Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

Após o sucesso e grande envolvimento da população de Andaraí (11 e 12/04), chegou a hora da Caravana Bahia Sem Fogo desembarcar, hoje 15/04, em Livramento de Nossa Senhora. A cidade, situada a 600 km de Salvador, receberá este importante projeto do Governo do Estado, que tem como foco uma série de ações que vão mudar a maneira como a Bahia lida com a prevenção aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.

Com a chegada da Caravana, Livramento de Nossa Senhora se junta ao esforço coletivo para proteger uma das maiores riquezas naturais do Brasil e garantir a segurança e sustentabilidade da Chapada Diamantina para as gerações futuras.

Na última sexta-feira (12), o Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva e a Escola Municipal Fernando Gomes, no município de Andaraí, receberam a equipe do Bahia Sem Fogo, quando foram realizadas atividades com a participação ativa de crianças e adolescentes, desde alunos da educação infantil ao ensino médio.

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Vânia Almeida, explicou que a Caravana está mobilizando estudantes das escolas públicas municipais e estaduais para se tornarem Agentes Ambientais Mirins.

“Por meio das palestras e dos materiais socioeducativos, elaborados e distribuídos pela Caravana, os alunos são incentivados a compreender os desafios ambientais enfrentados na região e a adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano. Esses jovens serão multiplicadores da proteção ao meio ambiente, levando essa mensagem para suas famílias e toda a comunidade onde vivem”, ressaltou.

Durante o ciclo de palestras, a Capitã do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Gilmara Machado, explicou que a corporação tem intensificado sua atuação com foco na prevenção. “Junto aos órgãos parceiros do Programa Bahia Sem Fogo, a equipe do Corpo de Bombeiros tem participado de palestras em colégios, orientações nas comunidades, promovido capacitações de brigadistas, dentre outras inúmeras ações, sempre em prol da prevenção”, pontuou.

Para a diretora do Colégio Estadual Edgar Silva, Clésia Valquiria, as palestras e material chegam para complementar as ferramentas de ensino utilizadas pelos professores. “Este conjunto de atividades da Caravana está em sintonia com nossa proposta curricular, em que os jovens são protagonistas para garantir um futuro sustentável na Chapada. Todo o material informativo que recebemos vai subsidiar o trabalho de educação ambiental que já é desenvolvido aqui no colégio”, destacou.

Camilla Jorge, gestora da Escola Fernando Gomes, complementou: “A gente fica muito feliz com a presença do Governo, qualificando esse trabalho de educação ambiental com as crianças, de maneira lúdica, inclusive com a escolha de agentes mirins que ficaram muito animadas com o crachá que receberam”.

De pai para filho

O amor e o compromisso com a proteção das riquezas naturais da Chapada foram descritos, por Luiz Vieira, estudante de 16 anos, como um ensinamento familiar. Filho de Homero Vieira, brigadista voluntário referência na região, o jovem expressou seu entusiasmo com a chegada da Caravana nas escolas. “Sou filho de Homero, conhecido também como Velho Urso, e desde criança meu pai sempre falava da importância da preservação das matas e dos animais silvestres, mostrando na prática que cada um pode fazer a diferença e unidos podemos salvar nossos recursos naturais”.

“Então, acho que a Caravana está seguindo um ótimo caminho, chegando na escola com uma equipe de profissionais que passam informações pensadas diretamente para nós, adolescentes,  inclusive sobre métodos de prevenção e a integração com a sociedade local”, ressaltou o estudante.

Equipe

A Caravana é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
PRESIDENTE DUTRA

Compromisso da Administração Municipal em promover qualidade de vida e bem-estar para população local

Nesta terça-feira, 16, o prefeito de Presidente Dutra, BA, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão, recebeu em seu gabinete representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para discutir melhorias sanitárias cruciais para a população local.

Durante o encontro, o prefeito anunciou por meio de sua página oficial no Facebook que estava articulando um pedido ao Governo Federal em busca de recursos para atender à demanda por Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD). Essas melhorias visam oferecer benefícios vitais às famílias do município, promovendo saúde e prevenção de doenças.

"Na ocasião, recebi a visita da Funasa, e juntos articulamos um pedido ao Governo para atender nossa demanda, que vai oferecer benefícios às famílias que precisam de Melhorias Sanitárias Domiciliares", declarou o prefeito em sua rede social.

Os recursos, no valor de R$ 3 milhões, serão disponibilizados pelo Governo Federal, com a contrapartida do município. Com esse investimento, serão construídas 110 unidades de Melhorias Sanitárias Domiciliares, proporcionando mais dignidade às famílias e contribuindo para a qualidade de vida de todos os cidadãos.

O prefeito destacou ainda seu compromisso diário com o desenvolvimento do município: "Mais trabalho, todos os dias, em todo canto! Vamos em frente que vem muito mais coisas boas por aí!".

Essa parceria entre o município e a Funasa representa um passo importante na promoção da saúde pública e no bem-estar das famílias de Presidente Dutra, demonstrando o empenho do governo local em melhorar as condições de vida da população.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
BAHIA

Foto: Reprodução/Google

Com a confirmação de 80 casos da Febre Oropouche na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença. Técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado estão fazendo a captura do vetor, o mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, para identificar se os animais estão infectados. Esse trabalho busca compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia.

A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, aponta que desde o primeiro caso confirmado, a Sesab ficou em alerta. “Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma.

Ainda segundo Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma. Ela ainda destaca que ao aparecer qualquer sintoma, a pessoa deve buscar uma unidade de saúde.

“Por ser causada por um arbovírus, a Febre Oropouche tem sintomas muito parecidos com os da dengue como febre, dor no corpo e dores nas articulações”, explica a Diretora. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.

Casos

Ao todo foram confirmados 80 casos de Febre Oropouche na Bahia em residentes dos municípios de Amargosa (3), Camamu (1), Gandu (3), Ibirapitanga (1), Ituberá (1), Jaguaripe (1), Laje (14), Maragogipe (1), Mutuípe (2), Piraí do Norte (1), Presidente Tancredo Neves (9), Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4), Taperoá (4), Teolandia (23) e Valença (10).

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Publicidade



Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Helder Melillo Lopes Cunha Silva, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado para assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (16) no DOU (Diário Oficial da União).

Cunha Silva ocupou o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional em dezembro de 2022, no fim do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),após a exoneração do ministro Daniel Ferreira.O cargo é considerado o “número dois” do Ministério da Cidade, comandado por Jader Filho (MDB).

“O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, resolve: nomear Helder Melillo Lopes Cunha Silva, para exercer o cargo de Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, ficando dispensado da função que atualmente ocupa”,trecho do decreto publicado no Diário Oficial.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Esporte

Bahia x Fluminense foi paralisado aos 17 minutos por causa da forte chuva (Foto: Tiago Caldas/EC Bahia)

De virada, o Bahia derrotou o Fluminense por 2 a 1, nesta terça, 16, na Fonte Nova, para somar seus primeiros três pontos no Brasileirão. O time carioca abriu o placar cedo e, aos 16 minutos, o árbitro paralisou a partida por causa das fortes chuvas que castigaram Salvador e, mais especificamente, o gramado. Uma hora depois, o jogo foi retomado, e o time baiano voltou muito superior. O empate saiu ainda no primeiro tempo, com um golaço de Caio Alexandre. Na segunda etapa, o Bahia continuou ditando o ritmo do jogo e chegou à virada com outro golaço. Desta vez, em bonita jogada individual de Cauly.

Primeiro tempo

O jogo começou sob forte chuva na Fonte Nova, o que não impediu um início quente. Aos 3 minutos, Santiago Arias errou drible perto da área do Bahia, Jhon Arias ficou com a bola e passou para Cano abrir o placar. O aguaceiro só aumentava e prejudicou as condições do campo. Assim, o jogo teve de ser paralisado por uma hora. Com a água escoada e a grama sem poças, o Bahia voltou com mais iniciativa, pressionando a defesa do Fluminense em seu campo e criando muitas oportunidades. Ademir e Jean Lucas se aproximaram do gol de empate em finalizações perigosas e ficaram no quase. Jhon Arias tentou retribuir, mas parou na defesa. Aos 35, Cauly cobrou escanteio, a sobra ficou com Caio Alexandre, que de fora da área bateu no ângulo. Um golaço. O time da casa continuou pressionando e poderia ter saído para o intervalo à frente no placar.

Segunda etapa

O Bahia continuou com o domínio do jogo depois do intervalo, pressionando a saída de bola e explorando as costas da marcação. Aos 15 minutos, Cauly aplicou um drible desconcertante em Manoel e invadiu a área para chutar forte sem chances para Fábio e virar o jogo. Depois do gol, Diniz promoveu diversas mudanças no time e substituiu todos os homens de defesa por atacantes para tentar mudar a postura de sua equipe. Ainda assim, faltou qualidade para encontrar espaços e levar perigo. No fim, houve algumas discussões. Na bola, o Fluminense não demonstrou poder de reação.

Com o resultado, o Bahia chega à oitava posição momentaneamente. O Fluminense é o 14º. Ambas as equipes podem ser ultrapassadas, dependendo dos resultados das demais partidas da rodada.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. O Bahia mais uma vez vai enfrentar o Vitória no Barradão pela terceira rodada, enquanto o Flu recebe o Vasco no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Notícias

Vinícola Reconvexo fica no norte da Bahia - Foto: Divulgação

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, é mais uma vez destaque nacional na produção de vinhos de alta qualidade. Três rótulos da Vinícola Reconvexo, produzidos na cidade do norte baiano, foram premiados no Wines of Brazil Awards (WBA) 2024, uma das maiores premiações da indústria de vinhos do país na atualidade. A vinícola baiana Vaz já tinha vencido o prêmio de melhor vinho nacional em 2020.

As amostras premiadas foram Tom de Tempranillo 2022, que recebeu 90 pontos, premiado com a Medalha Gold; Tom de Marselan 2023, com 91 pontos, também Medalha Gold; e Vila do Ventura Barriguda 2022, que recebeu 92 pontos e recebeu a Medalha Grand Gold.

Todos os premiados conquistaram medalhas de ouro pelos jurados. O concurso teve 36 avaliadores especializados, separados em seis grupos de seis pessoas cada um. Todos os profissionais têm certificações de nível avançado em conhecimento sobre vinhos.

De acordo com João Ramos, sócio e enólogo da Vinícola Reconvexo, o WBA 2024 recebeu rótulos de todo o Brasil, de vinhos com origem 100% nacional, até 31 de outubro do ano passado. Segundo ele, foram mais de mil amostras de vinhos recebidos pela ViniBraExpro, empresa que organiza o concurso e também um dos maiores eventos de vinho do Brasil. A Vinícola Reconvexo iniciou o plantio em Morro do Chapéu em 2019 e essa foi sua primeira participação em concurso nacional.

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Notícias

Crédito da Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa

Um dos maiores sistemas de abastecimento da Bahia, o Sistema Adutor do São Francisco está recebendo investimentos da Embasa, da ordem de R$ 6,5 milhões, para modernizar os painéis de acionamento dos equipamentos de bombeamento. Os painéis, denominados inversores de frequência, estão sendo modernizados, garantindo maior eficiência e segurança operacional ao sistema.

As intervenções estão em andamento e devem ser concluídas até o fim de abril. Todo esse trabalho acontece sem impactos ao serviço de abastecimento de água.

O gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, explica que o investimento vai se reverter em maior confiabilidade operacional do sistema. “Vamos reduzir a possibilidade de ocorrência de paradas na operação em função de falhas no sistema de acionamento”.

Desde 2020, o Sistema Adutor do São Francisco é automatizado. Isto é, bombas, motores e dispositivos eletrônicos são acionados e monitorados à distância, graças a um Centro de Controle de Operação. A partir dele, é possível visualizar em tela e alterar todo o funcionamento do sistema e a operação do parque de equipamentos.

Requalificação – Em junho do ano passado, o sistema já havia recebido um investimento significativo. Nesta oportunidade, a Embasa substituiu 20 equipamentos de bombeamento, com recursos que chegaram ao montante de R$ 4,5 milhões. Essas ações fazem parte do plano de requalificação que totaliza um valor aproximado de R$ 10,7 milhões em recursos aplicados.

O Sistema Adutor do São Francisco, que funciona desde 2013, atende a aproximadamente 390 mil moradores de 16 municípios da microrregião de Irecê:  Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara, Irecê, João Dourado, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana e Lapão.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp