília. Se for candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto, ele deve distribuir os seus votos entre aliados e não elegerá um parente para a Casa Baixa.
Fonte: Metro 1
Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.
Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.
Novidades
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:
Renda
Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.
Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.
A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I- estudante que tenha cursado:
III - professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...