Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
BRASIL

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (27), o julgamento de três ações que tratam da responsabilidade de provedores de internet na remoção de conteúdos com desinformação e disseminação de discurso de ódio de forma extrajudicial, sem determinação expressa pela Justiça.

A Corte vai julgar ações relatadas pelos ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Dias Toffoli. Oo processos foram liberados para análise em agosto deste ano.

No caso da ação relatada por Dias Toffoli, o tribunal julgará a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos.

No processo relatado pelo ministro Fux, o STF vai discutir se uma empresa que hospeda site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial.

A ação relatada por Fachin analisa a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais.

No ano passado, o Supremo realizou audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet.

O objetivo foi ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil para obter informações técnicas, econômicas e jurídicas antes de julgar a questão.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Esporte

Foto: Vitor Silva / Botafogo

Com gols de Gregore, Adryelson e Savarino, o Botafogo derrotou o Palmeiras por 3 a 1 nesta terça-feira (26), no Allianz Parque, em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão.

Com a vitória, o Glorioso chegou aos 73 pontos e reassumiu a liderança do Brasileirão, enquanto o Verdão ficou estacionado nos 70 pontos, e caiu para a segunda posição do torneio.

O triunfo sobre o Palestra deixa o Botafogo perto do título. O time carioca, que tem o Internacional pela frente, pode até ser campeão na próxima rodada, a depender dos resultados das partidas de Palmeiras e Fortaleza.

Fonte: IG Esportes



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
Publicidade

Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:

✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.

✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.

 Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!

 Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .

 Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Notícias

Foto: reprodução

O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizado por Anastácia Andrade, técnica de enfermagem do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRMDS) – Hospital Regional de Irecê, narra uma emocionante trajetória de luta e superação.

Produzido pela Vila Ventura Filmes, o filme retrata a jornada de Anastácia contra o câncer de mama, uma experiência que transformou sua vida e atraiu muitas pessoas.

A obra aborda desde o diagnóstico até a superação da doença, destacando o papel essencial do apoio familiar. Entre os momentos mais marcantes está o depoimento de Anthony, filho de Anastácia, que declarou à mãe: "Você é o amor da minha vida." Essa relação de amor e força é um dos pilares da história retratada.

Além do relato pessoal, o documentário reúne depoimentos de colegas de trabalho, amigos e da equipe médica que acompanhou Anastácia. Seu oncologista destacou seu pioneirismo ao transformar a experiência em um livro, lançado anteriormente pela editora História de Sonhos.

Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, o documentário é um desdobramento do livro homônimo e apresenta uma narrativa inspiradara que transcende a luta contra o câncer, celebrando a resiliência, o amor e o valor da vida.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
BRASIL

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um total de 1.378 chaves Pix de clientes da Cronos Instituição de Pagamento tiveram dados vazados, informou nesta terça-feira (26) o Banco Central (BC). Esse foi o 17º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, e o 12º apenas este ano.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 5 a 8 de novembro e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O incidente, apontou o BC, aconteceu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas ou vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O vazamento indica que alguém chegou a consultar os dados.

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Em todos os 17 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Em nota, a fintech Cronos informou que a exposição foi provocada por um único correntista, que aproveitou “falhas de monitoramento” para consultar dados de chaves Pix. Segundo a instituição financeira, o correntista foi notificado e teve a conta encerrada.

“Em razão dos protocolos de segurança mantidos pela empresa, esse cliente não teve acesso a senhas, dados de movimentações financeiras ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, reiterou a Cronos Instituição de Pagamento.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Agricultura

Àrea cultivada de feijão em 2022 na Região de Irecê — Foto: reprodução

A Região de Irecê, que produziu muito feijão nas décadas passadas, pode voltar a se destacar na produção do grão. Essa retomada ocorre em meio a um cenário climático favorável, com a regularização das chuvas nos últimos anos e a influência das características La Niña, que promete intensificar as precipitações na região.

A agricultura de sequeiro, que havia perdido força, retornou com vigor desde 2020, impulsionada por práticas agrícolas modernas e pelas condições climáticas mais adequadas.  

Mesmo com uma redução de 39% na área plantada no Brasil, a produção de feijão cresceu 30%, conforme dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), evidenciando o impacto positivo de tecnologias de supervisão e manejo adequado.

Além da agricultura de sequeiro, a irrigação por gotejamento, sementes de alta qualidade e o uso racional de recursos hídricos têm contribuido para os bons resultados mesmo em áreas semiáridas.

As chuvas registradas já neste mês de novembro de 2024 animam o setor agrícola da região. De acordo com os principais centros meteorológicos, o possível retorno do La Niña pode manter o ritmo de precipitações acima da média, beneficiando a safra de 2025.

“ Há última safra de feijão que tive foi em 1997. De lá para cá, acumulei muitas perdas e prejuízos por conta dos anos de seca. Não planto há muito tempo, mas este ano promete, estou bastante animado. Além do millho, reservei uma área de 30 tarefas para eu plantar feijão”, disso o agricultor José Ricardo dos Santos, ao Central Notícia.

O La Niña ocorreu em 2016, 2010, 2007, 1998 e 1995, sendo que o episódio mais recente perdurou de julho de 2020 a fevereiro de 2023.

“Plantamos no pivô com uma semente selecionada da Embrapa, que deu muito boa. Parte do nosso plantio foi para o consumo e outra comercializamos. Este ano a produção foi melhor, também devido às chuvas frequentes, e a expectativa para 2025 é ainda melhor, com a La Ninã”, disse ao portal A Tarde, Aidano Martins, agricultor que cultiva feijão para o consumo e comercialização em Irecê, que já foi conhecida como a Capital do Feijão.

O feijão-de-corda, o fradinho e o carioca são os principais tipos cultivados, que já garantiu não apenas o abastecimento local, mas também a comercialização para outras regiões do país.

Com o retorno das chuvas e a eficiência das novas práticas agrícolas, a Região de Irecê consolida sua trajetória de recuperação no cenário nacional, trazendo otimismo para os agricultores e reforçando sua relevância econômica e histórica como um dos polos mais importantes da cultura do feijão no Brasil.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Agricultura

Foto: Seagri

A abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras, anunciada na última quarta-feira (20), durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, representa um novo capítulo para a fruticultura baiana. Com essa conquista, o estado, segundo maior exportador de uvas do Brasil, após Pernambuco, tende a consolidar sua posição como um dos principais produtores e exportadores da fruta no País.

Em 2023, a Bahia exportou 22 mil toneladas de uvas para destinos como Europa e Estados Unidos, movimentando mais de US$ 54 milhões de dólares.  Com a abertura do mercado chinês, um dos maiores consumidores de uvas premium do mundo, a expectativa é que esses números aumentem significativamente, tendo em vista que, no ano passado, a China desembolsou cerca de 480 milhões de dólares para comprar a fruta de outros países.

"A China é um mercado estratégico para a agricultura baiana e vamos acrescentar a esse rol a nossa uva. Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, produtores e entidades do setor", afirma o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum. "Com o apoio de políticas públicas e investimentos em tecnologia, estamos preparados para atender à demanda chinesa e fortalecer ainda mais o nosso agronegócio."

Com até duas safras e meia colhidas de uva por ano, o Vale do São Francisco, principal região produtora da fruta na Bahia, se destaca pela alta qualidade de sua produção, que atende aos mais rigorosos padrões internacionais. A região possui uma infraestrutura moderna e produtores altamente qualificados, capazes de garantir a produção contínua, com fitossanidade atestada e a entrega de produtos frescos e saborosos aos consumidores.

Fonte: Seagri



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Publicidade



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
BAHIA

Foto: Maria Agnes

O Aedes aegypti é um vetor de doenças graves, como dengue, zika e chikungunya, que trazem sérios problemas à saúde pública. Na Bahia, por exemplo, a Secretaria da Saúde (Sesab) notificou, até novembro de 2024, mais de 230 mil casos prováveis de dengue. Em resposta ao aumento de casos em sua região, Lagoa Real, os estudantes Maria Agnes, Ana Júlia Castro, Lucas Wendel, Samilly Fernandes e Yasmin Aguiar, do Colégio Estadual Luís Prisco Viana, sob orientação de Murillo dos Santos, desenvolveram um repelente natural à base de citronela, cravo-da-índia, alecrim e hortelã-pimenta para ajudar no combate ao Aedes aegypti e outros mosquitos.

A estudante Maria explica que as plantas foram escolhidas com base em uma pesquisa sobre suas propriedades. “A citronela, por exemplo, é amplamente conhecida por seu efeito contra mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. O cravo-da-índia contém eugenol, um composto natural com forte efeito repelente. Já o alecrim e a hortelã-pimenta foram escolhidos tanto por suas propriedades repelentes quanto por seu potencial para criar um aroma agradável. Optamos por uma combinação dessas plantas para maximizar a eficácia do produto de forma natural”, explica.

Após desenvolverem a fórmula do repelente, o produto foi submetido a diversos testes. “Os primeiros ocorreram em ambiente controlado, com mosquitos, para observar a eficácia em condições seguras. Em um segundo momento, testamos o repelente em ambientes reais, aplicando o produto e analisando sua capacidade de repelir os mosquitos. Também realizamos o teste de pH, no qual verificamos que o nosso produto obteve média 6,0 na escala. Esse teste foi essencial para verificar se o pH do produto era adequado e seguro para aplicação na pele humana, prevenindo possíveis irritações”, afirma Maria.

A equipe, que tem apoio da Secretaria da Educação (SEC) e é coorientada por ⁠Izis Pollyanna Teixeira, pretende aprimorar o repelente e aumentar a produção. ”Nossos próximos passos envolvem aumentar a escala de produção do produto, visando beneficiar outras comunidades que enfrentam problemas similares com mosquitos, especialmente áreas vulneráveis onde doenças transmitidas por esses mosquitos, como a dengue, são um problema significativo. Além disso, planejamos investigar outras plantas com potencial repelente e propriedades terapêuticas, visando criar uma linha de produtos naturais que seja acessível e segura para diversas necessidades.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Esporte

Palmeiras e Botafogo fazem final antecipada do Brasileirão - (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo Divulgação/Palmeiras)

Palmeiras e Botafogo se enfrentam nesta terça-feira (26), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em um confronto que pode deixar um dos times bem próximo do título do Campeonato Brasileiro. O duelo é válido pela 36ª rodada da competição e promete emoções, já que a liderança da tabela está em jogo.

O Palmeiras chega à partida com 70 pontos, tendo assumido a liderança na última rodada, após vencer o Atlético-GO. O time paulista tem uma vitória a mais que o Botafogo, que soma 69 pontos. Caso vença, o Verdão precisará de apenas mais um triunfo nos dois jogos restantes para garantir o tricampeonato consecutivo.

Por outro lado, o Botafogo entra em campo pressionado. Após empatar em casa com o Vitória, o time alvinegro viu o Palmeiras ultrapassá-lo e assumir a ponta da tabela, perdendo toda a vantagem que havia construído. A derrota nesse confronto pode praticamente sepultar suas chances de título, tornando a vitória ainda mais crucial, especialmente com a final da Libertadores marcada para sábado (30) contra o Atlético-MG.

Com o olhar também voltado para a final continental, o Botafogo sabe que, para manter vivo o sonho de conquistar o Brasileirão, precisa de um bom desempenho contra o Palmeiras. Para o Verdão, por sua vez, o jogo representa a chance de dar um passo decisivo para mais um título nacional.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp