Sábado, 25 de Maio de 2019
Saúde

A revista Nature Medicine divulgou um estudo de pesquisadores que desenvolveram uma inteligência artificial capaz de detectar, entre outras doenças, o câncer de pulmão. A doença causou 1,7 milhão de mortes em todo o mundo.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a tecnologia está em desenvolvimento, e ainda não está pronta para uso generalizado. A tecnologia envolve tomografia computadorizada e, além de identificar cânceres, as imagens podem identificar a possibilidade de a doença se instaurar no futuro.

No entanto, ainda de acordo com a Folha, o teste pode confundir manchas benignas com malignas, e fazer com que pacientes passem por procedimentos invasivos e arriscados. Além disso, radiologistas podem ter interpretações diferentes de uma mesma imagem.

O sistema, testado em 6.716 casos, registrou 94% de precisão. O aproveitamento de falsos positivos e falsos negativos é melhor do que o de médicos. Segundo o estudo, a capacidade de processar um grande volume de dados pode tornar a inteligência artificial capaz de reconhecer padrões que são impossíveis para os olhos humanos.

Fonte: Informações da Folha de S. Paulo



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Maio de 2019
Publicidade

Venha conferir nossas linhas de hidratação capilar. Linha Capilar Bio Estrato.

Trabalhamos com Natura, Boticário, Jequiti e Hinode.

Paula Cosméticos, seu mundo da beleza!

Rua do Comércio, 44, em Central/BA

Contato: (74) 99934 1294

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Maio de 2019

O repórter da Rede Record, Gérson de Souza, foi denunciado formalmente, entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), por 12 mulheres que acusam o profissional de cometer assédio sexual. Segundo informações obtidas pelo jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, os supostos casos de assédio foram em sua maioria verbais, no entanto, em uma das denúncias a vítima alega que foi assediada fisicamente com um beijo não consentido.

O fato foi revelado após Gérson se envolver em um desentendimento com uma produtora do “Domingo Espetacular”, que é uma das principais denunciantes. "Ele chegou por trás e me beijou na boca. Ficou mostrando a língua e saiu dizendo que roubado era mais gostoso. Foi nojento", disse a vítima.

Em relação ao fato contra ele, Souza se defendeu e alegou que após reclamar do trabalho elaborado pela produtora, ela resolveu fazer uma espécie de vingança. "Eu reclamei com a chefia da qualidade das pautas dela, era roteiro que não tinha o nome do entrevistado, que não tinha informações. [...] Estou vendo isso como revanchismo. Tenho certeza de que ela está reagindo a uma observação que fiz sobre a qualidade do serviço dela”, acredita.

Ainda segundo o portal, os relatos de assédio foram primeiramente levados para o RH da Record e a emissora ficou responsável por fazer o deslocamento de van de 10 das 12 denunciantes até a delegacia. Nos bastidores, Gérson vem recebendo apoio de alguns colegas, mas Castro destacou que todos os apoiadores são homens.

Fonte: Notícias da TV



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Nota

Objetivando a contratação de empresa para executar serviços especializados em assessoria tributária, compreendendo a execução de trabalhos visando à recuperação de receitas tributárias junto às empresas de telefonia fixa e móveis estabelecidas fora do âmbito do município de Irecê, contratamos, através de inexigibilidade, a empresa ANM – SERVIÇOS DE APOIO E ASSESSORIA ADMINISTRATIVA EIRELI – ME, inscrita no CNPJ sob nº 20.794.362/0001-09, responsável pela prestação dos serviços técnicos, a qual repatriou para os cofres do município cerca de meio milhão de reais.

Apesar de a Constituição Federal estabelecer, em seu artigo 37, inciso XXI, a obrigatoriedade da realização de licitação como condição para celebração de contratos pela Administração Pública, ressalva que a legislação pode estabelecer situações em que a Administração poderá contratar sem que tenha que licitar. Em razão disso, são previstas na Lei Geral de Licitações, Lei nº 8.666/93, em seus artigos 24 e 25, as hipóteses em que o agente público poderá deixar de realizar a licitação, promovendo a contratação direta. No primeiro dispositivo estão os casos de dispensa e no segundo, os de inexigibilidade de licitação.

Um dos fundamentos básicos da licitação é a competição. Realiza-se a licitação para obter a proposta mais vantajosa para a Administração, não podendo ocorrer quando não houver competitividade em relação ao objeto licitado.  A inexigibilidade de licitação deriva justamente da inviabilidade de competição para o fornecimento dos bens ou serviços demandados pela Administração (art. 25 da Lei nº 8.666/93).

O fato de existir mais de uma pessoa notoriamente especializada não afasta a possibilidade de aplicar a hipótese de inexigibilidade prevista no inc. II do art. 25 da Lei n° 8.666/93, nem impõe o dever de licitar. O que determina a inexigibilidade de licitação é a inviabilidade de competição, e não a impossibilidade de disputa. Assim, não se deve confundir “competição” com “disputa”, pois tais expressões possuem sentidos jurídicos diversos.

Portanto, no caso do inc. II do art. 25 da Lei n° 8.666/93, mesmo havendo mais de uma pessoa notoriamente especializada, a competição continua inviável pela impossibilidade de fixar critério de julgamento objetivo, pressuposto necessário da licitação. A regra é que a licitação deve ser considerada inexigível sempre que o seu pressuposto não puder ser assegurado.

A licitação é norteada pelo princípio da impessoalidade, o qual exige critério objetivo de julgamento para a seleção isonômica e imparcial do terceiro. A contratação prevista no inc. II do art. 25 da Lei n° 8.666/93 é balizada pelo princípio da pessoalidade, que impõe critério subjetivo de julgamento ancorado pelo elemento confiança, baseado na capacidade da pessoa notoriamente especializada. Portanto, não se trata de um critério de confiança subjetivo exclusivamente de quem contrata (do agente que decide), mas relacionado à pessoa que será contratada.

Dessa forma, pode-se afirmar que é critério de confiança objetivo, pois tem seu fundamento de validade em condição externa, e não interna, de quem julga. Por isso, dizemos que o agente que decide pode nem ter ouvido falar do notoriamente especializado para que a contratação possa se efetivar, justamente porque a confiança é objetiva, e não necessariamente subjetiva do agente.

Assim, temos a certeza de que a denúncia será refutada pelo Tribunal de Justiça.

Fonte: PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE IRECÊ



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Notícias

Uma comitiva de Irecê, com a participação de representantes de entidades do comércio, do prefeito Elmo Vaz e do secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, esteve na terça-feira (21), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) para discutir a construção de unidades do SESC/SENAC em Irecê. O grupo foi recebido pelo presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, além dos diretores do Sesc e Senac, José Carlos Boulhosa e Marina Almeida, respectivamente.

Na ocasião foram apresentados os investimentos que a Prefeitura tem executado para viabilizar a obra, como a pavimentação asfáltica da nova avenida que liga o Mercadão à BA-052. Segundo o prefeito Elmo Vaz, “o presidente do Fecomércio sinalizou positivamente e se comprometeu em enviar uma equipe técnica à Irecê para efetuar uma avaliação, para posteriormente proceder com o andamento do processo”, destacou.

Também fizeram parte da comitiva Edvaldo Lima (Sindicato do Comércio de Irecê e Região - Sincom), Sandoval Júnior e Roberto Alves (Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê - CDL), Breno Moitinho (Associação Comercial e Empresarial de Irecê), além de Arlene Vilpert (Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB) e Sérgio Renato (Loteamento Park das Árvores).

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Economia

O governador Rui Costa (PT) assinou nove protocolos de intenções para implantação de projetos de energia eólica na Bahia durante reunião com a EDF Renewables, na última segunda-feira (20). Com investimento de R$ 1,371 bilhão, os parques eólicos serão instalados nos municípios de Iraquara e Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso, na Chapada Norte.

“São novos investimentos em energia eólica e esperamos que, em breve, tenhamos também em energia solar, favorecendo a região da Chapada Diamantina. Investimentos que chegam para gerar riqueza e emprego e fortalecer o que a Bahia tem como uma vantagem competitiva grande, que é a energia sustentável. Os empregos são gerados não apenas na implantação, mas na manutenção desses equipamentos”, afirmou Rui.

A EDF Renewables já possui outros empreendimentos em energia eólica em funcionamento na Bahia. Com os novos parques, a empresa totaliza R$ 3 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis no estado. “Um terço já foi investido nos municípios vizinhos a Morro do Chapéu e dois terços estão sendo implantados. Esses parques já estão em construção, e a previsão é de entrada em operação em 2020/2021”, declarou o diretor-presidente da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches.

Segundo ele, 80% das 700 contratações na fase de construção são de mão de obra local. Também participaram da reunião o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e os secretários da Casa Civil e de Infraestrutura, Bruno Dauster e Marcus Cavalcanti, respectivamente.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Nota

Diante da informação obtida com exclusividade em relação a reunião de ontem (23/05/2019) feita com o prefeito municipal e sua equipe de gestão, sua intenção será de fato cortar direitos dos profissionais da educação, inclusive com redução imediata de suas remunerações.

Dessa forma, mais uma vez é chegada a hora de mobilizarmos e  irmos a luta, por isso convocamos a categoria para segunda-feira (27/05/2019) estarmos presentes na Sessão da Câmara de Vereadores de Central, para participarmos da sessão e conversarmos com os vereadores ali presentes para que fiquem do nosso lado e não aprove nenhum projeto de lei que venha a reduzir a remuneração dos servidores.

Sabemos que naquela casa ainda temos vereadores que ficarão do nosso lado e não aceitarão esse retrocesso neste município, por isso vamos até lá falar com esses vereadores e continuarmos mobilizados e em uma única só voz gritando "não aceitaremos nenhum direito a menos!"

Atenciosamente,

DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE CENTRAL

Fonte: Ascom - SSPC



Compartilhar no Whatsapp