Foto: Agência Brasil
“Hoje eu sou uma mulher de luta e de letras!”, assim a octogenária Sebastiana Campos resumiu a nova etapa da sua vida. Nascida na cidade maranhense de Grajáu, Sebastiana, desde cedo, perdeu a infância devido à necessidade de auxiliar os pais no trabalho rural. Uma vida dura, com caminhadas diárias de vários quilômetro a caminho da roça onde a família conseguia o sustento. Poucos anos depois, como milhões de brasileiros, migrou para a Região Sudeste em busca de melhores condições de vida. Sebastiana contou sua história nesta quinta-feira (6) durante o lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Brasília
Já no Rio de Janeiro, Sebastiana trabalhou como empregada doméstica, casou, teve filhos, netos e bisnetos. Aos 82 anos, resolveu que iria realizar o sonho de criança, da pequena criança que acordava cedo e caminhava pela estrada de terra batida do seu povoado para se dirigir à escola. No caminho, cantava canções e até imagina um futuro melhor, distante do árduo trabalho enfrentado no dia a dia. Esse futuro “sonhado” não se concretizou e Sebastiana virou estatística como um dos milhões de brasileiros que não sabe ler nem escrever.
De acordo com o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. Dentre os brasileiros desta faixa etária, 10,1% dos que não sabem ler nem escrever são pretos, 8,8% são pardos, enquanto os brancos são 4,3%.
Entre os que estão na Educação de Jovens e Adultos, mais de 57 milhões estão no meio urbano (79,3%); e 15 milhões, no meio rural (20,5%). Apesar dessa enorme demanda por vagas, ainda há 1.008 municípios que não ofertam educação de jovens e adultos, segundo o Censo Escolar 2023.
A realidade de Sebastiana começou a mudar quando, aos 82 anos, ela se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ano passado, mais precisamente em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
“Hoje, com meus oitenta anos, ganho um salário mínimo e estou com todo mundo lá em casa crescido. Então, eu voltei a lembrar de mim, fui atrás de mim, a menina na estrada que um dia ia para a escola. Agora sou estudante e agradeço a oportunidade de hoje poder estar realizando o meu projeto de estudo e digo que nunca é tarde para realizar sonhos”, disse Sebastiana.
Moradora da periferia de Recife (PE), mãe solo, com dois filhos, sem formação ou profissão, Alexandra Patrícia de Melo, 29 anos, teve que largar os estudos ainda no começo da adolescência devido a uma gravidez não planejada. Além da gravidez, o machismo estrutural também contribuiu para interromper o caminho de estudos da jovem, já que seu companheiro à época a proibia de frequentar a escola.
“Essas duas situações vividas me negaram a possibilidade de continuar os estudos. Por conta dessa trajetória não consegui construir uma carreira, nem ter uma profissão para poder levar o sustento para minha família, que depende de mim. Em 2023, entrei no Projovem urbano, que representou para mim uma oportunidade de mudar meu contexto de vida. Diferente da minha mãe que é analfabeta e trabalhou grande parte da vida dela em casa de família, busco no futuro o melhor para mim e meus filhos”, contou a jovem durante o evento.
Destinado a estudantes entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) tem o por objetivo elevar a escolaridade, aliando à conclusão dessa etapa a qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.
“Isso, sem dúvida, representa um diferencial para as mulheres como eu, que batalham por um futuro melhor”, disse Alexandra. “Se hoje estou lendo o mundo, escrevendo a minha própria história, foi porque houve politicas como essas, que levaram a muitos jovens, adultos e idosos a possibilidade de rescrever a sua vida” completou.
Compromisso
A meta do pacto é superar o analfabetismo e elevar a escolaridade da população a partir de 15 anos de idade que não tenha acessado ou concluído o ensino fundamental e médio. A medida prevê a colaboração entre municípios, estados e Distrito Federal para oferta de ensino de qualidade, com múltiplas metodologias e abordagens, além de disponibilidade de recursos didáticos coerentes com o público do EJA.
Durante o lançamento do pacto, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Zara Figuereido, a medida representa uma reparação histórica, especialmente para a população pobre e negra das regiões Norte e Nordeste.
“O pacto representa uma dívida histórica, moral e ética com a população mais pobre, mais preta e mais regionalmente marcada, nordestina e nortista”, disse Zara, cuja mãe, analfabeta e apelidada de Nigrinha, é a personagem central do vídeo de divulgação do Pacto.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o pacto representa a compreensão federativa para enfrentar esse o desafio que é garantir a educação de jovens e adultos.
“Queremos por meio desse pacto atacar as frentes do analfabetismo e baixa escolaridade e queremos que isso aconteça nos dois casos o quanto for possível integrado à educação profissional”, disse o ministro.
Segundo o MEC, a iniciativa vai ofertar 3,3 milhões de novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino (inclusive entre os estudantes privados de liberdade), assim como da oferta integrada à educação profissional.
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) será retomado com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares. Criado em 2003, o PBA oferta a alfabetização para pessoas com mais de 15 anos com flexibilidade e diversidade dos locais de funcionamento e dos horários das aulas. As turmas podem ser instaladas em espaços da comunidade, facilitando o acesso ao programa para os jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever.
“O analfabetismo tem cor, raça e está marcado regionalmente, a maioria é negra, está na zona rural e são nordestinos.”, ressaltou Santana.
Fonte: Agência Brasil
Prefeito destaca felicidade em servir à população e anuncia novos projetos
Nesta sexta-feira, 7 de junho, o prefeito de Presidente Dutra, BA, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido popularmente como Robertão, inaugurou a pavimentação do povoado de Araçatuba, na região norte do município. A obra faz parte de um esforço contínuo da administração municipal para melhorar a infraestrutura local e atender às necessidades da população. Os recursos para pavimentação são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida.
Em seu discurso, Robertão expressou sua satisfação em servir a população. “Cada minuto da minha vida tem sido de contentamento. Felicidade plena em estar servindo ao nosso povo, naquilo que mais precisam. A cada obra ou serviço entregue à população, me sinto com o dever cumprido, renovando as energias e vontade de continuar trabalhando firmemente, com as orientações do nosso Pai maior”, declarou o prefeito.
Além da pavimentação, Robertão entregou o Posto Satélite de Saúde, que oferecerá atendimentos clínicos e serviços essenciais às famílias de Araçatuba, atendendo a um antigo desejo da comunidade. A nova pavimentação, feita com blocos intertravados, promete maior durabilidade e qualidade de vida para os moradores.
O evento contou também com a presença da secretária de Assistência Social, Elivânia Queiroz, de Grazea Novaes, secretária de Saúde, da primeira-dama, Sônia Alencar, do presidente da Câmara de Vereadores, Dezão, demais vereadores, secretários municipais, além de lideranças comunitárias e moradores.
Robertão anunciou que novas obras serão divulgadas no início da próxima semana, com investimentos de R$ 1.300.000,00 nas localidades de Zumba, Campo Formoso e Água Claras, ressaltando que o trabalho não pode parar.
Fonte: Da Redação
Foto: Agência Brasil
A seleção brasileira masculina de futebol entra em campo contra o México na noite deste sábado (8), no primeiro dos dois últimos amistosos antes da Copa América, que começa no dia 20 de junho. A partida será no Estádio Kyle Field - tradicional palco do futebol americano universitário, com capacidade para mais de 100 mil torcedores -, que pela primeira vez receberá uma partida de futebol. O duelo será a partir das 21h30 (horário de Brasília), na cidade de College Station.
De acordo com a Agência Brasil, durante os treinos em Orlando (Flórida), o técnico Dorival Júnior testou várias formações da equipe. O último embate entre as equipes foi há mais de seis anos, na Copa do Mundo da Rússia, quando os brasileiros derrotaram os mexicanos por 2 a 0 nas oitavas de final.
O jogo desta noite será o terceiro da seleção sob comando do técnico Dorival Júnior. Em março, na primeira Data Fifa do ano, o Brasil venceu a Inglaterra no Estádio de Wembley, com gol de Endrick. Na segunda partida, arrancou um empate em 3 a 3 com a Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
O segundo e último amistoso preparatório para a Copa América será contra os Estados Unidos, na próxima quarta-feira (12). O Brasil estreia na Copa América no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles, em partida pelo Grupo D, que tem ainda Colômbia e Paraguai.
Fonte: Metro 1
Foto: Reprodução
Mais uma adesão de peso se junta ao grupo político do prefeito de Jussara, Tacinho Mendes. Lili de Recife, a maior liderança política da oposição da localidade, e cotada para ser pré-candidato a vice na chapa da oposição, declarou sua adesão ao projeto do prefeito Tacinho.
Essa decisão marca um importante apoio à administração atual e evidencia a força e a coesão do grupo liderado pelo prefeito.
Desde o início de sua gestão, o prefeito Tacinho Mendes tem demonstrado um trabalho responsável e comprometido com a população. Seu governo tem sido marcado por avanços significativos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e assistência social.
As ruas de Jussara estão mais bem cuidadas, as escolas receberam melhorias essenciais, e a saúde pública foi amplamente fortalecida, beneficiando milhares de cidadãos.
A administração de Tacinho Mendes tem se destacado pela transparência e pela busca contínua de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela cidade.
O comprometimento do prefeito com o bem-estar da população é evidente nas políticas públicas implementadas e nos projetos que visam melhorar a qualidade de vida de todos os moradores de Jussara.
A adesão de Lili ao projeto de Tacinho Mendes é uma prova do reconhecimento do trabalho eficiente que tem sido realizado. Este apoio reforça ainda mais o grupo político do prefeito, que a cada dia recebe novas adesões, consolidando-se como uma força política no município.
Fonte: As informações são de assessoria.
Investimento de R$ 10 milhões requalificará estradas vicinais de Jussara até Sento Sé — Foto: Montagem/ Central Notícia
O município de Jussara presencia a partir desta sexta-feira, 07, o início da maior obra de requalificação de estradas vicinais de sua história.
Com um investimento de mais de R$ 10 milhões de reais, a iniciativa promete melhorar a mobilidade e a qualidade de vida nas áreas rurais, além de contribuições para o desenvolvimento econômico e social.
O prefeito Tacinho Mendes destacou a importância deste momento: "Estamos dando início hoje às obras de requalificação de estradas vicinais em nosso município, com um investimento de mais de 10 milhões de reais! A maior que a nossa cidade já viu."
A requalificação abrangerá desde a sede do município até a divisa com Sento Sé, beneficiando a população com melhorias consideráveis na qualidade de vida e no progresso local. “Iniciamos hoje uma transformação na infraestrutura da sede até a divisão com Sento Sé, trazendo mais progresso e qualidade de vida para nossa população”, ressaltou o prefeito.
Com uma gestão austera e comprometida, Tacinho Mendes está fazendo história em Jussara, promovendo desenvolvimento e investimentos em infraestrutura de maneira inédita no município.
Fonte: Da Redação
Casa dos Ventos lidera projetos de energia renovável na região — Foto: Mário Marques/SDE
Com novos investimentos no valor de R$ 7,3 bilhões, a infraestrutura de energia renovável do estado da Bahia será significativamente impulsionada.
A Casa dos Ventos gerou R$ 2,1 bilhões para novos projetos de energia eólica em Morro do Chapéu e Várzea Nova.
Ao mesmo tempo, o Grupo Rio Energy aumentou a capacidade solar da área por meio de seis projetos de energia solar na cidade de Bom Jesus da Lapa, cujo custo total será de R$ 900 milhões.
Além disso, a Pan American Energy está investindo R$ 3 bilhões em dez projetos em Ibitiara, Boninal, Novo Horizonte, Piatã, Oliveira de Brejinhos e Brotas de Macaúbas para a produção de energia eólica.
Esses investimentos não apenas colocam a Bahia no topo do Brasil em termos de energia renovável, mas também prometem criar empregos e fomentar o desenvolvimento.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) assinou nesta quinta-feira (6) acordo com as principais plataformas que operam redes sociais para combater a desinformação na internet.
Com a assinatura, as empresas YouTube, Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google, Microsoft, Kwai e TikTok se comprometem a promover ações educativas e de conscientização sobre os efeitos negativos da produção de desinformação.
Durante a assinatura do acordo, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a liberdade de expressão precisa ser protegida, mas as notícias falsas, os discursos de ódio e os ataques à democracia devem ser combatidos.
"Nós não podemos permitir que, por trás do biombo da liberdade de expressão, se desenvolva uma sociedade em que ninguém possa mais acreditar naquilo que vê. Esse é o esforço que une o STF e as plataformas digitais", afirmou.
Barroso também acrescentou que não é possível avançar no combate à desinformação sem a cooperação das plataformas digitais.
"Essa é uma parceria administrativa, parceria para educação midiática. Não tem a ver com nenhum processo que esteja no Supremo. Não tem nenhuma conotação jurisdicional", completou.
O acordo com as plataformas faz parte do Programa de Combate à Desinformação do Supremo, lançado em 2021 para combater práticas ilegais que afetam a confiança da população no STF e distorcem as decisões da Corte.
Fonte: Agência Brasil
Diretor-Presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth em conversa com representantes - Foto: Neoenergia Coelba
Com investimento de R$ 71,3 milhões, a Neoenergia Coelba inaugurou, nesta quinta-feira (6), a nova subestação Mulungu do Morro, na Região de Irecê, conectada através de uma rede de 45 km de extensão de linhas de transmissão em 138kV. O empreendimento proporcionará um acréscimo de 26,6 MVA na oferta de energia com qualidade para 19 municípios da região. O evento de inauguração foi realizado na manhã desta quinta-feira (6) e contou com a presença do diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, e dos prefeitos de Mulungu do Morro, Edmário Boaventura, Souto Soares, André Cardoso e Iraquara, Nino Coutinho. Também participaram autoridades da Secretaria de Turismo e da Secretaria Infraestrutura do Governo da Bahia.
As obras vão atender diretamente os municípios de Mulungu do Morro, Lençóis, Souto Soares, Iraquara, Andaraí, Nova Redenção, Canarana, Barro Alto e Cafarnaum além de beneficiar a população de Itaberaba, Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim, Ibiquera, Lajedinho, Utinga, Wagner, Bonito, Palmeiras, Tanquinho de Lençóis, localizados nas mesorregiões Centro-Norte e Centro-Sul do estado.
A nova subestação em Mulungu do Morro vai beneficiar 19 municípios, levando mais energia e desenvolvimento para cerca de 200 mil habitantes da região - Foto: Neoenergia Coelba
Mais de 67 mil clientes da Neoenergia Coelba serão beneficiados, impactando a qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento local para cerca de 200 mil pessoas que vivem na região. “A nova subestação de Mulungu do Morro e a malha de subtransmissão compõem uma obra de grande porte que vai levar mais energia com qualidade e confiabilidade aos clientes da distribuidora. Essa entrega é resultado de um plano estratégico estruturado, que visa atender as necessidades energéticas e vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região”, explicou o diretor-presidente, Thiago Guth.
A Subestação Mulungu do Morro conta com equipamentos e tecnologia de ponta, é 100% automatizada e controlada remotamente através do Centro de Operações Integradas da distribuidora. Isto significa maior flexibilidade operacional e confiabilidade do fornecimento para os clientes.
Uma das empresas beneficiadas pelo novo empreendimento é a Oleoplan, localizada em Iraquara, e que atua nacionalmente na industrialização de soja, na produção de biodiesel e na geração de energias renováveis. “A solidez da infraestrutura de distribuição de energia elétrica no Estado é condição indispensável para que as atividades industriais do Grupo continuem a desempenhar papel relevante na economia baiana; nesse sentido, a nova SE Mulungu do Morro, possibilitou investimentos de mais de R$ 180 milhões na ampliação e modernização de suas
Investimentos nas mesorregiões Centro-Norte e Centro-Sul da Bahia
Em todo o Centro-Norte e Centro-Sul da Bahia a Neoenergia Coelba vai investir R$ 5,5 bilhões em obras estruturantes nos próximos 4 anos. O aporte possibilitará a construção de mais cinco novas subestações, além da recém-inaugurada em Mulungu do Morro, e ampliação de outras onze subestações. Também serão construídos 750 quilômetros de linhas de alta e média tensão, levando energia de qualidade aos municípios que compõem a região. As intervenções resultarão em um incremento de 245 MVA de potência, aumentando a capacidade energética. Para a execução dos serviços, 2850 vagas de emprego serão alocadas.
Os investimentos vão beneficiar, principalmente, o crescimento da agropecuária, do turismo e do setor industrial, como os produtores da região do sisal, a produção dos hortifrutigranjeiros, atividades de mineração, o polo calçadista, além das atividades comerciais e de serviços.
Fonte: Neoenergia Coelba
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...