Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Divulgação

A 26ª Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBHS) reuniu representantes de empresas e autoridades políticas em Morro do Chapéu. O evento, realizado na última semana, contou com a presença de membros titulares e suplentes, além de membros do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), do Ministério de Minas e Energia (MME), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da sociedade civil.

Na reunião, foram abordadas várias pautas importantes, incluindo uma apresentação sobre o Fundo Eletrobrás para projetos ambientais, um estudo sobre o reuso da água, questões de desertificação e a integração das Unidades de Conservação de Morro do Chapéu com as Bacias Hidrográficas. Os participantes também fizeram uma visita técnica à Boca da Madeira, onde nasce o Rio Salitre.

Luciene Barros, vice-presidente do CBH Salitre, ressaltou o papel fundamental do comitê na implementação de iniciativas para proteger o manancial. “O comitê é formado por segmentos que precisam de ações e essas ações são construídas através de ideias. Aqui, com representantes de diversas cidades, tratamos de assuntos importantes, ouvimos a cada um e fizemos resolução de problemas em defesa do nosso manancial: que é Salitre”, afirmou.

Mateus Almeida, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA, destacou a importância das contribuições dos representantes das diversas entidades para o aprimoramento das questões discutidas na plenária. “É uma satisfação receber os conselheiros e tivemos aqui pautas interessantes, com grandes contribuições. A gente está tentando integrar a gestão de áreas protegidas com as questões de recursos hídricos”, pontuou.

Cláudio Ademar, coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sublinhou a importância de promover uma gestão coordenada entre os comitês estaduais e a Bacia do Velho Chico. “Precisamos pensar de forma unificada, de forma que você consiga tratar os afluentes, porque são justamente os afluentes que alimentam as águas do Velho Chico”, destacou.

Ademar também discutiu a desertificação e ressaltou a relevância da educação ambiental como uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios ambientais. “Muitos rios estão secos, não correm água. É preciso revitalização, mas é preciso haver conscientização das pessoas para essa questão. E só a educação, através de formações, as pessoas irão se despertar para os impactos causados ao meio ambiente”, concluiu.

A 26ª Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre destacou a importância de uma abordagem integrada na gestão dos recursos hídricos e a urgência de ações colaborativas entre todos os setores envolvidos na proteção e recuperação das bacias hidrográficas da região. 

Fonte: Notícia Livre



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
MUNDO

Joe Biden (foto) anunciou a desistência em uma carta publicada nas redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que desistirá de concorrer à reeleição. Em uma postagem na rede social X, Biden afirmou acreditar que, apesar de sua intenção de tentar um novo mandato, é do interesse do Partido Democrata e do país a retirada da sua candidatura. Em seguida, disse que se concentrará no seu trabalho como presidente até o final de seu mandato, em janeiro de 2025.

"Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", escreveu Biden em uma carta publicada na rede social.

Ainda na carta postada hoje, ele informou que se pronunciará à nação no final desta semana, dando mais detalhes sobre sua decisão. No entanto, em outra postagem no X, o presidente adiantou seu apoio na indicação da vice-presidente, Kamala Harris, para enfrentar o republicano Donald Trump.

“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”.

O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros ​​do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho fraco em um debate televisivo no mês passado contra o rival republicano Donald Trump.

Na carta de hoje, Biden disse que os Estados Unidos tiveram grande progresso nos últimos três anos e meio, citando a expansão do acesso a serviços de saúde, legislação sobre armas e a indicação da primeira mulher negra para a Suprema Corte.

Em típico discurso de fim de mandato, o presidente ainda destacou o fortalecimento da democracia e das relações do seu país com outras nações. “Os Estados Unidos nunca estiveram tão bem posicionados para liderar como estamos hoje. Sei que nada disso poderia ter sido feito sem o povo americano. Juntos superamos uma pandemia e a pior crise econômica desde a Grande Depressão.

Protegemos e preservamos nossa democracia e revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo”.

Donald Trump

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será mais fácil derrotar a vice-presidente, Kamala Harris, nas eleições de novembro do que seria derrotar Joe Biden.

Fonte: Com informações da Reuters



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, usou as redes sociais para fazer uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele publicou um vídeo com fotos antigas e recentes ao lado do chefe Executivo, com a música “Amizade é Tudo”, de Thiaguinho.

“Orgulho de ser amigo do melhor amigo do Brasil”, declarou Rui na legenda da publicação.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 21 de Julho de 2024
Notícias

Ginásio de Esportes fica lotado enquanto Tacinho Mendes e Ronaldo Almeida são oficializados como candidatos

A convenção partidária realizada nesse sábado (20) no Ginásio de Esportes de Jussara foi marcada pela intensa participação popular e apoio massivo ao prefeito Tacinho Mendes. O evento oficializou a candidatura de Tacinho à reeleição pelo Partido Progressista (PP), em aliança com o União Brasil e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Além do prefeito, o nome de Ronaldo Almeida foi confirmado como candidato a vice-prefeito, e os candidatos ao cargo de vereador também tiveram suas candidaturas homologadas. A presença de várias lideranças políticas, incluindo o deputado estadual Pedro Tavares, deu ainda mais destaque ao evento.

Em seu discurso, Tacinho Mendes ressaltou as conquistas de sua gestão e a união do grupo político. "Vocês sabem que eles torciam para que nós não fizéssemos um bom governo. Mas a nossa gestão em três anos e sete meses já fez muito mais do que eles em oito anos", declarou.

Tacinho também enfatizou a força da união e a confiança na vitória: "E aqui nós estamos com nosso time unido, fortalecido e preparado para vencer mais uma eleição. Eu não tenho dúvida que com a força de Deus, do nosso grupo, de vocês, nós vamos continuar trabalhando e desenvolvendo nosso município."

O entusiasmo dos apoiadores se refletiu nas ruas de Jussara, que ficaram tomadas por simpatizantes do prefeito, demonstrando o apoio popular à candidatura de Tacinho Mendes.

Fonte: CN Comunicação Integrada



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 21 de Julho de 2024
Esporte

De virada, Flamengo venceu o Criciúma em jogo polêmico em Brasília diante de 59 mil espectadores, o novo recorde do Brasileirão. A partida, realizada pelo Metrópoles Sports e apresentada pelo BRB, e foi válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols foram marcados por Rodrigo, para o Criciúma, ainda na primeira etapa, Pedro e Gabigol já no segundo tempo.

.O jogo será lembrado por um lance confuso e extremamente raro no futebol. Foi o que marcou a virada do Flamengo. Aos 39 minutos do segundo tempo, havia duas bolas em campo, uma delas havia sido jogada dentro do campo pela torcida. O Flamengo estava em chance de gol, e, ao constatar a segunda bola, o árbitro marcou o penal, seguindo a regra. Gabigol foi para a cobrança e botou o Rubro-Negro à frente no marcador.

Gabigol, que continua com efeito suspensivo da punição no caso de doping, começou no banco. O atacante foi muito aplaudido pela torcida quando saiu do túnel antes do apito inicial, e agradeceu o carinho. Poucos segundos antes do gol de empate, a entrada dele foi anunciada e houve mais festa do torcedor. Gabigol entrou em campo logo após o gol de Pedro e marcou o pênalti que deu a vitória ao Flamengo.

Fonte: Metrópoles



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 20 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Seap

Na terça-feira (17) foi realizada a distribuição das hortaliças no Núcleo de Educação Especial, da cidade de Presidente Dutra, para auxiliar na alimentação das crianças com necessidades especiais.

Foto: Seap

As hortaliças orgânicas são produzidas por internos do Conjunto Penal de Irecê. Todo alimento é doado para instituições de caridade. Esse tipo de ação ajuda o apenado no processo de ressocialização. Ao cumprir a pena, o interno pode ter um direcionamento profissional quando estiver em liberdade.

A missão da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAEP), é garantir um sistema prisional mais humanizado e seguro. 

Fonte: SEAP



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Julho de 2024
BRASIL

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto, data final estipulada para realização das convenções. Dessa forma, não há candidatura avulsa. Para sair candidato, o político deve estar regulamente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

Convenção

As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá aos partidos autonomia para definir a estrutura de organização das convenções, que podem ser feitas presencialmente ou de forma híbrida (presencial e virtual).

A eleição interna é feita por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.

Para participar das eleições, o interessado em concorrer deve estar em pleno exercício dos direitos políticos, ser filiado ao partido, ter naturalidade brasileira, ser alfabetizado e ter domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses. O cidadão também precisa ter idade mínima de 21 anos para concorrer ao cargo de prefeito e de 18 anos para o de vereador.

Registro de candidaturas

Após a escolha dos candidatos, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral de cada município. O registro de candidatura é feito por meio de um sistema eletrônico chamado CANDex e será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer.

Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o partido resolva a pendência no prazo de três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE). Eles poderão denunciar alguma irregularidade no cumprimento dos requisitos legais para o registro.

Os partidos também deverão registrar os candidatos aos cargos de vereador conforme a cota de gênero, que prevê mínimo de 30% de candidaturas femininas.

Propaganda

A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começa no dia 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas.

A partir desta data, os candidatos poderão fazer carretas, comícios e panfletagem entre as 8h e as 22h. Anúncios pagos na imprensa escrita e na internet também estarão liberados.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão no primeiro turno será iniciado no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.

Fundo eleitoral

Para financiar as candidaturas que serão lançadas, os partidos vão receber R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

O partido que vai receber a maior fatia do total do fundo será o PL. A legenda poderá dividir R$ 886,8 milhões entre seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em segundo lugar está o PT, que receberá R$ 619,8 milhões.

Em seguida, aparecem o União (R$ 536,5 milhões); o PSD (R$ 420,9 milhões); o PP (417,2 milhões); o MDB (R$ 404,6 milhões) e o Republicanos (R$ 343,9 milhões).

O Fundo Eleitoral é repassado aos partidos em anos de eleição. O repasse foi criado pelo Congresso Nacional em 2017 após a decisão do Supremo, que, em 2015, proibiu o financiamento das campanhas por empresas privadas.

Além do Fundo Eleitoral, os partidos contam com o Fundo Partidário, que é distribuído anualmente para manutenção das atividades administrativas.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Julho de 2024
Notícias

Foto: Melhores Destinos

Situada na cidade de Iraquara, mais especificamente na Fazenda da Pratinha, a deslumbrante Gruta Azul é um dos principais destinos turísticos da Chapada Diamantina. Com suas águas azul-turquesa iluminadas por reflexos de luz, esta caverna fascinante oferece aos visitantes uma experiência natural verdadeiramente única e inesquecível.

Com uma extensão de um quilômetro e meio, a Gruta Azul faz parte do complexo de cavernas do terreno cárstico de Iraquara, conhecida como a ‘cidade das cavernas’. A região se caracteriza por um planalto com altitudes entre 500 e 800 metros, rodeado por serras que alcançam até 1.200 metros.

A Gruta Azul, famosa por sua proximidade com outras cavernas importantes como a Gruta da Pratinha, deve seu nome à notável clareza de suas águas. Entre abril e setembro, das 14h às 15h, um feixe de sol penetra por uma abertura na rocha, iluminando a água com uma tonalidade azul-turquesa tão impressionante que parece saída das telas do cinema.

Embora o banho e o mergulho sejam proibidos na Gruta Azul devido à sua impressionante profundidade de 70 metros, o local oferece uma pequena área de visitação, onde os turistas podem aproveitar para tirar selfies e gravar vídeos, capturando a beleza natural e o espetáculo deslumbrante proporcionado pela Gruta Azul.

Além das Grutas Azul e da Pratinha, os visitantes podem explorar a Fazenda da Pratinha, que oferece diversas opções de aventura. Para os mais ousados, há tirolesa disponível, enquanto aqueles que preferem relaxar podem desfrutar de um mergulho nas águas cristalinas e coloridas do Rio Pratinha.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp