Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
Publicidade



Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
BRASIL

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação e da economia global fizeram o Banco Central (BC) aumentar o ritmo de alta dos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

A alta consolida um ciclo de contração na política monetária. Após passar um ano em 13,75% ao ano, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, começando a aumentar a Selic na reunião de setembro, quando a taxa subiu 0,25 ponto.

Em comunicado, o Copom informou que a incerteza nos Estados Unidos se ampliou. Sem citar diretamente a eleição do ex-presidente Donald Trump, o texto mencionou “a conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed [Federal Reserve, Banco Central norte-americano]”.

Em relação ao cenário doméstico, o Copom informou que está acompanhando a política fiscal e cobrou ajustes dos gastos públicos. “O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida, com a apresentação e execução de medidas estruturais para o orçamento fiscal, contribuirá para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária”, destacou o comunicado.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, subiu para 0,44%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), puxado pela bandeira vermelha nas contas de luz e pelo preço dos alimentos, que subiu por causa da seca no início do semestre. O IPCA de outubro só será divulgado na sexta-feira (8).

Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,42% em 12 meses, cada vez mais próximo do teto da meta deste ano. Para 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária elevou para 4,31% a previsão para o IPCA em 2024, mas a estimativa pode subir ainda mais mudar por causa da alta do dólar e do impacto da seca prolongada sobre os preços. O próximo relatório será divulgado no fim de dezembro.

As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,59%, acima do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,38%.

O comunicado do Copom trouxe as expectativas atualizadas do Banco Central sobre a inflação. A autoridade monetária prevê que o IPCA chegará a 4,6% em 2024 (acima do teto da meta), 3,9% em 2025 e 3,6% no acumulado em 12 meses no fim do primeiro trimestre em 2026. Isso porque o Banco Central trabalha com o que chama de “horizonte ampliado”, considerando o cenário para a inflação em até 18 meses.

O Banco Central aumentou as estimativas de inflação. Na reunião anterior, de setembro, o Copom previa IPCA de 4,3% em 2024, de 3,7% em 2025 e de 3,5% no acumulado em 12 meses no fim do primeiro trimestre em 2026.

Crédito mais caro

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Inflação, o Banco Central elevou para 3,2% a projeção de crescimento para a economia em 2024. O número foi revisado após o expansão de 3,1% do PIB em 2024.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Fonte: Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
Notícias

Prefeito Tacinho Mendes reforça compromisso de construção de Centro de Educação Especial e capacitação de profissionais para atender autistas

O prefeito reeleito de Jussara, Tacinho Mendes (PP), recebeu nesta quarta-feira, 06, o Grupo Mundo Atípico em seu gabinete para dialogar sobre avanços nas políticas de inclusão no município.

"Tive a honra de receber novamente o Grupo Mundo Atípico em meu gabinete. Juntos, retomamos o diálogo sobre a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e discutimos novas estratégias para melhorar as áreas de saúde e educação em Jussara", afirmou o prefeito em suas redes sociais.

Tacinho destacou o compromisso de seu novo mandato com a construção do Centro de Educação Especial e com a capacitação de pais e professores para atender crianças e jovens com Espectro Autista.

"Vamos trabalhar juntos para transformar esses projetos em realidade", concluiu, enfatizando o apoio da administração para melhorar a inclusão e acessibilidade na cidade.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
Notícias

Previsão indica chuvas intensas entre os dias 9 e 13 de novembro, com aumento das precipitações até o início de 2025 — Imagem: @thiagodrone

A previsão do tempo indica que a região de Irecê deverá receber chuvas significativas a partir do próximo fim de semana, conforme informações da empresa Climatempo.

No sábado, dia 9 de novembro, o clima será marcado por sol entre nuvens durante o dia, com possibilidade de céu nublado. A previsão para a noite é de chuva, anunciando o início de um período chuvoso que pode se estender até o dia 13.

No domingo, 10 de novembro, a previsão é de um dia nublado, com chuvas já pela manhã e temporais intensos previstos para a tarde e noite.

A expectativa é que o aumento das precipitações continue nas próximas semanas e se intensifique entre dezembro e janeiro, favorecendo o solo da região, que costuma passar por períodos de estiagem prolongada.

Esse cenário marca o início da estação chuvosa na região, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, que devem ser mais frequentes até o início de 2025.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
Notícias

Prefeito eleito já iniciou transição e promete que Irecê seguirá nos trilhos do desenvolvimento

Eleito no último dia 06 de outubro com 21.628 votos, maior votação individual da história, Murilo Franca esteve ao lado do prefeito de Irecê Elmo Vaz em agenda institucional e política na capital baiana.

Durante a visita, Elmo e Murilo encontraram-se com os deputados estaduais Ricardo Rodrigues, Fabíola Mansur e Jordávio Ramos, além de se reunirem com Saulo Pontes, da Superintendência de Infraestrutura de Transportes. No encontro, discutiram temas prioritários e novos investimentos que visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Irecê. “Seguimos a agenda institucional, com visitas a deputados e secretarias, com o objetivo de garantir mais conquistas para nossa cidade”, declarou Elmo Vaz, reforçando o compromisso com o avanço contínuo do município.

Para Murilo Franca, a agenda representa mais um passo na transição de governo, formalmente iniciada nesta terça-feira (05). “Com o apoio de Elmo, que já se consolidou como uma liderança regional, vamos alcançar grandes feitos e garantir que Irecê siga nos trilhos do desenvolvimento”, afirmou Murilo.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
BAHIA

Foto: Matheus Landim/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nas redes sociais que 3.255 estudantes de Salvador, Região Metropolitana e interior da Bahia foram convocados para o programa Partiu Estágio, nesta quarta-feira (6). Esta é a primeira convocação feita com base no Edital de Abertura Nº 002/2024 (Saeb/SRH/DRH), o segundo lançado neste ano. A entrega de documentos deverá ocorrer entre os dias 11 e 26 de novembro.

A iniciativa da gestão estadual oferece possibilidade de estágio a estudantes matriculados em instituições de ensino superior que possuem sede na Bahia. Podem participar os universitários que já concluíram 50% ou mais da carga horária do curso de graduação.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm prioridade na seleção, bem como os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou estudaram com bolsa integral na rede privada. O Partiu Estágio prevê, ainda, 10% das vagas reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Vagas e cursos

Em Salvador estão sendo chamados 1.738 estudantes, sendo a cidade com mais vagas disponibilizadas neste edital. Em seguida tem-se Feira de Santana, com 258 convocações, e Vitória da Conquista com 153.

Já quanto aos cursos de graduação dos convocados, a maioria está fazendo faculdade de Administração, Direito e Pedagogia, mas há também oportunidades para outras áreas. Os chamamentos serão realizados pela Secretaria da Educação (SEC), Secretaria da Saúde (Sesab), Polícia Civil, entre outros órgãos do Estado.

Documentos

Os universitários convocados deverão entregar, entre os dias 11 e 26 de novembro, os seguintes documentos:

* Comprovante de residência;

* Original e cópia da Carteira de Identidade;

* Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

* Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso;

* Declaração da Instituição de Ensino informando o semestre letivo, o turno de estudo, o curso de formação e sua natureza (presencial, semipresencial ou EAD);

* Comprovante de matrícula e frequência na Instituição de Ensino para cursos presenciais e semipresenciais;

* Comprovante de matrícula para cursos em EAD;

* Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público;

* Declaração fornecida pela Instituição de Ensino informando o percentual cursado pelo aluno;

* Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso;

* Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso;

* Comprovação de inscrição no CADÚNICO, se for o caso;

* Histórico escolar do Ensino Médio;

* Declaração da escola em que cursou o ensino médio, como bolsista integral, se for o caso.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
Emprego

Candidatos de Irecê, Jacobina, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães podem se inscrever para vagas — Foto: reprodução

A Magazine Luiza anunciou a abertura de 120 vagas de emprego em cidades da Bahia, incluindo Irecê, Jacobina, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

 As oportunidades abrangem diversas posições, com destaque para assistente de loja, assistente de crediário e vendedor(a), algumas em regime temporário.

Em Irecê, há vaga para Assistente de Loja Intermitente. Barreiras oferece, além de Assistente de Loja Intermitente, a posição de Assistente de Crediário. Já em Jacobina, estão disponíveis os cargos de Vendedor(a) Temporário(a) e Assistente de Loja Intermitente. Em Luís Eduardo Magalhães, os candidatos podem concorrer às vagas de Vendedor(a) e Assistente de Loja Intermitente.

Interessados devem acessar o portal de carreiras da Magazine Luiza para detalhes e inscrição. A página reúne informações detalhadas sobre os requisitos e o processo seletivo para cada função.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
BAHIA

Empreendimento foi inaugurado em agosto e vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências — Foto: Statkraft

O Parque Eólico Morro do Cruzeiro, da Statkraft, recebeu a última autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e agora está totalmente operacional, com todas as turbinas em operação comercial. Localizado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, o parque, inaugurado em agosto de 2024, possui capacidade instalada de 79,8 MW, reforçando a posição da Statkraft como uma das principais geradoras de energia eólica no Brasil.

O empreendimento é composto por 14 turbinas e tem capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o complexo vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.  “Com a autorização, o Parque entra 100% em operação. Com isso, reforçamos a estratégia de uma atuação sólida no Brasil, fortalecendo a nossa posição como uma das maiores empresas geradoras de energia eólica do país”, destaca Guilherme Melo, Diretor de Construção da Statkraft no Brasil.

Híbrido

A empresa iniciou recentemente a construção de Morro do Cruzeiro Solar,  empreendimento híbrido que incluirá a geração de energia solar, otimizando a infraestrutura dos parques eólicos já em operação. As obras estão previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2025.

Brotas de Macaúbas

Morro do Cruzeiro é uma ampliação do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, outro ativo da empresa em operação há mais de 12 anos. O Complexo, o primeiro complexo eólico construído na Bahia, possui capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual.O Complexo receberá o maior aerogerador onshore produzido no Brasil. A iniciativa é uma parceria entre a Statkraft e a WEG e vai propiciar a instalação do aerogerador AGW172/7.X (7MW) e certificação de tipo desta plataforma. O equipamento é resultado da união entre a WEG e a Petrobras para o desenvolvimento do primeiro aerogerador onshore desse porte – e o maior – a ser desenvolvido e fabricado no Brasil. A previsão é que entre em operação dentro dos próximos meses.

Sobre a Statkraft  Com mais de 6 mil funcionários em mais de 20 países, a Statkraft é uma das líderes em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa.

Atualmente, é uma das maiores geradoras de energia eólica no Brasil, ultrapassando a marca de 2.2 GW de capacidade instalada, entre construções e operações.

Fonte: Ascom - Statkraft Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
MUNDO

Foto: reprodução

O candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, discursou a eleitores em Palm Beach, na Flórida. Ele agradeceu o apoio dos eleitores e declarou vitória na eleição presidencial deste ano.

“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Donald Trump.

“A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, disse Trump. “Essa vitória nos permitirá fazer a América grande de novo”.

Durante o evento, o vice de Trump, senador JD Vance, afirmou que a eleição de 2024 representou a “maior reviravolta política da história dos EUA”.

“Vamos conduzir a maior retomada econômica da história dos EUA, sob a liderança de Donald Trump”, disse Vance.

Até aqui, previsão da CNN não crava a vitória de Donald Trump, mas indica o republicano como favorito para vencer a disputa pela Casa Branca, com 266 delegados. Sua adversária, a candidata democrata Kamala Harris, não deve falar nesta madrugada.

Fonte: CNN Brasil



Compartilhar no Whatsapp